Cardoso de Menezes Montenegro, de Alijó

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Cardoso de Menezes Montenegro, de Alijó

#5741 | FMG | 11 jun 2001 17:38

FALO EM NOME DE CERCA DE 80 DESCENDENTES BRASILEIROS DE LUCIANO CARDOZO DE MENEZES MONTENEGRO, FILHO DE ANTONIO CARDOZO DE MENEZES MONTENEGRO E MARIA CALHEIROS, NASCIDO EM 1806/1807, QUE EMBARCOU PARA O BRASIL EM 1803/1825.

HÁ 2 ANOS E MEIO VENHO RECOLHENDO INFORMAÇÕES SOBRE ESTE NOSSO TRISAVÔ, MAS AINDA NÃO LOCALIZAMOS IRMÃOS OU IRMÃS DELE.
AGRADEÇO NOTÍCIAS QUE ME POSSAM DAR.
FMG

Respuesta

Enlace directo:

CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO, de ALIJÓ

#5742 | FMG | 11 jun 2001 17:40 | In reply to: #5741

RETICO PERÍODO DE EMBARQUE DE LUCIANO CARDOZO DE MENEZES MONTENEGRO PARA O BRASIL: 1823/1825.

FMG

Respuesta

Enlace directo:

IGREJA DE SANTA MARIA MAIOR

#5743 | FMG | 11 jun 2001 17:45 | In reply to: #5741

ALGUÉM PODE ME INFORMAR SE A IGREJA DE SANTA MARIA MAIOR DO ARCEBISPADO DE BRAGA FICA EM ALIJÓ OU EM CHAVES?

EXISTIRIA MAIS DE UMA IGREJA COM ESTE MESMO NOME SUBORDINADA AO ARCEBISPADO DE BRAGA NOS IDOS DE 1800/1830?

FMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO, de ALIJÓ

#5748 | bigmoor | 11 jun 2001 20:22 | In reply to: #5741

Certamente Vªs Excªs poderão ter a informação precisada junto do Arquivo Distrital de Vila Real, Av. Almeida Lucena, 5000 Vila Real, Portugal. Lá passarão a vªs excªs os registos necessários sob o pagamento dos emolumentos devidos. Alijó é concelho do distrito de Vila Real.

Um abraço,
Paulo Mourão.

Respuesta

Enlace directo:

RE: CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO, de ALIJÓ

#5750 | FMG | 11 jun 2001 22:26 | In reply to: #5748

bigmoor,
agradecemos.
esta medida já tomamo-la.
aguardamos resposta do advr.
além desta medida "burocrática" gostaríamos de contar com informações mais pessoais.
desde já gratos,
fmg

Respuesta

Enlace directo:

RE: CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO, de ALIJÓ

#5813 | FMG | 14 jun 2001 16:22 | In reply to: #5750

alguem conhece algum site portugues onde se possa fazer consultas históricas sobre igrejas?
agradeço a ajuda que me possam dar.
fgm

Respuesta

Enlace directo:

CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO, de ALIJÓ

#5827 | FMG | 15 jun 2001 02:30 | In reply to: #5813

algum participante do fórum conhece a história da igreja de Santa Maria Maior?
preciso saber onde fica esta igreja que nos anos 1800 era subordinada ao Arcebispado de Braga.
atenciosamente,
FMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: IGREJA DE SANTA MARIA MAIOR

#5846 | Vasco Jácome | 15 jun 2001 19:33 | In reply to: #5743

Caro FMG

Como pode verificar em www.anmp.pt em Chaves existe uma freguesia com esse nome. No entanto, pode dar-se o caso de Santa Maria Maior ser apenas o Orago. Convém verificar na documentação que possui se esse é realmente o nome completo da freguesia que procura.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

IGREJA DE SANTA MARIA MAIOR

#5847 | FMG | 15 jun 2001 20:07 | In reply to: #5846

Caro Vasco,
O único documento que tenho diz numa página "batizado na Freguezia de Santa Maria Maior do Arcebisoado de Braga", mais adiante em outra página diz "natural da Villa de Alijó, Comarca da Villa Real, Arcebispado de Braga".
Escrevi para a Câmara Municipal de Chaves perguntando sobre a igreja e não recebi resposta. No site ecclesia também não pude saber.
Voce conheceria alguém de Alijó? Alguém bem idoso ou estudioso da História local, afinal estamos falando de um batizado realizado em 1806/1807.
Saudações brasileiras,
FMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: IGREJA DE SANTA MARIA MAIOR

#5850 | Vasco Jácome | 15 jun 2001 23:57 | In reply to: #5847

Caro FMG

A própria freguesia de Alijó tem como orago Santa Maria Maior. Tal pode ser verificado on-line, pelo menos, no site Arquivo Distrital de Braga www.adb.pt. Como de facto, na altura essa zona era Arcebispado de Braga, as Inquirições de Génere estão neste Arquivo.
Se quiser fazer aí procuras no índice das Inquirições existentes, vá a “Bases de Dados”, “Inquirições de Génere”, “Executar pesquisa” e “Pesquisar”. Depois aparece um motor de busca (leva tempo) com várias opções de pesquisa. Aconselho o uso da opção “Contendo” (“igual” é muito restritiva).
De qualquer modo, mesmo que não encontre nenhum parente seu a fazer Inquirição, aqui já dá para verificar os Oragos das freguesias e parece que esse seu antepassado sempre deve ser mesmo da freguesia de Alijó. Sendo assim, poderá tentar pedir certidão desse baptismo, só que desta vez para o Arquivo Distrital de Vila Real (http://www.utad.geira.pt/museus/atrio/index.asp?id=15), pois os paroquiais, em principio estão nas sedes de Distrito (mas há excepções). Agora com o nome da freguesia, que é um dado fundamental para se obterem resultados.

Boa sorte,

Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO/SANTA MARIA MAIOR

#5853 | FMG | 16 jun 2001 01:21 | In reply to: #5850

Meu paciente Vasco,
Percorri o caminho das Indagações de Gènere (desculpe-me a ignorancia, mas o que vem a ser isto?)e nada achei a respeito do meu trisavô. Aliás tentei com outros sobrenomes e nada encontrei, donde concluo que não sei usar o Golfinho, o qual por seu lado também não está totalmente implementado.
Quanto ao ADVR estou aguardando o resultado de minha carta.
Saudações,
FMG

Respuesta

Enlace directo:

CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO/ALISANTA MARIA MAIOR

#5854 | FMG | 16 jun 2001 02:55 | In reply to: #5850

Prezado VASCO,
Você fala em "sede de distrito". Muito bem! Aqui no meu caso seria Vila Real?
Acabo de visitar o site da ANMP.Sem sucesso.
Infelizmente Alijó não tem um e-mail pelo qual se possa fazer um pedido como que me interessa.
FMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO/ALISANTA MARIA MAIOR

#5858 | Vasco Jácome | 16 jun 2001 12:29 | In reply to: #5854

Caro FMG

Inquirições de Génere são processos de prova de “limpeza de sangue” que eram necessários para seguir a carreira eclesiástica ou par tomar simples ordens menores. Como tal, também costuma conter dados genealógicos, pelo menos até aos avós do requerente. Se não encontrou nada, é porque provavelmente nenhum dos seus familiares fez Inquirição. Eu verdadeiramente falei deste site por ser o único que me ocorreu que também permite verificar os oragos das freguesias e ainda podia ter interesse para a genealogia.
Quanto à sede de Distrito, é efectivamente Vila Real que lhe interessa. No tal site da Associação de Municípios, se no motor de busca inicial colocar “Vila Real” e depois, na lista que aparece, clicar numa “Vila Real” que apareça na ponta direita a escuro, obtém o mapa do distrito, com os conselhos seus componentes.
Em Alijó, não deverá encontrar nem pedir nada, a menos que de Vila Real lhe digam que os Livros Paroquiais estão lá.
Quanto ao pedido do documento para o Arquivo, não sei em que termos o fez, mas deverá colocar algo semelhante a “pretendo a certidão de baptismo de Fulano, filho de A e de B, que terá ocorrido pelos anos de 180... em Alijó, na própria freguesia de Santa Maria Maior de Alijó”.
Pelo menos a informação disponível aponta para que tenha sido assim.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

CARDOSO MENEZES MONTENEGRO/ALIJÓ/STA MARIA MAIOR

#5862 | FMG | 16 jun 2001 16:24 | In reply to: #5858

Caríssimo VASCO,
Meu pedido ao ADVR foi feito exatamente nos termos sugeridos por você.Até o momento tenho uma resposta negativa pois foram pesquisados os livros de Chaves e nao de Alijó. Repliquei e argumentei com orientação da Diretora de outro arquivo distrital português.
Quanto a ALIJÓ: hoje de madrugada mandei um facsimile para o Presidente da Câmara Municipal explicando o caso e pedindo ajuda.
Vasco, estou um tanto intrigado com a ausência de outras opiniões além da sua.Será que ninguém mais lê sobre meu tema?
Cordialmente,
FMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: CARDOSO MENEZES MONTENEGRO/ALIJÓ/STA MARIA MAIOR

#5863 | MAS | 16 jun 2001 16:44 | In reply to: #5862

Caro FMG
Deve perguntar para o Arquivo de Vila Real se já lá estão os paroquiais de Santa Maria Maior (Alijó) para baptismos 1806/7. Se não, deve pedir uma certidão à Conservatória do Registo Civil de Alijó.
Cordiais cumprimentos
MAS

Respuesta

Enlace directo:

CARDOSO MENEZES MONTENEGRO/ALIJÓ/STA MARIA MAIOR

#5868 | FMG | 16 jun 2001 18:58 | In reply to: #5863

Prezado MAS,
Quanto ao ADVR: tudo que eu sabia informei-lhes. A resposta foi negativa, pois pesquisaram em Chaves e não em Alijó.

Já estou procurando o endereço da Conservatória do RC de Alijó, conforme você sugeriu.
Grato,
FMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO, de ALIJÓ

#46780 | MSPAGraça | 03 sep 2003 10:29 | In reply to: #5741

Poderá pertencer a estes um António Cardoso de Meneses Montenegro, Juiz da Relação do Porto em princípios do século XIX.

Casou com uma senhora Pereira Leitão, irmã de Dom Bernardo Pereira Leitão de Carvalho, que lhe cedeu a Casa Grande de Poiares (freg. S. Miguel de Poiares, Peso da Régua), que se manteve na sua descendência até há poucos anos.

Entre estes descendentes, contou-se um Andrelino Montenegro.

Manuel Azevedo Graça

Respuesta

Enlace directo:

RE: CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO, de ALIJÓ

#209168 | mserodio | 25 sep 2008 01:29 | In reply to: #46780

Caro Manuel Azevedo Graça,


Andrelino Montenegro não está ligado também aos Lacerdas de Lamego ?
No Genea não aparece nada...se me puder informar sobre a ascendencia deste meu familiar..desde já agradeço.

cumprimentos,

Manuel Serôdio

Respuesta

Enlace directo:

CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO, de ALIJÓ

#209170 | FGJ | 25 sep 2008 03:19 | In reply to: #46780

Confrade GRAÇA,
Em que ano teria nascido ANDRELINO MONTENEGRO? Quala filiação de ANDRELINO? Emigrou para o Brasil?
Seu nome completo incluia CARDOSO DE MENEZES?

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 23:49.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen