familia Rosas Leitão

This topic is classified in rooms: Famílias | Património | Regiões

familia Rosas Leitão

#55318 | AO | 13 ene 2004 16:56

O que se sabe da familia rosas leitão? proprietários da casa de ronfe em meinedo, perto de penafiel e mais???!alguem sabe mais alguma coisa??
obrigado

André

Respuesta

Enlace directo:

RE: familia Rosas Leitão

#55340 | sapeca | 13 ene 2004 22:23 | In reply to: #55318

Caro André:
A Casa de Ronfe, em Meinedo, concelho de Lousada, era pertença da família Borges Barreto, desde pelo menos o século de quinhentos (derivam de Martim Borges, escrivão do público,casado com uma senhora dos Vieiras de Riba Douro, progenitor de todos os Borges Barretos, dos quais são descendentes, entre outros os Moreiras de Sá, da Casa de Sá, em Vizela (Santa Eulália de Barrosas), os Borges Barreto Archer (que venderam a casa), os Vaz Guedes de Sousa Bacelar, e outros mais.
Um neto deste Martim Borges, Heitor Borges Barreto, teve Carta de brasão de armas de Borges, Barretos, Marinhos e Vieiras, ainda no século XVI, que vem publicada pelo Visconde de Sanches de Baena).
Esta família foi estudada pelo saudoso amigo Dr. Eugénio da Cunha e Freitas, ainda que infelizmente tal estudo tenha ficado por publicar entre o seu valiosíssimo espólio.
Por sua cedência amiga, pude há muitos anos consultar o manuscrito, onde toda a família Borges Barreto ali vem referenciada e desenvolvida.
A Casa foi vendida como se disse por uma Senhora Barreto Archer aos actuais proprietários, os quais são os descendentes de um conhecido e distinto industrial de pratas do Porto(José Rosas).
Em forma telegráfica é isto que lhe posso dizer, pois que mais elementos me obrigariam a pesquisa que neste momento não posso efectuar nos meus papéis, bem como entre a família Rosas Leitão que bem conheço.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: familia Rosas Leitão

#55349 | magalp | 14 ene 2004 01:55 | In reply to: #55318

Caro André

O actual proprietário dessa bela casa, referida como o "ex-libris" do concelho de Lousada é o Sr. Coronel de Engenharia Mário José Rosas Leitão, c.c. D. Alzira Ramalho Pinto da Fonseca. Têm (creio) 2 filhas e um filho, sendo este o primogénito e igualmente Coronel de Engenharia, Mário Pinto da Fonseca Leitão, *16.12.1941, c.c. D. Maria Joana Lacerda Andresen Guimarães, *18.3.1948, antiga secretária na Embaixada do Brasil; tiveram 4 filhos, sendo o mais velho, Mário Andresen Guimarães Rosas Leitão e, para variar, Engenheiro...
Por q.q. lapso não constam em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=43313

É este casal que usufrui da Casa de Ronfe, durante o mês de Setembro, pelo menos. Os seus jardins e parque (desenhados e feitos executar pelo avô José Rosas Jr., muito respeitado industrial e comerciante no Porto, sucessor de várias gerações no ramo da ourivesaria), são ainda muito bonitos e cuidadosamente tratados. Recebem com grande esmero e simpatia familiares e amigos que também frequentam este Fórum mas devem estar distraídos...
Complementando as informações que já lhe foram apresentadas e muito bem, sobre os primitivos senhores da dita casa, lembraria o Sr. Consultor Nóbrega, Artur Vaz Osório da, em "Pedras de Armas do Concelho de Lousada", págs. 120/133 e ainda um aditamento genealógico na pág. 425; uma edição da Junta de Província do Douro Litoral, Porto, 1959.
Cmptos.
M. Magalhães

Respuesta

Enlace directo:

RE: familia Rosas Leitão

#55352 | MSPAGraça | 14 ene 2004 09:20 | In reply to: #55349

Caro André

Foi recentemente editado um livro intitulado «Genealogia das Famílias», da autoria de Álvaro Magro de Moura Bessa (Ed. Civilização), espécie de adiantamento a «Árvore genealógica da ascendência de João Pereira de Almeida Beça de Vasconcelos e de seus irmãos da Quinta de Pinhete e de outras famílias que lhe pertencem feito no ano de MDCCLXII», de Frei Manuel do Amor Divino Beça (Pref. e Notas de Álvaro de Moura Bessa; 2 Vols.; Ed. Civilização).

Tratando de famílias maioritariamente penafidelenses e ali existindo um capítulo dedicado à Família Rosas, do Porto, pode ser que tenha as informações que procura.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Respuesta

Enlace directo:

RE: familia Rosas Leitão

#55464 | amrleitao | 15 ene 2004 15:33 | In reply to: #55318

Eu sou Antonio Manuel Rosas Leitao faco parte da familia em apreco e estou disponivel a dar informacoes ao Andre do que pretende da nossa Familia, em que alguns dos seus membros sao proprietarios da Casa de Ronfe. Tambem estou interessado em obter informacoes dos nossos ascendentes e ja estive em contacto com o Dr. Moura Bessa. Neste momrentos trabalho em Italia, mas quando voltar no proximo estou mais disponivel para trocar impressoes por esta familia cujas origens vem do Norte, Tras-os-Montes e Douro Litoral, assimo como do Porto desde o principio do Seculo XIX.

Cumprimentos, Antonio

Respuesta

Enlace directo:

RE: familia Rosas Leitão

#55467 | AO | 15 ene 2004 15:55 | In reply to: #55464

Caro Manuel Rosas Leitão,

Realmente o mundo é pequeno, e o espaço cibernautico ainda mais pequeno é!
Eu sou grande amigo do ( em principio seu primo) Rodrigo Andresen Guimarães Leitão, filho de um dos propriétários da casa de Ronfe.
Passei a passagem do ano 2003/2004 na casa de Ronfe e como apaixonado pela historia e pela Arquitectura pedi ao rodrigo algumas informações, algumas ele sabia outras não. tb perguntei se ele importava que eu investiga-se!
já sei algumas coisas, principalmente sobre a arquitectura e dos antigos proprietários, antes da Familia Rosas Leitão.
direi mais coisas quando sober! se tiver alguns dados diga!
obrigado

André Mergulhão O

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 may 2024, 04:54.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen