Hierárquia da Administração Pública na Monarquia

This topic is classified in rooms: Direito

Hierárquia da Administração Pública na Monarquia

#54150 | Francisco de Novais | 21 dic 2003 07:50

Caros confrades

Procuro informações sobre a composição e hierárquia dos diversos graus da Administração Pública (civil) no tempo da Monarquia.

Obrigado.

FPN

Respuesta

Enlace directo:

RE: Hierárquia da Administração Pública na Monarquia

#54152 | magalp | 21 dic 2003 11:21 | In reply to: #54150

Caro Francisco

Li não sei onde que a Republica não teria revolucionado muito a hierarquia de Estado em relação à que vigorava na Monarquia Constitucional, limitando-se a substituir o Rei pelo PR e a Câmara Alta, ou Câmara dos Pares pelo Senado, este de curta duração.
Assim teríamos o Rei, Presidente da Câmara dos Pares, Presidente do Parlamento, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e Administrativo, Governo; este tinha a sua própria hierarquia, com o Ministério do Reyno à cabeça.
Mas, na consulta de Decretos Reais, encontramos muita vez o Ministro da Guerra a firmar em 1º lugar e noutros, o Secretário de Estado dos Negócios do Reyno, o que terá algum significado na questão de precedências protocolares.
No antigo regímen era bastante mais complicada, creio eu, a hierarquia de Estado, pois metia a Igreja, as muitas Reais Mezas disto e naquilo, e mesmo (coisa bonita!) deputações do Povo, nas Artes e Ofícios.
Mas esperemos que o António Bivar clarifique, já que o "menino dos anos" de hoje (LVF - que há muito por aqui não aparece e a quem mando um abraço de parabéns), não quererá partilhar connosco o seu muito saber nesta matéria...
Grande abraço
Manuel Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Hierárquia da Administração Pública na Monarquia

#54173 | Francisco de Novais | 21 dic 2003 20:02 | In reply to: #54152

Caro Manuel

Antes de mais muito obrigado pela sua muito amável intervenção. A minha pergunta não era tanto a nível político dos orgãos de soberania mas sim a nível técnico, ou seja, da hierárquia dos funcionários do Estado e outras entidades públicas. Sei que havia os oficiais- maiores, os oficiais-menores, os oficiais de primeira classe, etc. mas não sei quantas catogorias eram e qual a sua estrutura hierárquica.

Um outro grande abraço,

Francisco

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 may 2024, 09:41.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen