Sousa de Abreu
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Sousa de Abreu
Boa noite.
Gostaria de obter informações sobre a origem da família Sousa de Abreu, residente em Albufeira cerca de 1700. Infelizmente, não há registos paroquiais de Albufeira para o período em questão (todos os registos anteriores a 1833 foram destruídos durante as lutas liberais).
Tenho registado o casal: Luís de Sousa de Abreu e D. Brites de Sousa, pais de Manuel de Sousa de Abreu, viúvo de Catarina dos Santos, que casa em Tavira (Santiago) em 1739 com Joana Maria.
Manuel de Sousa de Abreu é dado num registo como natural de Albufeira, e em outros como sendo de Tavira; os pais, quando referidos nos registos de Tavira, são dados como residentes nos arredores desta cidade.
Por outro lado, nos registos de mercês surge Luís de Sousa de Abreu e Sequeira, neto do Cap. Manuel Ximenes Vieira, que recebe do avô o ofício de escrivão do campo e porta do celeiro da comenda de Albufeira (1698) e toma posse do cargo (1703). Em 1719, por falecimento de Luís, o ofício passa a seu filho Francisco de Sousa de Abreu, que só o poderá exercer quando tiver idade para tal (toma posse em 1728). Será que se trata do mesmo Luís?
Obrigado pela atenção.
Rui Pereira
Enlace directo:
RE: Sousa de Abreu
Caro Rui Pereira
Foi publicado em artigo, da autoria de Ernesto Ferreira Jordão, intitulado "Pedro de Sousa de Abreu e Siqueira" na obra "Tavira do Neolítico ao século XX", actas das II Jornadas de Cultura do Clube de Tavira, 1994, pp.32-43.
Neste trabalho vêm mencionados os que refere. Se quiser tentar adquirir o livro a morada do Clube de Tavira é Rua da Liberdade n.º 23, 8800 Tavira.
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos
Enlace directo:
RE: Sousa de Abreu
Caro Lourenço Correia de Matos:
Muito obrigado pela sua preciosa informação. O livro que referiu existe na Biblioteca Nacional e já tenho uma cópia do artigo em questão.
De facto, todos os dados encaixam. Eu sou descendente de Maria Teresa, filha de António Dias e D. Teresa Joaquina de Sousa (no artigo chamam-lhe "e" Sousa), referidos na p. 35. D. Teresa é bisneta de Pedro de Sousa de Abreu e Siqueira e não trineta como por lapso aparece. Maria Teresa casou com o Ten.-Cor. Jacinto Alexandre Travassos, que morreu em combate em Bayonne em 1813.
Deve ser destes que descendem os "Travassos Neves de Vasconcellos" referidos como uma das famílias que descendem de PSAS. Aliás, aparece nos registos de mercês cerca de 1850 um Jacinto Alexandre Travassos Neves, que não tenho entroncado mas deve ser destes pois tem um ofício que anteriormente tinha sido de antepassados meus deste ramo.
Na minha pesquisa tinha exactamente atingido o casamento de 20-07-1739 de Manuel de Sousa de Abreu com Joana Maria Romeira. Também já tinha o baptismo de D. Teresa Joaquina de Sousa (nasceu a 05-02-1750), no qual os pais são referidos como "moradores ao Caracol".
Na minha família próxima todos os apelidos deste ramo foram sendo sucessivamente apagados pois entre Manuel de Sousa de Abreu e o meu bisavô medeiam 5 gerações consecutivas por via feminina. Por coincidência o meu bisavô também é Sousa, mas pelo lado paterno.
Mais uma vez lhe agradeço. Espero poder retribuir-lhe esta gentileza no futuro.
Rui Pereira
Enlace directo:
RE: Sousa de Abreu
Boa tarde.
Volto a este assunto pois há uma coincidência que me chamou a atenção.
A minha antepassada D. Teresa Joaquina de Sousa (n. Santiago, Tavira, 05-02-1750), filha de Manuel de Sousa de Abreu e de Joana Maria, neta paterna de Luís de Sousa de Abreu e Siqueira e de D. Brites de Sousa, bisneta do Cap. Pedro de Sousa de Abreu e Siqueira, é afilhada de baptismo do Alferes João Rodrigues do Calado e de sua mulher Maria do Ó.
Por outro lado, num ramo totalmente distinto da minha árvore, tenho uma antepassada D. Maria Bárbara Teresa da Encarnação Sousa, que casou em 1748 em Faro com o Dr. António Rodrigues Nogueira Mimoso (médico). Desta D. Maria Bárbara, dada como natural de Tavira ou Faro, só sei os pais, que são José Rodrigues Calado e Bárbara dos Santos.
Temos portanto em ambos os casos uma ligação a Tavira, alguém com apelido Sousa e alguém com os apelidos Rodrigues Calado. Parecem coincidências a mais. Será esta D. Maria Bárbara também descendente dos Sousas de Abreu?
Obrigado pela atenção.
Rui Pereira
Enlace directo:
RE: Sousa de Abreu
Caro Rui Pereira
Aqui estou novamente.Pois na ascendência dos meus avós Capitão Afonso Alvares Mião e Leonor Alvares aparece a minha avó Luisa Abreu casada com o meu avô cap. João Afonso Grade,de Albufeira e tudo o que se refere a ascendência e descendência deles me interessa.
R.C.
Enlace directo:
RE: Sousa de Abreu
Em São Bartolomeu de Messines havia a família -Calado- José Gregório de Figueiredo Mascarenhas foi casado com D. Maria da Conceição Callado,filha do cap.ão legitimista Manuel Lourenço Calado e de D. Inacia Maria de Oliveira (minha tia 4.ª avó)(v/Famílias Nobres do Algarve-de Sanches de Baena,pág.74-cap.XV-parte segunda )e também tive um antepassado ao que parece oriundo do concelho de Silves e com o apelido Netto Calado.
R. C.
Enlace directo:
RE: Sousa de Abreu
Ola,
Sou descendente de uns Calado Rego/Rodrigues que solicitam sesmaria no Ceará-Brasil em 1745.Nada encontrei sobre essa família na Nobiliarquia Pernambucana. Talvez sejam portugueses.Maria Calado Rego esposa do Cap.Francisco Ribeiro de Sousa, naturais de Pernambuco, são meus ascendentes. Alguma notícia sobre estes Calado Rego?
Enlace directo:
RE: Sousa de Abreu
Caro Rui Pereira
O Sr.Ernesto Ferreira Jordão, aguarda o seu contacto a fim de trocar informações sobre esta família, para tal pede para o contactar pelos telefones 214681721 ou 243428230.
abraços
Óscar Caeiro Pinto
Enlace directo:
RE: Sousa de Abreu
Pesquisando sobre os engenhos de Pernambuco/Brasil encontrei um Manuel de Sousa de Abreu que foi Capitão e Sargento-mor de Pernambuco.
Segundo Borges da Fonseca* Em 13/11/1627 Miguel de Sousa de Abreu pediu reforma de consulta sobre o cargo de Sargento-mor de Pernambuco, que servia há 10 anos. Em 25/05/1639, pediu o pagamento dos soldos atrasados.
*BORGES DA FONSECA, Antônio José Victorino. Nobiliarquia Pernambucana. Anais de 1885-1886 Vol. 13.
Atenciosamente,
LouRodrigues
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 21 ene 2025, 09:54.