Família Rodrigues Forte, do Alandroal (séc. XVIII)

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Pessoas

Família Rodrigues Forte, do Alandroal (séc. XVIII)

#51373 | JVT | 10 nov 2003 11:19

Procuro informações sobre a família Rodrigues Forte, proveniente do Alandroal,no Alentejo.
Domingos Rodrigues Forte terá nascido na primeira metade do séc. XVIII, filho de Domingos Rodrigues Forte e Violante de Fontes, todos naturais do Alandroal.

Antecipadamente grato,
Jorge Veiga Testos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família RODRIGUES FORTE, do Alandroal (séc. XVIII)

#51756 | amrr | 15 nov 2003 00:15 | In reply to: #51373

Caro Jorge Testos

A maior parte dos elementos da minha árvore de costados são do concelho do Alandroal (nomeadamente da freguesia de Santiago Maior), mas ainda não encontrei, até agora, nenhum antepassado de apelido Forte.


Com os melhores cumprimentos
Arlindo rodrigues

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Rodrigues Forte, do Alandroal (séc. XVIII)

#74192 | anafeiticeiro | 29 sep 2004 13:37 | In reply to: #51373

Boa tarde,

A minha bisavó chamava-se Mª da Ressurreição Rodrigues e também era natural do Alandroal.
Casou com Rufino Neves Feiticeiro, natural do Alandroal.

Provavelmente não existe ligação com a familia Rodrigues Forte, mas como procuro informações sobre estas duas familias, Rodrigues e Feiticeiro, talvez me possa ajudar.

Atentamente
Ana Feiticeiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Rodrigues Forte, do Alandroal (séc. XVIII)

#121697 | IForte | 27 jun 2006 12:46 | In reply to: #51373

Olá. Acabo de observar o site e esta mensagem específica. Sempre pensei que a família Forte estivesse localizada a Norte do país. O pouco que consegui procurar levou-me para Castela e Leão, região de onde terá partido esta família, com destino exactamente ao Minho. Não conheço muitas pessoas com este apelido, o que já não acontece com Fortes. Potencialmente haverá, então, no país, mais Forte do que aquilo que julgava.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Rodrigues Forte, do Alandroal (séc. XVIII)

#121705 | LProjecto | 27 jun 2006 15:36 | In reply to: #121697

Caro Forte,

Não me querendo substituir à confrade a quem se dirigiu na sua intervenção, acrescento que nas pesquisas que tenho efectuado nesta zona (Redondo e Alandroal) deparei-me com vários indivíduos de apelido "Fortes" que recuam, pelo menos, até meados do séc. XVII, não encontrei o apelido "Forte" - o que não quer dizer que não exista, aliás a confrade Ana Feiticeiro aludiu a um "Forte" mas que creio representar uma derivação do "Fortes".

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Rodrigues Forte, do Alandroal (séc. XVIII)

#156823 | manuela | 21 may 2007 17:58 | In reply to: #51373

Caro Jorge Veiga Testos

Hoje resolvi deixar mais uma mensagem no tópico sobre Famílias do Alentejo - Alandroal e ver se existia mais alguma coisa. Não tinha reparado nesta senhora que cita, Violante de Fontes. É bem provável que esteja relacionada com os meus Fontes. Tenho, do Alandroal, Maria do Rosário de Fontes (nasceu cerca de 1850), filha de Joaquim José de Fontes e de Antónia de Jesus. Tenho também referência a um Balthazar António de Fontes que não sei ainda se é irmão da Maria do Rosário ou seu tio paterno.
Com os melhores cumprimentos,
Manuela

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Rodrigues Forte, do Alandroal (séc. XVIII)

#156873 | odiruolatir3791 | 22 may 2007 00:10 | In reply to: #156823

Manuela:
Para aprofunar esta pesquisa, sobre estes apelidos do Alandroal, deverá procurar as ligaçãoes familiares anteriormente indicadas.
A elas há que acrescentar, ainda, o apelido Palhinhas.
A.L.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Rodrigues Forte, do Alandroal (séc. XVIII)

#156876 | A-Pereira | 22 may 2007 01:20 | In reply to: #156873

Caro Confrade

Sou Alferes e também tenho parte da minha ascendência no Alandroal, aliás, há tempos descobri, com muito prazer, ser primo da nossa confrade Manuela, interveniente neste tópico e a quem aproveito para saudar.

Noto que o seu nome (odiriolatir...) é um anagrama de "Lourido". A minha mãe refere uns primos Lourido em Évora, onde residia, primos esses que moravam perto dos Castelos (Quartel). Será o confrade um desses primos?

No tópico de famílias do Alandroal lançado pela nossa confrade Manuela, o confrade refere várias famílias e entre elas a família Lourido; e agora neste tópico acrescenta a família Palhinhas. Poderá, por gentileza, ser mais específico no que concerne à ligação entre a família Alferes e as outras que refere?

Atenciosamente
António Alferes Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Rodrigues Forte, do Alandroal (séc. XVIII)

#156890 | manuela | 22 may 2007 10:04 | In reply to: #156873

Olá! Caro A.L. e também Caro António,

Agora fiquei mesmo curiosa. Parece que precisamos trocar mais informações é que até agora não encontrei o apelido Palhinhas. Mas a genealogia é mesmo assim, sempre a surpreender.
Eu e o António ainda andamos na pista das ligações entre Rufino e Alferes e agora, Palhinhas! Conte-nos lá como é isso e junte-se a nós.
Com um abraço e os meus melhores cumprimentos,
Manuela

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Rodrigues Forte, do Alandroal (séc. XVIII)

#156955 | manuela | 22 may 2007 18:13 | In reply to: #156890

Caro A.L.

Andei a juntar os elementos possíveis e se a ligação que refere a Palhinhas é através de Mónica da Conceição Palhinhas (consta aqui na base), não confirmo pelo seguinte:
- a ligação que encontro (e se eu não estiver enganada) será através de Maria Teresa Pereira Solas (uma irmã desta senhora casou com o meu bisavô Alferes e foi portanto minha bisavó). Assim, apenas os filhos de Maria Teresa serão meus primos. Um deles casa com uma Gromicho e portanto também não temos ligação com os Gromicho mas primos que o são pelo lado materno. Também não se situa na linha do nosso confrade Alferes Pereira pois este descende de um primo direito deste meu bisavô e está noutra linha descendente.
Vislumbro uma segunda ligação desta família, que consta no Genea, à minha, quando uma filha do casal anterior casa com um Galhardas, mas neste caso ainda não encontrei o elo. Penso que se situa ao nível dos trisavós.
E mais uma nota, se pelos Palhinhas não encontro ligação já o apelido Conceição de Mónica faz-me pensar numa possível ligação à mãe do meu avô Galhardas que tinha

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Rodrigues Forte, do Alandroal (séc. XVIII)

#156960 | manuela | 22 may 2007 18:27 | In reply to: #156955

(continuando, enviei sem querer, peço desculpa pelo lapso)
... que tinha Conceição de apelido.
Tomei por base os dados que conheço e os do Genea, na minha linha ascendente é o que encontro. É claro que poderão sempre existir outras ligações que desconheço e até casamentos de colaterais. Se é o caso, fico a aguardar a sua resposta. Mais uma vez agradeço a sua intervenção.
Com um abraço,
Manuela

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Rodrigues Forte, do Alandroal (séc. XVIII)

#332658 | Patita74 | 19 jul 2013 01:47 | In reply to: #51373

Chamo-me Patrícia Forte e a raiz da minha família penso que não se encontra no Alentejo, mas sim na região de Coimbra.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 21:01.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen