Cartas de Brasão - Vol. II
This topic is classified in rooms: Bibliografia | Heráldica
Cartas de Brasão - Vol. II
Ex.mos Senhores,
A "descoberta" recente de um códice que fez parte do Cartório da Nobreza, bem como dezenas de diplomas inéditos recebidos nos últimos 2 meses, permitem-me avançar com um 2.º volume de cartas de brasão, em número próximo dos 300, a lançar em Junho deste ano.
Solicito, assim, informações/cópia de CBA inéditas ou, ainda, de diplomas publicados em obras que não o Arquivo Heráldico-Genealógico e Cartas de Brasão de Armas - colectânea.
Agradeço desde já qq informação.
NB
nuno borrego arroba netcabo ponto pt
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Tenho cópia da carta de brazão de armas dada em 1724 a Farncisco Machado de Faria e Maya, Capitão Mor da Vila de Lagoa, Açôres. Posso se quize enviar-lhe cópia por email.
Cumprimentos
Jose Maia
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro José Maia,
Essa CBA foi publicada pela 1.ª vez no Archivo dos Açores e foi inserida, conforme aí consta, nas Cartas de Brasão - colectânea. Caso possua cópia a cores do debuxo das armas agradecia cópia, que inserirei com todo o gosto no 2.º volume, remetendo para o texto do 1.º.
Cumprimentos,
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno Borrego,
Tenho a carta de brazão de armas concedido a Francisco António da Silva Mendes, natural de Viseu, cavaleiro professo na ordem de Cristo e um dos Contratadores Gerais do Tabaco deste Reino (…) passada em 3.12.1818. Caso tenha interesse enviá-la-ei por correio electrónico.
Os meus cumprimentos,
José Pedro Castro
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro NB,
Tenho cópia a cores do debuxo das armas que terei muito gosto em lhe enviar por e mail. Se não lhe desse muito trabalho gostava de ter cópia da carta de brazão que consta na colectânea que refer, para comparar com a que tenho.
mande-a para jdmfm arroba sapo pt e diga-me qual é o seu e mail
Cumprimentos
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro José Pedro Castro,
Muito agradeço a notícia da posse dessa CBA, que anoto. Todavia faz parte do AHG do Visconde de Sanches de Baena e essas resolvi não transcrever na íntegra, por ser tarefa morosa, muito embora seja obra que necessita correcção, principalmente de natureza heráldica, pelas omissões que apresenta.
Grato pela indicação,
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno Borrego
Quando é que é publicada uma colectânea de CBA's verificadas pelo CN ?
Abraço,
Francisco
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Francisco,
Não faço ideia. Gostaria de "apanhar" essa tarefa :o), e já manifestei esse interesse a algumas pessoas que tiveram responsabilidades na comissão de genealogia do CN.
Abraço
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Francisco,
No próximo número das "Armas e Trofeus" sairá um trabalho do Arq. Segismundo Pinto de homenagem ao Brig. Calvão Borges, Presidente da Comissão de Heráldica do CN entre 1993 e 2000, com todos os alvarás de brasão de armas passados nesse tempo (nome do agraciado, data do parecer da Comissão, armas atribuidas e diferença).
Ficam a faltar a faltar as genealogias e os alvará entre 1985 e 1993 e 2000-2002.
Uma colectanea geral só se for publicada pelo CN - ou por quem lhe suceder - pois este não deixava consultar os processos.
Abraço
Lourenço
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Lourenço,
Pensava numa coisa mais abrangente, desde a Comissão de Verificação à extinção do CN, com linhas genealógicas por onde provêm as armas e desenho das armas, caso os titulares dos alvarás os facultassem, bem como os pareceres do presidente da comissão ou relator do processo, julgo que serão largas centenas de alvarás.
O problema da não apresentação da genealogia pode levantar dúvidas aos menos entendidos e não só, ao verem alguém usar um esquartelado de apelidos que não usa.
Abraço
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Nuno,
Mais abrangente seria o ideal, com genealogias, descrição das armas, etc, mas isso só seria possível com autorização do CN para consutal os processos, o que não acontece e não acredito que venha a acontecer. Como dentro do CN não havia ninguém que se aventurasse a tão grandiosa tarefa, ficou sempre adiada a publicação... provavelmente para sempre!
Abraço
Lourenço
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno Borrego:
Estou interessadíssimo na aquisição dessa segunda colectânea de CB(s).
Caso venha a interessar-lhe, recebi alvará de BA de meus maiores pelo CN no ano de 1989.
Disponha.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Pedro,
Registo o interesse. Nas suas investigações se "tropeçar" nalguma pública forma de CBA inédita avise-me :o), elas aparecem onde menos se espera, desde processos militares ao santo ofício.
Abraço,
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Meu caro Nuno
Como se sabe a nossa BPMP possui uma invejável colecção de manuscritos genealógicos dos quais muitos terão o maior interesse para uma investigação séria a vários níveis, inclusivamente nas pesquisas de processos militares. Não são hoje de consulta fácil, mas essa dificuldade pode ser contornada.
Já tive na mão uma cópia dum documento desses, contendo já vários despachos à margem (não sei produzidos por quem), onde se verifica que a "provança" exigida era realmente muito deficiente. Baseava-se nas declarações dum tio-avô do pretendente a oficial do Exército Real, vagamente certificadas por autoridades religiosas, o Dom Abbade de Tibães, o vigário-geral da Arquidiocese de Braga, etc.
O documento tem de facto imprecisões e até evidentes erros.
Isto no princípio do séc. XIX, portanto bem depois das rigorosas determinações de SA o Conde von Schaumburg-Lippe, esse nobilíssimo reorganizador do nosso Exército.
Por outro lado, em relação aos processos de FSO também sabemos que a sua percentagem de fiabilidade está longe de ser a 100%...
Creio que bem mais fiável será a documentação AUC que o nosso simpático confrade Dr. Pedro tão bem domina na madre das Universidades portuguesas!
Um abraço, cheio de dúvidas não só nos arquivos do CN mas também em todos os arquivos diplomáticos sejam aqui, sejam em Simancas, por toda essa Europa fora!
MM
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno Borrego
Estária interessado numa carta de brazão de armas - SILVAS E GARCEZ - do Padre Manuel da Silva Garcez DE 2.12.1832 ?
um abraço . José Manuel Bela Morais.
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro José Manuel Bela Morais,
Agradeço a referência a essa CBA mas, por enquanto, não vou compilar na íntegra as referidas por Sanches de Baena, por falta de tempo, muito embora julgue que é trabalho a fazer-se, pelas omissões e erros de transcrição. Fico com a referência da posse dessa CBA. Muito obrigado.
Abraço
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Manel,
Antes de mais obrigado pelo almoço, o próximo é meu, e pela visita guiada aos alfarrabistas da Invicta.
Os alvarás emanados pelo CN revestem-se de particular valor, para mim, pelas genealogias que os suportam, muitas vezes com documentação inédita que faz parte de arquivos particulares, onde muitas vezes estão CBA inéditas :o)
Por outro lado alguns desses processos permitem localizar ramos familiares dos quais se perdeu o rasto nos últimos 100 anos.
Em relação às provanças, e outras inquirições de mecânicas e limpeza de sangue, sempre foram muito deficientes, desde o Santo Ofício às provas testemunhais para CBA, isso está provado em muitos casos.
Nas CBA aquilo que existia era uma prova testemunhal que visava pais e avós do requerente, embora muitas transcrevam entronques genealógicos medievais esses elementos eram colhidos nos nobiliários, que têm o valor que cada um lhes quer dar.
As habilitações para o Santo Ofício, embora mais rigorosas, porque analisam o mais leve rumor de cristã-novice, também apresentam falhas, p.e., quando dois parentes com um tronco comum, pelo qual estão infamados, um é familiar e o outro não.
Nas ordens militares a mecânica era muitas vezes suprida pelo Rei e assunto resolvido.
Enfim um assunto complexo e cheio de nuances, que varia de caso para caso.
Abraço
NB
Enlace directo:
Biblioteca Municipal do Porto-mss.
Meu Caro Manuel Maria:
Aproveito a sua “deixa” para juntar a este tópico a relação dos “Manuscriptos Chartaceos Heraldicos e Genralogico” da Biblioteca Municipal do Porto, publicada em 1900; pode interessar a outros Confrades:
“HERÁLDICA
- 270- Duarte (Dom) (Neto de D. Manoel): Cópia do seu livro de “Brazões”, 1632 – desenhos coloridos, 1 vol. In-folio.
- 271- (1) Tractado de Armaria e Nobiliario em Hespanhol; (2) Livro d’Armas de Portugal [Texto]; (3) Sá João Rodrigues de Sá –Copias Heráldicas; (4) Brazões Portuguezes (Dezenhos) – 1 vol. in-folio
-272- Brazões (53) portuguezes em desenho colorido de famílias, somente titulares – 1 vol. 8º peqº
-273- Arte de Armaria, e Brazões de Cidades e Villas de Portugal – 1 vol. fol.
-274- Pereira (O Dr. João Pacheco): Theatro Heraldico ou Livro de Armaria que contém os Brazões da Nobreza d’este Reino composto e illuminado pelo sobredito- 2 vol. fol.
-274 A – Pacheco Pereira (Fr. Francisco de Santa Maria Maior): Trofeu Lusitano ou Tractado da Nobreza Civil 1804 (Incompleto)- 1 vol. fol.
-275- Legado do Conde de Azevedo, ms. Nº80 – Um livro antigo de insígnias, signaes e escudos (sem frontespício)
-276- Albergaria (P.e António Soares de): Tropheos Lusitanos.
GENEALOGIA
-277- Pedro (O Conde D.) – Livro de Linhagens – É uma cópia em lettra antiga, que no Dod. Nº 476 está em escripta moderna – 1 vol. fol.
-279- id.
-279 bis- Pedro (O Conde D.) – Chronica, copiada de um antigo Mss. Que existia na Bibliotheca do Arcebispo d’Evora D. Frei Manoel do Cenaculo e Villas Boas, 1806 – 1
fol.
-280- Goes (Damião de) – livro de Gerações e cópia d’aquelle que por certos respeitos desappareceu da Torre do Tombo. Acrescentado em parte pelo P.e Frei Bartholumeu d´Azevedo de outros livros Mss.- 1 vol. fol.
-281- Louzada (Gaspar Alvares): Annotações extrahidas da Torre do Tombo sobre familias etc.. O principio mutilado; o todo indigesto – 1 vol.fol.
-282 –Tavares (Xisto): Nobiliario. Copia do que estava na Torre do Tombo – 1 vol.fol.
-283- Lima (D. Antonio de): Nobiliario, 1vol. fol.
-284- Faria (José de): Genealogia de famílias de Portugal- 1 vol. fol.
-285- Tractado Genealogico das família illustres do Reino de Portugal. Diz ser um 14º tomo. - 1 vol. fol.
-286- Nobiliario, que começa == Titulo dos reis Suevos – 1 vol. fol.
-287- Nobiliario: - Começa pelos Reis Suevos que reinaram na Galliza e entre Douro e Minho- Fol.
- 288- Livro de Gerações dos Reis de Portugal e Genealogias de Casas illustres -1 vol. fol.
-289- Napoles (Diogo Esteves da Veiga): Nobiliario das familias de Portugal; Parte I-1625-1 vol. fol.
-290-Barros (A.H.): Apontamentos de Nobiliarchia, Lamego 1826 – 1 vol. 4º
-291- Coutinho (O revº Dom Diogo de Gouvea Osorio): As Ill.mas familias da sempre nobilissima Provincia do Minho.- 2 vol. fol.
-292- Fonseca (Alvaro da): Relação da nobre familia dos = Fonsecas = do Reino de Portugal e origem da nobre familia dos = Coutinhos = que sahiu das dos Fonsecas. Evora 1653- 1 vol. fol.
-293- Nobiliario (dos Viscondes de Barbacena) - 2 vol.fol.
- 294- Caldeira (Amaro Joaquim Richard Bellue Pinto: Nobiliario – 1 vol. fol.
-295- Silveira (D.Luiz Lobo da): Nobil. E geração e feitos dos Silveyras- 1 vol. fol.
-296- Souto Maior (Francisco Felix Carneiro): Tabulas Genealogicas da Casa de Balsemão, 1ª e 2ª parte, 1790 – 1 vol. 8º.
- 297- id.: Delineação Genealogica em que se mostra que Luiz Pinto de Souza descende dos Imperadores da Allemanha, de Constantinopla, de Roma e da Russia por 813 linhas conhecidas e provadas. 1792 (digna de se ver) – 1 vol. fol.
-298- Nobiliario que tracta dos Peixotos da Casa da Pouzada junto a Guimarães-1 vol. fol.
- 299- Arvores de Costado dos Duques, Maequezes e Condes que floresciam em o anno de 1623. – 1 vol. fol.
- 300- Theatro Genealogico que contém Arvores de Costados- É o tomo 2º - 1 vol. fol.
-301- Arvores de Costados – 1 vol. fol.
- 1 vol.fol.Real e Grandes de Portugal, 1803 – 1 vol. fol.
-304- Nobiliario – 1 vol. fol.
-305- É um Caderno in-fol. que contem tres Mostradores do 1º, 2º e 3º tomo das Arvores de Costados das Provincias e um Catalogo das Arvores de Costado das Cidades, Villas e Lugares com o nome das Quintas que são Morgados (É um índice).
-306- Mendes (Francisco Coelho): Advertencias feitas ao livro intitulado “Nobiliarchia Portugueza” – 1 vol. 4º.
-307- Nobiliario-1 vol. fol.
-308- Livro de Genealogias (É um 2º Tom.) – 1 vol. fol.
-309- Nobiliaria em forma indigesta – 1 vol. fol.
-310- Athaíde (Manoel de Carvalho de). Nobiliario de Segredos Genealogicos – 1 vol. fol.
- 311- Nobiliario- Tem segredos de labeos etc., 1725 -1 vol. fol.
-312- Gabinete Genealogico ou Collecção de Memorias secretas e Reflexões sobre algumas famílias de Portugal e Hespanha, em que se declaram os seus labéos e quebras de Nobreza = Notas e emendas = ás Arvores do Theatro Genealogico do dito D. Tevisco, 1808 -2 vol. fol.
-313- Notas e emendas ás Arvores do Livro = Theatro Genelogico de D. Tevisco
-314- Apontamentos Genealogicos – 1 vol. 4º
-315- Nobiliario. Traz um Regimento de Sizas. Parece um 2º vol. – 1 vol. fol.
-316- Os livros da nobreza civil. De Jerónymo Osorio Lusitano, bispo de Silves; trasladados do latim em vulgar por José Anastasio da Costa e Sá, Lisbonense, 1788- 1 vol.in-4º.
-317-Tratado de Nobreza, extrahido de vários auctores- 1 vol.fol.
- 318- Titulo de Rangeis: Tirados dos livros de Diogo de Rangel de Macedo, de Pedro Vieira da Silva, de Felix Machado, de D. Antonio Caetano de Souza, e de Calixto Rangel, de José Freire Monterroyo, e de outros mais Nobiliarios, e documentos authenticos – 1 vol. fol.
-319- (não existe)
-320- Alão de Moraes (Christovão) – Pedatura Lusitana – 5 vol. fol.
-320-A Alão de Moraes (Christovão): Theatro da Nobreza da Europa. Porto 1690 – 1 vol. fol.
-321- Alão de Moraes (Chrisovão): Sedatura (sic) Lusitana-Hispanica – 9 vol. fol.
-322 – Peruzello (Abbade de), Mello (João d’Araujo Costa e): Nobiliario Alphabetico das Familias Nobres e Illustres do Reino de Portugal, e d’outras, que n’elle apparentam insinuadas pellas lettras do Alphabeto – 13 vol. fol.
-323- Peruzello (Abbade de), Mello (João d’Araujo Costa e): Arvores de Costados do Reino – 1 vol. fol
-324- Madre de Deus (Fr. João da ): Nobiliario da Caza do Cazal do Paço (Arcos de Val de Vez ( 14 vol. numerados de 1 até 16 (faltando o 3º e o 9º).
-325- Madre de Deus (Fr. João da ): Pumar genealogico da Caza do Cazal do Paço offerecido a Senrª D. Maria Josepha Luiza de Gouvêa sua sobrinha – 2 vol. fol.
-326- Pacheco (Fr. Francisco): Arvores de Costado – 2 vol. fol.
-327 – Pacheco Pereira (Fr. Francisco de Santa Maria Mayor), monge Benedictino: Miscellanea Genealogica – 1 vol. fol.
-328 – Pacheco Pereira (Fr. Francisco de Santa Maria Mayor): Miscellanea Genealogica – Inclue uma lista dos D. Abbades de Paço de Souza e dos Vereadores do Porto – 1vol. fol.
-329 – Pacheco (Fr. Francisco de Santa Maria Mayor): “Supponho eu pois o A. era filho do Dr. João Pacheco Pereira da Casa de Bello-Monte no Porto”. Miscellanea Genealogica- 7 vol. fol.”
***
Para alguns dos títulos, o Catálogo contém uma relação das armas e/ou uma “taboada” com os apelidos das famílias tratadas na obra
Forte abraço,
João
Enlace directo:
RE: Biblioteca Municipal do Porto-mss.
Caro João,
Não sabe quem é o autor do 293 (Nobiliário que pertenceu aos Viscondes de Barbacena)? Procuro há anos as genealogias feitas por Martim de Castro do Rio, sem sucesso até hoje.
Abraço
NB
Enlace directo:
RE: Biblioteca Municipal do Porto-mss.
Caro Nuno:
Não diz quem é o autor. Tem a seguinte nota:
" 0,332x0,202m. Encadernado. Do século passado.
Papel. A P n'uma parte, e da outra aguia de duas cabeças com 1 só coroa. Começa "Viscondes de Barbacena. Da Villa de Barbacena, que he na Provincia do Alentejo, Comarca de Elvas, creou El-Rey D. Affonso 6º - Visconde a Affonso Serão "A.P." as iniciais do autor?
Furtado de Mendonça por carta que lhe passou a 19 de Dezembro de 1661" E cita à margem "Tor. do Tombo L.41, f. 133 da sua Ch.". O 1º vol tem 274 folios e o 2º 256 ditos. No fim d'este um Indice, por titulos e officios (só do 1º)".
E é tudo o que consta. Pela data ("do século passado.." ), não pode ser atribuído a Castro do Rio (talvez uma cópia?).
Um abraço,
João
Enlace directo:
RE: Biblioteca Municipal do Porto-mss.
Caro Nuno:
O texto da minha nota anterior saíu "baralhado". Repito o que transcrevi do Catálogo:
" 0,332x0,202m. Encadernado. Do século passado. Papel. A P n'uma parte, e da outra aguia de duas cabeças com 1 só coroa. Começa "Viscondes de Barbacena. Da Villa de Barbacena, que he na Provincia do Alentejo, Comarca de Elvas, creou El-Rey D. Affonso 6º - Visconde a Affonso Furtado de Mendonça por carta que lhe passou a 19 de Dezembro de 1661" E cita à margem "Tor. do Tombo L.41, f. 133 da sua Ch.". O 1º vol tem 274 folios e o 2º 256 ditos. No fim d'este um Indice, por titulos e officios (só do 1º)".
Sorry.
João
Enlace directo:
RE: Biblioteca Municipal do Porto-mss.
Caro João,
Obrigadíssimo pela nota. Devo ir ao Porto até final do mês e passarei pela Biblioteca.
A Livraria dos Condes de Barbacena, como todos os bens livres, foram vendidos em 1856, depois da morte do último titular. Há uns anos localizei e fotocopiei todo o inventário orfanológico elaborado na altura. A Livraria embora tivesse muitas obras genealógicas já não tinha os manuscritos de Martim de Castro do Rio, ascendente varonil desta família, que Barbosa Machado (salvo erro) informa existirem na Biblioteca dos Duques de Cadaval, manuscritos de qualidade, ao que parece.
Abraço
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Ex.mo Senhor
Talvez seja do seu conhecimento,a informação que envio; se assim for,ficará como curiosidade para quem consultar este tópico.
Tenho em meu poder a transcrição do Brasão de Armas de Clemente da Silva Lobão Telo, passado em 1725; a fotocópia da carta de brasão de Francisco de Sodré Pereira (regº.1803); a transcrição da de João Camacho de Brito; e a fotocópia da Certidão de Brasão de Armas e Fidalguia de Dionisio Cotrim de Sousa. ( que me foi oferecido por descendentes).
Cumprimentos.
RC
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
A de João é de 1780 e a de Dionísio de 1758
RC
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Rafael Carvalho,
Muito agradeço a o seu post.
A 1.ª CBA, inédita, é hoje propriedade dum descendente, António de Lobão, de Serpa.
Da 2.ª, inédita, tem cópia ou original o Arq. Segismundo Pinto.
As outras constam do AHG. Se me puder facultar cópia integral agradeço, embora vá tentar fotografar, caso não possua, o debuxo das Armas. Diga a forma que mais lhe convier, para me facultar essas cópias, se assim o entender.
Cumprimentos
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Exmo.Snr. Nuno Borrego
Sendo um leitor frequente deste forum ,interessado em quase tudo que V.Exas. escrevem e por bem,normalmente atento,venho informar que tenho na minha posse uma cópia de uma carta de brazão de uma antepassado de minha mãe,o armigerado António José Pereira(5/5/1761),do qual pouco mais informação possuo,e que ponho ao dispor de V.Exª.
Sou descendente da Casa da Ribeira,Vale de Bouro ,Celorico de Basto,e não possuimos qualquer carta de armas nos arquivos(extraviadas,pela certa) se bem que existam talhados brazões no exterior(pedra) e interior(madeira)que não são propriamente iguais.
A familia vem descrita no Felgueiras Gaio e nas Ùltimas Gerações( de Sousa Machado).
Tenho um alvará de confirmação de armas passado pelo Conselho de Nobreza,identicas a um dos brazões existente,mas com diferença.(Leite,Sousa,Machado,Andrade).
Agradecia que se nas Suas investigações
encontrasse algum documento ou cópia,rela-
cionada com esta Casa o favor de me informar.
Este pedido é extensivo a todos os frequen-
tadores deste forum.
Melhores cumprimentos e um voto de continuação de bom trabalho,como nos habituou.
João de Sousa Machado
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Manuel Magalhães,
Conhece o Nobiliário do Visconde de S. João da Pesqueira, que foi doado ao bispado do Porto?
José António Reis
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Ex.mo Senhor João de Sousa Machado,
Muito agradeço a indicação dessa CBA, inédita, e dum período cujos copiadores desapareceram, emboram sejam posteriores ao terramoto, tudo por intermédio de um escrivão da nobreza, embora o Dr. Manuel Artur Norton tenha os tenha reconstruído em parte.
Caso queira enviar um email (o meu está no post q abre o tópico), poderemos combinar a forma e gastos de envio.
Vou procurar nos livros e apontamentos que possuo se encontro algum armigerado com esse esquartelado.
Com os melhores cumprimentos,
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno:
Aproveito para lhe lembrar que lhe deixei uma mensagem minha no seu mail, à qual ainda não obtive resposta. Também diz respeito a uma carta de armas - de Manuel de Miranda -, que já conhece.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Pedro,
O seu pedido vinha "agarrado" às Boas Festas. Já lhe respondi.
Abraço
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Em seguimento ao m/post informo que a carta de brasão de armas passada a João Camacho de Brito (fui verificar na base de dados que tenho) é a mesma que vem descrita no Boletim da Academia Portuguesa de Ex-Libris -Maio de 1960 -Ano V - n.º 14 e aí descrita na íntegra e que,certamente, o Senhor Arq.o Segismundo Pinto, com quem não tenho tido a oportunidade e gosto de conversar, há anos; mas, creio que lhe poderá facultar o mencionado Boletim.
Sobre a de Dionizio Cotrim de Sousa,como soube dela, pois a tive muito tempo em casa, com permissão do seu actual dono e legítimo descendente, daria uma informação deveras curiosa e muito interessante, mas já lá vai o tempo que me alongava em certos pormenores. Mas existe o anel respectivo,da época da ref.da certidão, de ouro, mesa oval e gravado de acordo com o brasão documentado. E fui eu, por feliz acaso,e satisfeito me encontro por isso,que descobri o resp.º sinete em casa de pessoa que não pertence à família armigerada, em vila alentejana, que nada faria supor.
Não lhe posso já facultar a fotocópia a cores do respectivo brasão, que depois iluminei e ofereci, embora tendo respeitado a disposição do esquartelado, o timbre e obviamente as cores e metais,dei-lhe uma feição diferente: no elmo e bem assim o paquife e correias. A referida certidão de Brasão de Armas estava encerrada em capa forrada de veludo carmesim e o brasão iluminado apresentava leves manchas.
1.ºquartel- Rebelo ; 2º.Cotrim; no 3.º Lemos e 4.º Meireles. É um conjunto heráldico de grande beleza, e naturalmenbte de famílias de grande representação genealógica.
Tenho a impressão, mas vão passados largos anos, que teria falado neste assunto,a confrades, que o eram, no tempo que fui sócio do IPH.
Vou tirar fotocópia para lhe enviar. Pode levar alguns dias, mas gostava que me facultasse um endereço postal, por mail, ou aqui. Será como achar mais conveniente.
octaviocarvalhoarrobanetcabopontopt
RC
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno:
Já reparei na sua mensagem. Obrigado. Fico a aguardar notícias.
Um abraço e tudo de bom.
Disponha.
Sempre,
Pedro França
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno:
Já reparei na sua mensagem. Obrigado. Fico a aguardar notícias.
Um abraço e tudo de bom.
Disponha.
Sempre,
Pedro França
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno Borrego
Por acaso tem a descrição da carta de brasão passada em 1616 a Clemente Pires Farinha Barreiros ?
Abraços
Óscar Caeiro Pinto
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro José António Reis
Bem que gostaria, mas nasci cerca de 2 anos depois da morte da Tia Adelaide Pesqueira, quando a bela casa da Rua do Triumfo estava já na posse da Diocese...
Não tive portanto a possibilidade de conhecer o seu riquíssimo recheio e neste, o famoso "museu de D. Miguel" que estava destinado ao seu neto Dom Duarte Nuno e, creio bem, nunca lhe terá posto os olhos em cima...
"Falaremos" nisso por e-mail.
MM
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno
Tenho comigo a CBA de António Carlos Cary, pagem da Rainha D. Catarina de Inglaterra, passada no ano de 1748, que descobri no mesmo sítio da de Miguiel Acciaioli da Fonseca. Interessa-te?
Tenho também 2 certidões da Torre do Tombo referentes a CBA de Faustino José Lopes Nogueira de Figueiredo (pai do 1º Marquês de Sá da Bandeira) e de Simão Acciaioli (1529), que não sei se terá algum interesse para o teu 2ºvolume.
Um abraço,
JC
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Zé,
Interessa-me a do António Carlos Cary, por estar inédita (pelo menos no Sanches de Baena). Se me conseguires uma foto a cores do debuxo das armas, agradeço.
As outras vêm no Sanches de Baena. Se conseguires entrar no Arquivo que falámos é importante, li há dias que nessa Biblioteca existia, no séc. XVIII, um Livro de Brasões, eventualmente com cópias de CBA concedidas. Como podem ter CBA, ainda que nenhum dos seus Ilustres membros as tenha tido :o)
Abraço,
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno
Vou fotografar a carta e envio-te o texto por mail.
Em relação ao outro assunto tem havido uma certa resistência mas ainda não desisti. Quando tiver novidades digo-te.
Um abraço,
Zé
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Zé,
Agradeço, poupa-me trabalho :o)
Abraço
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Sr. Nuno Borrego,
Tenho na minha posse uma cópia da justificação de Nobreza(1/9/1754) de um antepassado, o armigerado Lourenço Sousa Guedes Pinto Mourão, que ponho ao seu dispor. Alguns documentos existentes na Casa de Cidadelha de Vila Pouca de Aguiar desapareceram num incêndio na década de 70 e não possuímos qualquer carta de armas nos arquivos, se bem que existam talhados brasões no exterior(pedra) e alguns desenhos com certeza muito posteriores. A família vem descrita no Felgueiras Gaio e no livro “Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo” do Dr. Júlio Teixeira. Tenho um alvará de confirmação de armas passado pelo Conselho de Nobreza, com as mesmas armas Sousa, Mourão, Pinto, Guedes, idênticas a um dos brasões existentes.
Agradecia que se nas Suas investigações encontrasse algum documento ou cópia, relacionada com esta família o favor de me informar.
Com os melhores cumprimentos,
Ana Maria Sousa Guedes
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Ex.ma Senhora,
Muito agradeço a notícia dessa justificação de nobreza. Tem junto a Carta concedida ao armigerado? Interessa-me a mesma por estar inédita, ao que julgo.
No post com que abri este tópico consta o meu email, se quiser ter a amabilidade de facultar-me mais indicações por essa via muito lhe agradeço.
Respeitosos Cumprimentos,
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno,
O tio João Malta sabe da existência de uma ou duas cartas inéditas relacionadas com famílias de Montemor-o-Novo. Se puderes telefona-lhe.
Um abraço,
Gui
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Gui,
Obrigadíssimo. Vou falar-lhe.
Abraço
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Tenho conhecimento de duas cartas de brasão,uma do sec xvI dada em Avis a Goncalo Pires Valente cujo original esta na biblioteca da Univercidade de Coimbra seccao reservados e outra do sec xvIII dada a Manuel Cabral de Moura e Horta que esta no arquivo da Camara Municipal de Coimbra.
Os meus cumprimentos
F.Oliva
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro F. Oliva,
Muito lhe agradeço essas indicações, pois numa busca rápida parecem não constar a do Manuel no Arquivo Heráldico nem na colectânea que publiquei há meses. A do Gonçalo Pires Valente, de 24-I-1553, será inserida no 2.º volume, através de cópia que possue o Arq. Segismundo Pinto. Ainda assim sou capaz de solicitar cópia a cores ao Arquivo da Universidade. Muito grato, uma vez mais.
Cumprimentos,
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Algumas das CBA a inserir no 2.º volume. Trata-se de uma relação ainda incompleta.
A
AFONSO GUERREIRO DE ABOIM
AFONSO LIMPO
AFONSO DE MIRA DE LA CORONA CARREIRO E SILVA
AFONSO NUNES CONTADOR
AFONSO DE SOUSA NETO
ÁLVARO PINTO DE FIGUEIREDO
ÁLVARO PEGADO
ÁLVARO PINTO DE SOUSA E CARVALHO COUTINHO
AMARO DA FRANCA UZEL
AMBRÓSIO TEIXEIRA COELHO
ANDRÉ LOPES LOBO
ANDRÉ MENDES DE CASTRO
ANICETO ANTÓNIO FERREIRA ÁLVARES MENDES
ANICETO DA CUNHA CASTELO-BRANCO
ANTÓNIO AFONSO DA COSTA SOARES DE ALBERGARIA
ANTÓNIO AIRES DE ANDRADE LEITÃO
ANTÓNIO DE ALMEIDA E BRITO
ANTÓNIO BARBOSA LEITÃO DE SIQUEIROS
ANTÓNIO DE BARROS GACHINEIRO
ANTÓNIO BORGES DA SILVA DO CANTO
ANTÓNIO BORGES DE SOUSA PINTO E MEDEIROS
ANTÓNIO CARLOS CARY
ANTÓNIO DE CARVALHO E ALMEIDA
ANTÓNIO DE CARVALHO LOBO
ANTÓNIO CESÁRIO DE SOUSA DA GUERRA QUARESMA
ANTÓNIO CORREIA PINTO DA SILVA
ANTÓNIO CORREIA TEIXEIRA DA FONSECA
ANTÓNIO DO COUTO RIBEIRO
ANTÓNIO FARIA DE MORAIS SOUTELO
ANTÓNIO FERREIRA MACHADO
ANTÓNIO FERREIRA DE SERPA
ANTÓNIO FIGUEIROA CASTELO-BRANCO
ANTÓNIO GOMES PACHECO
ANTÓNIO JOAQUIM CORREIA MONÇÃO
ANTÓNIO JOSÉ PEREIRA
ANTÓNIO LOBO DA GAMA
ANTÓNIO LUÍS DE ABREU E VASCONCELOS
ANTÓNIO LUÍS RANGEL DE SEQUEIRA CISNEIROS
ANTÓNIO LUÍS DE SÁ PEREIRA
ANTÓNIO MACHADO DE FARIA
ANTÓNIO MACHADO PINTO
ANTÓNIO MADUREIRA DE JESUS VELHO
ANTÓNIO DE MAGALHÃES MEXIA
ANTÓNIO DE MELO PEREIRA DE SOUSA LIMA
ANTÓNIO MENDES CASTELO-BRANCO
ANTÓNIO DE MENEZES
ANTÓNIO NOGUEIRA DE ABREU
ANTÓNIO DE OLIVEIRA
ANTÓNIO PINTO DE SOUSA
ANTÓNIO DE PRAET
ANTÓNIO DA ROCHA DE REZENDE
ANTÓNIO RODRIGUES FERRAZ
ANTÓNIO RODRIGUES GOMES
ANTÓNIO DA SILVEIRA PEIXOTO PEREIRA
ANTÓNIO SILVESTRE FÉLIX DE CARVALHO (D.)
ANTÓNIO VELOSO DE BOURO
ANTÓNIO VIEIRA DA SILVA DE ANDRADE E MEIRELES
B
BALTAZAR DO SISTO DANTAS E PUGA
BARTOLOMEU ÁLVARO DE BETTENCOURT
BARTOLOMEU DE CAMINHA
BARTOLOMEU MOREIRA DE AZEVEDO
BELCHIOR DE AZEVEDO E VASCONCELOS
BENTO DE ARAÚJO E PEREIRA
BENTO DA COSTA DE OLIVEIRA E SAMPAIO DE GOUVEIA BARBUDA
BENTO TEIXEIRA ÁLVARES
BERNARDIM DE BARBUDA
BERNARDINO ALVES DO REGO
BERNARDO TEIXEIRA PINTO
BERNARDO TEIXEIRA PINTO DE SAMPAIO E MELO
BRÁS LUÍS DO COUTO E AGUIAR
C
CAETANO BORGES DE CARVALHO
CAETANO JOSÉ COELHO DA SILVA ROCHA DE BARBOSA
CLÁUDIO GURGEL DO AMARAL
CLEMENTE LOBÃO TELO
CONSTANTINO BRAVO PEREIRA
COSME DAMIÃO VIEIRA DA SILVA DE ANDRADE E MEIRELES
D
DAMIÃO DE BARROS GALVÃO
DANIEL BOTELHO DE SÃO PAIO SOUSA E ARAÚJO
DINIZ PIRES DE MATOS
DIOGO FERREIRA DA ROCHA SOUSA BARBUDA TEIXEIRA
DIOGO GUEDES DE SEQUEIRA QUEIROZ
DIOGO LEITE CABRAL
DIOGO LOBO
DIOGO MEXIA
DIOGO NUNES DE PARADA REBOREDO
DIOGO DE SEQUEIRA
DIOGO TEIXEIRA DE SAMPAIO
DIONÍSIO GONÇALVES BRANCO
DOMINGOS ÁLVARES TELES BANDEIRA
DOMINGOS DE AZEVEDO LIMA
DOMINGOS DA COSTA DE CARVALHO
DOMINGOS DE FIGUEIREDO CALHEIROS
DOMINGOS MANUEL MARIA DE ALBUQUERQUE SÁ E RESENDE
DOMINGOS DA SILVA VIEIRA
E
ESTÊVÃO DE ABREU E LIMA
ESTÊVÃO MENDES DE MADUREIRA
ESTÊVÃO DE SÁ E MENDONÇA
F
FELICIANO PINTO DE QUEIROZ
FILIPE DE SEQUEIRA DE LIMA
FRANCISCO DE ALBUQUERQUE
FERNANDO DE ALMEIDA E AZEVEDO
FRANCISCO ANTÓNIO DE MORAIS VASCONCELOS
FRANCISCO DE AZEVEDO E GOUVEIA
FRANCISCO CABRAL TEIXEIRA
FRANCISCO CORREIA DO AMARAL
FRANCISCO JOSÉ DA FONSECA E SILVA
FRANCISCO MANUEL DE SOUSA TÁVORA
FRANCISCO MONIZ DE LA CERNA
FRANCISCO MOREIRA CARNEIRO
FRANCISCO DA MOTA LEITE
FRANCISCO PINTO
FRANCISCO PINTO DO AMARAL
FRANCISCO SIMÕES MONTEIRO
FRANCISCO DE SODRÉ PEREIRA
FRANCISCO TEIXEIRA DA MOTA
FRANCISCO TEIXEIRA DE SOUSA
FRANCISCO DO VALE E ARAÚJO
FRANCISCO VAZ CAIOLA GALVÃO MEXIA
FRANCISCO VAZ GUEIRREIRO E TEIXEIRA
FRANCISCO VAZ GUERREIRO FREIRE
FRANCISCO VELOSO DA CUNHA
FRANCISCO XAVIER ARANHA
FRANCISCO XAVIER CALHEIROS
FRANCISCO XAVIER DE FERRARA
G
GARCIA DE ÁVILA PEREIRA
GASPAR FERNANDES GONDIM
GASPAR DE NEGREIROS BRAVO
GIL PATO DE MEIRA
GONÇALO PIRES BANDEIRA
GONÇALO PIRES VALENTE
GREGÓRIO PINTO DE BARROS
H
HEITOR CARDOSO
HENRIQUE LOPES DE ARAÚJO
I
INOCÊNCIO INÁCIO DE MOURA BOTELHO
ISIDORO DE ALMEIDA DE SÁ E MENEZES AMADO
J
JÁCOME BARBOSA DA GAMA
JAQUES DE LENCASTRE E MASCARENHAS
JERÓNIMO BRAVO PEREIRA DO LAGO
JERÓNIMO DUTRA CÔRTE-REAL
JERÓNIMO DE FIGUEIREDO E CUNHA
JERÓNIMO DE MAGALHÃES MEXIA E FREITAS
JOÃO D’AÇA CASTELO-BRANCO
JOÃO ANTÓNIO DA FONSECA E SILVA
JOÃO BARRADAS
JOÃO CAETANO DE BRITO MALDONADO BANDEIRA E SOUSA
JOÃO CAETANO DE SOUSA E CASTRO
JOÃO CIPRIANO VIEIRA DA SILVA E SOUSA
JOÃO FALCÃO MURZELO
JOÃO FRANCISCO DE ALMEIDA
JOÃO FERREIRA FEIO
JOÃO FRANCISCO DE ALMEIDA
JOÃO JÁCOME
JOÃO JOSÉ FERREIRA RIBEIRO
JOÃO MARTINS SALVAGO
JOÃO DE MENDONÇA
JOÃO DE MIRANDA PEREIRA
JOÃO RAPOSO DE BRITO
JOÃO REBELO
JOÃO RIBEIRO COIMBRA ANDRADE
JOÃO RODRIGUES DE MOURA
JOÃO DA SILVA FURTADO
JOÃO DA SILVA DE VASCONCELOS
JOÃO DE SOUSA DE AZEVEDO SOUTO-MAIOR
JOÃO VAZ BARRADAS MUITO-PÃO E MORATO
JOÃO VIEIRA HENRIQUES
JOSÉ DE ALMEIDA E GOUVEIA
JOSÉ ÁLVARES LEITE
JOSÉ ANTÓNIO GARÇÃO DE CARVALHO
JOSÉ BARBOSA DE PUGA CORREIA
JOSÉ BARRETO DE BRITO HOMEM DA COSTA
JOSÉ BARROSO DE LEMOS REBELO PEIXOTO FROILÁS
JOSÉ CAETANO REIMÃO E MENEZES
JOSÉ CARDOSO PELEJA
JOSÉ CIPRIANO VIEIRA DA SILVA E SOUSA
JOSÉ CORREIA VAZ DE CARVALHO E CARMONA
JOSÉ DA COSTA FARIA
JOSÉ COUTINHO
JOSÉ DE FIGUEIREDO FRAZÃO CASTELO-BRANCO
JOSÉ DA FONSECA COUTINHO
JOSÉ JOAQUIM DE BRITO DE ABREU E LIMA
JOSÉ LOPES DE GOUVEIA MADEIRA
JOSÉ LOPES FERREIRA PEREIRA CORREIA MARIZ
JOSÉ MARCELINO NUNES MOREIRA DA SILVA
JOSÉ PEDRO DE SAMPAIO
JOSÉ PINTO DE SOUSA
JOSÉ PINTO DE SOUSA E CARVALHO LOBÃO
JOSÉ ROBERTO FREIRE DE MIRANDA
JOSÉ SARES ARANHA E BRANDÃO
JUAN MANCEBO HURTADO MATAMOROS
JULIÃO RANGEL DE SOUSA
L
LOPO ESTAÇO DE NEGREIROS
LOPO MEXIA
LOURENÇO GOMES DE ABREU E LIMA
LOURENÇO GUEDES DE SOUSA PINTO MOURÃO
LOURENÇO TEIXEIRA DE SOUSA PINTO
LUCAS LOBO
LUÍS DANTAS DE BRITO
LUÍS FIGUEIRA DE CHAVES
LUÍS DE FIGUEIREDO MONTARROIO MONTEIRO PINTO
LUÍS DE MIRA DE SEQUEIRA
LUÍSA JOAQUINA DE ABREU (D.)
M
MANUEL DE ABREU DA ROCHA TAVARES
MANUEL DE ARAGÃO DE PINA
MANUEL DE AZEVEDO LIMA PITA
MANUEL DE AZEVEDO VIDAL
MANUEL DE BARROS GUEDES E MADUREIRA
MANUEL DE BASTOS NOVAIS
MANUEL BORGES DO COUTO
MANUEL CABRAL DE MOURA E HORTA
MANUEL DE CARVALHO LEITÃO COTRIM
MANUEL COELHO FERRAZ
MANUEL CORREIA DE MESQUITA BARBA
MANUEL FERNANDES BALIEIRO
MANUEL GAGO MASCARENHAS DA GAMA
MANUEL GOMES DE BESSA
MANUEL GOMES OSÓRIO
MANUEL GONÇALVES SOARES
MANUEL JOSÉ OSÓRIO COUTINHO
MANUEL MACHADO BORGES
MANUEL DE MATOS MEDEIROS
MANUEL MENDES DE VASCONCELOS
MANUEL NUNES FREIRE
MANUEL NUNES DE OLIVEIRA
MANUEL DE PINHO CABRAL
MANUEL RODRIGUES FEIJÓ
MANUEL SOARES GALHARDO E THEMUDO
MANUEL DE SOUSA LOBO
MANUEL TEIXEIRA DE MAGALHÂES
MANUEL VELHO FREIRE DE ANDRADE
MARIA DA COSTA DE ALMEIDA (D.)
MARIA JOSEFA PAULA MALPICA BAHAMONDE
MARTIM PEGADO DE SEQUEIRA
MATEUS PEREIRA DE MIRANDA
MATIAS ÁLVARES VIEIRA DE CASTRO
MIGUEL ÁLVARES FERREIRA
MIGUEL ANTÓNIO DE SOUSA
MIGUEL PEREIRA DA SILVA E ARAÚJO
MIGUEL RANGEL DE SOUSA
MIGUEL DE RANGEL DE SOUSA COUTINHO
MIGUEL RODRIGUES DE OLIVEIRA
MIGUEL RODRIGUES DE SARAIVA GAMA (OU GOMES) (D.)
N
NICOLAU GERALDO DE FREITAS BARRETO
NUNO FERNANDES CARDOSO
P
PEDRO ÁLVARES GARRIDO
PEDRO CHAMORRO
PEDRO CORREIA PICANÇO
PEDRO CORREIA DE VASCONCELOS
PEDRO DO COUTO DE SÁ PEREIRA
PEDRO FERNANDES BARBA
PEDRO FERNANDES CASTEL-BRANCO
PEDRO GIL BARRETO
PEDRO JOSÉ DA SILVA BOTELHO
PEDRO DE LEMOS DE FARIA E SEQUEIRA
PEDRO MACHADO PINTO
PEDRO MOUZINHO
PEDRO PATRÍCIO PESTANA
PEDRO PEREIRA DE NOVAIS
PERPÉTUA CATARINA DA SILVEIRA PITA CÔRTE-REAL (D.)
PLÁCIDO LUÍS ESTEVES DE BRITO
R
ROSA MARIA DE SOUSA
S
SEBASTIÃO BARBOSA DE SOUSA PEGADO
SEBASTIÃO BORGES DE BARROS
SEBASTIÃO BRAVO BOTELHO
SEBASTIÃO CARDOSO DE VASCONCELOS FERRÃO CASTELO-BRANCO
SEBASTIÃO DA CUNHA DA FONSECA
SIMÃO DE MORAIS,
SIMÃO DE SERPA
SIMÃO DA SILVA LABOREIRO
SIMÃO VAZ ESTAÇO
T
TOMÁS FELICIANO ALVORNÓS
TOMÉ LUÍS DE NOVAIS E VASCONCELOS
V
VALÉRIO GAIO CASTANHO
VAN LOPES DE PINA
VITORIO DA COSTA CERVEIRA
X
XAVIER INÁCIO TELES DE SOUSA (D.)
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II/Para Alentejo
Meu caro Nuno:
Em tempo, reparei nesta sua mensagem ao F. Oliva, de 07.02, pelas 22:29 horas. Acontece que a Secção de Reservados de que se fala é da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, e não tem a ver com o AUC; são dois corpos independenes embora pertencendo a um mesmo edifício, ambos com suas respectivas entradas principais, em duas frentes distintas, fazendo entre si um ângulo de 90º.
Quer que eu lhe veja esta CBA, sua cota e condições de reprodução? Pode responder para aqui ou para o meu e-mail - "just help yourself".
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II/Para Alentejo
Meu caro Nuno:
Onde se lê "independenes", leia-se independentes.
Um abraço e até sempre.
Pedro França
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II/Para Alentejo
Caro Pedro,
Se me conseguir cópia agradeço, bem como fotocópia a cores das armas. Custearei todas as despesas. Também estranhei estar no Arq Municipal, já q esas foram publicadas por Armando CArneiro da Silva, mas podia ter dado entrada posteriormente.
Abraço Amigo do
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II/Para Alentejo
Caro Nuno:
Tudo bem. Esta semana que agora começa, lá para 4ª ou 5ª Feira, irei ver isso como 1ª prioridade.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II/Para Alentejo
Caro Nuno:
Quanto ao Arquivo Histórico Municipal, é coisa tb. interessante de saber o que lá existe porquanto antigamente as CBA eram registadas na Câmara, quanto mais não fosse para os cidadãos moradores na cidade que àquelas tinham direito. De modo que, é provável que lá haja alguma coisa. Para já, vamos ver na BGUC.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Enlace directo:
Para o F. Oliva
Caro F. Oliva:
Já me desloquei à secção de reservados da B.G.U.C., mas, sem a referência da obra ou do fundo documental para aceder à CBA atribuída a Gonçalo Pires Valente é difícil.
Precisava saber como é que o confrade teve acesso a tal documento já que, pelo tipo de documento que é, não se chega lá pelo ficheiro do fundo geral.
Quanto à reprodução do mesmo, tudo ok, será pelo processo de digitalização, em princípio.
Agradeço a sua resposta com carácter de urgência. Espero que o Nuno Borrego tb. veja esta mensagem.
Um abraço,
Sempre,
Pedro França
Enlace directo:
Peguda, Piagudo, qual o apelido correcto?
As CBA de Francisco Moreira Carneiro (original no Arquivo da Casa de Sá, Vizela), bem como de Manuel Borges do Couto (são duas, uma de 4-4-1696, para Borges e Coutos, e outra de 18-1-1733, para Sá, Gonçalves, Borges e Couto) foram publicadas na íntegra por Artur Vaz-Osório da Nóbrega in "Pedras de Armas do Concelho de Lousada".
As mesmas encontram-se transcritas no Livro do Registo Geral da Câmara Municipal de Guimarães, fls. 170 e 331; in "Cartas de Brasão" de António Machado de Faria de Pina Cabral, pág. 77, nº 84.
A de Francisco Moreira Carneiro, para além da publicação por Vaz-Osório da Nóbrega, encontra-se transcrita no "Livro 6º do Registo Geral da Câmara M. de Guimarães",fls. 135 vº, e nas Mercês de D. João V, Livro 12, fls. 104 (ANTT).
Fernando de Sá Monteiro
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II/Para Alentejo
Caro Nuno Borrego
Também lhe interessam cartas de armas provenientes de outro Reino (com descedência em Portugal)?
Um abraço,
José Manuel
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Confrade
Vejo que no novo volume que pretende publicar estará incluída a carta-de-armas de Francisco Sodré Pereira como estando inédita.
Em Sanches de Baena consta a de Francisco Sodré Pereira e a de seu pai Bento Sodré Pereira. São meus 4ºe 5ºavôs. Será que descobriu um outro Francisco Sodré Pereira, já que houve vários deste nome? Se assim é agradecia qualquer informação que pudesse disponibilizar sobre ele.
As armas do meu 4º avô eram 1-Sodré, 2-Pereira, 3-Cordeiro e 4-Camelo. CBA passada em 1803.
Cumprimentos
Sérgio Sodré
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro confrade
Tenho estado afastado do I.P.H. e do convívio dos seus associados, embora tenha um artigo a publicar julgo que no próximo boletim (já agora, sabe quando sairá?), mas posso dizer-lhe que corrigi talvez mais de 95% (desconto 5% de erros) da parte heráldica de Sanches de Baena com base em fichas que me foram fornecidas pelo Arquitecto Segismundo Pinto, que, vai para talvez 12 anos, eu via com muita frequência e estava a preparar a correcção do Arquivo Heráldico e Genealógico. tinha então tempo disponível e ajudei-o na parte prática, confrontando a obra com o respectivo registo no Cartório da Nobreza e corrigindo nas fichas (um pouco o que Campos fez para o Sanches de Baena), só que a obra acabou por nunca sair, mas o trabalho está feito. Inclusive assinalei nas fichas os casos em que fiquei com dúvidas. Assim, talvez ele o possa ajudar na correcção dessa obra que merecia ser republicada sem erros heráldicos e genealógicos (já não tenho a certeza, mas julgo que não mexi na parte genealógica).
Cumprimentos
Sérgio Sodré
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II/Para Alentejo
Caro José Manuel,
Interessam-me, desde que tenham reconhecido Armas em Portugal, na vigência da Monarquia.
Cumprimentos,
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno Borrego:
Felicito-o desde já pelo próximo lançamento do 2º volume de CBA, e gostaria que inscreve-se nesta data o meu nome na lista dos subscritores.
Aproveito para referir mais uma CBA
1 - Tomás Pears (Peres) - 10.12.1641 - Original existente no Museu Municipal do Marco de Canavezes - piblicado por Armando de Matos na "Brotéria" - Vol. XX, pag. 51 - Lisboa 1935
Um abraço
josé Couceiro da Costa
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro alentejo
gostaria de saber se neste 2' volume de cartas de brazão que vai publicar, também inclui cartas de brazões recentes passadas pelo conselho de nobreza há mais ou menos dois anos
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno Borrego:
Em tempos, enviei-lhe uma mensagem, perguntando se sabia mais alguma coisa sobre a concessão do título de conde de Benavente, em sua vida, a Rodrigo Afonso Pimentel, em 1580, por Filipe I de Portugal ,II de Espanha. O título não se repetiu.
Consta da "Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira", vol.4, pág. 153, onde se refere ainda que usou o seguinte brasão de armas : partido, primeiro de verde com cinco vieiras de prata em aspa, segundo de prata, com três cóticas de púrpura em faixa, coroa de conde.
O Nuno Borrego teve a gentileza e me responder, informando-me de que consultara diversas obras," Nobreza de Portugal e Brasil", "Gayo", em título de Pimentéis, Pedatura do Dr. Alão e, nada encontrara, sugerindo-me , uma vez que existia uma data, fizesse uma busca na Torre, na chancelaria desse rei.
É realmente possível que o título tenha sido passado em Portugal, pois nessa mesma altura, em Espanha, era VII Conde e V Duque de Benavente ( Zamora), Juan Alonso Pimentel.
Por motivos vários, não me foi possível entretanto, nem será, por motivo de saúde de momento, fazer tal busca na Torre. Parece-me no, entanto que seria interessante deslindar o assunto e, quiçá vir a publicar um dia essa carta de armas ,se realmente foi passada... De qualquer forma aqui fica a deixa para quem estiver interessado e puder investigar.
Cumprimentos
Luís Piçarra
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Confrade
Chamo a atenção para que uma das cartas de brasão que fazem parte da lista, a de Clemente Lobão Telo, é mencionada na de Jacinto Lobam Tello (nº1039 do AHG de Sanches de Baena), como tendo sido passada a 18/III/1725, embora não esteja incluída no AHG.
Eduardo Arantes e Oliveira
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Parece-me interessante que se disponha de uma transcrição da carta de armas de Clemente Lobão Telo, que vem mencionada na de Jacinto de Lobão Telo (nº1039 do AHG de Sanches de Baena), mas que não está incluída no AHG.
Eduardo Arantes e Oliveira
Enlace directo:
Para o Nuno Borrego
Caro Nuno:
Deixei-lhe uma mensagem urgente no seu mail.
Pode responder-me para o meu e-mail.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno Borrego
Em que pontos está o 2º volume das "Cartas de Brasão".
Esperamos ansiosamente por mais este seu excelente trabalho.
Cumprimentos
Arlindo Rodrigues
Enlace directo:
Cartas de Brasão de Armas
Caro Nuno Borrego,
tenho cópia da carta de BA dada em 1854 a Joaquim António de Mendonça e Menezes, natural da ilha Terceira, filho de Francisco Vieira de Mendonça e de Maria Leonor Telles de Menezes Pamplona. Se tiver interesse, queira contactar-me para miguel.tavares@iol.pt. Terei todo o gosto em enviar-lhe cópia digitalizada.
Saudações cordiais,
Miguel do Canto Tavares
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno Borrego,
tenho a carta de BA original de Rui Tavares (5 Dez. 1534). Era um dos filhos de Fernão Anes Tavares e combateu em Tanger ao serviço do 5º Capitão Donatário da Ilha de S.Miguel, Rui Gonçalves da Câmara, onde foi armado EFCR (10 Jan 1499). Se tiver interesse, queira contactar-me para miguel.tavares@iol.pt. Terei todo o gosto em enviar-lhe cópia digitalizada.
Saudações cordiais,
Miguel do Canto Tavares
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno Borrego,
Para quando prevê o lançamento do volume II?
Com os melhores cumprimentos,
Ana Maria Guedes
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Prezado amigo e colega Nuno Borrego:
Publiquei, já, a ementa da carta d'armas de Garcia d'Avila Pereira, em facsímile, e dela fiz (também publicado) um desenho. A referência é, ``Brasões inéditos,'' ANTT, mas posso torná-la mais precisa. Que me lembre, Pedro Calmon, na _História da Casa da Torre_, 2a. ed., foi o primeiro a se referir a ela.
Tudo, claro, a seu dispor.
Francisco Antonio Doria
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Complementando minha msg anterior: a família, aliás, nunca usou destas armas. Usava um esquartelado de ??? e Aragões (numa versão baiana, com faxas em vez de palas), e depois, na linha dos Pires de Carvalho e Albuquerque, usaram um esquartelado de Carvalhos, Albuquerques, Cavalcantis do Brasil e Deus-Dará, sem diferença. O chefe da família, desde fins do século XVIII, acrescentada um sobre-o-todo de Avila, às vezes de Espanha (com os olhos), às vezes o das arruelas.
fa
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Exmo. Sr. Nuno Borrego,
Fui um dos subscritores do I Volume de "Cartas de Brasão" e aguardo a publicação do II Volume que pretendo subscrever.
Tenho na minha posse uma Carta de Brasão de um antepassado, que não sei se é inédita ou não, pelo que transcrevo os dados e se tiver interesse nela diga-me qualquer coisa:
- Carta de Brazão de Armas passada a António Gomes dos Santos, FCCR e Comendador da Ordem de Nº Srª de Vila Viçosa em 14.09.1855 com armas partidas de Gomes e Castro.
Cumprimentos,
Miguel Mendonça
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Alentejo,
Tendo encontrado na sua lista um Jerónimo Figueiredo da Cunha, agradecia se confirmava se coincide com o meu avoengo:
Jerónimo de Figueiredo e CUNHA casou com D. Maria Madeira. Viveu na Lavra de Goes. Foi-lhe passado Brazão de Armas a 12-3-1685 conforme Brazões Inéditos, de José de Sousa Machado, pág. 82, Nº 255.
“JERÓNIMO DE FIGUEIREDO E CUNHA, morador na vila de Goes, filho de Alexandre de Figueiredo Perdigão e de sua mulher Felipa da Cunha Perdigão; neto, pela linha paterna, de António Rodrigues Barreto, capitão-mór de Goes, e de sua mulher Felicita Duarte de Figueiredo, que era filha de António Perdigão e de sua mulher Isabel Duarte de Goes; e bisneto de Pedro Rodrigues e de sua mulher Joana Luiz; neto, pela linha materna, de Jerónimo de Figueiredo e Cunha e de sua mulher Isabel Gomes e bisneto de Pedro de Figueiredo e de sua mulher Felipa da Cunha de Figueiredo, irmã inteira de Manuel Castanho de Figueiredo a quem se passou brazão dos Figueiredos (Nº 350), terceiro neto, por esta linha, como consta do referido brasão, de Alvaro Castanho e de sua mulher Isabel de Figueiredo; quarto neto de Fernão Dias de Azurara e de Maria Luiz de Figueiredo; quinto neto de Luiz Annes de Figueiredo e de Maria Annes Figueirôa, vila de Aveiro”.
FIGUEIREDOS. D. Meia brica de prata com almofada azul. B. P. 12 de março de 1685. (L. 3º fl. 469 v.).
Caso seja coincidente pergunto se tem uma cópia da carta de armas (ou sabe quem tem) que me pudesse enviar para angelopontofonsecaarrobanetcabopontopt.
Desde já agradecido, envio os melhores cumprimentos,
Angelo Fonseca
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno Borrego,
Comprei o 2º volumeda Cartas de Brasão, pois segundo esta mensagem e o email que me tinha mandado na altura, estaria lá a Carta de LOURENÇO GUEDES DE SOUSA PINTO MOURÃO, mas não a encontro. Será que eu não estou a pesquisar bem?
Ana Maria Guedes
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Cara Ana Maria Guedes,
Não tendo à disposição o vol. II das "Cartas de Brasão", mas necessitando com muita urgência de uma informação que aí consta, atrevo-me a pedir-lhe o favor de confirmar se aí existe a carta de brasão de armas de Fernando de Almeida Azevedo (pelo menos consta da lista acima). Precisava de saber a sua filiação, naturalidade e qual foi o brasão concedido (e já agora se se reproduz o referido brasão).
Muito grato e pedindo desculpa pelo incómodo,
Augusto Tavares
Enlace directo:
Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno Borrego,
Na sua obra "Cartas de Brasão de Armas, II", p.72 na nota 43 de roda-pé, diz que possui um folheto genealogico do séc. XVIII, sobre os Azevedos, senhores do morgado de Vargeas, que descendem dos Azevedos de Ervedosa."
Esses Azevedos da Ervedosa são das familias de meu maior interesse. Estão ligados a várias familias importantes do concelho de S. João da Pesqueira, entre os quais os Sousas e os Távoras.
Será que é possivel obter copia deste folheto? Ou comunicar as informaçoes genealogicas que ai se encontram?
Desde já um grande bem-haja pelo seu interesse e qualquer ajuda que poder dar.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ
Enlace directo:
Silvério da Silva da Fonseca - Alvará de FCR
Caros Confrades,
Um antepassado meu, Silvério da Silva da Fonseca, de acordo com o Genea, vem descrito como Fidalgo da Casa Real por alvará de 28.04.1755.
Muito lhe agradeço me possa ajudar a localizar mais informações sobre este documento, se estará referenciado em alguma das suas obras ou onde poderei pesquisar.
Desde logo a fonte da informação referida no Gnea é o livro Sangue Velho Sangue Novo, que não consegui ainda localizar ou adquirir, mas nem sei se nãoi se limitará a uma simples referência.
Julgo que também haverá uma carta de Armas atribuida ao mesmo antepassado, que gostaria de localizar, se me puder indicar onde procurar.
Grato pela ajuda e com os Melhores Cumprimntos,
Paulo Brehm
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Gostaria saber se O Dr. Bernardino António Gomes, fidalgo da casa real, possuia carta de Brasão.
obrigado
V fernandes
Enlace directo:
RE: Silvério da Silva da Fonseca - Alvará de FCR
Senhor Nuno Borrego
Tenho em meu poder uma carta de brazão passada po D. Maria a um antepassado meu José Filipe de Magalhães Taveira Mourão Mosqueira cuja cópia a cores lhe poderei enviar caso esteja interessado, pelo que lhe peço a sua morada.
Com os melhores cumprimentos
Pedro Taveira Leite Pereirza
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Meu caro Nuno Borrego
Não tenho tido tempo de examinar tudo o que tem publicado, pois me dediquei ao lançamento do meu livro "Villa Portela - os Charters d'Azevedo em Leiria e suas relações familiares(sec XIX)" http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=965
Mas por julgar que não tem ainda menciono o Brasão de José de Almeida Cardoso (de Vila Nova de Gaia).
Claro que deve ter os Brasões do 2º Visconde de S. Sebastião e os dois Brasões (um de D. José e o outro ja na República!) do Visconde da Barreira.
A sua disposição
Ricardo Charters d'Azevedo
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Ricardo Charters,
Já comprei o seu livro, que muito apreciei. Uma investigação notável, primorosa apresentação e um magnífico espólio iconográfco colocado à disposição do leitor/investigador. Aceite, pois, os meus mais sinceros parabéns. Pena é não sairem todas as publicações com a qualidade da sua..
Em relação aos às CBA. Tenho procurado recolher as Cartas anteriores ao terramoto, bem como as exaradas num livro posterior que esteve em uso até 1764, salvo erro, este destruído pelo Escrivão da Nobreza que aí cometeu algumas fraudes, razão pela qual o fez desaparecer. Tento também encontrar as CBA passadas quando a Corte esteve no Brasil, onde foi aberto um livro de registo de armas que hoje anda desaparecido.
As CBA posteriores ao terramoto, com excepção do dito livro que o Escrivão fez desaparecer e aquele do Brasil, estão todas nos Livros dos Registos das Armas, que Sanches de Baena publicou com imensos e graves erros, sendo esta obra aditada nas Cartas de Brasão de Armas Modernas.
Tenho, para já, cerca de 200 CBA inéditas anteriores ao terramoto. Espero juntar outro tanto para proceder à sua publicação.
Um Abraço Amigo, e grato pela indicação,
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Meu Caro Nono Borrego
Muito obrigado pelas amáveis palavras sobre o livro. irei transmiti-las aos outros co-autores
Um abraço amigo e continue o seu trabalho (não sobre este assunto, mas sobre outros temas) que muito (nos) tem ajudado. Sou um "aquisitor" assíduo das publicações que produz.
Ricardo Charters d'Azevedo
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Olá. Sou professor de História e de Geografia, além de Administrador, e no momento estou pesquisando muito sobre os primeiros e mais antigos donos de terras, sesmarias e moradores da cidade de Rio Bonito, no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil, e gostaria de saber se alguém tem alguma informação sobre o padre Manoel (ou Manuel) Gago Macarenhas da Câmara (nasceu em 1748 ou antes). Apenas sei que no dia 18/05/1872 ele era vigário da "Capella de Nossa Senhora da Madre de Deus", localizada na fazenda do capitão-mór Gregório Pereira Pinto ou Greório Pinto da Fonseca, o qual era casado com Elena Crus da Assumpção, ambos residentes na cidade de Itaborahy ou do Rio de Janeiro, no Brasil. aproveitando, se alguém também tiver alguma informação sobre o dito capitão-mpor e sua consorte, por favor informar. Muito grato a todos.
RespuestaEnlace directo:
RE: Silvério da Silva da Fonseca - Alvará de FCR
Caro Pedro Taveira Leite Pereira,
Tem alguns dados sobre a descendência de Dona RITA DELFINA DE MAGALHÃES TAVEIRA MOURÃO MOSQUEIRA filha do Dr. António José Dias Mourão Mosqueira, Dezembargador da Relação do Porto, dono da casa da Rua da Cadeia em Vila Real?
Dona Rita Delfina casou a 12 Dezembro de 1818 em S. Pedro, Vila Real, com José D'Assis Portugal Taveira Souza Guedes Pinto Mourão Leitão de Almeida, Monteiro Mor de Vila Pouca de Aguiar (CR 8-5-1811). Capitão dos Caçadores do Batalhão da Praça de Chaves (1810). Ajudante das Ordenanças de VPA.
Fidalgo da Cota d'Armas (CB 15-8-1870) de D. João Príncipe Regente.
Com os melhores cumprimentos,
AMGuedes
Enlace directo:
RE: Silvério da Silva da Fonseca - Alvará de FCR
Meu Caro AM GUEDES
Desconheço a descendência de D. Rita Delfina.
Quanto à sua ascendência conheço-a pois ela era irmã de meu trisavô.
Estou à sua disposição para mais qualquer esclarecimento.
Com os melhores cumprimentos
Pedro Taveira Leite Pereira
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Confrade,
Acabei de adquirir o seu primeiro volume "Cartas de Brazão" atravez deste portal. Fico na expectativa da sua chegada por correio.
Sem querer abusar da sua paciencia, ou eventualmente da de outros confrades que se dêm ao trabalho de ler estas mal amanhadas linhas, gostaria de lhe(s) colocar algumas duvidas. Assim:
El Rei D. Carlos, agraciou o meu Trisavô paterno com o titulo de Conde de "X".
El Rei D. Manuel II confirmou o meu Avô Paterno com o titulo de 3º Conde de "X".
Acontece que, apesar de, em relação á confirmação do titulo ao meu Avô, eu ter em meu poder o respectivo Boletim do Conselho de Nobreza, não possuo qualquer Carta de Brazão correspondente a nenhum deles.
Apenas, e em relação ao segundo, tenho a indicação do nº do Processo, do Alvará e do Registo.
Assim, pergunto :
O Alvará é a Carta de Brazão ?
Caso contrário, de que forma eu conseguirei obter aquela ou aquelas ?
E, confirmamdo-se que um (alvará) é a outra (CB), ou pelo menos, leva à outra, de que maneira eu conseguirei obtê-la ?
Já agora, e em termos estritamente heráldicos, mais uma duvida :
Desde sempre convivi com o meu Avô acima referido, e constatei que ele (e meu Pai tambem) usava anel de brasão com as armas plenas da familia correspondente ao seu (e meu) apelido.
Percebo agora, no entanto, que pertenço "apenas" a um dos vários ramos daquela familia vastamente armigerada (Marqueses de "Y" ; Condes de "X" ; Condes de "Z" ; Viscondes de "B"; etc.) sendo que o "Chefe" da familia (e que portanto deverá usar as armas plenas da mesma), não está no meu ramo.
Pergunta : Posso (e devo) usar as Armas plenas da minha familia i.e. do meu apelido ? Se não, que armas poderei usar tendo em conta que sou o filho varão e primogénito do filho varão do 3º Conde de "X" ? Ou seja, e colocando a questão de outra forma, que armas deveria usar o meu Avô (3º conde de "X") que não conflituassem com as armas do "Chefe", Marquês de "Y" embora ambos armigerados, com o mesmo apelido (primos), mas titulares de titulos nobiliárquicos diferentes ?
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Relendo já depois de submetido, percebo que rudemente não me despedi nem agradeci a disponibilidade. Por aquele facto, as minhas desculpas.
Apresento então os meus agradecimentos e cumprimentos.
Pedro N.
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Renovo o meu pedido de dia 28/02/2008, com a seguinte ressalva; afinal possuo uma copia do Alvará emitido pelo Conselho de Nobreza autorizando ao meu Avô o uso do titulo. Gostava de conseguir uma copia da Carta de Brazão (caso ela exista), e de saber como a obter (INP ?)
Antecipo os meus agradecimentos
Pedro N.
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Pedro,
Antes do liberalismo os titulares usavam as Armas dos seus apelidos, títulos, morgados, etc. Não tenho conhecimento de nenhum deles ter solicitado Carta de Brasão de Armas.
Muitos dos titulares do liberalismo não fizeram uso de Armas, embora o facto de serem titulares lhe permitisse o uso, depois de solicitarem a mercê. O uso de Armas era também concedido aos Pares do Reino, se as requeressem, aos Fidalgos Cavaleiros, idem, etc.
O Conselho da Nobreza concedeu Armas Novas o um elemento da família Pinheiro Chagas, por ser descendente e representante de um Par do Reino e por este as não ter solicitado.
Para lhe responder mais em concreto teria que saber a que titular de refere.
Cumprimentos
NB
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro NB
Grato pela sua resposta.
Sem querer abusar da sua paciencia e disponibilidade, muito agradeceria que (re)lêsse a minha comunicação das 19 hrs do dia 28 de Fevereiro (houve outra posterior, mas apenas com as despedidas, por isso o facto de eu fazer referencia ás horas).
Naquela eu coloco algumas questões que agora tentarei condensar :
1 - Haverá (ou não) uma Carta de Brazão correspondente á mercê que El Rei D. Manuel II concedeu ao meu Avô (3º Conde de "X")? De que forma eu poderei obter uma copia daquela ?
2 - Haverá (ou não) uma Carta de Brazão correspondente á mercê que El Rei D. Carlos concedeu ao meu Trisavô, criando e concedendo-lhe o titulo de Conde de "X". ? Se sim, de que forma eu poderei obter uma copia daquela ?
Obs: O titulo de 2º Conde de "X" foi igualmente autorizado e usado pelo meu Bisavô.
3 - Se as Armas são de familia, e correspondem de uma maneira geral a um apelido (embora os titulos sejam individuais), numa familia com varios titulos concedidos, correspondentes a ramos diferentes, de que forma se poderão distinguir as Armas correspondentes ao ramo "X" das Armas correspondentes ao ramo "Y" uma vez que todos os ramos usam por direito o mesmo apelido sendo no entanto, titulares de titulos diferentes ?
O sistema das "diferenças" aplica-se nestes casos ? E quem determina qual a "diferença" a usar, o INP ?
Ou seja, se eu conseguisse encontrar uma das Cartas de Brasão correspondentes ao titulo (seja a do meu Trisavô que está na génese do mesmo, ou a do meu Avô ...que penso, será a mesma, pelo que não deverá ter sido passada...,) poderia provávelmente perceber qual a diferença das Armas correpondentes ao meu "ramo" .
Quanto ao titulo em questão, eu gostaria de lho transmitir de uma forma menos "publica". Assim e caso possivel, solicito e desde já agradeço que me envie o seu endereço de e-mail para pbpn@clix.pt por forma a que eu o possa contactar.
Mais uma vez grato e na expectativa de uma resposta, apresento os meus cumprimentos.
Pedro N.
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno,
Renovo o meu pedido feito em 03/03.
Já recebi a sua excelente obra ! Os meus parabens e admiração pelo trabalho. Infelizmente não consta a CB que proucuro. Será que não foi passada ? Se me puder enviar o seu endereço de e-mail para pbpn@clix. pt, ficar-lhe-ia muito grato.
Cumprimentos
Pedro N.
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Confrade,
É possível verificar, se tiver a obra, se existem cartas de Brasão de Armas para:
- António Luís Bandeira Pereira
- Manuel Luís Bandeira
- D. Tomásia Maria Bandeira Pereira
- José Freire de Andrade
- António Pereira Bandeira
- Francisco da Rocha Leão
- António Luís Bandeira
Obrigado.
Cordialmente,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Confrade,
É possível verificar, se tiver a obra, se existem cartas de Brasão de Armas para:
- António Luís Bandeira Pereira
- Manuel Luís Bandeira
- D. Tomásia Maria Bandeira Pereira
- José Freire de Andrade
- António Pereira Bandeira
- Francisco da Rocha Leão
- António Luís Bandeira
Obrigado.
Cordialmente,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Cara Confrade,
É possível verificar, se tiver a obra, se existem cartas de Brasão de Armas para:
- António Luís Bandeira Pereira
- Manuel Luís Bandeira
- D. Tomásia Maria Bandeira Pereira
- José Freire de Andrade
- António Pereira Bandeira
- Francisco da Rocha Leão
- António Luís Bandeira
Obrigado.
Cordialmente,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Confrade,
É possível verificar, se tiver a obra, se existem cartas de Brasão de Armas para:
- António Luís Bandeira Pereira
- Manuel Luís Bandeira
- D. Tomásia Maria Bandeira Pereira
- José Freire de Andrade
- António Pereira Bandeira
- Francisco da Rocha Leão
- António Luís Bandeira
Obrigado.
Cordialmente,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Confrade,
É possível verificar, se tiver a obra, se existem cartas de Brasão de Armas para:
- António Luís Bandeira Pereira
- Manuel Luís Bandeira
- D. Tomásia Maria Bandeira Pereira
- José Freire de Andrade
- António Pereira Bandeira
- Francisco da Rocha Leão
- António Luís Bandeira
Obrigado.
Cordialmente,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Confrade,
É possível verificar, se tiver a obra, se existem cartas de Brasão de Armas para:
- António Luís Bandeira Pereira
- Manuel Luís Bandeira
- D. Tomásia Maria Bandeira Pereira
- José Freire de Andrade
- António Pereira Bandeira
- Francisco da Rocha Leão
- António Luís Bandeira
Obrigado.
Cordialmente,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Confrade,
É possível verificar, se tiver a obra, se existem cartas de Brasão de Armas para:
- António Luís Bandeira Pereira
- Manuel Luís Bandeira
- D. Tomásia Maria Bandeira Pereira
- José Freire de Andrade
- António Pereira Bandeira
- Francisco da Rocha Leão
- António Luís Bandeira
Obrigado.
Cordialmente,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Confrade,
É possível verificar, se tiver a obra, se existem cartas de Brasão de Armas para:
- António Luís Bandeira Pereira
- Manuel Luís Bandeira
- D. Tomásia Maria Bandeira Pereira
- José Freire de Andrade
- António Pereira Bandeira
- Francisco da Rocha Leão
- António Luís Bandeira
Obrigado.
Cordialmente,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Confrade,
É possível verificar, se tiver a obra, se existem cartas de Brasão de Armas para:
- António Luís Bandeira Pereira
- Manuel Luís Bandeira
- D. Tomásia Maria Bandeira Pereira
- José Freire de Andrade
- António Pereira Bandeira
- Francisco da Rocha Leão
- António Luís Bandeira
Obrigado.
Cordialmente,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Confrade,
É possível verificar, se tiver a obra, se existem cartas de Brasão de Armas para:
- António Luís Bandeira Pereira
- Manuel Luís Bandeira
- D. Tomásia Maria Bandeira Pereira
- José Freire de Andrade
- António Pereira Bandeira
- Francisco da Rocha Leão
- António Luís Bandeira
Obrigado.
Cordialmente,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Confrade,
É possível verificar, se tiver a obra, se existem cartas de Brasão de Armas para:
- António Luís Bandeira Pereira
- Manuel Luís Bandeira
- D. Tomásia Maria Bandeira Pereira
- José Freire de Andrade
- António Pereira Bandeira
- Francisco da Rocha Leão
- António Luís Bandeira
Obrigado.
Cordialmente,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Silvério da Silva da Fonseca - Alvará de FCR
Creio que vem referido no foro dos filhos. Estudei esse assunto, pois também é meu avô. Small world...
Cumprimentos.
Enlace directo:
RE: Silvério da Silva da Fonseca - Alvará de FCR
PS:Creio que no processo de genere da Ordem de Malta do seu antepassado vêm transcritos os alvarás de filhamento na Casa Real. Há vários Cavaleiros de Malta desta família, designadamente os Moura e Mendonça.
RespuestaEnlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Prezado confrade
Minha esposa, teve conhecimento que sua família, Sousa e Andrade, tem um registo de brasão no cartório da nobreza no livro 3 folhas 30. Poderá ter a gentileza de confirmar este registo?
Estou ausente no estrangeiro,motivo pelo qual lhe peço este especial favor.
Respeitosos cumprimentos
Fernando de Azevedo
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Confrade.
Desculpe a intromissão.
José Freire de Andrade,teria um irmão de nome Rui Freire de Andrade? Se sim verifique no registo do cartório da nobreza livro 3 folhas 30, penso que no ano de 1781.
Rui Freire de Andrade deu origem à família Sousa e Andrade, que se estabeleceu em Angola.
Respeitosos cumprimentos
Fernando de Azevedo
Enlace directo:
RE: Silvério da Silva da Fonseca - Alvará de FCR
Estive ja na Torre do Tombo com o processo, que comecei a estudar. podemos talvez trocar mais informações, sendo que somos então parentes. se puder, pode contactar-me atraves do email pbrehm arroba gmail.com . Pelo menos para nos conhecermos.
Cumprimentos,
Paulo
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro confrade,
A obra é manuscrita e está em depósito na biblioteca da Igreja dos Grilos ao lado do Paço Episcopal do Porto.
Acho que já ouvi dizer que alguém está com vontade de a publicar.
No fundamental não difere muito de Felgueiras Gayo, embora tenha informações suplementares, mas não fiz uma análise muito critica pois só me interessaram alguns títulos como Moreiras, Aranhas e pouco adiantaram ao conhecimento que já tinha do assunto
Cumprimentos
José António Reis
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Confrade,
Julgo que a sua mensagem não era para mim.
"Caro confrade,
A obra é manuscrita e está em depósito na biblioteca da Igreja dos Grilos ao lado do Paço Episcopal do Porto.
Acho que já ouvi dizer que alguém está com vontade de a publicar.
No fundamental não difere muito de Felgueiras Gayo, embora tenha informações suplementares, mas não fiz uma análise muito critica pois só me interessaram alguns títulos como Moreiras, Aranhas e pouco adiantaram ao conhecimento que já tinha do assunto
Cumprimentos
José António Reis"
Eu perguntava acerca de uns brasões de armas...
Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Agradeço a sua mensagem, mas este José Freire de Andrade de que falo, não tinha irmãos. Além do mais já tinha morrido em 1781.
De qualquer das formas agradeço a sua mensagem.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Silvério da Silva da Fonseca - Alvará de FCR
PS. Já conhece os livros genealógicos do falecido Fernando Mouzinho de Albuquerque e Cunha? Era seu parente, pelo que tem muita ascendência comum. O Testamento de Andres Maraver, Raizes Hispânicas, Instrumentário genealógico etc. etc.
RespuestaEnlace directo:
RE: Silvério da Silva da Fonseca - Alvará de FCR
Caro Conde,
A que livros se refere exactamente? Sou novato nestas andanças, tenho tido a sorte de ter algumas ajudas como a sua, nomeadamente do confrade Ricardo Charters d'Azevedo.
Ja estive na TT a consultar o processo de habilitaçao à Ordem de Malta de Joaquim Augusto Pereira da Silva da Fonseca (por caso estive hoje junto ao seu tumulo, no adro da capela da Gandara dos Olivais, nao muito longe da propriedade de familia). Interessante como adiantava.
Onde poderei encontrar o Testamento de Andres Maraver?
E finalmente, posso saber com quem tenho o prazer de trocar estas mensagens? Se preferir pode utilizar omeu gmail que e pbrehm@gmail.com .
Obrigado e Cumprimentos,
Paulo B rehm
Enlace directo:
RE: Silvério da Silva da Fonseca - Alvará de FCR
Caro Confrade,
É possível verificar, se tiver a obra, se existem cartas de Brasão de Armas para:
- António Luís Bandeira Pereira
- Manuel Luís Bandeira
- D. Tomásia Maria Bandeira Pereira
- José Freire de Andrade
- António Pereira Bandeira
- Francisco da Rocha Leão
- António Luís Bandeira
Obrigado.
Cordialmente,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Confrade,
É possível verificar, se tiver a obra, se existem cartas de Brasão de Armas para:
- António Luís Bandeira Pereira
- Manuel Luís Bandeira
- D. Tomásia Maria Bandeira Pereira
- José Freire de Andrade
- António Pereira Bandeira
- Francisco da Rocha Leão
- António Luís Bandeira
Obrigado.
Cordialmente,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Confrade,
É possível verificar, se tiver a obra, se existem cartas de Brasão de Armas para:
- António Luís Bandeira Pereira
- Manuel Luís Bandeira
- D. Tomásia Maria Bandeira Pereira
- José Freire de Andrade
- António Pereira Bandeira
- Francisco da Rocha Leão
- António Luís Bandeira
Obrigado.
Cordialmente,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Confrade,
É possível verificar, se tiver a obra, se existem cartas de Brasão de Armas para:
- António Luís Bandeira Pereira
- Manuel Luís Bandeira
- D. Tomásia Maria Bandeira Pereira
- José Freire de Andrade
- António Pereira Bandeira
- Francisco da Rocha Leão
- António Luís Bandeira
Obrigado.
Cordialmente,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Teria eventualmente as cartas de Brasão de armas de Leonardo Espinola de 29 de janeiro de 1572 ou de Antonio Espinola em 1535???
Muito obrigado,
Goncalo de Spinola
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caríssimo Confrade,
Venho perguntar-lhe se no livro da autoria do Sr. Nuno Borrego, consta alguma Carta de Armas passada FILIPE COELHO FONTOURA, Familiar do Santo Ofício em 1696 e filho de João Álvares Fontoura e de D. Maria Coelho [de Mello].
Agradeço da sua parte uma resposta.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caríssimo Confrade,
Venho perguntar-lhe se no livro da autoria do Sr. Nuno Borrego, consta alguma Carta de Armas passada FILIPE COELHO FONTOURA, Familiar do Santo Ofício em 1696 e filho de João Álvares Fontoura e de D. Maria Coelho [de Mello].
Agradeço da sua parte uma resposta.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Silvério da Silva da Fonseca - Alvará de FCR
Caríssimo Confrade,
Venho perguntar-lhe se no livro da autoria do Sr. Nuno Borrego, consta alguma Carta de Armas passada FILIPE COELHO FONTOURA, Familiar do Santo Ofício em 1696 e filho de João Álvares Fontoura e de D. Maria Coelho [de Mello].
Agradeço da sua parte uma resposta.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Silvério da Silva da Fonseca - Alvará de FCR
Caríssimo Confrade,
Venho perguntar-lhe se no livro da autoria do Sr. Nuno Borrego, consta alguma Carta de Armas passada FILIPE COELHO FONTOURA, Familiar do Santo Ofício em 1696 e filho de João Álvares Fontoura e de D. Maria Coelho [de Mello].
Agradeço da sua parte uma resposta.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Silvério da Silva da Fonseca - Alvará de FCR
Caríssimo Confrade,
Venho perguntar-lhe se no livro da autoria do Sr. Nuno Borrego, consta alguma Carta de Armas passada FILIPE COELHO FONTOURA, Familiar do Santo Ofício em 1696 e filho de João Álvares Fontoura e de D. Maria Coelho [de Mello].
Agradeço da sua parte uma resposta.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caríssimo Confrade,
Venho perguntar-lhe se no livro da autoria do Sr. Nuno Borrego, consta alguma Carta de Armas passada FILIPE COELHO FONTOURA, Familiar do Santo Ofício em 1696 e filho de João Álvares Fontoura e de D. Maria Coelho [de Mello].
Agradeço da sua parte uma resposta.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caríssimo Confrade,
Venho perguntar-lhe se no livro da autoria do Sr. Nuno Borrego, consta alguma Carta de Armas passada FILIPE COELHO FONTOURA, Familiar do Santo Ofício em 1696 e filho de João Álvares Fontoura e de D. Maria Coelho [de Mello].
Agradeço da sua parte uma resposta.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caríssimo Confrade,
Venho perguntar-lhe se no livro da autoria do Sr. Nuno Borrego, consta alguma Carta de Armas passada FILIPE COELHO FONTOURA, Familiar do Santo Ofício em 1696 e filho de João Álvares Fontoura e de D. Maria Coelho [de Mello].
Agradeço da sua parte uma resposta.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caríssimo Confrade,
Venho perguntar-lhe se no livro da autoria do Sr. Nuno Borrego, consta alguma Carta de Armas passada FILIPE COELHO FONTOURA, Familiar do Santo Ofício em 1696 e filho de João Álvares Fontoura e de D. Maria Coelho [de Mello].
Agradeço da sua parte uma resposta.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caríssimo Confrade,
Venho perguntar-lhe se no livro da autoria do Sr. Nuno Borrego, consta alguma Carta de Armas passada FILIPE COELHO FONTOURA, Familiar do Santo Ofício em 1696 e filho de João Álvares Fontoura e de D. Maria Coelho [de Mello].
Agradeço da sua parte uma resposta.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caríssimo Confrade,
Venho perguntar-lhe se no livro da autoria do Sr. Nuno Borrego, consta alguma Carta de Armas passada FILIPE COELHO FONTOURA, Familiar do Santo Ofício em 1696 e filho de João Álvares Fontoura e de D. Maria Coelho [de Mello].
Agradeço da sua parte uma resposta.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caríssimo Confrade,
Venho perguntar-lhe se no livro da autoria do Sr. Nuno Borrego, consta alguma Carta de Armas passada FILIPE COELHO FONTOURA, Familiar do Santo Ofício em 1696 e filho de João Álvares Fontoura e de D. Maria Coelho [de Mello].
Agradeço da sua parte uma resposta.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão de Armas
Caríssimo Confrade,
Venho perguntar-lhe se no livro da autoria do Sr. Nuno Borrego, consta alguma Carta de Armas passada FILIPE COELHO FONTOURA, Familiar do Santo Ofício em 1696 e filho de João Álvares Fontoura e de D. Maria Coelho [de Mello].
Agradeço da sua parte uma resposta.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caríssimo Confrade,
Venho perguntar-lhe se no livro da autoria do Sr. Nuno Borrego, consta alguma Carta de Armas passada FILIPE COELHO FONTOURA, Familiar do Santo Ofício em 1696 e filho de João Álvares Fontoura e de D. Maria Coelho [de Mello].
Agradeço da sua parte uma resposta.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caríssimo Confrade,
Venho perguntar-lhe se no livro da autoria do Sr. Nuno Borrego, consta alguma Carta de Armas passada FILIPE COELHO FONTOURA, Familiar do Santo Ofício em 1696 e filho de João Álvares Fontoura e de D. Maria Coelho [de Mello].
Agradeço da sua parte uma resposta.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
Cartas de Armas
Caro Nuno Pereira Borrego,
Coloco aqui esta questão: se nos livros da sua autoria, consta alguma Carta de Armas passada a:
*PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões; Este Capitão era natural do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, Valpaços.
*FILIPE COELHO FONTOURA, Familiar do Santo Ofício em 1696 e filho de João Álvares Fontoura e de D. Maria Coelho [de Mello];
*P.e FRANCISCO COELHO [FONTOURA], nascido em 1697 em Alpande e filho do Capitão Pedro Afonso Teixeira e de D. Maria Coelho de Mello.
*P.e ANTÓNIO PINHEIRO, de Vale de Telhas, filho de Miguel Pinheiro e de D. Maria Borges.
Aguardo uma resposta da sua parte.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
Cartas de Armas
Caro Nuno Pereira Borrego,
Coloco aqui esta questão: se nos livros da sua autoria, consta alguma Carta de Armas passada a:
*PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões; Este Capitão era natural do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, Valpaços.
*FILIPE COELHO FONTOURA, Familiar do Santo Ofício em 1696 e filho de João Álvares Fontoura e de D. Maria Coelho [de Mello];
*P.e FRANCISCO COELHO [FONTOURA], nascido em 1697 em Alpande e filho do Capitão Pedro Afonso Teixeira e de D. Maria Coelho de Mello.
*P.e ANTÓNIO PINHEIRO, de Vale de Telhas, filho de Miguel Pinheiro e de D. Maria Borges.
Aguardo uma resposta da sua parte.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno Borrego,
No seu belíssimo livro "Cartas de Brasão de Armas II", às folhas 493, há uma referência à Carta de Armas de Francisco Pinto, de 11-01-1592, para a qual a fonte é "Col., 170". Significaria que a Carta ainda não foi publicada, e pertence a uma Coleção particular? Você possui a transcrição desta Carta? Gostaria muito de descobrir à qual Francisco Pinto esta Carta se refere, e se possível ter a descrição das Armas...
Meus cumprimentos,
Fabrício Gerin
Campinas/SP
Brasil
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Gostaria de saber se neste livro existe a carta de brasão de JOSÉ CARDOSO DE MENEZES, n. lugar e freguesia de Pindo (Penalva do Castelo) aos 22 Jun. de 1825, sendo baptizado pelo reverendo Sebastião Cardoso de Menezes, do lugar da Coriscada, aos 30 Jun. de 1825, sendo padrinhos o reverendo Sebastião, tio do baptizado, e D. Angélica Florinda de Menezes, avó do mesmo; administrador do concelho de Castelo de Penalva pelos anos de 1857 e 1863; "advogado respeitado e admirado pelo saber e pelo carácter, exercendo um largo domínio político nas fileiras daquele partido que contou entre os seus maiores homens cheios de hombridade e honestas intenções de 1836 e o famosíssimo bispo de Viseu"; era conhecido como "O Chavão das Beiras pelos casos jurídicos que conseguia resolver; construiu a Casa da Quinta da Murgueira, tendo falecido entre 1902 e 1904.
Obrigada.
TMA
Enlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Peço desculpa pelo erro: não é Quinta da Murgueira, mas sim QUINTA DA MURQUEIRA.
RespuestaEnlace directo:
RE: Cartas de Brasão - Vol. II
Sou sexto neto, pelo lado materno, de António Luiz de Abreu e Vasconcelos, da Casa da Vila, em Lanhoso. Como poderia obter mais informações sobre a sua carta de Brasão? Conheço a Carta de Brasão concedida ao meu sétimo avô, sogro de António Luiz, Capitão-Mor António José de Araújo Vale.
Obrigado pela ajuda,
Álvaro Augusto de Vasconcelos Leite Ribeiro
Enlace directo:
Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Nuno,
Será que poderia me fornecer alguma informação sobre esse Luís Figueira de Chaves?
Tenho um antepassado Álvaro Figueira de Chaves, "cavaleiro", natural de Alcácer do Sal e radicado no Estreito da Câmara de Lobos (Ilha da Madeira) do qual não consigo descobrir absolutamente nada sobre a ascendência.
Com os melhores cumprimentos,
Andrew
Enlace directo:
Cartas de Brasão - Vol. II
Exmo Dr Nuno Borrego. Gostaria de saber se em algum dos seus volumes existe a carta de Brasão de Armas de António José PereiraTenho uma cópia dessa carta concedida pelo rei D.José. Os meus melhores cumprimentos
RespuestaEnlace directo:
Cartas de Brasão - Vol. II
Exmo Dr Nuno Borrego. Gostaria de saber se neste seu segundo volume existe a carta de Brasão de Armas concedida por D.José a António José Pereira Tenho uma cópia dessa carta Melhores cumprimentos
RespuestaEnlace directo:
Cartas de Brasão - Vol. II
Caros Colegas
Sobre Brasões de Armas, já alguém "deu de caras" com um brasão da família de Joaquim José de Vabo Machado Carneiro da Silva e Bulhões (*1764 - +1826), morgado de Pereira (São Pedro de Esmeriz - Vila Nova de Famalicão), filho de Pedro José de Vabo da Silva Machado e Bulhões, senhor dos morgados de Pereira, Espargo, Carude, Gayoso e Barreiro, e de sua mulher Dona Ana Victória de Sá Pereira Coutinho Tavares Pinto da Rocha (casados em 1763), filha de José Pereira Pinto Tavares da Rocha, senhor da Quinta de São Francisco (Stª Mª da Feira) e de sua mulher Dona Micaela da Silva Carneiro, neta paterna de António Pinto Tavares da Rocha, que teve Carta de Brasão de Armas em 6-2-1727 para Pereiras, Pintos, Tavares e Rochas.
Quando digo da família, quero dizer dele mesmo ou de algum filho ou neto, porque na Capela da Quinta e Morgado de Pereira tem um brasão esquartelado com as armas de: Pereira (com diferença), Machado, Tavares (ou Coutinho???) e Rocha, e timbre de Pereira sobre o elmo. Esta composição heráldica só poderia surgir (na minha humilde opinião) após o casamento de Pedro José de Vabo e de Dona Ana Victória. A indicação de uma diferença no quartel de Pereira, esculpida pelo canteiro, revela que segui o desenho de uma hipotética Carta de Brasão de Armas.
Se algum dos caros colegas tiver alguma informação sobre o assunto, ficaria imensamente agradecido.
Cordiais cumprimentos
Luís Cardoso de Menezes
Enlace directo:
Cartas de Brasão - Vol. II
Caro Dr. Nuno Borrego
Não sei se ainda está a tratar de Cartas de Brazão de Armas, mas pergunto-lhe se tem conhecimento da CBA de José da Silva Araújo Salazar (tio-avô em alguns graus do Prof. Abel Salazar) atribuída em 1743?. Tenho fotocópias a côres da Carta, mas o original está guardado no arquivo da Casa-Museu Abel Salazar em São Mamede de Infesta - Matosinhos, bem como um brasão entalhado em madeira que este professor retirou de uma casa de família (imediatamente antes de ser vendida), ao que parece situada em Santa Cristina de Cerzedêlo - Guimarães, e trouxe para a sua residência (nesta, as cadeiras de couro lavrado da sala de jantar têm gravadas estas armas: Farias, Salazares, Silvas e Araújos) agora Casa-Museu. Tem também um espadim de fidalgo, guardado numa das cómodas do andar nobre deste palacete. Eu sei isto porque trabalhei lá cerca de 2 anos e meio, e vi que a estes vestígios dos antepassados de Abel Salazar não era dada importância nenhuma, ao contrário do próprio Abel Salazar que se deu ao trabalho de os preservar.
Atenciosamente
Luís Cardoso de Menezes
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 03:28.