Cor de olhos incomum
This topic is classified in rooms: Genética
Cor de olhos incomum
Minha mãe, assim como uma sua irmã, suam mãe, algumas tias e um primo, têm uma cor de olhos que até hoje só vi em minha família: íris castanha circundada por um halo azul. Entrei em contato com um geneticista chamado Paul Morris que me informou ser conhecido um caso na literatura científica em uma localidade na Noruega, mas que não deveria ser muito raro em famílias de origem européia. Gostaria de saber se alguém já viu ou conhece famílias onde esta cor de olhos ocorra. A família de minha mãe é de origem Pernambucana, Lins de Lima.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.
Enlace directo:
RE: Cor de olhos incomum
Caro Ítalo Moraes Rocha Guedes
Não conheço ninguém com as características de olhos que fala. Contudo, este seu tópico «Cor de olhos incomum» fez-me lembrar de uma pessoa que vivia aqui no Porto, que tinha os olhos mais fora do comum que algum dia vi. Um era castanho e o outro verde, sendo um deles raiado por um terço de azul. Concerteza que alguns dos Confrades deste Forum poderão confirmar, pois foi figura conhecida do Porto e da Póvoa de Varzim (donde, aliás, era natural). Era uma pessoa distinta, perfeito «gentleman». Conheço bem os seus filhos, com quem mantenho boa amizade.
Melhores cumprimentos
Manuel Azevedo Graça
Enlace directo:
RE: Cor de olhos incomum
Caro Sr. Manuel, agradeço sua informação, saberia dizer se os filhos do referido senhor lhe herdaram as cores dos olhos?
Para os interessado nos aspectos genéticos da questão, transcrevo o que me escreveu o pesquisador Paul Morris:
"That sounds like the central brown eye color gene. It is supposed to be
not terribly uncomon among europeans (and was described in scandinavian
populations), but this is the first query I have had about it, so it
must be relatively uncommon. We know more about it than for the causes
of gray, hazel, black, and heterocromic eye colors, but not as much as
for the brown/blue and green/blue eye color genes. You can find out a
little more from the omim database entry on brown eye color
http://www3.ncbi.nlm.nih.gov/htbin-post/Omim/dispmim?227220
or from a web search on central brown eye color.
Hope this helps.
-Paul"
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.
Enlace directo:
RE: Cor de olhos incomum
Caro Ítalo
Penso (não lho posso confirmar agora), que uma irmã do dito Senhor tinha características idênticas.
De qualquer modo, é uma família que se destaca por algumas características comuns, como uma madeixa (qual Indira Nerhu!...) e olhos brilhantes, que os distingue a uma certa distância.
Melhores cumprimentos
Manuel Azevedo Graça
Enlace directo:
RE: Cor de olhos incomum
sr Ítalo Moraes Rocha Guedes:
a íris dos meus olhos é formada por um castanho que circunda a pupila e por uma camada mais espessa verde que circunda o castanho. +- como na sua família.
Não é assim tão raro por aqui. O que acontece é que fica com um aspecto verde-azeitona ao longe. Assim a mescla passa despercebida.
É um fenómeno genético normal.
Cordialmente, Miguel R. Júlio
Enlace directo:
RE: Cor de olhos incomum
Caro Sr. Miguel Júlio,
Realmente, parece que são características semelhantes, no caso de minha mãe, a camada castanha ao redor da pupila é mais espessa que o halo azul, mas não muito, mas o contraste entre as duas cores é evidente e chama bastante a atenção, não sendo muito comum no Brasil, creio eu. Permita-me perguntar, de qual região fala, Portugal, presumo? Quando diz que a característica não é rara por aí, refere-se a sua família ou à região em geral?
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.
Enlace directo:
RE: Cor de olhos incomum
Caro Confrade
O seu tópico despertou-me algum interesse, porque conheço casos na minha família em que predominam nalguns parentes certos caracteres psico-somáticos que constituem realmente uma atestado familiar,tão evidente, que mesmos estranhos à família os identificam por esse pormenor físico, tique,ou por ex.os dentes da frente encavalitados um sobre o outro, cova muito pronunciada no queixo,nariz um pouco adunco, particularmente inclinado para um dos lados (embora pouco, mas notado por observador atento),etc.,os lóbulos das orelhas um pouco achatadas em baixo e curioso, os que têm esta característica ouvem maravilhosamente e têm ouvido musical. Outros surdos que nem uma porta.
Não vou entrar em pormenores, seria indiscrição minha, porque felizmente muitos são vivos.
Pensei no que estou a dizer seria uma verdade lapaliciana, pois todas, ou quase todas, as famílias têm casos semelhantes, mais ou menos acentuados.
Mas, de facto num ramo de minha família, é característico os dois dentes incisivos do maxilar superior encavalitados um no outro de modo muito pronunciado e que saltava à vista,e serem sujeitos a correcção.E também um antepassado que tinha ou teve dentes, no céu da boca ( foram certamente arrancados)tendo sido uma pessoa de grande carácter e honradez; e uma avó com dupla camada de pestanas, que tinham de ser constantemente depiladas pela dificuldade que causavam. Felizmente as pessoas de que falo foram e são pessoas sem outros defeitos físicos, porque o estrabismo de alguns também de herança genética que já vem de longe, foi corrigido.
Para terminar sobre tais caracteres somáticos, pois é disto que o tópico refere, concluo com um ramo também de minha família, que sempre me causou muita curiosidade e interrogação, num meio em que predomina a cor mais para o moreno e que o sol alentejano e talvez a origenm de alguns de zona mediterrânica,apresentarem e ainda se nota isso em alguns felizmente vivos,um tom de pele muito branco,tipo alourado ou cabelos castanhos claros, mais tipo nórdico que mediterrânico, e de olhos azulados,pouco pilosos, e de veias muito relevadas, que devido, talvez à cor da pele,destacava muito o tom azulado das mesmas.De onde serão originários?
Muito do que digo será frequente. E nada será fora do normal, pela miscegenação de muitas gerações.Por isso ainda pensei ser descabida tal intervenção, mas como alguns casos que aqui refiro suponho serem pouco ou nada vulgares, dúvida que me levou a participar neste tópico a fim de ser elucidado pelos Confrades conhecedores destes assuntos ou simplesmente interessados como eu. Isto é um assunto atinente á genealogia, pois é obvia a importância que a Genética tem para o estudo das famílias.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Guerreiro
Enlace directo:
RE: Cor de olhos incomum
Os meus pais são alentejanos. O meu pai tem os olhos azuis acinzentados e a minha mãe castanhos escuros.
A minha irmã saiu com olhos azuis normais e eu como lhe descrevi. A genética dos olhos realmente é muito complicada...
Quando me referi a "por aqui" referi-me a Portugal. Tenho notado em mais pessoas com a cor dos olhos igual à minha. Não necessariamente parentes meus.
Cordialmente, Miguel R. Júlio
Enlace directo:
RE: Cor de olhos incomum
oops, eheh, descaí-me :)
Diogo Alenquer é um pseudónimo que uso aqui
Enlace directo:
RE: Cor de olhos incomum
Caro Sr. Rafael Guerreiro,
Acho que intervenções como a sua são altamente relevantes, e na verdade confesso que meu objetivo ao lançar este tópico, além de coligir informações de famílias em que ocorram casos semelhantes ao da minha e talvez determinar uma possível origem geográfica comum, foi levantar outras características fenológicas recorrentes em famílias e que podem servir como marcas de origem, como bem abordou o magistral Vladimir Nabokov em seu Speak, Memory! onde faz o mesmo tipo de comentário acerca de sua família. Creio que deve se tornar claro para todos interessados em genealogia quão poderosa e esclarecedora arma para nós está se tornando e tornar-se-á cada vez mais a genética e espero que não esteja distante o tempo em que no Brasil e em Portugal se façam estudos como um que recentemente se fez na Inglaterra, comparando os cromossomos Y de homens portadores de iguais sobrenomes (varonis, obviamente) e tentando determinar a origem comum (ou não) dos mesmos. É a biologia a serviço da história, para benefício de nós todos.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.
Enlace directo:
RE: Cor de olhos incomum
Emendo: outros surdos que nem uma porta. Isto é, ligados por afinidade e que não apresentam a característica dos pavilhões auditivos (as orelhas)que apresentam uma pequena dobra achatada, mas faltam-me os termos próprios para explicar melhor isto e assim sou impreciso.
Também conheci uns olhos acinzentados-esverdeados, mas que penso ser frequente.
R.C.
Enlace directo:
RE: Cor de olhos incomum
Onde se lê "fenológicas" leia-se "fenotípicas. Desculpem o erro.
RespuestaEnlace directo:
RE: Cor de olhos incomum
Caros Senhores,
A questão da cor dos olhos, além da complexidade que lhe é inerente, desperta naturalmente alguma curiosidade, em especial pela diversidade de cores existentes, designadamente em Portugal, cujo território ora foi invadido por Celtas e Germanos (povos de tez clara, ainda que não fossem os Celtas tão loiros como os Germanos, e de olhos predominantemente azuis e verdes) ora por populações mouriscas (de tez e olhos significativamente mais escuros), sem esquecer certamente a presença milenar de Judeus na Península (conhecidos pela vivacidade dos seus olhos, independentemente da cor que estes apresentam), e, como tal, constitui uma amálgama de sangues e fisionomias.
Do pouco que sei sobre esta matéria, julgo que uma criança que nasça filha de mãe e pai de olhos azuis, terá obrigatoriamente o azul como a cor dos seus olhos. Do mesmo passo que uma que nasça filha de mãe e pai de olhos castanhos, poderá eventualmente apresentar, igualmente, olhos azuis, desde que algum dos seus antepassados até à 5ª geração (não tenho bem a certeza sobre o número) o tivessem.
Posso dizer que em minha casa, tendo meu Pai olhos verdes muito claros (que, por vezes, se assemelham a azul) e minha Mãe olhos de um castanho muito claro (esverdeado), a minha Irmã tem olhos verdes, o meu Irmão tem olhos azuis muito claros e eu tenho olhos castanhos-esverdeados. Sorte a dos meus Pais, pois que nenhum dos filhos nasceu com a mesma cor de olhos!
De qualquer maneira, não sou certamente um especialista na matéria, pelo que seria mais indicado que algum se pronunciasse sobre o assunto.
Melhores cumprimentos,
Luís Froes
Enlace directo:
RE: Cor de olhos incomum
Esse assunto é mesmo interessante!Meu pai tem olhos azuis claros,minha mãe tinha os olhos azuis escuros,mas meus avós tinham olhos azuis e castanhos escuros.A cor de meus olhos é algo indefinível,pois conforme a variação de luz,ora é azulado,ora esverdeado.Isso porque no meio dos olhos há como um sol amarelo e o restante do olho é azul escuro.Muitas pessoas me perguntam qual a cor,mas nem eu sei.O pai de meus filhos tem olhos verdes claros e meus filhos saíram com olhos verdes claros,as meninas(2) e o menino tem os olhos cor de mel,quase verdes.É incrivel essa genética!
RespuestaEnlace directo:
RE: Cor de olhos incomum
CARO ITALO SERIA POSSIVEL DIZER-ME QUAL A ORIGEM DO SEU NOME GUEDES?
ANDO A FAZER MINHA ARVORE GENEALOGICA E PELO QUE PUDE CONSTAR GUEDES É DE ORIGEM PORTUGUESA
OBRIGADO
SONIA GUEDES VISEU PORTUGAL
isaguedes@iol.pt
Enlace directo:
RE: Cor de olhos incomum
Olá Manuel
A este propósito também o nosso parente, Francisco José Peile da Costa Maya, tinha um olho castanho e o outro azul. Creio que era a minha tia que dizia por brincadeira que só gustava da metade da cara com o olho azul.
Enlace directo:
RE: Cor de olhos incomum
Na verdade, li uma matéria agora aqui na net (http://www.thetech.org/genetics/ask.php?id=29) que confirma o que eu já acreditava!!
Pai e mãe de olhos azuis podem SIM ter filhos com olhos castanhos. A herança genética para cor de olhos não é como para daltonismo, por exemplo, onde, exististindo apenas o heterozigoto e o homozigoto, define-se se o indivíduo é daltônico ou não (lembrando que o daltonismo é herança genética ligada ao sexo).
A cor dos olhos (assim como cor de cabelo e cor da pele) é um tipo de herança que depende de vários alelos para determinar uma cor fenotipica (que varia desde o preto até o azul puro).
Não se esqueçam de Elizabeth Taylor que tem os olhos lilases (é a cor de olho mais rara, só se tem notícia dela)... e nem por isso os pais dela as tinham, ok???
Abraços,
Polly.
Enlace directo:
RE: Cor de olhos incomum
Penso que estas variações não deverão ser muito anormais, veja-se o caso da minha família:
Na minha Familia materna, quem conheço ou conheci todos têm os olhos castanho escuros ou muito escuros.
Na minha familia paterna quem conheci todos também têm os olhos castanhos escuros.
A minha mãe tem os olhos castanho escuros e a minha irmã castanho muito escuro.
Nada anormal até aqui. mas:
O Meu avô paterno tinha olhos azuis.
O Meu pai tem olhos castanho claros raiados a verde, e um pequeno halo à volta da íris também verde.
Eu tenho olhos azul acinzentados, aliás uma cor que nunca vi em ninguém, mas achei interessante pois alguém aqui referiu essa característica em alguém alentejano como eu.
Abraços
Ricardo Mendes
Enlace directo:
RE: Cor de olhos incomum
Penso que o essencial já foi dito aqui, e á algum tempo; mas de qualquer modo, como recém-chegado a este recem-descoberto e magnifico sitio, gostaria de deixar a minha experiencia pessoal:
A minha avó materna tinha os olhos semelhantes ao da lucia1965, mas nao variavam apenas conforme a luz - tambem de dia para dia, nunca tinham o mesmo tom, e lembro-me de a conhecer (faleceu recentemente) com olhos azuis curos, azul desmaiado, verde azeitona, e cinzentos, para só referir as cores mais fáceis de identificar.
Segundo parece (porque nem eu nem a minha mae chegámos a conhecer a sua mae, nem nunca lhe perguntámos), ela herdou os olhos claros da minha bisavó, porque o seu pai, meu bisavo tinha olhos castanhos.
A próposito de individuos com um olho de cada cor, penso que o caso mais "famoso" é o do artista conhecido como David Bowie - também conhecido por "camaleao" - tem um olho castanho e outro azul, penso.
Curiosamente, encontrei uma situacao semelhante, mas num GATO - com um olho azul e outro verde; tenho mesmo uma foto que o comprova.
Embora nao tenha qualquer relevancia para o caso, queria referia que encontrei o gato em Montalegre, Transmontano, portanto, tal como a minha avó - e alargando a informacao a outro tópico que encontrei aqui, que questionava a alvura dos Portugueses, tenho a dizer que nessa área especifica de T.Montes (entre Montalegre e Chaves) existem muitas aldeias em que os individuos de cabelo e olhos claros sao maioritários ou dominantes, só se diferenciando de possiveis nórdicos pela baixa estatura.
Atenciosamente,
Nuno Y
Enlace directo:
RE: Cor de olhos incomum - TEXTO EDITADO
(Peco desculpa, lembrei-me tarde demais que o texto não deve ser fácil de ler sem os típicos assentos á portuguesa, mas o meu teclado é inglês, e por vezes esqueço-me de corrigir os textos no Word…)
Penso que o essencial já foi dito aqui, e á algum tempo; mas de qualquer modo, como recém-chegado a este recém-descoberto e magnífico sitio, gostaria de deixar a minha experiência pessoal:
A minha avó materna tinha os olhos semelhantes ao da lucia1965, mas não variavam apenas conforme a luz - também de dia para dia, nunca tinham o mesmo tom, e lembro-me de a conhecer (faleceu recentemente, permitam-me a homenagem) com olhos azuis escuros, azul desmaiado, verde azeitona, e cinzentos, para só referir as cores mais fáceis de identificar.
Segundo parece (porque nem eu nem a minha mãe chegámos a conhecer a sua mãe, nem nunca lhe perguntámos), ela herdou os olhos claros da minha bisavó, porque o seu pai, meu bisavô tinha olhos castanhos.
A propósito de indivíduos com um olho de cada cor, penso que o caso mais "famoso" é o do artista conhecido como David Bowie - também conhecido por "camaleão" - tem um olho castanho e outro azul, penso.
Curiosamente, encontrei uma situação semelhante, mas num GATO - com um olho azul e outro verde; tenho mesmo uma foto que o comprova.
Embora não tenha qualquer relevância para o caso, queria referia que encontrei o gato em Montalegre, Transmontano, portanto, tal como a minha avó - e alargando a informação a outro tópico que encontrei aqui, que questionava a alvura dos Portugueses, tenho a dizer que nessa área especifica de T.Montes (entre Montalegre e Chaves) existem muitas aldeias em que os indivíduos de cabelo e olhos claros são maioritários ou dominantes, só se diferenciando de possíveis nórdicos pela baixa estatura.
Atenciosamente,
Nuno Y
Enlace directo:
RE: Cor de olhos incomum - TEXTO EDITADO
(Peço desculpa, lembrei-me tarde demais que o texto não deve ser fácil de ler sem os típicos assentos à portuguesa, mas o meu teclado é inglês, e por vezes esqueço-me de corrigir os textos no Word……)
Penso que o essencial já foi dito aqui, e á algum tempo; mas de qualquer modo, como recém-chegado a este recém-descoberto e magnífico sitio, gostaria de deixar a minha experiência pessoal:
A minha avó materna tinha os olhos semelhantes ao da lucia1965, mas não variavam apenas conforme a luz - também de dia para dia, nunca tinham o mesmo tom, e lembro-me de a conhecer (faleceu recentemente, permitam-me a homenagem) com olhos azuis escuros, azul desmaiado, verde azeitona, e cinzentos, para só referir as cores mais fáceis de identificar.
Segundo parece (porque nem eu nem a minha mãe chegámos a conhecer a sua mãe, nem nunca lhe perguntámos), ela herdou os olhos claros da minha bisavó, porque o seu pai, meu bisavô tinha olhos castanhos.
A propósito de indivíduos com um olho de cada cor, penso que o caso mais "famoso" é o do artista conhecido como David Bowie - também conhecido por "camaleão" - tem um olho castanho e outro azul, penso.
Curiosamente, encontrei uma situação semelhante, mas num GATO - com um olho azul e outro verde; tenho mesmo uma foto que o comprova.
Embora não tenha qualquer relevância para o caso, queria referia que encontrei o gato em Montalegre, Transmontano, portanto, tal como a minha avó - e alargando a informação a outro tópico que encontrei aqui, que questionava a alvura dos Portugueses, tenho a dizer que nessa área especifica de T.Montes (entre Montalegre e Chaves) existem muitas aldeias em que os indivíduos de cabelo e olhos claros são maioritários ou dominantes, só se diferenciando de possíveis nórdicos pela baixa estatura.
Atenciosamente,
Nuno Y
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 02:43.