Oliveira Almada e Castro (originários de Abrantes)

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Oliveira Almada e Castro (originários de Abrantes)

#5214 | alentejo | 22 may 2001 11:07

Procuro elementos sobre a descendência de:


XII D. ANA JOAQUINA TELES DE ALMADA E CASTRO – fª de António José de Almada e Castro, n.º XI do Cap. II - baptizada na mesma freguesia a 05-XI-1732, (foram padrinhos o Tenente-Coronel Manuel de Caminha e D. Luísa Maria Barbosa); e falecida na freguesia do Santíssimo Coração de Jesus, Lisboa, a 25-IX-1802. Casou na freguesia de São Vicente, Abrantes, a 18-X-1751, com o Dr. VICTOR MENDES DE CARVALHO E OLIVEIRA, nascido na freguesia de Águas Belas, Bispado de Coimbra, e falecido em Lisboa, por cuja morte se procedeu a inventário orfanológico . Foi Advogado da Casa da Suplicação, filho do Dr. Tomé Mendes de Carvalho, Ouvidor da vila de Águas Belas, e de sua mulher D. Antónia Maria Micaela. Tiveram filhos:

1 (XIII) LEONARDO DE ALMADA CASTRO, baptizado na freguesia de São José, Lisboa, a 25-XI-1759, servindo de padrinho o Dr. Caetano Pereira de Castro Padrão. Casou na freguesia do Socorro, Lisboa, a 07-I-1782, com MARIA INÁCIA, baptizada na freguesia de Nossa Senhora da Assunção, filha de Feliciano João da Costa e de sua mulher Joana Maria. Tiveram:

1 (XIV) JOAQUIM TELES DE ALMADA E CASTRO, baptizado na freguesia do Socorro, Lisboa, a 25-XII-1782, (servindo de padrinhos Pedro Nolasco Gaspar, por quem tocou Pedro Alexandrino). Morreu em Malaca a 19-IV-1842. Foi Coronel de Artilharia; Governador da Fortaleza e Barra de Macau; Cavaleiro da Ordem de Aviz, etc. Casou com D. ANA ANTÓNIA DE AGUIAR. Com dilatada geração estudada pelo Dr. Jorge Forjaz.
2 (XIV) ANTÓNIO DE ALMADA
3 (XIV) D. ANA JOAQUINA TELES DE ALMADA
4 (XIV) D. MARIA RITA DE ALMADA
5 (XIV) FRANCISCO DE PAULA DE ALMADA

2 (XIII) FRANCISCO CAETANO DE OLIVEIRA ALMADA E CASTRO, com quem seguimos.
3 (XIII) JOAQUIM, baptizado na freguesia de São José, Lisboa, a 29-XI-1761, servindo de padrinho o Cónego António Álvares. Morreu antes de seus pais.
4 (XIII) D. ANTÓNIA FÉLIX TELES DE ALMADA, casou AFONSO PIMENTEL DO VABO, Oficial de Artilharia.
5 (XIII) ANTÓNIO JOAQUIM DE OLIVEIRA ALMADA E CASTRO, foi Abade de São Paio de Ruilhe e Juiz dos Órfãos de Barcelos.
6 (XIII) D. MARIANA BÁRBARA DE ALMADA E CASTRO
7 (XIII) JOSÉ MARIA DE ALMADA GAMA E CASTRO, baptizado na freguesia de São José, Lisboa, a 15-VII-1764. Em 10-XII-1804 teve alvará de renúncia de Ofício .

XIII FRANCISCO CAETANO DE OLIVEIRA ALMADA E CASTRO, nasceu na freguesia de São Julião. Lisboa, cerca de 1760. Foi formado em Cânones pela Universidade de Coimbra; habilitado para ler no Paço em 1777 ; em 25-II-1803 teve carta de Juiz de Fora do Cível da cidade do Porto ; em 30-V-1805 recebeu carta de Juiz da Relação da mesma cidade . Casou com D. MATILDE DE ALMEIDA, nascida na freguesia de Santa Justa, Lisboa, filha de Pedro João, natural da freguesia de Duas Igrejas, Bispado de Viseu, e de sua mulher Joana Maria, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa. Tiveram filhos:

1 (XIV) JOAQUIM, baptizado na Matriz de Arronches, a 27-III-1787, servindo de padrinhos o Conde dos Arcos, D. Marcos de Noronha e Brito, por quem tocou com procuração o Sargento-Mor Joaquim Videira Crespo; e D. Eugénia de Noronha, por quem tocou Frei António Ferreira.
2 (XIV) JOSÉ, gémeo com o anterior, foram padrinhos o mesmo Conde dos Arcos, por quem tocou o dito Sargento-Mor; e D. Maria de Noronha, representada por Frei Aleixo de Jesus Maria.
3 (XIV) D. GERTRUDES LEONOR DE ALMADA E CASTRO

Respuesta

Enlace directo:

RE: Oliveira Almada e Castro (originários de Abrantes)

#8209 | Rui Portugal | 24 ago 2001 16:19 | In reply to: #5214

Caro Senhor,
Uma irmã da minha 4.ª avo materna, que se chamava D. Genoveva de Portugal da Silveira, casou, depois de viúva de Columbano Pinto Ribeiro de Castro Vela, com o brigadeiro Isidoro de Almada e Castro, que julgo ser filho do magistrado Francisco.

Um sobrinho desta, António Guedes de Quinhones da Silveira, brigadeiro do exército miguelista,
irmão do meu trisavô, casou com D. Matilde de Almada e Castro, assafata, que me parece ser irmão do brigadeiro Isidoro.

De ambos os casamentos, celebrados durante a estadia da corte no Brasil, não ficou geração.

Se estiver interessado, poderei enviar-lhe dados mais precisos porque escrevo de memória.

Cumprimentos, Rui Portugal

Respuesta

Enlace directo:

RE: Oliveira Almada e Castro (originários de Abrantes)

#8654 | alentejo | 05 sep 2001 00:44 | In reply to: #8209

CAro Rui Portugal,

Estou o mais interessado possível nesses elementos, se não lhe fizer grande diferença gostaria de confrontá-los com aquilo que possuo sobre essa gente.

Cumprimentos

Nuno Borrego

Respuesta

Enlace directo:

RE: Oliveira Almada e Castro (originários de Abrantes)

#8668 | Rui Portugal | 05 sep 2001 11:42 | In reply to: #8654

Caro Nuno Borrego,

Peço-lhe em primeiro lugar desculpa de ter trocado alguns nomes, porque me atrevi a escrever de memória. Envio-lhe os elementos que tenho sobre o tema relacionados com a minha família:
Mais dois filhos do Dez.or Francisco Caetano de Oliveira de Almada e Castro e de sua mulher d. Matilde de Almeida:

-Isidoro de Almada e Castro (1784, Lisboa-1831,Lisboa)Brigadeiro de artilharia na C^rte do Rio de Janeiro e Governador adjunto das Armas do Algarve (exército de D. Miguel). Casou no Rio de Janeiro com Dona Genoveva de Portugal da Silveira (1770- ), filha de D. António Inácio da Silveira e de D. Guilhermina Joana Leocádea Walles de Varona Gois e Meneses, já viúva com geração de Columbano Pinto Ribeiro de Castro, senhor do morgado da Vela no Porto, Dez.or do Porto. Teve geração que se extinguiu, sendo uma das filhas D. Matilde de Almada e Castro, assafata da Senhora Infanta D. Ana de Jesus Maria.

- D. Ana de Almada e Castro, assafata da Raínha D. Carlota Joaquina.
Casou no Rio de Janeiro com António Guedes de Quinhones da Silveira (1789-1860), brigadeiro do exército miguelista, governado de Benguela (1822-24), 2.º comandante do Colégio Militar(1829), governador militar da Praça do Campo Maior na Convenção de Évoramonte (1834), exilado miguelista em Roma, entra em rutura com esta facção depois do fusilamento do seu irmão mais velho pelas tropas miguelista em retirada. Era filho de António Guedes de Quinhones de Matos Cabral, oficial de cavalaria, senhor do morgado do Xaro, e de sua mulher D. Maria Gertrudes de Portugal da Silveira (irmã de D. Genoveva). Sem geração.

Espero que estes dados já conferidos lhe possam ser de alguma utilidade.

Fontes:
Arquivo Histórico do Exército - Procesos dos brigadeiros Isidoro de Almada e Castro e António Guedes de Quinhones da Silveira.
Antóno de Portugal de Faria - "Genealogia da Família Portugal da Silveira"

Cumprimentos
Rui Portugal

Respuesta

Enlace directo:

RE: Oliveira Almada e Castro (originários de Abrantes)

#8669 | fsomr | 05 sep 2001 11:53 | In reply to: #5214

Existem vários processos de Pimentel do Vabo no Arquivo Histórico Militar.
fsomr

Respuesta

Enlace directo:

RE: Oliveira Almada e Castro (originários de Abrantes)

#94580 | Samuel C O Castro | 28 jun 2005 13:53 | In reply to: #5214

Estimado Nuno Borrego,

Tomei a liberdade de, daqui extrair alguns dados e incluir em minha base sobre os Castros.

Me chamou a atenção alguns aspectos, que trouxeram-me dúvidas e peço sua gentileza de, se possível, esclarecer.

a) Sabes informar a linhagem do Dr. Caetano Pereira de Castro Padrão ?

b) Informaste que, o Joaquim Teles de Almada e Castro, tem a “dilatada geração estudada pelo Dr. Jorge Jorjaz”, por acaso tens esses dados para disponibilizar-me ?

c) Sabes informar a linhagem do Columbano Pinto Ribeiro de Castro Vela, Sr. do Morgado da Vela, Porto ?

d) A Matilde de Almada e Castro é filha do Isidoro ou do Columbano ?

e) Quais os demais irmãos da Matilde de Almada e Castro?

f) É possível fornecer-me dados complementares de descendências ou, de referências bibliográficas desse ramo ?

Gostaria de lhe enviar um anexo, que poderia salvar no Word, contendo as pendências genealógicas que me refiro no tópico "Castro – Todos os ramos – Grande árvore unificada", aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=89419 . Para isso solicitei seu contato por e-mail.

Dentro de suas possibilidades, veja no que for possível auxiliar-me.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Oliveira Almada e Castro (originários de Abrantes)

#94581 | Samuel C O Castro | 28 jun 2005 14:01 | In reply to: #8668

Estimado Rui Portugal,

A mesma mensagem de hoje, que enderecei ao Nuno Borrego, considere como endereçada a ti também, aos quais solicito sua ajuda. Muito grato. Um abraço.

Samuel de Castro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Oliveira Almada e Castro (originários de Abrantes)

#146178 | falbuquerque | 02 mar 2007 15:50 | In reply to: #5214

Almada e Castro é a minha família e pelo que pude verificar a sua descendencia é da minha família.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Oliveira Almada e Castro (originários de Abrantes)

#146573 | falbuquerque | 05 mar 2007 15:55 | In reply to: #94581

Recebi o seu pedido do meu mail pelo genea, não sei se quer que escreva aqui ou se o genea, depois lhe envia.
Cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Oliveira Almada e Castro (originários de Abrantes)

#146579 | Samuel C O Castro | 05 mar 2007 17:32 | In reply to: #146573

Estimado F Albuquerque,

Para segurança de todos, não é aconselhável ficar disponibilizando por aqui nosso e-mail. Quando se pretende entrar em contato com o autor de uma mensagem, usa-se o link "Contactos", acima, à direita e, informa-se o Username desse autor. Ao processar o pedido de contato, automaticamente o Genea manda uma mensagem para o Autor, disponibilizando o e-mail de quem está solicitando o contato. O autor deverá escrever diretamente para o e-mail do solicitante do contato. Portanto, peço sua gentileza de contatar-me pelo meu e-mail que o Genea lhe disponibilizou. Agradeço pela atenção. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 jul 2024, 07:47.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen