Familias de Castelo de Vide
This topic is classified in rooms: Famílias
Familias de Castelo de Vide
Existem bastantes familias ligadas a Castelo de Vide. Entre elas incluêm-se os Barba, Mouzinho, Matos, Roxo, Abelho, Galheano, Garrido, Barros Castelo Branco, Carrilho, Morato Roma, etc. Destas, julgo que a melhor estudada é a dos Mouzinhos, em especial a dos Mouzinhos de Albuquerque, que foi alvo de um estudo do Marquês de São Payo (Armas e Troféus, 1962) e de dois ou três livros do Marquês de Vila São Leonardo. Os Garridos julgo que estão algures no Felgueiras Gayo. Sobre as outras familias aqui referidas, tenho procurado referências em vão. Alguém sabe onde as encontrar?
Obrigado,
J.P.
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide
- castelo de vide: memórias do dia 31/12/1704 que nos foi deixada pelo padre carrilho sequeira.
- para aqueles que gostam de história e para a genealogia, aqui fica a tragédia contada pelo paroco,porque penso, que seria a vontade dele que os vindouros saibam o que se passou.
> aqui fez e deu fim o infeliz e infausto e sempre digno de ser chorado de todo o Portugal no ano de 1704 em o qual no primeiro dia de maio entru por salvaterra da beira, philipeV com um exercito de castelhanos e de franceses tão infecionado e a pestado, passadas as povoações a que chegou com este pestifero contagio infecionou demais a todos a esta vila que sitiou e conquistou, a onde se deteve dezoito dias, porque tantos que nela o seu exercito entrou logo o perfido contágio começou com tantas vidas que na freguesia de santa maria matriz desta vila morreram trezenta e setenta e uma pessoas grandes que enterrou a tumba da misericordia na igreja e não havendo já nela covas, encheram os tabuleiros de defuntos e depois deste o adro ao longo da igreja com tal modo como hoje em dia se vai continuando.
na casa da misericordia a esta igreja anexa foram tantos os pobres e necessitados a que a casa deu mortalha e sepultura que não se acha hoje no seu cemitério lugar para enterrar nenhum defunto.
na igreja da vitória também anexa do hospital que foi dos padres casados? se enterraram no cemitério que ali se acha com minha licença muita gente de marvão que nas azenhas e casas das fazendas à roda faleceram, a onde em cobertores e paviolas os tarziam seus parentes e amigos até que no tal cemitério os enterreram e cubriam, pois se fizermos menção dos meninos anginhos e inocentes pelos se começou este contágio acharemos que morreram nesta vila tantos e com tão grande excesso que já não cabem no claustro do convento.
tudo o sobre dito me incitou a que fizesse aqui este assento para os que o lerem tenham entendido quão contrário nos foi em tudo este ano inimigo, pois nele ficamos sem pão, sem gados, sem fazendas, só com temores sobresaltos e ameaços de morte a cada passo, como melhor contarão os que deste ano escaparem, à queles que com curiosidade lhes perguntarem. dezembro trinta e um de mil setecentos e quatro.
o padre carrilho sequeira.
espero que tenha interesse esta informação aqui no forum.
j.monteiro
-
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide
- castelo de vide: memórias de 31/12/1704 tem alguns erros porque tentei transcrever o melhor que pude, os leitores que me desculpem.
j.monteiro
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide
Andava eu à cata de garções pela internet quando dei com uma página que elementos sobre esses apelidos que indica.
Eventualmente até é baseada nos estudos dos marqueses e não adiantará grande coisa ao que pretende.
De facto o essencial na página são os Mouzinho (Barba, de Albuquerque, da Silveira) mas faça como eu fiz e procure num motor de busca como o Google "Garção e Mouzinho".
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide
- caros confrades!será que alguém tem mais inf.para os nomes mencionados?
1> joão gaspar correa nascido no fratel e soldado do regimento desta vila de castelo de vide casado com ignácia maria carrilha pataca a 2/2/1737 em c.vide.
2>ignácio carrilho ortega casado com maria mourata a 24/10/1717 em c.vide.
3>joão dias ortega(2ºc)casado com joana carrilha
a 19/10/1692,o 1ºc.foi com catarina fonseca borba a 21/6/1665
4>domingos rodrigues mourato casado com maria mourata
5>miguel dias pereiro casado com maria gracia
6>manuel carrilho sequeira(2ºc)casado com catarina dias(2ºc)a 19/2/1702 em c.vide, o 1ºc.foi com maria coelha +/- em 1692,1ºc.com pedro dias toureiro
j.monteiro
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide
Caríssimo Sr.,
Também ando interessado em Famílias de Castelo de Vide, nomeadamente nos ROXO, GUEDELHA e MAROCO. Possui informação sobre estas Famílias?
Atenciosamente,
Luís MG
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide
Caro Luís MG,
Descendo das famílias Roxo e Maroco de Castelo de Vide, em particular dos ramos que abaixo transcrevo, na esperança de que esta informação lhe possa ser útil.
MAROCOS
ANTÓNIO FERNANDES MAROCO, nal. Castelo Vide, c.c. BEATRIZ DE MATOS, nal, Castelo Vide, pais de:
ANTÓNIO FERNANDES MAROCO, nal. Castelo Vide, c.c. (Sta Maria, Castelo Vide, 16 Jul 1719) MARIA DIAS, nal. Castelo de Vide, filha de António Fernandes Catolão e Maria Dias Apariça, pais de:
MATIAS FERNANDES MAROCO, nal. Santa Maria, Castelo Vide, c.c. (Sta Maria, Castelo Vide, 13 Jul 1747) ISABEL MARIA COELHO, nal. Castelo Vide, filha de Miguel Coelho e Isabel Gomes, n.p. António Coelho e Isabel Fernandes, n.m. Manuel Vivas Raposo e Isabel Gomes, pais de:
MANUEL FERNANDES COELHO, nal. Santa Maria, Castelo de Vide, c.c. MARIA DO NASCIMENTO (ver abaixo)
ROXO
DIOGO DIAS BARROSINHO, nal. Castelo de Vide, c.c. MARIA GONÇALVES ROXO, nal. Castelo de Vide, pais de:
MARIA VAZ ROXO, nal. Castelo de Vide, c.c. (Santa Maria, Castelo de Vide, 9 Jan 1718) ANTÓNIO CARRILHO MOURO, nal. Castelo de Vide, filho de Brás Afonso e Maria Pires, n.p. Salvador Dias e Beatriz Fernandes, n.m. António Carrilho e Catarina Gonçalves, pais de:
ANA MARIA ROXO, nal. Castelo de Vide, c.c. JOSÉ GOMES ABELHO, nal. Castelo de Vide, filho de Domingos Fernandes Simões e Isabel Gomes, pais de:
MARIA DO NASCIMENTO, n. Sta Maria, Castelo de Vide, 15 Dez 1753, c.c. MANUEL FERNANDES COELHO (ver acima), pais de Sebastião António Coelho, meu antepassado.
Cumprimentos,
Filipe Prista Lucas
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide
Caro Filipe Prista Lucas,
Desde já o meu muito obrigado pela informação! Este Verão vou ter a oportunidade de ir a Portalegre confirmar a minha linha de Marocos e Roxos!
Descendo também de MANUEL MARTINS ROXO e de (D.) MARIA MENDES, sua mulher. Ele ao que parece é de Castelo de Vide e foi Governador e Capitão-Mór de Alegrete. Mas sobre a sua Ascendência, bem como de sua mulher, nada sei.
São, por acaso, antepassados seus? Ou possui alguma informação sobre as pessoas citadas?
Também surge outro nome na minha Ascendência, GUEDELHA. Sei que tenho um Avô, AMBRÓZIO MARTINS GUEDELHA, casado com ISABEL MARIA, de Castelo de Vide. São seus antepassados?
Com os melhores cumprimentos,
Luís Murta Gomes
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide
sepultados em Alegrete-Alentejo
> Manuel Coelho, 8/1/1701, solteiro, disse ser natural de castelo de vide, oficial de corda, sep.na ermida doespirito santo
> Inês Fernandes, 30/10/1705, casada com José P....... , disse ser natural de castelo de vide, eram mercadores em Alegrete, faleceu sem sacramentos por morrer de acidente, sep.na igreja
> José António Teixeira Rebelo (padre), 28/9/1772, padre vigário colado da vara da freguesia de Alegrete, natural de castelo de vide, de 56 anos +/-, morador na rua nova da trincheira-Alegrete, sep.na capela môr
> Manuel António, 2/5/1775, casado com Rosa Maria, sapateiro, de 36 anos+/-, natural de castelo de vide, morador na rua direira-Alegrete
> Ana, 30/6/1776, de pai incógnito/mãe: Rosa Maria escrava de Tomé Carrilho de castelo de vide, moradora na herdade de vale monteiro-termo de Alegrete, inocente, sep.na igreja, testemunhas:o padre Francisco Caceres Tavares e o tesoureiro Diogo Xavier Antunes
> Catarina Gomes, 20/9/1778, viúva do Francisco, natural de castelo de vide, de 50 anos+/-, moradora na rua do outeiro, estava em casa de Manuel Lopes Cid(em Alegrete), qundo morreu da enfermidade com vómitos e não permitiu receber o vitalício, se.na igreja
> Mariana Conceição, 17/11/1781, viúva de Manuel Antunes, natural de castelo de vide, de 76 anos+/-, testemunhas:Zeferino José Teixeira e o padre João Palma Maldonado
> Isabel Gomes Coentra, 9/1/1783, viúva de André Tarouco, natural de castelo de vide, de 60 anos+/-, teve morte repentina, sep.na igreja, testemunhas:António Pinto e Domingos Afonso
jm
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide
Alguem tem informações sobre os antepassados da familia Margarido ou Lopes? A minha bisavó da parte da minha avó, chama-se Henriqueta Costa casada com o meu bisavô Sebastião Pinhasco Lopes da parte do meu avô a minha bisavó chama-se Maria Joana Baptista e o meu bisavô o ultimo nome era Margarido.
Obrigado
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide
Alguem tem informações sobre os antepassados da familia Margarido ou Lopes? A minha bisavó da parte da minha avó, chama-se Henriqueta Costa casada com o meu bisavô Sebastião Pardo da parte do meu avô a minha bisavó chama-se Maria Joana Baptista e o meu bisavô o ultimo nome era Margarido.
Obrigado
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide, Mouzinhos Cáceres
Caros J.P. e restantes confrades,
Também procuro informações sobre famílias de Castelo de Vide, nomeadamente Mouzinhos e Cáceres, pois descendo de João Mouzinho de Melo e Cáceres, filho de Gonçalo Fernades de Cáceres e de Catarina Mouzinho de Melo, que vêm no estudo do Marquês de São Payo (Armas e Troféus, 1962) - capitulo dedicado aos Mouzinhos Cáceres.
A descendência deste meu avoengo vem retratada em "Raízes da Beira", de Eduardo Osório.
Procuro essencialmente a ascendência de Gonçalo Fernades de Cáceres, a sua relação com João de Cáceres (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=434132), que o marquês de Sampaio dá como seu avô e a sua ascendência castelhana.
Alguém conhece alguma fonte quanto a estes Cáceres?
Não conhecia os trabalhos do Marquês de Vila São Leonardo. Sabe onde os posso encontrar?
Cpts
Miguel
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide, Mouzinhos Cáceres
Caro Parente Miguel,
Também eu descendo doz Mouzinho de Castelo de Vide. Mais propriamente dos Mouzinho Galeano, de Nisa e Alegrete.
Também tenho na minha ascendência CÁCERES, mas as origens.......... essas é que não sei onde começam, nem deonde provêm! Só sei que estavam radicados em Alegrete no séc. XVII e XVIII.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide, Mouzinhos Cáceres
Os trabalhos do Sr. Marquês de Vila São Leonardo têm aditamentos aos Mouzinhos?
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide, Mouzinhos Cáceres
Caro Luis,
É uma boa pergunta... mas temo que o confrade jaimep, que poderia esclarecer essa questão, não circule por este forum há já algum tempo.
Quem chegou a tentar deslindar melhor a confusa família Mouzinho foi a nossa confrade e parente 7estrelas, com quem me cheguei a corresponder durante algum tempo.
Cpts
Miguel
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide, Mouzinhos Cáceres
Sim, ele é minha parente afastada... e sua também!
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide
Caros Confrades
Também procuro famílias deCastelo de Vide, nomeadamente os seguintes casais:
João de Sousa c.c. Isabel Pires Lobata em Amieira, em 02.07.1698.Tiveram um filho, Miguel de Sousa Fagunges n.c.1700 em Amieira?? e que casou em Amieira com Maria Velez Tavares, viúva de Manuel Dias Braga, em 12.05.1720.
O João era filho de Domingos Ribeiro e de Isabel de Sousa, ambos de Castelo de Vide ??
Agradeço qualquer informação.
Cumprimentos
António Godinho
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide
Caro confadre,
Não disponho de nenhum dado das familias referidas em Castelo de Vide, embora tenho algum antepassado Carrilha na Sé de Portalegre e na freguesia de São Salvador de Aramenha (poderia ser de Castelo de Vide pois o pai é), concelho de Marvão, e algum Mourato Roma na freguesia de São Tiago, também concelho de Marvão.
As famílias de Castelo de Vide (não sei qual é a povoação exacta) com quem estou emparentada são as seguintes:
CANDEIAS
CARVALHO
FERNANDES
GONÇALVES
LOURO
MACHADO
Se alguém tem o quer partilhar dados destas famílias, disponha.
Cumprimentos,
Rocío Cardoso
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide
Caro João,
Passados tantos anos, não sei se continua interessado nos nomes que refere. No entanto, o seu João Gaspar Correia será meu parente. Nomeadamente, o será o João Gaspar Correia aqui na base de dados: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1194663, ou então um tio seu. Se precisar de mais informação relativamente a estes Correias, dentro das minhas limitações, disponha!
Cumprimentos,
João Capella Ramos
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide
Caro António Godinho,
Como está?
Descobri esta sua msg e tenho uns dados que lhe poderão interessar.
De Miguel de Sousa Fagundes e Maria Vilez Tavares, nasceu ANTÓNIO, bapt. 20/02/1727, em Amieira do Tejo, pelo Pe. Antº de Sousa (talvez um tio?), natural de Castelo de Vide, com licença do Vig. João Ferreira da Rocha, pároco de Amieira. Nasceu ANTÓNIO em 11/02/1727. Foram seus padrinhos D. Henrique da Costa, Conde de Soure, assistindo com procuração Pedro Vaz Caldeira, da vila de Amieira, e Eufrásia de Almeida, donzela, filha de Catarina Dias, também da vila de Amieira.
O António Godinho descende de Maria Vilez Tavares?
Os melhores cumprimentos,
Nuno Alves
Enlace directo:
RE: Familias de Castelo de Vide
Caro Nuno
Agradeço ter-se lembrado e espero que esteja bem. Tenho estado afastado deste empreendimento mas espero regressar. Peço desculpa de ainda não ter respondido à sua mensagem de 24 de março em “Marcão/Marchão de Abrantes e Mação” mas espero fazê-lo em breve. Os meus agradecimentos.
Quanto à pergunta que me põe:
De facto descendo de Isabel Velez Tavares, irmã do António, batizada a 15.03.1732 em Amieira.
Já agora...tenho ideia de em qualquer tópico ter lido que o Nuno descendia de um Manuel Dias Braga; será o primeiro casamento de Maria Velez Tavares?
Um abraço do
António Godinho
Enlace directo:
Velez Tavares e Azeitados
Olá António,
Primeiro que tudo espero igualmente que se encontre bem e é sempre bom voltar a ter as suas participações no forum.
Também eu tenho andado um pouco afastado, mas vou de vez em quando participando.
Ora parece-me que de acordo com os dados que pesquisei há tempos, voltamos a encontrar um parentesco:
Isabel Velez Tavares (1732), antepassada do António e que não consta nos meus dados, é filha de Maria Vilez Tavares que casou em Amieira em 2º matrimónio (1720), com Miguel de Sousa Fagundes, filho de João de Sousa, de Castelo de Vide e de Isabel Pires Lobata, de Amieira.
A Maria Vilez Tavares é filha de João Tavares (adiante, JoãoVellez Tavares) e de Maria Azeitada, "naturais da vila de Amieira".
João Vellez Tavares casou em 4º grau consanguinidade na Amieira (1685), com Maria Azeitada, "donzela". Dela se diz que é filha de MANUEL MARCHÃO AZEITADO e de MARIA RODRIGUES. Dele nada referem. Mas num assento pouco antes: João Villez Tavares, filho de João Villez Tavares e de Maria Godinha Baratta, casa (1682, Amieira) com Maria de Andrade Feya, filha de Manuel de Andrade e Isabel Feia, "naturais e moradores na vila de Amieira". Logo poderá ser o mesmo João Vellez, tendo enviuvado e casado 2.ª vez com Maria Azeitada. A confirmar.
De MANUEL MARCHÃO AZEITADO e MARIA RODRIGUES (salvo se houver outros com os mesmos nomes), são filhos:
- Luísa Azeitada, que casou em 1704 (quase 20 anos depois da suposta irmã) com António de Bastos, já viúvo. Tiveram Manuel Marchão de Bastos, tb chamado Marchão Azeitado do qual eu descendo,
- e também é filho outro Manuel Marchão Azeitado, que casou (1699) em 3.º e 4.º grau consanguinidade com Teresa Marchoa Freire, filha de António Glz Galiano e Ana Tomás.
Tiveram Maria Marchoa Azeitado, que casou tb em consanguinidade (1724) com Manuel Metela Falcão, todos de Amieira.
E tiveram tb Teresa Marchoa que casou em 1724 com Salvador Lobato Gueifão, víuvo de Maria Ana da Rosa, que enviuvando casou com João Dias Fialho (antes de 1735).
Caro António, seremos assim também primos pelos MANUEL MARCHÃO AZEITADO e MARIA RODRIGUES.
Sobre estes não tive acesso aos livros paroquiais mais antigos, mas consultei na Biblioteca Nacional o Nobiliário de Manso de Lima, e no título de Barrenhos:
MANUEL MARCHÃO c. Amieira em 22/8/1657 com MARIA RODRIGUES BARRENHO (há grande convergência nos nomes e datas, podendo assim serem os nossos Manuel Marchão Azeitado e Maria Rodrigues).
Ele é filho de João Álvares Marchão e de Maria Azeitada e ela é filha de Álvaro ou António Rodrigues Barrenho (varia consoante o titulo, sendo que este poderá ser filho de Afonso Barrenho e de Brites Mouzinha, casados em 1583).
É de consultar também o L G Familias de Portalegre, onde se mencionam Azeitados (que estão tb na base de dados do Genea), A consanguinidade mencionada no casamento da Azeitada com o Velez Tavares, poderá vir quem sabe das familias mencionadas no livro.
----
Ainda outro dado, no título de Feios do Manso de Lima, diz-se: "André Frz Feyo, filho de (não diz), viveu na Amieira casou com Maria Godinha de Matos, que depois foi mulher de João Vellez Tavares, filha de de André Pereira de Matos e de sua mulher Leonor Barata, e teve (nome que está riscado)".
----
Sobre o Manuel Dias Braga, o meu é mais antigo e a ser meu antepassado, será talvez de Gáfete. Veja as minhas msgs sobre os Metelos.
Um abraço,
Nuno
Enlace directo:
RE: Velez Tavares e Azeitados
Caro Nuno
Boa Noite
Estive a revisitar estas linhas. Será que tem alguma informação complementar, nomeadamente datas de batizados e de casamentos?
Vejamos:
(322)Miguel de Sousa Fagundes (Amieira)c.c.(323)Maria Velez Tavares (Amieira) em 12.05.1720
(644)João de Sousa (C.Vide) c.c.Isabel Lobata (Am) em 02.07.1698
(1288)Domingos Ribeiro (C.Vide) c.c.(1289) Isabel de Sousa (C.Vide)
(1290)Manuel Pires (Ami) c.c.(1291)Maria lobata (Ami)
(646)João Velez Tavares c.c.(647)Maria Azeitada em 1685??
(1292João Velez Tavaresc.c.(1293)Maria Godinha barata
(1294)Manuel Marchão Azeitado c.c.(1295)Maria Rodrigues em 22.08.1657
Agradecido e um Abraço
António Godinho
Enlace directo:
RE: Velez Tavares e Azeitados
Caro António, o que consegui encontrar nos meus apontamentos, além do que já lhe enviei anteriormente:
(322)Miguel de Sousa Fagundes (Amieira)c.c.(323)Maria Velez Tavares (Amieira) em 12.05.1720
Foram testemunhas deste casamento Francisco Gomes Castro, de Castelo de Vide e Antº Pires Ribeira.
tenho apontado 2 filhos deste casal:
Antº b. 20/2/1727, Amieira, pelo Pe. Antº de Sousa, de Castelo de Vide. Padr de baptismo D. Henrique da Costa, Conde de Soure, que fez procuração a Pedro Vaz Caldeira, da vila de Amieira, e madr Eufrásia de Almeida, donzela, filha de Catarina Dias, da Amieira.
Maria b. 8/4/1729, Amieira. Padrs. André Alfaia Galante e Mª de Moura, m.er de João Pires Ribeira, da vila de Amieira
.............
(646)João Velez Tavares c.c.(647)Maria Azeitada em 1685??
João Velez Tavares, filho de ... (não se menciona no assento), casou em 3/9/1685, Igr. Amieira, com Mª Azeitada, moça donzela, filha de M.el Marchão Azeitado e Maria Roiz. Cerimónia celebrada pelo vigário Pe. Miguel de Sequeira. Testems: M.el Roiz Barrenho e João Dias Borralho morador (ou moradores em ... de Vila Flor). "Sendo parentes em 4.º grau igual de consanguinidade, de que foram dispensados pelo Juíz Comissário".
A consulta das dispensas matrimoniais ajudaria com certeza a aprofundar estas linhas.
Abraço,
Nuno Alves
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 14 nov 2024, 19:28.