Ajuda em Lamego

This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões

Ajuda em Lamego

#51726 | jaboo | 14 nov 2003 18:23

Caros colegas,

Tentei contactar por correio o Arquivo Diocesano de Lamego mas nunca recebi qualquer resposta. Estou a procura dos assentos de baptismos da freguezia de Penela da Beira, concelho de Penedono do distrito de Viseu, antes de 1807. E infelizmente os Mormons aqui em San Francisco (USA), so possuem os microfilmes desta aldeia entre 1807 e 1845. Sera que alguem deste forum vive perto de Lamego e tem a oportunidade de consultar esses assentos? Qualuqer ajuda seria muito bemvinda ...

Cordiais cumprimentos
JOAO

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Lamego

#51855 | Nuno Resende | 17 nov 2003 10:49 | In reply to: #51726

Caro Amigo

Diga-me o que precisa do Arquivo de Lamego. Vou lá esta semana e talvez possa dar uma vista de olhos.
Um abraço

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Lamego

#51857 | tfp | 17 nov 2003 11:13 | In reply to: #51855

Caro Nuno Resende,

Perdoe a intromissão no tópico e o abuso do meu pedido.

Não querendo roubar-lhe muito tempo de pesquisa na sua ida ao Arquivo de Lamêgo, pedia se por favor me poderia procurar o assento de baptismo de Dâmaso Faro, natural de Vale de Ladrões (actual Val Flor,Guarda) e cujos assentos (anteriores a 1800) se encontram no arquivo de Lamego.

Eis os dados que disponho:

- José, b. 10/5/1805 na Igreja Paroquial de Vale de Ladrões. Filho de Dâmaso Faro, desta freguesia, e de Maria José, de Baraçal, bispado da Guarda. Neto paterno de Manuel Tavares de Faro e de Antónia Maria, de Vale de Ladrões. Neto materno de Manuel José e de Maria Luisa, da Vila de Baraçal.

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso
tfpedroso@hotmail.com

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Lamego

#51954 | jaboo | 18 nov 2003 07:18 | In reply to: #51855

Caro Nuno Resende

Desde já, muito obrigado por responder ao meu pedido e por qualquer ajuda que der. Até agora, consegui encontrar os meus antepassados directos até a 8a geraçao mas infelizmente, torna-se agora mais dificil para mim ir para trás porque os Mormons nao possuem a copia dos assentos de Penela da Beira (concelho de Penedono, distrito de Viseu) antes de 1807 (onde quase todos os meus antepassados nasceram) e nao me é possivel ir para Portugal consultar os livros ai em Lamego.

Eu ficaria-lhe muito grato se pudesse entao encontrar o assento de baptismo de alguns dos meus antepassados.

- Antonio Bráz nascido cerca de 1780, filho de José Bráz e Anna Maria da Fonseca Escudeiro. Ele era casado com Josefa Luiza Florindo.

- Antonio Ferreira Castanheta nascido em 1762 ou 1761, filho de Joao Rodrigues da Fonseca Castanheta e Isabel Maria Fernandes Ferreira.

- Anna Joaquina dos Santos nascida em 1803 ou 1802, filha de Antonio Vaz de Azevedo e Angélica Maria dos Santos

- Genoveia de Abrunhoza nascida em 1786 ou 1785, filha de José Antonio Rodrigues Carripôto e Maria de Abrunhoza.

- Maria Thomázia nascida em 1791 ou 1790, filha de Miguel Antonio Camello e Anna Maria

- Thereza Ferreira nascida em 1767 ou 1766, filha de Manuel Ferreira e Roza de Souza

-José Joaquim Duarte nascido em 1803 ou 1802 filho de Joao Antonio Duarte e Quitérria da Silva

II - A data de nascimento das seguintes pessoas foi calculada segundo as informaçoes obtidas no assento de obitos (a idade da pessoa falecida era dada no assento), mas nao conheço o nome dos pais delas:

- Anna Maria da Fonseca Escudeira nascida em 1746 (ou 1745) e falecida em 1802 com 56 anos de idade. Ela era casada com José Bráz.

- Antonio Henriques Arroz nascido em 1732 ou 1731 e falecido em 1805 com 73 anos. Ele era casado com Maria Graça da Costa.

- Antonio Manuel Numao nascido em 1759 ou 1758 e falecido em 1804 com 45 anos de idade. Ele era casado com Thereza da Fonseca Frade.

III - Também, tenho varios antepassados com o mesmo apelido e por isso estou interessado em saber se elas pertencem á mesma familia ou nao. Mas infelizmente, nao conheço a data de nascimento exacta desses meus antepassados (so sei a data de baptismo dos filhos deles, todos nascidos em Penela da Beira). Essas sao algumas das pessoas que procuro:


- Quitérria da Fonseca Madôrra nascida cerca de 1760 filha de Manuel da Fonseca Madôrra e Rita da Fonseca Marrôaza. Ela era casada com Joaquim Antonio Simao.

- Manuel José de Aguiar nascido cerca de 1785-86, filho de Manuel José de Aguiar e Felicianna Maria de Souza Camello. Ele era casado com Bernarda Maria Arroz

-Joanna Felicia de Souza Camello nascida cerca de 1780 filha de Antonio José Ferreira e Thereza Maria de Souza Camello. Ela era casada com Joaquim Antonio Ferreira

- Thereza de Jesus Marçal nascida cerca de 1770-71 filha de José Miguel dos Santos e Luiza de Abrunhoza Marçal. Ela era casada com José Antonio de Souza Cabecinho.

- Felicianno José de Andrade e Abrunhoza nascido cerca de 1780, filho de José Miguel de Andrade Murrao e Maria de Abrunhoza Marçal. Ele era casado com Maria dos Santos Braz Madôrra

- Luiza Rosa Duca nascida cerca de 1770 filha de Antonio Henriques Arroz e Antonia Duca. Ela era casada com José Joaquim Duarte

-Maria Leonor Marroas Carripôta nascida em 1802-05 filha de Pedro José da Fonseca Marrôas e Quitérria de Abrunhoza Carripôta. Ela era casada com Miguel José Madôrra.

-Miguel José Madôrra nascido cerca de 1790 filho de Joaquim Antonio Simao e Quitérria da Fonseca Madôrra. Ele era casado com Maria Leonor Marrôas.


De Paredes da Beira, concelho de Sao Joao da Pesqueira, distrito de Viseu:

Joaquim José Antunes nascido em Paredes da Beira cerca de 1815-20 filho de Bernardo Antunes e Roza de Azevedo. Ele era casado com Valentina Maria.



Nao é intençao minha abusar da sua confiança ... portanto nao espero, nem peço que o Nuno encontre o assento de baptismo de todas essas pessoas (isso constituria provavelmente trabalho de varias horas) mas
qualquer ajuda será bemvinda. A esse respeito se o Nuno tiver a possibilidade de ir frequentemente a Lamego consultar os livros dos assentos, e se tiver a corajem e o tempo de investigar alguns dos ramos da minha familia, eu estaria disposto a pagar qualquer despesa que essa pesquisa necessitar.

Se quizer podemos também falar disso por e-mail
joaobraz_2000@yahoo.com

Cordiais cumprimentos
JOAO BRAZ

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Lamego

#52626 | jaboo | 26 nov 2003 18:02 | In reply to: #51855

Caro Nuno Resende,

Sera que encontrou entao alguma informacao para mim ou talvez nao teve a oportunidade de ir a Lamego?
Um abraco
JOAO

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Lamego - Teixeira Rebelo

#63520 | nrleite | 26 abr 2004 15:13 | In reply to: #51855

Caro Nuno Resende,

Precisava de uma transcrição do registo de baptismo do Marechal António Teixeira Rebelo, fundador do Colégio Militar, nascido no lugar de Zilhão, freguesia da Cumieira (Santa Marta de Penaguião) a 17 de Dezembro de 1750.

Será que me pode ajudar?

Com desculpas pelo abuso e muitos cumprimentos do

Nuno Rocha Leite

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Lamego

#63531 | BARATA DE LIMA | 26 abr 2004 16:26 | In reply to: #51855

Exm.º Sr.º Nuno Resende:
Desculpe a minha intromição neste tópico mas é que eu necessito de uma ajuda aí no Arquivo de Lamego.
O meu terceiro Avô Manoel Barata Freire de Lima casou com Roza Emília de Magalhães ,filha de João Rodrigues de Magalhães natural de Lamego, sei que era "...Coronel Brigadeiro ,durante a Guerra Peninsular ..." pouco mais nada sei.
O que eu pretendia , se possível fôr, era que o Srº, quando fosse ao Arquivo de Lamego verificasse a existencia de registos em nome deste meu antepassado.
Sem o querer incomodar mais , aguardando qualquer resposta
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Lamego - Teixeira Rebelo

#63687 | magalp | 28 abr 2004 11:43 | In reply to: #63520

Caro Nuno

Vejo que navegamos nas mesmas águas... O eminente LMVS não refere este figurão nos costados e apelidos dos Pesqueiras, mas creio já ter lido uma extensa nota biográfica dele, possivelmente no arqnet de Manuel Amaral.
Cmptos,
MM

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Lamego - Teixeira Rebelo

#63768 | nrleite | 28 abr 2004 21:32 | In reply to: #63687

Caro Manuel Maria Magalhães,

Tanto quanto sei, o Marechal anda bem longe dos Rebelos da Pesqueira (Morgados de Trevões), gente com alguma massa! Diz a tradição familiar que descende dos mesmos lavradores de poucas posses que o meu 5º avô, Manuel Joaquim Teixeira Rebelo (aqui no genea em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=176252), o que ando a tentar documentar.

Já vasculhei a literatura que aqui tenho e... nada. A biografia do arqnet nada diz a esse respeito. Em todo o caso, algo me diz que ainda vou encontrar coisas com interesse.

Um abraço do

Nuno

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 may 2024, 02:36.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen