Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Património
Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Caro Manuel Azevedo Graça e quem mais se interessar
Durante o fim de semana, fiz um pequeno levantamento sobre este tema, bem como tronco principal (varonia e primogenito) e ramos com varonia.
Após a nossa "conversa" no tópico "Aquinos" de Lourenço Correia de Matos, tentei iniciar o esboço da descendência de Vasco Pires de Sampaio (posteriormente São Payo!). Penso que para inicio de trabalho será conveniente inventariar os ramos com varonia sampaio, que por uma ou outra forma, criaram, receberam, ou herdaram; morgados, vinculos, titulos, ...
O resumo foi este:
Capitulo 1: São Payo
Senhores imemoriais da Honra de São Payo e dos “Foros da Terra de Bragança”, de Chacim, Val da Sancha, Frexas e Quintela de Lampaças (1381)
Senhores de Parada de Pinhão e outras terras em Panóias (1384)
Senhores de Vila Flor, Villas-boas, Anciães, Vilarinho da Castanheira, Moz e Torre de Moncorvo (1384)
Senhores dos direitos reais de Freixo-de-Espada-Cinta (1458)
Senhores de Bemposta (1469)
Alcaides-mores da Torre de Moncorvo (1480)
Fronteiros-mores de Vila Flor, Moncorvo e Anciães (1384), título transferido para Fronteiro-mor de Freixo-de-Espada-Cinta (1641)
Condes de São Payo (1761)
Marqueses de São Payo
Alcaides-mores de Miranda do Douro (1771)
Chefes do nome e armas dos São Payo, Torres e Moniz de Lusignan (1627)
Administradores dos vínculos do Paul de Boquilobos – Castros (1771)
Senhores da Casa da Cova – Albuquerque Mendoça Furtado (1823)
Chefes do nome e armas de toda a Casa de Silva em Portugal e Espanha (1891)
Capitulo 2: Mellos de Sampayo
Administradores do vinculo da Casa Nova (1429)
Administradores do vinculo de Sezim (1451)
Administradores do vinculo e senhores da Quinta e casa solar do Paço de Pombeiro (1500)
Administradores do vinculo de S.Brás (1521)
Barões de Pombeiro de Riba de Vizela (1851)
Capitulo 3: Pereira de Sampayo da Cunha Pimentel
Senhores da Casa do Outeiro
Morgados de Nossa Senhora dos Prazeres
Senhores da Casa do Casal de Loivos
Senhores do vinculo da Várzea
Senhores do Vinculo de Valbom
Senhores do Vinculo de Nossa Senhora da Portela
Capitulo 4: Mello Vaz de São Payo
Senhores de Anciães, de Vilarinho da Castanheira, e da Vila de Ranhados.
Senhores da Casa de Espinhosa
Senhores da Casa de Ribalonga
Senhores do Morgado de Ansiães
Capitulo 5: Sampaio e Mello
Senhores da Casa de Gouvinhas
Capitulo 6: Sampaio e Mello
Senhores da Quinta de Reriz
Capitulo 7: Botelho de São Payo e Souza
Senhor da Quinta e Paço de Arnal
Morgados de Passos, Escariz, Paredes e Provezende
Peço-lhe (-lhes) que comente (m), afim de se definir se esta estrutura é omissa ou excessiva (existem sub-ramos com varonia). Após esta análise poderiamos encarar a divisão dos ramos e o trabalho futuro (a quem interessar)
Cumprimentos
João de São Payo
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Caro João de São Payo,
Não sei se os dados que vou expor terão alguma interesse para os seus propósitos, mas de qualquer modo cá vão eles:
Tem a minha família uma remora ligação aos Sampaios de Vila Flor, por uma minha 12ª avó.
Essa minha avó é Isabel de Sampaio (ou São Payo?) que seria filha de um Francisco de Sampaio "dos de Vila Flor". Casou esta senhora, em 1520, com Fabião de Campilho, natural de Castela, "bacharel", que passou ao Reino de Portugal em 1512, acompanhado de seus irmãos Diogo e António (mortos em 1513 na tomada de Azamor),no tempo do Senhor D. Jaime, Duque de Bragança, tendo sido Administrador e executor das rendas do dito Duque, em Chaves (cf. Felgueiras Gayo, tit. Campilhos; Famílias Transmontanas, de Francisco Xavier de Moraes Sarmento, tomo 1, pág. 255 e segs).
A descendência daquele casal está bem documentada, constando nomeadamente da obra "Famílias Trnsmontanas", acima referida, do Anuário da Nobreza
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Caro João de São Payo
Claro que o tema me interessa, e de que maneira...
De uma forma geral, a estrutura que apresenta parece, no seu conteúdo, estar correctíssima, mas deverá sofrer algumas alterações quanto à ordem.
O meu Ramo de Sampayo de Favaios deverá vir depois dos de Ribalonga e de Gouvinhas, por ser dele descendente, como facilmente se depreende dos «Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo», do Dr. Júlio A. Teixeira. O que também poderá remeter os restantes capítulos 6 e 7 (de Reriz e de Paço de Arnal) para cima...
Quanto à nomenclatura dos meus Sampayo
«Pereira de Sampayo da Cunha Pimentel / Senhores da Casa do Outeiro / Morgados de Nossa Senhora dos Prazeres / Senhores da Casa do Casal de Loivos / Senhores do Vinculo da Várzea / Senhores do Vinculo de Valbom / Senhores do Vinculo de Nossa Senhora da Portela»
confesso eu próprio ter sérias dúvidas. Deverá ser «Teixeira de Sampayo»? «Pereira de Sampayo»?, «Sampayo (Pereira de)»?, «Sampayo Pimentel»?
O «Anuário da Nobreza de Portugal» (Anos I e II, respectivamente 1950 e 1964), apresenta-nos como «Sampayo (Pereira de)»; já no referido Júlio Teixeira, numa página vimos como «Sampayo Pimentel», na página seguinte como «Teixeira de Sampayo». Ora, o artigo do «Anuário...» de 1950 foi directamente redigido pelo meu Avô materno, Manuel de Sampayo da Cunha Pimentel Pereira Leitão, Representante deste Ramo e um dos Editores da obra; já o «Anuário...» de 1964, repete as informações do n.º anterior, tendo sido publicado depois da morte daquele meu Avô, e provavelmente redigido pelos Editores Dr. Domingos Affonso, Marquês de São Payo e Conde de Campo Bello, os dois últimos parentes e todos amigos da Família e companheiros do Avô nas tertúlias genealógicas. Quanto às entradas sobre a Família, inseridas na obra do Dr. Júlio Teixeira, acredito que tenham sido escritas pelo mesmo meu Avô (Teixeira Guedes da Fonseca, da Casa Grande de Poiares; Cunha Pimentel, da Casa da Calçada, em Provesende; e Teixeira de Sampayo, das Casas do Outeiro, em Favaios, e de Casal de Loivos). Já no meu livro, «Forbes de Portugal e outros mais...», identifico esta minha Família como «Sampayo Pimentel», remetendo a explicação para nota de rodapé, onde digo ser esta a forma que tem vindo a cristalizar-se... Muito complicado!!!...
Na verdade, este meu Ramo de Sampayo usou durante várias gerações os apelidos «Teixeira de Sampayo», entre os fins do século XVI e as primeiras décadas do século XVIII. Por meados desta centúria, assinava já os apelidos «Pereira de Sampayo», fórmula usada até ao século XIX bem avançado. Com o casamento dos meus Trisavós, Manuel Álvares Pereira de Sampayo e Dona Maria Antónia da Cunha Pimentel da Gama Lobo, da Casa da Calçada (Provesende), passou a assinar «Sampayo Pimentel», apelidos ainda hoje utilizados e que orgulhosamente ostento no meu próprio nome.
Quanto às Casas e Vínculos, acredito que podemos identificar este meu Ramo como Senhores da Casa do Outeiro e do Vínculo de Capela de Nossa Senhora dos Prazeres (Favaios, Alijó) e da Casa de Casal de Loivos e Vínculo de Capela da Fonte Santa (Casal de Loivos, Alijó). Os restantes Vínculos que apresenta: «Senhores do Vinculo da Várzea / Senhores do Vinculo de Valbom / Senhores do Vinculo de Nossa Senhora da Portela», são representados pelo meu Tio materno, Manuel Lobo de Sampayo Pimentel Pereira Leitão, mas a representação entrou na Família há pouquíssimo tempo, com o casamento dos meus Bisavós, António de Sampayo da Cunha Pimentel e Dona Maria Ludovina Pereira Leitão, Senhora da Quinta dos Poços (Armamar) e da Casa dos Oliveira Maya (Rua do Passeio Alegre, freguesia da Foz do Douro, Porto), Representante das Famílias Pereira Leitão, Teixeira Guedes da Fonseca e Oliveira Maya e dos seus inúmeros Vínculos, Casas e Prazos. O apelido Pereira Leitão está em vias de extinção, desaparecendo com a geração da minha Mãe e Tios, que ainda o assinam, por especial mercê do Governo do Dr. Salazar.
Um abraço grande
Manuel Azevedo Graça
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Caro Gil Campilho
Creio poder responder pelo João de São Payo, com quem espero poder trabalhar em co-autoria nestes nossos Sampaio.
Os dados que envia são do maior interesse. Na verdade, já tinha apanhado a referência nas «Famílias Transmontanas», obra de grande valia e muito bem fundamentada, apesar da difícil consulta, desde logo pela inexistência de um índice onomástico.
Para o trabalho que procuramos fazer, penso que todas as colaborações são do maior interesse. Daí que solicite desde já e a todos os interessados, que nos enviem o máximo de informações possível, indicando fontes bilbiográgicas, corrigindo informações já publicadas e completando e actualizando os Ramos, numa tentativa de elaboração do enorme SAMPAIAL...
Fica o meu email: manuelspagraca arroba hotmail ponto com.
Melhores cumprimentos
Manuel Azevedo Graça
Enlace directo:
João Sampaio de Roure
Caríssimo Manuel,
João Sampaio de Roure, antepassado de João Erse de Goyri O'Neill (meu cunhado), era filho de Jean Pierre de Roure e de Maria João O'Neill. De onde lhe vem, então, o apelido "Sampaio"?
Um abraço
Artur
Enlace directo:
RE: João Sampaio de Roure
Caríssimo Artur
Uma belíssima pergunta, para a qual não tenho resposta neste momento... daí o interesse deste Sampaial!...
Abraço
Manuel
Enlace directo:
RE: João Sampaio de Roure
Caríssimo Manuel,
Sem dúvida!
Renovado abraço
Artur
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Sr. M.A.Graça
será que não tem nenhuns dados sobre a família sampaio que se manteve em linhares carrazeda de ansiaes até +/- 1950 ano em que faleceu D.Inês Beatriz de Sousa Sampaio ss tendo sido esta e suas irmãs as herdeiras da casa onde viveu lopo vaz de sampaio.
agradeço desde já a atenção dispensada.
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Caro Confrade
Será que estes Sampaios também são originários de Trás-os-Montes? http://sarmento.eng.uminho.pt/cgi-bin/geneweb?b=famalicao;lang=pt;m=N;o=i;v=Sampaio
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Confrades
Com pouco tempo de Sapo, um dos ramos ascendentes que procuro é Sampaio.
Sou sexta geração varonil de José Joaquim de S. Payo que veio para São Paulo por 1785.
Filho de Manoel da Costa Ferreira e Ana Josefa Pereira do Lago. Todos os documentos que aqui consegui (pelo menos até agora, depois de cinco anos) referem-se a ele como sendo "do Porto" o que é muito vago para prosseguir a pesquisa. Há poucos dias, pesquisando outros documentos, encontrei um seu tio, vindo alguns anos antes, Francisco José de S. Payo Peixoto.
Como são grande conhecedores do Sampaial, peço luzes para meu caminho.
Grato.
Hoover Americo Sampaio
São Paulo - Br
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Caro joão de São Payo.
Onde refere Botelho de São Payo paço de Arnal é o mesmo que freguesia de Arnal concelho de carrazeda de ansiães?
Será que tem mais dados sobre esta familia, que me possa fornecer.
Desde já o meu muito obrigado
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Caro Confrade
Ás vezes, não leio as msg. todas dos tópicos e talvez venha aqui assinalada a obra que vou referir: Se assim for desculpem uma repetição desnecessária e inoportuna.
Refiro-me a "BRASÕES E CASAS BRASONADAS DO DOURO" de Correia de Azevedo-Porto 1974 e acerca de Carrazeda de Ansiães refere-se a muitos solares e famílias daí.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Cara Luísa Morais
Sobre os Botelho de Sampayo, de Paço de Arnal, existem muitos dados na obra do Dr. Júlio A. Teixeira, «Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo», publicada entre os fins dos anos '30 e princípios dos '40, mas reeditada em meados de '90.
Melhores cumprimentos
MSPAG
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Caros Confrades
Origado, pela vossa disponibilidade, agora vejo que devagar , devagarinho... encontrarei os meus Sampayos, claro que vou ter grandes dores de cabeça ao consultar aqueles registos de párocos que deviam bastante à sua organização...
Luisa Cardoso
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Vi na mensagem o nome de "Teixeira de Sampaio", Pois bem uma das minhas avós era Luisa Teixeira de Sampaio que era de S. Mamede de Riba Tua não sei se pertence a essa familia.
Graça Filipe
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Caro João de São Payo
Tenho na minha Familia o nome de Sampaio que sei que provêm de S. Mamede de Ribatua tendo ido para Castanheiro do Norte (Carrazeda de Ansiães), gostava de saber se no seu estudo sobre a sua familia tem lá uma D. Mariana de Teixeira de Sampaio casou com Capitão António Alves. Não sei as suas datas.
Cumprimentos
Graça Maria Filipe
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Caro João de São Paio
Estive quase uma hora a lançar dados sobre a família Sampaio mas devido a uma falha de corrente ,apagou tudo, no entanto ainda vou deixar aqui alguns nomes e agradeço que me diga, se lhe for possivel, se tem interesse e se sabe alguma coisa sobre estas pessoas.
Francisco Xavier de Sampaiocc Tomazia de Jesus
Antonio Xavier de Sampaio , capitão cc Maria Clara de Jesus.
Rosa Maria de Sampaio * Brasil cc capitão de Fragata Joaquim José de Almeida da Câmara Manoel
Caetano Xavier Pinheiro de Almeida da Câmara Manoel cc Francisca Emília da Calça e Pina
Foram Pais de José Eduardo da Calça e Pina da Câmara Manoelcc D. Carolina das Dores dos Santos Pereira do Carmo
Foram Pais de :
Joaquim Augusto Pereira do Carmo da C. Manoel,c.g.
Nícia Emília Pereira do Carmo da C. Manoel-Cordovil.c.g.
Francisca Carolina Pereira do Carmo da C. Manoel- Reynolds,c.g
Alberto José Pereira do Carmo da C. Manoel c.g
Temos um certo interesse em saber de onde será Francisco Xavier de Sampaio.
Terá nascido em PortugaL, Brasil ou até nos Açores.
Desde já um muito obrigada,
Cumprimentos,
MariaAragão
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Estimado Gil Campilho:
Sou descendente de Gregório de Castro de Morais e de Genebra Campilho, no ramo dos Leite Velho.
Tenho a genealogia familiar feita deste ramo Campilho, tirada do Felgueiras Gayo e logo seguida por mim (meu raamo),até ao presente. Mas o motivo desta consulta è saber se conhece qual as armas dos Campilho, pois tanto no Felgueiras Gayo como no genea, se diz que nâo se conhecem as armas da familia, mas, como vejo que mantém o apelido familiar Campilho, talvez o meu caro contertulio me possa dizer algo.
Melhores cumprimentos
Fernando
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Estimado Manuel Azevedo Graça:
Só agora vi este tópico, mas estou buscando informaçôes sobre: António do Nascimento Pereira Sampaio, que chegou a Almmirante da Armada de POrtugal. Era Secretário-Geral do Governo de Angola em 1874 e Governador de cabo verde em 1880.
Agradecendo alguma noticia,
Cumprimentos
Fernando
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Caro filipe.
Diga-me P.F. se esta Srª. D.(?) Luisa de Sampaio era irmã de Alvaro de Mattos Teixeira de Sampaio, * por volta de 1750 +/- (sargento mor de linhares carrazeda de ansiães.) filhos de Francisco António de Sampayo.
luisa morais
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Procuro antepassados dos irmãos Antonio, (padre)Fernando e Francisco Martins Sampaio. todos naturais de São Salvador do Unhão, concelho de Felgueiras. Sou descendente de Francisco Martins Sampaio, chegado ao Brasil por volta de 1705. Obrigada, Lygia Sampaio
RespuestaEnlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Estimada Lygia:
Creio que o melhor seria abrir um tópico noovo, como por exemplo: "conselho de Felgueiras, familia Sampaio; ou "S.Salvador Unhâo, Felguieras-fam. Sampaio"
Melhores Cumprimentos,
Fernando de Telde
Enlace directo:
RE: João Sampaio de Roure
Cai por acaso neste forum. O apelido "Sampaio" de João Sampaio de Roure não tem qualquer origem familiar e deve-se ao facto de seu padrinho ter este apelido... Veja-se o livro O amigo da Dinamarca sobre a afamilia O'neill onde se explica o que acabo de expor.
RespuestaEnlace directo:
RE: João Sampaio de Roure
Caro(a),
Obrigado pelo esclarecimento e pelo livro recomendado.
Com os meus melhores cumprimentos,
Artur Camisão Soares
Enlace directo:
RE: João Sampaio de Roure
Não estou absolutamente seguro do nome do livro porque o emprestei a um amigo a quem pedi para fazer uma pesquisa sobre a familia de roure ( a minha avó chamava se graça vanzeller o neill de roure e a minha mãe maria de lurdes de roure roquette morais) . O livro, que versa sobre a amizade entre a familia o neill e hans christian andersen, fala bastante da familia de roure com base nos arquivos da familia o neill. O livro foi escrito por um o neill teixeira e é de 2006 ou 2007. A familia será de origem francesa e encontra se em portugal pelo menos desde o principio do seculo 18 sendo negociantes e banqueiros.
Cumprimentos
Alvaro Roquette Morais
Enlace directo:
RE: João Sampaio de Roure
Caro Álvaro Roquette Morais,
O que me diz é precioso. Como deve calcular esses dados interessam-me muito, já que gostava de esclarecer, melhor, os meus sobrinhos sobre a sua ascendência.
Gostava de cruzar dados. Ficam aqui, se lhe aprouverem, desde já, o meu contacto: arturcamisaoarrobanetcabopontopt e arturcamisaoarrobagmailpontocom
Renovados cumprimentos,
Artur Camisão Soares
Enlace directo:
RE: João Sampaio de Roure
Caro Álvaro Roquette Morais,
Afinal o meu cunhado tem esse livro. Só há poucos dias é que o soube.
Melhores cumprimentos,
Artur Camisão Soares
Enlace directo:
RE: João Sampaio de Roure
Caro Confrade:
Um dos meus trisavós, Francisco António da Costa Pereira de Lemos, casou com Emília Joaquina da Veiga.
Foram padrinhos de dois dos seus filhos, a (12/2/1825) e a (19/7/1826), António Carlos de Mello Pereira Vaz e Sampaio e D. Maria Francisca de Mello Pereira e Sampaio, naturais de Gouvães do Douro.
A (25/8/1832) padrinhos de outro filho o avô paterno Luís José da Costa Pereira, natural do Castanheiro e D. Mariana de Mello, natural da Vila de Gouvães.
Certamente tem todos os dados referentes à Família Sampaio, mas como estudou Gouvães e Casal de Loivos, gostava se puder, se nesse estudo apareceu Maria Dias de Azevedo, filha de Luís António Lopes Camelo e de sua mulher Leonarda de Azevedo, minha trisavó e seus pais.
Enlace directo:
RE: João Sampaio de Roure
Caro Confrade:
Um dos meus trisavós, Francisco António da Costa Pereira de Lemos, casou com Emília Joaquina da Veiga.
Foram padrinhos de dois dos seus filhos, a (12/2/1825) e a (19/7/1826), António Carlos de Mello Pereira Vaz e Sampaio e D. Maria Francisca de Mello Pereira e Sampaio, naturais de Gouvães do Douro.
A (25/8/1832) padrinhos de outro filho o avô paterno Luís José da Costa Pereira, natural do Castanheiro e D. Mariana de Mello, natural da Vila de Gouvães.
Certamente tem todos os dados referentes à Família Sampaio, mas como estudou Gouvães e Casal de Loivos, gostava se puder, se nesse estudo apareceu Maria Dias de Azevedo, filha de Luís António Lopes Camelo e de sua mulher Leonarda de Azevedo, minha trisavó e seus pais.
Cumprimentos
Desculpe, pois enviei sem me despedir.
Nelita.
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Estou interessado em troca de elementos sobra a família «Sampaio e Melo» (Mêda, Marialva, etc.).
Cumprimentos.
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Caro João de São Payo,
Foi com muito interesse que li este seu tópico. Tenho um ramo familiar "Sampaio" / "São Payo", dependendo de documento para documento. Até agora, a antepassada mais remota da minha investigação é: Maria Xavier de São Payo (natural de Castelo Mendo, Almeida, +/- 1750), que casou com o Licenciado Custódio Luís Gonçalves (natural de Parada, Almeida), tiveram pelo menos um filho, Francisco Luís de Sampaio (que foi professor em Castelo Mendo, Almeida). Por algum acaso, não terá qualquer dado que me possa ser útil para poder aprofundar a minha pesquisa?
Grato pela atenção,
Com os meus melhores cumprimentos,
Pedro Carvalho
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Caros todos,
Alguem sabera dar-me informacoes sobre os Ascendentes e descendentes de D. Gertrudes Genoveva Teixeira de Sao Payo.
Penso que nasceu 25.5.1766, era filha de Luis Teixeira de Sa e Beja e de D. Maria Botelho de Sao Payo, todos naturais de Alijo, Sanfins Douro, Favaios.
Preciso completar minha arvore.
Obrigada.
Cumprimentos.
Natalia Sarmento.
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Cara Natália:
Alguns dos Registos Paroquiais de Sanfins do Douro já estão online. Procure Arquivo de Vila Real.
Cumprimentos
Nelita
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Obrigada Nelita,
Ja tenho visto mas nao constam os que me interessam.
Cumprimentos.
Natalia Sarmento.
Enlace directo:
Ramo da familia leite de sampaio.
gostaria de saber se me podem facultar informaçoes sobre o ramo leite de sampaio, com as suas ultimas geraçoes establecidas no concelho de felgueiras, distrito do porto.
atentamente
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Caro Manuel Azevedo Graça,
Procuro informações sobre um ramo Sampaio que começa(?) na Freguesia de Geme, Conselho de Braga.
Matheus João de Sampaio cc. Anna Gonçalves da Pena em 24/05/1627 na freguesia de Esqueiros.
Filho Manoel de Sampaio (b. 24/08/1636 em Esqueiros) cc. Maria Machada em 02/01/1657 na Freguesia de Igreja Nova.
Neto José Machado de Sampaio (b. 03/08/1659 em Igreja Nova) cc. Catharina Francisca em 18/11/1703 na Freguesia de Alheira.
Estou procurando mais alguma coisa sobre o Matheus João Sampaio.
Qualquer ajuda é bem-vinda!
Melhores cumprimentos,
Ricardo.
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Caro sundial
também estou interessado na familia São Payo de Marialva
Só tenho conhecimento de D. Luísa Máximo São Payo casada com Jerónimo José Abrunhosa e tiveram pelo menos Ana Joaquina Sampayo ( já escrita assim) que CC Filipe Torcato de Sernancelhe. Tiveram pelo menos António José Sampayo nascido em sernancelhe a 2/2/1831.
Qualquer elemento será benvindo
Enlace directo:
RE: Ramo da familia leite de sampaio.
Caros Confrades,
A mim interessam-me: "Os Mellos de Sampaio", Comendadores de Pombeiro, de Ribadevizela, actual Felgueiras, distrito do Porto, Senhores do Paço dos Barôes de Melo, Pombeiro.
Principalmente D. Luís de Melo Pereira de Sampaio, que casou 1º com Dª Maria de Azevêdo, filha dos Azevêdos de São João de Rei, e dos Costa Homem.Sem Geração. Têve depois filhos de várias mulheres, que legitimou.
Eu sou descendente de Dª Maria Ribeiro, do Casal do Ribeiro, Vila Fria, Felgueiras. Gostava de sabêr por qual filho, ou a relação dos filhos das diversas esposas.
Á, quem confunda, D. António de Melo, Abade de Pombeiro, com Comendador de Pombeiro, sendo este, irmâo do impetrante.
Gostava de vêr estas duas questôes esclarecidas.
De resto, tenho a linhagem completa, por Dª Maria Pereira; sua mãe; Dª Maria de Menezes, Condes de Viana do Alentejo e da Foz do Lima; Teles Raposo; D. Sancho I, Rei de Portugal, Casou II. com Dª Maria Pais Ribeiro a Ribeirinha; e 1º Rei de Portugal.
Tenho: os Pereiras do Lago, da Torre do Lago, de Amares, que descendem dos de Trastâmara, dos da Maia, dos Vilallobos, dos de La- Guardia, e da Biscaia, dos Imperadores Romanos, dos Reis de França, e dos Reis da Judeia, Faraós do Egipto, etc..
Com os melhores cumprimentos,
Limâo.
Enlace directo:
RE: Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Caro confrade João de São Payo
Parabéns pelo extensivo levantamento que nos ofereceu !
Pedia-lhe o favor se me auxiliava a enquadrar nos respectivos Capítulos, os meus respectivos antepassados São Paio:
-Minha 7ª Avó/ http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=39100/Maria Vitória de Melo São Paio (Casa de Espinhosa ?)
-Minha 5ª Avó/http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=68130/Mécia Júlia de Vilas Boas e Sampaio de Barbosa
Fico grato desde já, com os melhores cumprimentos,
Aníbal Pacheco
Enlace directo:
Familia Sampaio - Sampayo - São Payo
Caros Sampaio
Sou brasileira, nascida em Minas Gerais e há tempos pesquiso a origem da minha família. Do lado materno sou uma Sampaio, cujo avô nascido no Rio de Janeiro era José Baptista Sampaio filho de Manoel Baptista Sampaio, português o qual veio de Portugal com mais dois irmãos e cá constituiu família casando-se com Malvina Barreto Sampaio, brasileira. Gostaria muito de ter informações sobre a origem da família.
Se alguém souber informar algum detalhe, será maravilhoso para que eu consiga chegar as origens mais distantes.
Em 2010, fui a Portugal tentar buscar informações e quase cheguei a Vila Flor, onde o mais perto segundo informações seria o ponto de partida desta origem, porém fatores externos não foram favoráveis a minha intenção e fiquei ''aportada'' em Porto
Muito grata,
Claudia Sampaio
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 03:50.