RE: Viscondessa de Taveiro

This topic is classified in rooms: Títulos | Património | Heráldica

Viscondessa de Taveiro

#56437 | manuelr | 31 ene 2004 00:21

Caros confrades

Alguém me pode dizer se a Casa de Santar, em Viseu, tem Brasão de Armas e que armas são?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Viscondessa de Taveiro

#56447 | magalp | 31 ene 2004 02:29 | In reply to: #56437

Caro Manuel Estevam

Tem realmente brasão de ármas, mas não as sei de cor e demomento não sei onde as encontrar aqui em casa.
Palpita-me que é o mesmo brasão que está nas garrafas de vinho produzido na casa.
Muito possivelmente como vem no ANP/1985, pg. 529 - Escudo esquartelado, para Mello, Paes, Amaral e Castelo Branco.
Se encontrar aqui alguma coisa que confirme ou não isto, lhe direi.
Abraço
Manuel Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Viscondessa de Taveiro

#56450 | aeiou2 | 31 ene 2004 08:52 | In reply to: #56437

Caro amigo,
No número um ou dois da revista Raízes & Memórias,da A.P de Genealogia tem essas informações.Não tenho esses números
Beijinhos
Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Viscondessa de Taveiro

#56451 | jpcmt | 31 ene 2004 09:06 | In reply to: #56437

Caro Confrade:
No "site" da D.G. dos Edifícios e Monumentos Nacionais tem uma óptima fotografia do brasão. Corresponde ao que descreve o nosso ilusre Amigo MMM.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Viscondessa de Taveiro

#56483 | manuelr | 31 ene 2004 19:47 | In reply to: #56447

Olá Manuel Maria

Sempre em cima do acontecimento. Grato pela informação. A Viscondessa de Taveiro teve brasão próprio ou é o mesmo?

Pedo preparar a banda, fanfarra e foguetes, que em Junho vou ao Porto!

Grande abraço
Manuel Estevam

Respuesta

Enlace directo:

RE: Viscondessa de Taveiro

#56484 | manuelr | 31 ene 2004 19:49 | In reply to: #56450

Cara Maria

Grato pela gentileza.

Bjs
Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Viscondessa de Taveiro

#56485 | manuelr | 31 ene 2004 19:52 | In reply to: #56451

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira.

Grato pela informação. Sabe que brasão usava a Viscondessa de Taveiro?

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Viscondessa de Taveiro

#56490 | magalp | 31 ene 2004 20:28 | In reply to: #56483

Manuel Estevam

A actual Condessa de Santar, Viscondessa de Taveiro e outros títulos mais, tb. representa geneológicamente o Barão de Alpendurada bem como os Condes de Magalhães e de Ariz, sendo a Chefe da complicada linhagem dos Magalhães!
Como sou muito respeitador das hierarquias, faço muitas vénias, quando oiço falar em Santar!
Imagino-a a aparecer com o Avô Coronel Magalhães à sua direita, com uma super marcial e imponente de farda de gala, com a comenda de Aviz ao peito e as demais no peito, ao som da marcha de pompa e circunstância!

Pois a banda, fanfarra e charanga, começam desde já a treinar para se exibirem afinadinhas à sua chegada. Vou providenciar treino intensivo à Guarda de Honra, para q. se apresentem bem alinhados e melhor ataviados.
Será dada a salva regulamentar por três baterias (peças de 8.8 para melhor efeito sonoro) e será posto o seu pavilhão no Chevy Malibu, para o transporte de V.Exa. a Paço de Sousa!
Talvez não fosse má ideia trazer consigo o Nuno e o Coronel Leal Machado, que por certo apreciariam as belezas bibliográficas naquela simpática Casa.

Ao que diz NBP as armas dos V. de Taveiro são as mesmas dos C. de Santar.
Outro abraço,
Manuel Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Viscondessa de Taveiro

#56491 | magalp | 31 ene 2004 20:35 | In reply to: #56483

cor ver
queria dizer com a Ordem de Aviz "pindurada" ao pescoço! Tinha muita vaidade em todas as comendas, especialmente na de Aviz, campanhas peninsulares e liberdade...

Respuesta

Enlace directo:

RE: Viscondessa de Taveiro

#56492 | manuelr | 31 ene 2004 20:42 | In reply to: #56490

Manuel Maria

Este ano a reunião do meu curso da AM é dia 5 e 6 de Junho no Porto, de maneira que é desta que vou. Logo vejo depois o que cumpro do Programa, mas parece-me que só vou ou ao almoço ou ao jantar de sábado. O resto vou tirar por minha conta.

Pelos vistos o Manuel Maria tb entronca na V. de Taveiro.

Grande abraço

Respuesta

Enlace directo:

RE: Viscondessa de Taveiro

#56494 | manuelr | 31 ene 2004 20:49 | In reply to: #56491

Caro Manel

É bom ver que ainda há quem pense assim. Há coisas que ninguém pode tirar, entre as quais os nossos valores e convicções.

Grande abraço
Manuel Estevam
PS e agora vou ver o Porto, carago!

Respuesta

Enlace directo:

RE: Viscondessa de Taveiro

#56495 | aeiou2 | 31 ene 2004 20:53 | In reply to: #56485

A primeira viscondessa de Taveiro,por duas vidas,dec.26.11.1851,D.Maria Rosa de Figueiredo da Cunha e Melo de Lacerda e Lemos,7ª senhora do Morgado de Taveiro e representante dos Melo de S.Pedro do Sul,com permissão para seu marido usar o mesmo título,esse sim da Casa de Santar,sendo,José de Melo Pais do Amaral de Sousa Pereira de Vasconcelos e Menezes,7ºsr.dos morgados de Santar e Corga,e 4ºdo de S.João da Lourosa,(GELB,vol.29).Foi o 2ºvisconde de Taveiro,filho dos anteriores,o 1ºconde de Santar por casamento,(GELB,vol.27.pág.244 ) e cujas armas são as referidas pelo MM,mas parece-me que as da viscondessa de Taveiro seriam outras,mas eu sou expert.Vou procurar.
Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Viscondessa de Taveiro

#56497 | jpcmt | 31 ene 2004 22:04 | In reply to: #56485

Caro Manuel da Silva Rolão:
A NPB confirma que as armas são as mesmas dos Condes de Santar.
Melhores cumprimentos,
J. De Castro e Mello Trovisqueira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Viscondessa de Taveiro

#58123 | aeiou2 | 16 feb 2004 19:57 | In reply to: #56437

Caro amigo,
Como fiquei com dúvidas,e porque conheço a referida casa aqui vai o que apurei:
1.armas da 1ºviscondessa deTaveiro,1º e 4ºFigueiredo,2º Cunha,coronel de visconde e timbre de Figueiredo
2.No frontão da frontaria da casa: um escudo oval assente sobre uma cartela de decoração exuberante e encimado por um coronel de nobreza,esquartelado 1ºMelo (mal representado)2ºAmaral 3ºCastelo Branco 4ºPais
3.na fachada da casa em lanternas de ferro forjado as armas da casa-escudo de fantasia,assente sobre uma cartela esquartelando 1ºMelo 2º Pais 3ºAmaral e 4ºCastelo Branco,encimado por um coronel de conde e com timbre de Melo.Armas assumidas
Beijinhos
Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Viscondessa de Taveiro

#194706 | luis_freitas | 29 abr 2008 22:31 | In reply to: #56437

Desculpa o meu pedido: não terás, por acaso, uma imagem do Conde de Santar, ou seja, do José Pedro Paulo Melo Figueiredo Pais Amaral?

Seria óptimo se tivesses ou me conseguisses arranjar, já ando "atrás" da imagem há muito tempo...

Cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 may 2024, 00:06.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen