Silveira e Castro Cardim
This topic is classified in rooms: Famílias
Silveira e Castro Cardim
procuro elementos sobre a descendência de:
X VALÉRIO FREIRE DE CASTRO – fº de Rui Dias de Castro, n.º IX do Cap. II – baptizado na freguesia da Sé, Lisboa, a 25-V-1685, (servindo de padrinho o Dr. João Roxas de Azevedo). Casou na freguesia de Nossa Senhora da Graça, Corroios, Almada, a 31-I-1699, com D. TERESA CARDIM DE SOUSA VILALOBOS, baptizada nessa freguesia a 18-II-1667, filha de Francisco Gonçalves de Mendonça, natural de Castelo Branco, e de sua mulher Isabel Cardim de Sousa, natural de Corroios; neta paterna de Pedro Gonçalves Formoso e de sua mulher Beatriz Vaz; neta materna de Rodrigo Álvares e de sua mulher Mariana Vidigal. Tiveram filhos:
1 (XI) D. ISABEL MARIA DA SILVEIRA E CASTRO CARDIM, baptizada na freguesia de Nossa Senhora da Graça, Corroios, a 26-I-1702. Casou na mesma freguesia, a 12-I-1739, com TEODÓSIO FÉLIX LOURENÇO MANUEL (ou COELHO), baptizado na freguesia de Santa Maria Madalena, Lisboa, a 30-I-1707. Foi FSO por carta de 15-IX-1751 , filho do Dr. Teodósio Lourenço Manuel, baptizado em Tancos, a 25-VI-1679, que ao enviuvar se fez clérigo do Hábito de São Pedro, e de sua mulher, com quem casou na freguesia do Salvador, Torres Novas, a 06-IV-1706, D. Isabel Francisca Sigea de Melo e Toledo; neto paterno do Capitão Teodósio Lourenço Coelho e de sua mulher Francisca de Sequeira; neto materno de Manuel Mogo de Melo e de sua mulher D. Inês de Castanheda e Brito. Tiveram filhos:
1 (XII) TEODÓSIO, baptizado em Paio de Pele (actual Praia do Ribatejo), a 28-XII-1739, foi padrinho seu tio João de Melo Carrilho Velasco.
2 (XII) TEODÓSIO, baptizado na mesma freguesia a 08-III-1744, serviram de padrinhos seus tios Francisco Barradas Lobo e sua mulher D. Teresa da Silveira Vilalobos Cardim.
2 (XI) RODRIGO DA SILVEIRA, serviu no Brasil.
3 (XI) VALENTIM FREIRE DE CASTRO
4 (XI) D. TERESA DA SILVEIRA VILALOBOS CARDIM E CASTRO, com quem seguimos.
XI D. TERESA DA SILVEIRA VILALOBOS CARDIM E CASTRO, nasceu na freguesia de Nossa Senhora da Graça, Corroios. Fez-se inventário orfanológico por sua morte . Casou em Corroios, a 13-V-1734, com FRANCISCO BARRADAS LOBO, nasceu na freguesia dos Anjos, Lisboa. Foi CFCR; FSO por carta de 28-I-1755 , filho de António Barradas Lobo, natural de Estremoz, e de sua mulher, com quem casou na freguesia dos Anjos, Lisboa, a 05-X-1712, D. Teodora Maria Eufrásia de Almeida e Avelim, baptizada na freguesia de Santa Justa, Lisboa, a 01-III-1699; neto paterno de Francisco Barradas e de sua mulher Catarina Rodrigues; neto materno de Estácio Gonçalves Botelho, (filho de Luís Correia de Andrade e de sua mulher Domingas Veloso) e de sua mulher D. Luísa Maria de Almeida e Avelim (filha do Capitão António Luís de Roquemont e de sua mulher D. Francisca Teodora da Veiga). Tiveram filhos:
1 (XII) D. ANA JOAQUINA DA SILVEIRA E CASTRO CARDIM, com quem seguimos.
2 (XII) D. JOAQUINA, baptizada na freguesia dos Anjos, Lisboa, a 26-X-1739, foi padrinho António da Silveira Vilalobos.
3 (XII) D. ISABEL, baptizada na mesma freguesia, a 11-XII-1742, foi padrinho António Luís de Abreu e Vasconcelos.
XII D. ANA JOAQUINA DA SILVEIRA E CASTRO CARDIM, baptizada na freguesia dos Anjos, Lisboa, a 11-V-1736, (foi padrinho Estácio Gonçalves Botelho). Casou na freguesia dos Anjos, Lisboa, a 20-VII-1756, com JOSÉ BERNARDO DE SOUSA GOUVEIA, nascido na freguesia de São Lourenço de Carnide, filho de Diogo de Sousa de Gouveia e de sua mulher D. Margarida Caetana de Sousa. Tiveram filhos:
1 (XIII) FRANCISCO, baptizado na freguesia dos Anjos, Lisboa, a 05-IV-1759, (foi padrinho Manuel Gomes de Carvalho, Tenente General da Artilharia do Reino).
2 (XIII) JOAQUIM, baptizado na mesma freguesia a 12-VIII-1760, (foi padrinho António Luís de Abreu).
Enlace directo:
RE: Silveira e Castro Cardim
Caro Alentejo
As familias Silveira e Villalobos, andam ligadas nos Açores desde o Sec. XVI.
Houve um André Fernandes de Villallobos, tabelião na Calheta - S. Jorge (1560), casado com Luzia da Silveira, filha de Willelm Van der Hagen ou Guilherme da Silveira que segundo Gaspar Fructuoso foi povoador de S. Jorge.
Posteriormente e até finais do Sec. XIX tenho vário Silveira de Villalobos e Villalobos da Silveira.
Terão ligação com os que menciona
Pedro Cunha Rebêlo
Enlace directo:
RE: Silveira e Castro Cardim
Caro Pedro,
Muito agradeço as suas informações, que irei cruzar com os elementos que disponho. Todavia procuro elementos sobre a descendência do casal acima referenciado, caso a mesma tenha existido.
Os melhores cumprimentos,
Nuno Borrego
Enlace directo:
RE: Silveira e Castro Cardim
Caro Senhor,
Sou 4º neto de D. Benedita Silveira que nasceu cerca de 1800 e foi casada com o Dezembargador Joaquim José Anastácio.
Porerá dar-me alguma informação sobre qualquer destas pessoas ?
A filha deste casal, minha trisavó, casou e viveu no Sardoal (Ribatejo, próximo de Abrantes) Com um Serrão. Não sei onde nasceram.
Com os meus cumprimentos,
Fernando Serrão
Enlace directo:
RE: Silveira e Castro Cardim
Caro Nuno Borrego
Aqui vai o que tenho da descendência de Rodrigo, um dos filhos de Valério Freire de Castro . A maior parte da informação é extraída duma "Memória genealógica" do punho de Valério Máximo (nº IX) — tenho todo o gosto em enviar-lhe fotocópia, se achar que lhe interessa. Dados genealógicos não tem mais do que os que aqui vão, mas é curiosa pelos detalhes que dá sobre o segundo casamento da mãe, a relação com o padrasto e o casamento forçado com uma das filhas do primeiro casamento daquele.
Quanto a Valentim, outro dos filhos de Valério Freire de Castro, apenas sei que foi pai de um António José Maria de Castro e Ataíde.
Os dados relativos aos nascimento de Valério Freire de Castro coincidem no dia e mês, mas não no ano (o que tenho é 25.5. de 1675… ?) nem no lugar (ou "Santa Maria Maior" é o mesmo que Sé?). Também tenho que se recebeu em Lisboa, no Espírito Santo, com D.Teresa Cardim de Sousa Vilalobos, aos 12 de Julho de 1698 (de que se fez assento na freguesia de N. S. da Graça, do lugar de Corroios, termo da vila de Almada).
2 detalhes:
a) o último apelido da mãe de Francisco Barradas Lobo aparece-me grafado IVILIM. Isto no assento de casamento de António e Teodora (creio que Eufrosina e não Eufrásia, mas aqui não sei porque não tenho o original do assento)
b) Domingas Velosa ou Domingas Velosa da Silva foi 3ª mulher de Luís Correia de Andrade.
Não fazia ideia de um outro casamento (o de Teresa da Silveira com Francisco Barradas) entre descendentes de Rui Dias de Castro e de Estácio Gonçalves Botelho.
Um abraço.
João A Frazão
VIII — D.ISABEL LAURIANA BOTELHO TORREZÃO, filha de José Botelho de Andrade e de sua mulher, D.Ana Joaquina Torrezão, baptizou-se na freguesia dos Anjos e morreu de parto, em Lisboa, freguesia da Pena, a 7 de Outubro de 1770. Casou nos Anjos, a primeira vez, com Rodrigo da Silveira e Castro Botelho, baptizado na freguesia de N.S. da Graça, Corroios, Almada, e morreu a 19 de Agosto de 1761. Era filho de Valério Freire de Castro e de sua mulher, D.Teresa Cardim de Sousa Vilalobos, neto paterno do desembargador Rui Dias de Castro e de sua segunda mulher, D.Antónia Madalena Botelho de Mesquita e materno de Francisco Gonçalves de Mendonça e de sua mulher, Isabel Cardim de Sousa. Casou D.Isabel Lauriana, segunda vez, a 22 de Setembro de 1762, com João Baptista da Fonseca Longo, viúvo de D.Luzia Isabel de Souto Faria.
Filhos do primeiro casamento:
9. Valério Máximo da Castro Botelho Torrezão e Vasconcelos, que segue
9. D.Ana Doroteia de Castro Botelho Torrezão, nascida a 26 de Setembro de 1758 e baptizada na freguesia dos Anjos, que morreu solteira;
9. D.Rita Lauriana de Castro Botelho Torrezão, nascida a 22 de Maio de 1760 e baptizada na mesma freguesia dos Anjos, que morreu solteira;
Filhos do segundo casamento:
9. Frei José Botelho da Fonseca Torrezão, nascido em Lisboa a 18 de Setembro de 1763 e baptizado na freguesia dos Anjos, frade Paulista. Morreu em Lisboa no convento dos Paulistas.
9. D.Maria Bernarda Torrezão, nascida a 1 de Dezembro de 1766, baptizada na freguesia dos Anjos, morreu solteira;
9. Bernardo António Botelho Torrezão, nascido a 25 de Novembro de 1769, baptizado na freguesia de Nossa Senhora da Pena, morreu com pouco mais de dois anos de idade;
IX—VALÉRIO MÁXIMO DE CASTRO BOTELHO TORREZÃO E VASCONCELOS casou com D.Ana Luísa de Souto e Faria , filha de João Baptista da Fonseca Longo e de sua 1ª mulher, D.Luzia Isabel de Souto e Faria, neta materna de João de Souto e Faria e de sua mulher, D.Antónia Teresa de Faria
Tiveram:
10. D.ISABEL LAURIANA BOTELHO TORREZÃO, que segue
10. ANTÓNIO TOMÁS DE CASTRO BOTELHO TORREZÃO, nascido a 21 de setembro de 1774, baptizado na freguesia da Pena, morreu solteiro, sendo tenente da Armada, no Hospital Militar do Grilo;
10. FRANCISCO DE ASSIS DE CASTRO BOTELHO TORREZÃO, nascido a 6 de Abril de 1776 e baptizado na freguesia da Pena. Sendo tenente da Armada, passou ao Brasil com D.JoãoVI, onde casou; sem descendência legítima.
10. TOMÁS ANTÓNIO DE CASTRO BOTELHO TORREZÃO, nascido a 23 de Dezembro de 1777, baptizado na freguesia da Pena, assentou praça no regimento de Castelo de Vide e, sendo reconhecido cadete, requereu e foi despachado para os Estados da Índia onde casou , na cidade e praça de Damão, com D.Maria de Sousa Paiva Quental e Falcão, filha Vicente Luís de Sousa Paiva Quental e Falcão e de sua mulher, D.Ana Maria Pereira de Sampaio; morreu a 27 de Agosto de 1813 deixando uma filha menor.
10. D.MARIA DA PENHA DE FRANÇA BOTELHO TORREZÃO, nascida a 18 de Setembro de 1779, baptizada na freguesia da Pena, casou com António Casimiro de Sá e Azevedo que, sendo tenente, serviu no exército napoleónico tendo morreu na campanha da Rússia; deixou três filhos menores:
11.
11.
11. D.Maria Eugénia de Sá Azevedo Torrezão, nascida a 26 de Novembro de 1800, que casou com D.Luís Maria Gonçalves Zarco da Câmara, nascido a 2 de Setembro de 1793, filho dos 6.os condes de Ribeira Grande, D.Luís António José Maria da Câmara e D.Francisca Teles da Silva — 7ª filha dos segundos marqueses de Penalva; c.g.
10. D.Joana Perpétua de Castro Botelho Torrezão, nascida a 9 de Abril de 1784, baptizada na freguesia da Pena,
10. Filipe Manuel de Castro Botelho Torrezão e Vasconcelos, nascido a 31 de Março de 1789, baptizado na freguesia da Pena, que serviu no exército francês; oficial da ordem de São Luís e da Legião de Honra ; c.c. Maria Angélique … Emmery; s.m.n.
10. D.Joaquina Carlota de Castro Botelho Torrezão, nascida a 7 de Agosto de 1792 e baptizada na freguesia de StºAndré;
X—D.ISABEL LAURIANA BOTELHO TORREZÃO, nascida a 12 de fevereiro de 1773 e baptisada na freguesia da Pena, casou com João Roque Xavier de Andrade e Oliveira, nascido a 16 de Agosto de 1773, filho de António José de Oliveira Porto, cavº Xº, familiar do Stº Ofº, e de sua mulher D.Maria Leocádea Angélica da Graça de Andrade; neto paterno do capitão-de-mar-e guerra António de Oliveira Ferreira e de sua mulher D.Rosa Maria do Espírito Santo e materno de José Ribeiro de Andrade, guarda-mor da Alfândega Grande de Lisboa, e de sua mulher, D.Custódia do Sacramento.
Tiveram:
11. António Xavier de Andrade Botelho Torrezão, que segue
XI —ANTÓNIO XAVIER DE ANDRADE BOTELHO TORREZÃO , oficial da secretaria de estado dos negócios da Gurerra, casou com D.Catarina Rita Jorge, de quem teve:
12. José Jorge de Andrade Botelho Torrezão, que segue
XII — JOSÉ JORGE DE ANDRADE BOTELHO TORREZÃO casou com D.Catarina Emília Abrantes de quem teve:
13. José Maria de Castro e Andrade Botelho Torrezão, que segue
13. D.Catarina de Castro e Andrade Botelho Torrezão. S.g.
13. julgo que mais uma filha, gémea coma a anterior (dado a confirmar)
XIII — JOSÉ MARIA DE CASTRO E ANDRADE BOTELHO TORREZÃO casou com D.Veridiana Feio Folque de Castro e Almeida, filha de D.José Maria de Castro e Almeida e de sua mulher D.Isabel Feio Folque; neta paterna de D.José Maria de Castro e de sua mulher D.Veridiana Constança Leite de Sousa e Noronha; e neta materna de João Joaquim de Sousa Folque e de sua mulher, D.Carlota Emília Feio — fª de José Cordeiro Feio, 1º visconde de Fontaínhas.
Tiveram:
14. Francisco de Sales de Castro e Almeida Botelho Torrezão, casado com D. Ilda Conceição Afonso Ribeiro
15. Isabel
15 . outra filha cujo nome devo ter algures
14. D.Isabel Maria de Castro e Almeida Botelho Torrezão casada com Antero de Moura Figueiredo, c.g.
15. Francisca cc … cg.
15. Joana cc … cg.
Enlace directo:
RE: Silveira e Castro Cardim
Caro João,
Desculpe só agora responder, mas ando a "braços" com uma genealogia que vou publicar antes do Natal. Segue ainda hoje um e-mail.
Abraço
Nuno Borrego
Enlace directo:
RE: Silveira e Castro Cardim
Ex.mo Senhor
Bom ano!
Terá algum dado sobre Dr.Augusto Almeida Cardim,n.1889 Sabugal,f.1938 Estremoz,onde era conservador do Reg.Civil? Qual é a origem do apelido Cardim? Nome inglês que foi aportuguesado?
Bem haja pela ajuda.
Tenha um grande ano 2002,cheio de tudo o que pretende para si e os seus.
Beijinhos
Maria
Enlace directo:
RE: Silveira e Castro Cardim
MAria,
Segundo a maioria dos genealógicos o apelido Cardim é de orgem inglesa, tendo passado a Portugal um Roberto Cardim na comitiva de D. Filipa de Lancastre.
Certo é que esta família estabeleceu-se em Viana do Alentejo, unindo-se a outras famílias como os froes, e passaram a outras zonas da província transtagana, como o Torrão.
São documentáveis desde o séc. XV no Alentejo. Em relação ao seu almeida Cardim será importante localizar o seu assento de baptismo para localizar a sua ascendência.
Votos de um 2002 cheio de prosperidades e propriedades para si e todos os seus.
Cumprimentos e um forte abraço,
Nuno Borrego
Enlace directo:
RE: Silveira e Castro Cardim
Caro Nuno Borrego
Muito obrigada pela resposta.Só sei que n.24 jun 1889,Sabugal e f.1938 Estremoz.Vou tentar saber mais por um dos filhos,mas não é muito interessado em genealogia.
Beijinhos
Maria
Enlace directo:
RE: Silveira e Castro Cardim
Caro Pedro Rebelo
Ao passar por este forum vi por acaso o nome Silveira,nome esse que também é o da minha família,será que nos seus apontamentos encontra algum senhor Silveira que tenha vindo das Flores (onde parece foi Capitão donatário ou familiar ) e tenha casado com uma Sra.Maria Isabel Cabral ,deve tersido este casamento por volta de 1860,pois em 1862 tiveram um filho Manuel Cabral da Silveira e mais tarde um Joaquim maria cabral da Silveira,
Se acaso tiver algo agradecia ,
Os meus cumprimentos.
Carlos Rebelo
Enlace directo:
RE: Silveira e Castro Cardim
Caro João A Frazão,
Não terá dados complementares relativamente a ascendência de João Roque Xavier de Andrade e Oliveira ? Tenho a transcrição do óbito do pai, se pretender.
Cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Enlace directo:
RE: Silveira e Castro Cardim
Caro Tiago Faro Pedroso
Desculpe a involuntária demora.Agradeço o seu oferecimento que permite completar a ficha aqui no genea (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=128905).
Cordiais cumprimentos,
João Amaral Frazão
Enlace directo:
António José de Oliveira Porto
Caro João Amaral Frazão,
António José de Oliveira Porto, faleceu viúvo a 26 de Dezembro de 1804 em Cedofeita, morador que era na rua da Senhora da Lapa da mesma freguesia. Foi envolto no hábito de Cristo e sepultado na Igreja do Carmo.
Deixei-lhe o meu email num outro tópico, se tiver dados suplementares sobre a ascendência do António José ou da sua mulher D.Maria Leocádea Angélica da Graça de Andrade pedia-lhe o favor de me contactar.
Melhores cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Enlace directo:
RE: António José de Oliveira Porto
Caro Tiago Faro Pedroso
Muito obrigado pelos dados. Vou ver se tenho mais alguma coisa (além do que está aqui no GP) e logo lhe direi.
Cordiais cumprimentos,
João Amaral Frazão
Enlace directo:
RE: Silveira e Castro Cardim
Prezado João Amaral Frazão,
Agradeço sua disponibilidade de contato via e-mail, mas a mensagem a ti endereçada está voltando.
Como gostaria de enviar-lhe um anexo, se tiveres outro e-mail que pudesse fazer o favor de me informar, agradeço.
Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 14:03.