Padre Manuel Antão

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Padre Manuel Antão

#55661 | gouvre | 18 ene 2004 17:01

Caros Confrades

Gostaria de receber alguma informação sobre a filiação do da seguinte pessoa:

- Padre Manuel Antão - Vigário "encomendado" em Janeiro de Baixo, Diocese de Coimbra, em 1780.

Na pesquisa que actualmente desenvolvo encontro alguma relação entre o referido padre e um meu 4º Avô de nome Manuel Antão, filho de outro Manuel Antão meu 5º avô.

Possuo ainda informação que o Padre Manuel Antão terá celebrado o baptizado do primeiro e o casamento do 2º.

Cumprimentos

Gouvre

Respuesta

Enlace directo:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#59085 | gouvre | 28 feb 2004 16:16 | In reply to: #55661

Boa tarde a todos,

Venho desta forma pedir ajuda aos que investigam os registos paroquiais de Janeiro de Baixo, Dornelas e aldeias próximas.

Por diversas vezes pedi ajuda ao Arquivo da Universidade de Coimbra, mas nem sempre conseguiram localizar alguns dos meus pedidos.

Actualmente, encontro-me sem conseguir prosseguir as minhas pesquisas devido à falta de dados.

Os últimos assentos que tenho são os seguintes:

- Manuel ( Antão),
nascido a 28 de Maio de 1780. Filho de Manuel Antão e de Maria Gonçalves. Neto paterno de Manuel Antão e de Íria Domingues, todos naturais de Porto de Vacas,( gostaria ainda de referir que tenho a certidão de casamento de Manuel Antão e Maria Gonçalves datada de 1780 ).

- Maria Gonçalves,
nascida a 17 de Agosto de 1752 em Porto de Vacas. Filha de Manuel Gonçalves Amaro, natural de Porto de Vacas, e de Isabel Martins natural do Souto. Neta paterna de Manuel Gonçalves Amaro, natural de Seladinhas ( Dornelas ?) e de Héria Gaspar (ou Teresa)natural de Porto de Vacas. Neta materna de Manuel Antunes, natural de Souto e Isabel Martins natural de Janeiro de Baixo.

Ana ( Bento ),
nascida em Machialinho. Filha de Manuel Bento natural de Vidual de Cima, freguesia de Janeiro de Baixo, e de Ana Gonçalves natural de Machialinho. Esta senhora foi casada com João Ramos nascido em Porto de Vacas em 1806, e tiveram um filho em 1831.

- José Martins,
nascido em Machialinho. Filho de João Martins, natural de Machialinho, e de Maria Gonçalves natural de Alqueidão. Foi casado com Rosária Maria ( Antão ), nascida em 1813, em Porto de Vacas. Deste casamento nasceu em 1835, uma filha, em Porto de Vacas.

Cumprimentos,

Maria Gouvre

Respuesta

Enlace directo:

RE: Padre Manuel Antão

#59397 | rmfrp | 03 mar 2004 00:02 | In reply to: #55661

Cara Maria Gouvre:

Embora correndo o risco de lhe dar uma informação que já conhece, gostaria de referir que no Arquivo da Universidade de Coimbra existem muitos processos de habilitação para ordens eclesiásticas da Diocese de Coimbra. Estes processos contém geralmente os nomes e naturalidades dos pais e avós do habilitando. É provável que lá se encontre o processo do Padre Manuel Antão.

Ao ler a sua intervenção não deixei de reparar no nome "Héria Gaspar". Creio que se trata na realidade do nome Iria, que por vezes aparece escrito como "Heria".

Em época mais recuada viveu em região próxima de Janeiro de Baixo uma Iria Gaspar. Esta Iria a que me refiro é minha antepassada. Nasceu no Carregal (freguesia de Dornelas do Zêzere) e casou em Dornelas em 1630 com Gaspar Dias, natural do Orvalho.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Padre Manuel Antão

#59419 | gouvre | 03 mar 2004 12:23 | In reply to: #55661

Caro Rui Pereira,

Agradeço a sua informação e direcção quanto a futuras pesquisas da minha familia Antão.

Quanto à Iría - ou Héria - não tenho informação quem seriam os pais. Sei apenas que foi casada com Manuel Gonçalves Amaro, natural de Seladinhas, e avó de Maria Gonçalves nascida em Porto de Vacas em 17 de Agosto de 1752.

Cumprimentos,

Maria Gouvre

Respuesta

Enlace directo:

RE: Padre Manuel Antão

#180497 | sena1965 | 15 ene 2008 11:51 | In reply to: #55661

Cara Senhora

No tópico

RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere 30-05-2002 escrito por Sena1954, encontramos a referencia que o Padre Manuel Antam era irmão de Anna Antam, José Antam, Isabel Maria de Jesus Antam (esposa do capitão Manuel Dias de Carvalho) e filho de Manuel Antam (Janeiro de Baixo) e Teresa Joam (da Covanca).
Será possivel descobrir um pouco mais sobre a familia Antam (Antão) de Janeiro de Baixo? Eu estou interessado neste tópico pois Isabel Maria de Jesus Antam foi minha antepassada.


Cumprimentos,

Sena1965

Respuesta

Enlace directo:

RE: Padre Manuel Antão

#180585 | FIGUEIRA | 15 ene 2008 23:24 | In reply to: #180497

Caro Sena1965,

Tenho uma Maria Dias, do Janeiro de Baixo, que foi casar à Portela do Fojo com António Henriques Barreto no início do século XIX, e onde fixaram residência (com geração), filha de Manuel Lopes, natural do Soutelinho (hoje Portela do Fojo, na altura Alvares) e de Maria Dias, do Janeiro de Baixo.
Curiosamente o dito Soutelinho é terra de Antões, dos quais descendo.
Tenho a descendência, interessa-lhe?

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Padre Manuel Antão

#180587 | FIGUEIRA | 15 ene 2008 23:58 | In reply to: #180497

Caro Sena1965,

Faço-lhe a pergunta já tinha feito noutro tópico: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=180586
Sabe se estes Dias de Carvalho estarão ligados aos Dias, das Cortes, freguesia de Alvares, ou aos Dias, do Vilar dos Condes Cimeiro e da Madeirã, na freguesia da Madeirã (e que deram origem aos Dias Barata Salgueiro)?


Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Padre Manuel Antão

#180757 | sena1965 | 17 ene 2008 10:32 | In reply to: #180587

Caro Nuno Figueira

Obrigado pela resposta pronta.
Infelizmente, a resposta é negativa: os «meus» Dias de Carvalho são originários de Carregal, freguesia de Dornelas do Zêzere (Pampilhosa da Serra) e mais para trás, no séc. XVI, de Orvalho e Bodelhão (actualmente Aldeia de S. Francisco de Assis, também Pampilhosa da Serra).

Fórum de Genealogia -- Escolha uma opção -- Regras Ajuda Registe-se Alterar Dados Contactos
[Voltar ao Fórum]
TODAS AS SALAS Moderador

Arquivos
Bibliografia
Brasil
Cargos
Direito
Eventos
Famílias
Formação
Genética
Heráldica
Hispânia
Informática
Património
Pessoas
Regiões
Títulos


Todas as SalasArquivosBibliografiaBrasilCargosDireitoEventosFamíliasFormaçãoGenéticaHeráldicaHispâniaInformáticaPatrimónioPessoasRegiõesTítulos em: TópicosMensagensAutores

Este tópico está disponível na(s) Sala(s): Pessoas Cargos Famílias Regiões
Nota: para visualizar todas as mensagens deste tópico na mesma página utilize o modo expandido
Mensagens neste tópico Autor
• Padre Manuel Antão gouvre 18-01-2004, 17:01
• RE: Janeiro de Baixo e Dornelas gouvre 28-02-2004, 16:16
• RE: Padre Manuel Antão rmfrp 03-03-2004, 00:02
• RE: Padre Manuel Antão gouvre 03-03-2004, 12:23
• RE: Padre Manuel Antão sena1965 15-01-2008, 11:51
• RE: Padre Manuel Antão FIGUEIRA 15-01-2008, 23:24
• RE: Padre Manuel Antão » FIGUEIRA 15-01-2008, 23:58

RE: Padre Manuel Antão 15-01-2008, 23:58
Autor: FIGUEIRA [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------

Caro Sena1965,

Faço-lhe a pergunta já tinha feito noutro tópico: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=180586
Sabe se estes Dias de Carvalho estarão ligados aos Dias, das Cortes, freguesia de Alvares, ou aos Dias, do Vilar dos Condes Cimeiro e da Madeirã, na freguesia da Madeirã (e que deram origem aos Dias Barata Salgueiro)?


Cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Padre Manuel Antão

#180777 | FIGUEIRA | 17 ene 2008 13:44 | In reply to: #180757

Caro Sena1965,

Por acaso os seus Dias de Carvalho, dos quais descende, estão ligados ao armigerado Manuel Dias Barata de Carvalho (CBA de Dias e de Baratas)?
Se assim for ainda somos primos.
Curiosamente o referido Manuel Lopes é capitão! Estaremos perante uma família de militares!!!

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

PS: há tempos, quando estive na Casa do Concelho da Pampilhosa da Serra, por ocasião do aniversário da CCPS e apresentação do opúsculo "Cronologia Pampilhosense", foi-me apresentada pela autora um dornelense da família Dias que me falou da possibilidade dos Dias dele estsrem ligados aos da Madeirã (infelizmente não fiquei com o contacto desse pessoa, pelo que não pude aprofundar esta questão).

Respuesta

Enlace directo:

RE: Padre Manuel Antão

#236085 | FIGUEIRA | 09 ago 2009 15:54 | In reply to: #59419

Cara Maria Gouvre,

Agradeço a sua ajuda no seguinte tópico:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=235723#lista

Cumprimentos,

Nuno Miguel Figueira

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 31 jul 2024, 12:55.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen