«Do Ultimato à República», de Pereira Coutinho

This topic is classified in rooms: Bibliografia

«Do Ultimato à República», de Pereira Coutinho

#54748 | MSPAGraça | 05 ene 2004 10:29

Caros Confrades

Creio que num outro tópico se referiu já a obra «Do Ultimato à República», de Lourenço de Pereira Coutinho, recentemente editado. É um trabalho fácil de ler, com uma abordagem muito interessante do que foi o século XIX português.

Na estrutura, esta obra divide-se em três partes:
- I - análise do contexto europeu do século XIX;
- II - análise do contexto ibérico e, sobretudo, português do século XIX;
- III - análise do e o período balizado pelo Ultimatum inglês e a implantação da República.

Nas primeiras partes, o Autor contribui com uma das mais claras, interessantes e lúcidas análises do século XIX português. Sempre com o mundo político como pano de fundo, com as suas intrigas, tricas e afins, peca por quase ignorar a abordagem social e económica, de que os nossos académicos da História têm sido prolíficos nos últimos anos. Podemos considerar ultrapassadas as tendências economicistas, sociais e demográficas com que nos inundaram nas últimas quatro décadas da Historiografia Portuguesa; contudo, não podemos negar a sua existência, nem tampouco esquecer a sua valia... O tempo da querela entre A. de Almeida Fernandes e J. Matoso já passou...

Fica a obra, certamente de referência obrigatória em estudos futuros sobre o período em causa. Fica uma análise clara de um século tão complexo e cheio de acontecimentos, como foi o século XIX português.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Respuesta

Enlace directo:

RE: «Do Ultimato à República», de Pereira Coutinho

#54827 | LPC | 06 ene 2004 16:44 | In reply to: #54748

Caro Manuel Azevedo Graça:

Agradeço as suas simpáticas palavras sobre o livro "Do Ultimato à República".

Foi propósito do mesmo resumir o que de mais importante se passou em Portugal, a nível político e diplomático, no período que decorre do Ultimato inglês à implantação da República, pelo que os aspectos económicos e sociais não foram alvo de tanta atenção, o que não invalida que concorde consigo quando relembra a importância fundamental destes últimos para o estudo e compreensão da História.

As suas palavras sobre este meu primeiro livro são mais um estímulo para continuar a investigar e para tirar da gaveta os projectos que tenho guardados.

Com os meus melhores cumprimentos,

Lourenço Pereira Coutinho

Respuesta

Enlace directo:

RE: «Do Ultimato à República», de Pereira Coutinho

#54862 | MSPAGraça | 07 ene 2004 10:30 | In reply to: #54827

Caro Lourenço Pereira Coutinho

Quando abri este tópico, estava longe de imaginar que o Autor do livro em causa iria ler os meus comentários. Já não é a primeira vez que aqui falo de um livro, recomendando vivamente a sua leitura.

Aproveito a oportunidade para dizer que fico a aguardar mais trabalhos da sua autoria. Primeiro, pela qualidade aqui mostrada. Depois, porque o período que trata neste livro interessa-me muito particularmente, até por alguns dos projectos que também ainda guardo na minha gaveta.

Sou da opinião que o século XIX continua mal estudado pelos nossos investigadores; pior panorama conhece a passagem para o século XX. É certo que temos alguns relatos de época, normalmente escritos por alguns dos intervenientes nos acontecimentos. É impossível negar a importância dos trabalhos escritos – neste período e sobre este período –, desde os livros de Luz Soriano até às obras de Carlos Bastos. Contudo, a intervenção activa dos seus autores no processo histórico e a falta de distanciamento (até crítico e analítico), faz com que as suas obras se transformem em fontes históricas, quase ao nível das Memórias do Conde de Lavradio e do seu descendente Marquês de Lavradio, ou das Cartas... de João Franco (para dar só alguns dos exemplos mais conhecidos).

Também é certo que os estudos de História Contemporânea têm evoluído na última década. No que diz respeito ao século XIX, é referência obrigatória a Fac. de Letras da Univ. do Porto, com Gaspar Martins Pereira e Jorge Fernandes Alves à cabeça; e no que diz respeito à passagem do século XIX para o século XX, sobretudo por acção da Universidade Nova de Lisboa e pelas penas de Fernando Rosas e Vasco Pulido Valente, entre outros. Contudo, continua a ser um esforço insuficiente, sobretudo por ainda estar num princípio... Espera-se, ainda, que estas academias abandonem definitivamente a escola marxista da História (de enorme valia, mas já ultrapassada, que tentava tudo ver pelas sociologias, demografias e economias), mas sem nunca esquecer a sua produção, o que irá completar a panorâmica...

Acredito que, enquanto não resolvermos historiograficamente este importante período da nossa História (passo o pleonasmo), não seremos capazes de compreender plenamente os acontecimentos dos anos subsequentes. Continua a faltar uma reflexão séria, científica e profunda (leia-se imparcial) sobre o que realmente aconteceu neste período: sobre todo o processo colonial (talvez seja o seu estudo o primeiro a focar definitivamente este problema, comparando os interesses internacionais – sobretudo britânicos – e dimensionando a realidade nacional, processo colonial este, que tanto condicionou o percurso histórico de Portugal); sobre a intervenção (ou falta dela!) dos monárquicos nos acontecimentos que precederam e que sucederam o 5 de Outubro de 1910; sobre o próprio Regicídio e os seus autores (os materiais, Buíça e Costa; e os morais, muito provavelmente o Alpoim e o Ribeira Brava); sobre o comportamento dos governos de Luciano de Castro, Hintze, Franco, Ferreira do Amaral e Campos Henriques; e, sobretudo, sobre toda I República, que continua por estudar...

Já vai longo este testamento. Ficam os mais sinceros parabéns pelo seu livro, esforço sério e balanço importante, que, espera-se, permitirá avançar a historiografia do período em causa.

Com os meus melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Respuesta

Enlace directo:

RE: «Do Ultimato à República», de Pereira Coutinho

#55149 | S.João de Rei | 11 ene 2004 08:48 | In reply to: #54827

Caro Lourenço Pereira Coutinho

Comprei anteontem o seu livro por sugestão de Manuel Azevedo Graça neste tópico. As primeiras páginas que li, achei-as agradáveis de conteúdo honesto e rico. Saltou-me no entanto à vista no início, uma pequena biografia e a data do seu nascimento, e que é a de hoje. Pessoalmente tem a particularidade de também ser a minha, se bem que de uma colheita anterior.
Parabéns pelo dia e pelo livro.

José de Azevedo Coutinho

Respuesta

Enlace directo:

RE: «Do Ultimato à República», de Pereira Coutinho

#55208 | MSPAGraça | 12 ene 2004 09:13 | In reply to: #55149

Caros
Lourenço Pereira Coutinho
e José de Azevedo Coutinho

Ainda que com um dia de atraso, aproveito para deixar os meus mais sinceros parabéns pelo dia de ontem e os votos de que seja por muitos e bons anos...

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Respuesta

Enlace directo:

RE: «Do Ultimato à República», de Pereira Coutinho

#55264 | S.João de Rei | 12 ene 2004 22:40 | In reply to: #55208

Caro Manuel Azevedo Graça

Sinceramente grato.

José Azevedo Coutinho

Respuesta

Enlace directo:

RE: «Do Ultimato à República», de Pereira Coutinho

#55267 | LPC | 12 ene 2004 23:32 | In reply to: #55264

Caros José Azevedo Coutinho e Manuel Azevedo Graça:

Agradeço a ambos e aproveito para dar também os parabéns (embora com algum atraso) ao José Azevedo Coutinho.

Lourenço Pereira Coutinho

Respuesta

Enlace directo:

RE: «Do Ultimato à República», de Pereira Coutinho

#55290 | magalp | 13 ene 2004 12:50 | In reply to: #55208

Caro Manuel S.P.A. Graça

Palpita-me que vou ter o prazer de ler interessantes trabalhos vossos em parceria!
MM

Respuesta

Enlace directo:

RE: «Do Ultimato à República», de Pereira Coutinho

#55293 | MSPAGraça | 13 ene 2004 13:37 | In reply to: #55290

Caro MMM

Tudo é possível. Da minha parte sempre estive disposto para trabalhos em conjunto...

Um abraço grande

MSPAG

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 may 2024, 11:18.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen