Casa de Balsemão

This topic is classified in rooms: Famílias

Casa de Balsemão

#5780 | mbp | 13 jun 2001 11:41

Gostaria que me informassem até quando esta casa esteve na posse da família Pinto de Sousa Coutinho e a quem foi passada.Há dias fui informado que teria sido vendida no inicio do século XVIII pelo 1º visconde e depois comprada por um descendente ,talvez um neto.Hoje em dia esta casa está dividida por duas ou três famílias e curiosamente uma delas deverá dscender dos Sousa Coutinho.
Gostaria também que me informassem onde encontrar a descendencia de Luis Pinto de Sousa Coutinho e Dona Maria Antónia de Castro.Felgueiras Gayo refere Alvaro Pinto da Fonseca.Luis Pinto da Fonseca e Sousa,D. Clara Luiza,D.Violante Maria e D. Luiza de Sousa.Tenho consultado os arquivos de Lamego e tenho algumas dúvidas.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#5787 | manuelr | 13 jun 2001 18:25 | In reply to: #5780

Caro Brandão Pimenta

Embora não tendo nada a ver com o tópico, pode-me dizer se em Lamego se encontram os Registos de Travanca, Armamar, Lamego?

E da Câmara Eclesiástica da Guarda? Consta que, para evitar que fossem destruídos, foram levados pelos padres para fora da Guarda, tendo ficado alguns documentos na sua posse, outros entregues em Lamego.Há alguma coisa de verdade nisto?

Obrigado
Cumprimentos

MSR

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#5800 | Carlos Silva | 14 jun 2001 08:22 | In reply to: #5780

Caro Miguel Brandào Pimenta,

Posso sugerir o tomo III da Historia do bispado e Cidade de Lamego, de M. Gonçalves da Costa, na pagina 374, mas como tivemos ja, se me lembro bem, uma troca de informaçoes verbais sobre esta "fonte", suponho que ela nào irà talvez representar uma novidade motivante.

Melhores cumprimentos

C. Silva

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#5804 | LCM | 14 jun 2001 11:17 | In reply to: #5780

Caro Miguel Brandão Pimenta

Também estou interessado em saber mais sobre as gerações de Balsemões imediatamente anteriores ao "Viscondado".
Vou estudar umas carta do pai do 1º Visconde e para isso preciso de ter mais elementos genealógicos dessas gerações e, principalmente, dos parentescos com os Pinto da Fonseca e os Pereira Coutinho do Penedono. A endogamia em Lamego no séc. XVII e XVIII é impressionante e mercia um estudo...
Se descobrir fontes para esclarecer esses dados agradeço que me informe por favor. Quanto à casa o mais fácil será informar-se localmente. Se não conseguir poderei tentar saber qualquer coisa pelos Balsemões, embora duvide que saibam...

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#5806 | magalp | 14 jun 2001 12:21 | In reply to: #5780

Creio que no imaginário colectivo se alia a ideia da "Casa de Balsemão" a um portentoso solar, daqueles que se nos deparam reconstruídos ou mesmos erguidos de raiz no séc.XVIII, com dinheiros dos engenhos do Brasil (quando não do tráfico de escravos...), mas, a realidade é bem diversa. Efectivamente, há já uns bons anos que a dita e primitiva casa me foi mostrada por uma tia minha, porém, antes desafiou-me a reconhece-la. Entre o vasto aglomerado de casas sobre o Rio Balsemão palpitei a que melhor aspecto tinha. Não acertei, pois na verdade é uma das mais modestas e certamente mais antigas das alinhadas. Esse é realmente o berço dos Senhores de Balsemão que o Pe. Carvalho Costa tanto louva na sua "Corografia Portuguesa" bem como tantos outros para além do já citado Pe. M.Gonçalves da Costa, na sua monumental "História do Bispado e Cidade de Lamego". Em tempos mais recentes, foi a Casa dos Varais, em Cambres propriedade de monta dos Viscondes de Balsemão. Foi comprada nos princípios de 1900 por uma filha dos Condes de Alpendurada (Henriqueta, Viscondessa de Arneiroz)que a deixou em testamento a um seu sobrinho, João de Magalhães Girão, sôgro do General C.Azerêdo o qual a mantém, creio que dentro do TURIHAB. Creio tb. que nos Varais existe ou existiu, vasta documentação sobre os "Pintos" de Balsemão e Tendais. Espero que isto ajude.
Cumprimentos.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#5810 | 2910 | 14 jun 2001 13:41 | In reply to: #5806

Para os interessados na Casa de Balsemão aqui vai as moradas na net onde se pode ver duas fotografias da capela do morgadio de Balsemão pegada (lado Norte)ao solar dos Pintos.
O livro História da Arte em Portugal, vol.I diz ,"partindo de Lamego, encontramos a aldeia de Balsemão e nela o prédio mais aparatoso, o solar dos Pintos, que o morgado Luís Pinto de Sousa Coutinho reformara com a sua igreja por sua devasão, em 1643"
Fotos :

http://student.dei.uc.pt/~bmelo/balsemao.jpg

http://student.dei.uc.pt/~bmelo/balsemaof.jpg

Óscar Caeiro Pinto

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#5823 | jaimep | 15 jun 2001 00:04 | In reply to: #5804

Caro Lourenço Correia de Matos,
Talvez lhe poupe 5 minutos com esta informação (que provavelmente sabe): Os Pereiras de Penedono estão no Felgueiras Gayo, tit. de Pereiras, §67. Estou de acordo em relação à endogamia.
J.P.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#5824 | jaimep | 15 jun 2001 00:06 | In reply to: #5823

Estou especialmente interessado em referências sobre Luís Pinto de Sousa Coutinho (morgado de Balsemão e bisavo do primeiro visconde) e sobre os morgados imediatamente anteriores a ele. Tenho bastantes duvidas sobre alguns dos ascendentes próximos do primeiro visconde (por linha feminina). Alguém sabe onde os ascendentes referidos em baixo podem ser encontrados?
Obrigado,
Jaime Pinto

- Familia Cabral do Amaral, da Quinta da Lomba em Viseu – Incluindo os ascendentes de (1) Isabel de Morais Pimentel, mulher de Afonso Cabral do Amaral; de (2) Jerónimo do Amaral Barba e de sua mulher (3) Jerónima de Ataíde.
- Quém era Luísa Coutinho, mulher de Gonçalo de Sá, sr. do prazo dos Sás em Cambres e Governador da Comarca de Lamego?
- Quém era Brites Teixeira, mulher de Pedro da Fonseca Teixeira da Casa de Toens?
- Quém era Tristão Lopes Cardoso e sua mulher Brites Tavares Botelho?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#6056 | mbp | 20 jun 2001 11:37 | In reply to: #5787

A MSR

Os arquivos de Lamego deveriam estar no Arq. Distr. de Viseu.Sucede que parte dos registos estão no Paço Episcopal de Lamego,junto da Igreja de Almocave.Para proceder a uma consulta basta ir ao Paço e falar com o sr. Padre Germano.Os horários não são os melhores(10-12.30 e 14.30-16.30) sobretudo para quem está longe.As condiçoes de conservação não são boas e é muito possivel, se não houver uma intervenção, que parte dos registos venham a desaparecer por acção de fungos e insectos.Se consultar os arquivos e porque não existe maneira de fotocopiar documentos ,leve uma máquina fotográfica e um rolo por exemplo 400 ASA.Consegue boas fotografias a preto e branco bastando a luz da sala ( sem usar tripé).Relativamente aos paroquiais em Lamego só consultei os respeitantes às freguesias da cidade e arredores.A título de exemplo posso informá-lo que os registos da fregusia da Sé estão em Lamego até ao ano de 1772 e a partir dessa data em Viseu.Os de Avões até 1724 e assim por diante.Travanca e Armamar julgo que estão em Viseu.De qualquer das formas se consultar o SAPO e arquivos Distritais encontrará o de Viseu com parte da informação pretendida.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#6057 | mbp | 20 jun 2001 12:00 | In reply to: #5804

Caro Lourenço Correia de Matos

O meu interesse é numa filha de Luis Pinto de Sosa Coutinho não mencionada no Felgueiras Gayo.Aparece nos registos como Dona Caetana Maria de Sousa e numa inquirição como Dona Caetana Maria de Sousa e Castro Vilhena.Tenho um conjunto de elementos que me permitem concluir ser a mesma pessoa. De qualquer das formas gostaria de saber um pouco mais.Casou em 1700 com Gonçalo Pereira Pinto da Fonseca viveu na quinta da Foz e morreu em 1748.Os registos de Lamego são pobres ,mas em dois registos de filhos é mencionado o avô Luis Pinto de Sousa Coutinho Ou Luis Pinto de Balsemão.Os registos dizem que Dona Maria Caetana de Sousa é da Casa de Balsemão e como padrinhos aparecem sempre os de Balsemão como por exemplo Alexandre Luis e sua mulher.Tem algum dado sobre esta pessoa?Tudo o que consegui até agora foram registos de baptizados csamentos e óbitos para além de um documento da Ordem de Malta.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#6058 | LCM | 20 jun 2001 12:27 | In reply to: #6057

Caro Miguel Brandão Pimenta

Infelizmente tenho ainda menos informações. Sobre os pais do 1º Visconde pouco sei, embora tenha interesse em conhecer mais da sua vida.

Tenho para publicar um conjunto de cartas do Grão Mestre da O. de Malta, Frei Manuel Pinto da Fonseca, para Alexandre Luís P.S.C. sobre seus filhos, José (que ficou em Malta) e Luís (quer herdou a Casa e foi o 1º Visc. de Balsemão). Estas cartas pertencem hoje a meu tio Vasco, 8º Visconde, que me deu cópias para fazer um estudo e publicá-las.
Por isto, todos os documentos sobre estas duas gerações de Balsemôes interessam-me muito, inclusive os Registos Paroquiais.
Se não fosse abuso, perguntava-lhe ainda qual o doc. sobre a O. de Malta e onde se encontra?
Muito obrigado.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#6071 | mbp | 20 jun 2001 17:15 | In reply to: #6058

Caro Lourenço Correia de Matos

Trata-se de uma Habilitação para a Ordem de Malta referente a Alexandre José Pinto de Sousa (Letra A Maço1 Doc 5 ).O documento existe na Torre do Tombo e nele se pode ler que Alexandre José era bisneto de Luis Pinto de Sousa Coutinho,da Casa de Balsemão.Alexandre José era padre e o mais velho de oito irmãos.Ando a estudar este ramo mas continuo com algumas pequenas dúvidas.

Cumprimentos
Miguel Brandão Pimenta

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#6072 | mbp | 20 jun 2001 17:22 | In reply to: #5800

Caro Carlos Silva

Muito obrigado pela sua informação.Em tempos vi o livro mas não o consultei na totalidade .Tem novidades sobre os Pimentas?

Um abraço

Miguel B. Pimenta

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#6076 | 2910 | 20 jun 2001 19:51 | In reply to: #5780

Caro Lourenço Correia de Matos,

Entre os numerosos vultos e personalidades importantes saídos da família Pinto Frei Dom Manuel Pinto da Fonseca, foi uma delas,68º grão mestre da Ordem de Malta, nascido em Lamego 1681, filho de Miguel Alvaro Pinto da Fonseca, alcaide-mor de Ranhados e Capitão-mor de Lamego, do ramo dos Pinto da casa de Balsemão e de sua mulher e parente, Ana Pinto Teixeira, do ramo dos Pinto, morgados de Calvilhe. O grão mestre Pinto, governou a ilha de Malta durante 32 anos(um dos mais longos governos da história de Malta). Muito querido pelos malteses, foi o responsável pelo grande desenvolvimento da ilha e contribuiu para a sua pacificação. A ele se deve a construção do palácio da justiça, o belíssimo edifício da biblioteca, a fundação da Universidade, os imponentes edifícios da alfândega com os seus 19 armazéns ainda hoje chamados “armazéns Pinto”. Existe hoje uma cidade perto da capital da ilha de Malta chamada Pinto, o escudo da dita cidade e nada mais do que o brasão de armas da família Pinto. O próprio eléctrico que faz o percurso da cidade á capital é chamado de “Pinto”, tudo marcas ainda hoje evidentes deixadas pela passagem deste grão mestre. Em Portugal existiu uma moeda(cruzado novo) chamada pinto, também por causa do grão mestre ter feito cunhar uma medalha do tamanho desta moeda em cujo reverso tinha o sua cara e apelido. Esta moeda deixou de ser fabricada em 1837, mas o povo até á divulgação do escudo pela republica era frequente designar por pinto a quantia de 480 reis. Ao grão mestre Pinto o papa concedeu a espada de honra e chapéu ducal, além do tratamento de “eminentíssimo”, honras dadas pela primeira vez á ordem de Malta e raras vezes concedida, só a reis que se distingiram na defesa da Igreja. Foi o primeiro grão mestre a levar por cima do seu brasão(armas dos Pinto, juntamente com as de Malta) a coroa de rei cerrada, so como os reis usam.

Óscar Caeiro Pinto

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#6080 | LCM | 20 jun 2001 21:28 | In reply to: #6076

Caro Óscar Caeiro Pinto,

Muito agradeço as suas informações. Infelizmente as minhas dúvidas são mesmo com os Balsemões na geração do 1º Visconde, pais e avós. Sobre o grão Mestre Pinto e a Ordem de Malta disponho até de bastante bibliografia. Tenho inclusive o livro sobre ele, publicado em 1954 por A. Meireles do Souto, que tem uma árvore com a genealogia de Manuel Pinto da Fonseca e alguns parentescos (com o autor, é claro!!).

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#6119 | Carlos Silva | 21 jun 2001 16:10 | In reply to: #6072

Caro Miguel Brandào Pimenta,

Sobre os Pimentas nào achei noticia.
Suponho que uma analise cuidadosa dos registos de Vila Fria (Felgueiras) (registos de casamento e batismos a partir de 1571, obitos a partir de 1590) poderiam talvez dar alguma novidade.
Mas nem temos a certeza que os Pimentas eram de Vila Fria.

Ao dispor quanto ao resto mas duvido que os bons genealogistas que tomam conta do assunto "Balsemào" nào lhe possam dar mais do as minhas fracas aptidoes.

Melhores cumprimentos

C. Silva

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#6127 | pinbalsem | 21 jun 2001 18:38 | In reply to: #5780

Tenho Arv Geneal feita ha cerca de 2 anos sobre Pintos e Casa / Morgado de Balsemao
Esta arvore esta em AutoCad que poderei enviar por e mail se puder abrir CAD e estiver interessado
Vem desde D Henrique
Em resposta:
A casa de Balsemao saiu da Familia no tempo do 5º Visconde meu Bisavô não sei se vendida se expropriada no tempo da Republica
Na referida Arvore Gen aparece um Luiz P Sousa Coutinho casado com Mª Vilhena e Castro tendo a sua ascendencia e descendencia
Tenho tambem toda a genealogia da Familia no Programa BK que posso enviar
Ao dispor
Cumprimentos
Vasco Pinto de Sousa Coutinho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#6141 | 2910 | 21 jun 2001 23:40 | In reply to: #6127

Caro Vasco Pinto de Sousa Coutinho

Pelo nome julgo que seja o 8º visconde de Balsemão, estarei certo ?
Se não se importar gostava de receber a tal genealogia em autocad sobre os Pinto.O meu e-mail é 2910@sapo.pt

os meus melhoes cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#6147 | magalp | 22 jun 2001 01:54 | In reply to: #6076

Caro Óscar Caeiro Pinto
Esta sua bela página enterneceu-me, pois trouxe-me à memória Malta e tudo aquilo que descreve. Tb. me lembrou os "pintos" de ouro q.o meu Avô deixou ao meu irmão mais velho e levaram descaminho...
Não sabia que Calvilhe estava ligada à Casa de Balsemão. Tinha para mim, sem nada q. o sustentasse, que essa casa e bela quinta, havia pertencido à Casa do Poço, (Sé, Lamego)bem como a Taipa e Alvão. Estas três casas foram compradas pela última Viscondessa de Arneiroz, Henriqueta Pereira de Magalhães, antes do casamento dos meus avós, (e ainda a Casa dos Varais, em Cambres) entre 1895 e 1905.
Ao que parece estavamos enganados.
Grato pelo seu esclarecimento.
Cumprimentos,
M.M.Magalhães

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#6153 | mbp | 22 jun 2001 10:28 | In reply to: #6127

Caro Vasco Pinto de Sousa Coutinho

Muito obrigado pela sua resposta.Tenho todo o interesse na arvore genealógica e o meu endereço é pimenta_m@yahoo.com
O meu interesse vai principalmente para a descendência de Luis Pinto de Sousa Coutinho e Maria Vilhena e Castro.Os documentos que encontrei falam deste Luis Pinto de Sousa e de Sua filha Dona Maria Caetana de Sousa e Castro Vilhena pelo que suponho que a mãe será Maria Vilhena e Castro Ou Dona Maria Antónia de Vilhena(a mesma pessoa?Penso que sim).Aguardo então noticias.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#6177 | 2910 | 22 jun 2001 19:23 | In reply to: #6147

Caro sr.Magalhães,
por acaso sabe alguma coisa sobre Pedro de Távora, sr. da Quinta da Veleira, alcaide-mor de Penedono, casado com Violante Borges, da Casa de Alva(Castro Daire). Sei que estes tiveram uma filha chamada Inês borges casada com Gaspar de Carvalho, da Casa do Poço, em Lamego, filho de Álvaro de Carvalho e de Isabel Guedes de Sousa.Dizem que destes deriva a família Távora em Lamego.

um abraço
Óscar Caeiro Pinto

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#6230 | pinbalsem | 24 jun 2001 22:41 | In reply to: #6153

Sr Miguel Brandao Pimenta
Solicito mail correcto
Mandei arv geneal para m@yahoo.com
Esta correcto?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#6438 | mbp | 29 jun 2001 12:10 | In reply to: #6127

Senhor

Vasco Pinto de Sousa Coutinho

Muito obrigado pelas suas informações.Recebi a arvore genealógica,mas não tive ainda ocasião de a abrir por estar em Autocad.Tenho alguma documentação sobre um ramo de Balsemão.´Penso que não precisará dela,contudo fica desde já ao seu dispor.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#8039 | CAIA | 18 ago 2001 21:18 | In reply to: #6127

Senhor

Vasco Pinto de Sousa Coutinho

Gostaría de saber si o senhor tem informaçao sobre uma rama da familia Pinto Balsemao no Brasil, mas precisamente ao sul do país (Rio Grande do Sul).
Meu tetra avó se chamaba Luis Pinto Balsemao e acredito chegou ao Brasil a começos do seculo XIX, a idade de 17 anos, infelizmente nao tenho maior informaçao.
Também estarei muito agradecida se o senhor podesse me enviar a arvore genealogica de referencia ao meu e-mail :anabalse@adinet.com.uy.
Disculpas por o meu pessimo portugues, pois minha lingua mae é o espanhol.

Atenciosamente
A.C.B.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#13378 | mbp | 23 nov 2001 11:33 | In reply to: #5806

Caro Manuel Maria Magalhães

Na sua mensagem de 14.6.2001 diz-me que é provavel que exista vasta documentação sobre os "Pintos" de Balsemão na Casa dos Varais em Cambres. Gostaria que me informasse a quem me dirigir para consultar a referida documentação e se a casa ainda se encontra na posse do General Carlos Azerêdo.
Aproveito também para lhe pedir o "e mail" de seu irmão (e meu amigo de longa data)Gonçalo.Não o vejo há muito tempo e sei que não está em Portugal.


Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#13408 | magalp | 23 nov 2001 23:47 | In reply to: #13378

Caro Miguel Pimenta

Claro que os Varais continuam na posse dos meus queridos primos Maria Lúcia e Carlos Azerêdo, mas quem está à frente daquilo (exploração agrícula) é um dos filhos, que mal conheço. Creio será mais seguro contactar o Carlos Manuel (Generalíssimo). De facto não garanto q. tenham documentação, mas é bem possível, pois nas casas fica sempre documentação que respeita à mesma (águas, foros, confrontações, direitos, etc. etc.) ainda q. vendida a estranhos como foi o caso, há cerca de 100 anos!
Quanto ao Gonçalo, efectivamente está na Australia, vai para 17 anos. Esteve em Warrnanbool, depois Ellerslie e agora marchou para Queensland. É frequentador assíduo deste site e mesmo do Fórum q. muito o diverte...
melogonz@bigpond.com

Um abraço!
Manuel Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#13409 | magalp | 23 nov 2001 23:49 | In reply to: #13408

O meu e-mail é
magalp@hotmail.com

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#13582 | mbp | 30 nov 2001 00:11 | In reply to: #13408

Caro Manuel Maria Magalhães

Muito obrigado pelas informações.De facto há muito que não vejo o Gonçalo.Sabia que estava na Austrália e como era uma pessoa com quem me dava muito bem ,
fico satisfeito por voltar a ter o contacto dele.

Um abraço

Miguel Pimenta

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#24108 | maneherbert | 09 jul 2002 07:55 | In reply to: #6127

Senhor Vasco de Pinto Sousa Coutinho,

Se não se importasse muito também gostaria de receber a genealogia da sua familia. O meu trisavô chamava-se João da Cunha Pinto Balsemão e eu estou à procura de informacões sobre os seus antepassados. Ele era casado com uma senhora chamada Maria Adelina e creio que o pai dele era João da Cunha, Capitão das Milicias de Coimbra. Talvez que ele se tenha casado com uma Senhora Pinto Balsemão.

O meu email é maneherbert@yahoo.com

Tenho AutoCad.

Cumprimentos,

Manuela (Austrália)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#24112 | jpcmt | 09 jul 2002 10:35 | In reply to: #5810

Caros Confrades:
Só agora vi este tópico. Posso acrescentar que sobre a capela de Balsemão foi publicada em 1927 por D. José Pessanha uma obra intitulada "S. Pedro de Balsemão e S. Pedro de Lourosa" (Ed. Un. Coimbra). Tem fotografias e desenhos da capela e de alguns pormenores, faz referência a outra bibliografia sobre o tema e
transcreve alguns documentos de interesse.
J. de Castro e Mello Trovisqueira.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#24187 | 1640 | 10 jul 2002 18:33 | In reply to: #6230

Ex.mo Senhor
Vasco Pinto de Sousa Coutinho (Balsemão)

Muito grata ficaria pela amabilidade de me informar, se, casualmente, tem algum dado àcerca das seguintes pessoas:

Luis Pinto, filho de Luis Pinto e Beatriz Pinto, c.c. Catarina Cardoso Leitão de Carvalho em Valdigem / Lamego em 1617?

Melhores cumprimentos

Gloria López
portobelo@vizzavi.pt

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#25029 | Filomena | 04 ago 2002 15:37 | In reply to: #6127

Sr Vasco Pinto de Sousa Coutinho
Gostaria de receber a genealogia da família Pinto Balsemão e outras informações adicionais caso saiba.
Pertenço a família Pinto Balsemão, minha avó se chamava Adelina da Cunha Balsemão e seu pai Frederico da Cunha Balsemão. Estou mais interessada na ascendencia de Frederico.
Grata Filomena Balsemão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#25030 | Filomena | 04 ago 2002 15:46 | In reply to: #6127

Caro Sr Vasco caso mande a genealogia da familia balsemão aí vai o meu e-mail:
balsemaosousa@ig.com.br
Esqueci de escrever na mensagem anterior
Filomena Balsemão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#77047 | ALVAROBC | 11 nov 2004 21:12 | In reply to: #5780

me gustaria hablar algo sobre los origenes del apellido , o tal ves contactarme con alguien con mi mismo apellido para intercambiar algunas palabras

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#77089 | JCA | 12 nov 2004 09:40 | In reply to: #5806

Caro Senhor Manuel Maria Magalhães e demais participantes

Existe em Leomil (actualmente Vila do Municipio de Moimenta da Beira) um antigo Solar que pertenceu aos Viscondes de Balsemão, facto assinalado pela pedra de armas que ostenta no portal de entrada do pátio, encontrando-se actualmente em ruína.
Penso que foi o primeiro Visconde a edifica-lo.
De qualquer forma vou certificar-me numa edição sobre a história do Concelho, que aborda o assunto e depois poderei dizer mais alguma coisa.

Cumprimentos,

José Manuel Correia Alves

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#77101 | Rui Portugal | 12 nov 2004 11:39 | In reply to: #6230

Caro Vasco Balsemão,
Perdoa-me a intromissão neste tópico que interessa a tanta gente por tratar da ilustre família e título que hoje representas. Ao dar-me conta da tua aparição no forum, lembrei-me dos nossa infância e adolescência na casa da Estrada das Areias em S. Pedro dos Estoril, onde estava largas temporadas em casa dos meus tios Castro Freire; recordo com muita frequência os teus Pais e irmãos, as idas à praia do Forte, a Tia Maria e sobrinhos, e os inúmeros netos do General. Estavamos bem longe da cidade e tudoaquilo ainda tinha um ar de campo. Foi um mundo que desapareceu!
Um abraço do
Rui Portugal.
O meu mail é o seginte: rportugal arroba sapo ponto pt

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#77104 | Rui Portugal | 12 nov 2004 11:46 | In reply to: #6438

Caro Miguel Brandão Pimenta,
Interrompo mais uma vez o tema deste tópico, facto de que peço desculpa, para lhe dizer que recebi o seu e-mail mas não lhe pude responder, pois tive problemas com o meu computador e perdi não só e-mails como todos os endereços electrónicos; muito lhe agradecia se me enviasse de novo as questões que nele punha. Julgo que tem o meu endereço, mas de qualquer forma pode recordá-lo na mensagem acima.
Um abraço do
Rui Portugal

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#77116 | luso | 12 nov 2004 15:33 | In reply to: #6127

Caro Senhor Vasco Pinto de Sousa Coutinho(Balsemão)
Sem querer abusar da bondade se me pudesse também facultar a genealogia dos "Pintos" ficava-lhe muito agradecido.

Pedro Teixeira Pinto (pedrotp46@hotmail.com)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#221559 | Samuel C O Castro | 18 feb 2009 16:43 | In reply to: #6438

Prezado Pedro Brandão Pimenta,

Da filha de Luís Pinto de Sousa Coutinho, que diz não foi mencionada no GAYO, que encontra-se aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=530950 . Por acaso na árvore que o Vasco Pinto de Sousa Coutinho lhe enviou como AUTOCAD, tem a ascendência da Maria de Vilhena e Castro ?

Se puder fazer o favor de enviar-me essa árvore para meu e-mail castro.genealogia @ bol com.br , fico-lhe muito grato.

Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#221565 | mbp | 18 feb 2009 17:56 | In reply to: #221559

Caro Samuel de Castro,

Confirme o seu "e mail" por favor, a parte final.

A filha de Luís Pinto de Sousa Coutinho que me interessa não vem no Gayo. Chamava-se Maria Caetana de Sousa aparecendo também com o nome de Maria Caetana de Sousa e Castro Vilhena. Estudei este ramo em trabalho que fiz sobre o meu ramo Brandão.

abraço

Miguel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#221572 | Samuel C O Castro | 18 feb 2009 18:26 | In reply to: #221565

Prezado Miguel,

Confirmando o e-mail: castro.genealogia @ bol.com.br (faltou um ponto), desconsidere os espaços.

Fico no aguardo de dados pelo e-mail. Muito obrigado. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#221679 | Mário Marques | 19 feb 2009 22:02 | In reply to: #221572

Os meus cumprimentos
Só hoje vi este topico
Em primeiro lugar pergunto se alguem tem elementos sobre a Viscondessa mulher do 2.º Visconde de Balsemão e que foi poetisa de merecimento. Igualmente pergunto se alguem tem elementos sobre o edificio da Praça de Carlos Alberto, no Porto, que foi dos Viscondes de Balsemão, vendido ao Visconde da Trindade e hoje pertencente à Camara Municipal.
Mário Marques

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#221697 | mtt | 20 feb 2009 05:00 | In reply to: #6127

Caro Vasco Pinto de Sousa Coutinho
A informação que consta aqui, na base de dados, sobre Azuil de Mendonça Pinto de Sousa (ID =192779), foi copiada ipsis verbis do livro de Fernando de Castro da Silva Canedo, A Descendência Portuguesa de D. João II (Lisboa, 1945; vol. II, p. 372).
Existe na sua árvore genealógica melhor informação sobre casamentos e descendência deste bisneto do 1.º visconde?
Cumprimentos,
Manuel.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#221705 | PESOCO | 20 feb 2009 10:58 | In reply to: #221679

Prezado Mário Marques,

O actual representante da casa de Balsemão tem diversa documentação sobre a 2ª Viscondessa de Balsemão assim como sobre o edifício da Praça Carlos Alberto.

Poderá contactá-lo, com sua (dele) autorização, através do mail vpsc(arroba)netcabo(ponto)pt para Vasco Pinto de Sousa Coutinho.


Com os cumprimentos,
Pedro Pinto de Sousa Coutinho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#275696 | Samuel C O Castro | 04 may 2011 16:29 | In reply to: #221565

Prezados colegas,


Em Fev-2009, tendo recebido do colega Miguel, o Arquivo AUTOCAD, que o ele recebeu do Vasco Pinto de Sousa Coutinho, infelizmente não consegui abrir o Arquivo. Naquela ocasião, informou o colega Miguel que também não conseguiu abri-lo.

Tentei contatar o colega Vasco, mas não obtive resposta.

Conforme é citado na Pedatura Lusitana, pg 360, aqui em http://books.google.com.br/books?id=qm4vAQAAIAAJ&printsec=frontcover&dq=%22pedatura+lusitana%22&hl=pt-BR&ei=D5y-Taf7Nebe0QHn5K0K&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDEQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false , tem algo errado no Geneall, aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=123448 , pois o último casal que aparece no link indicado, Maria da Fonseca c. c. Luís Alvares de Sousa, 7º Morgado de Balsemão, são pais do Luís Pinto de Sousa, 8º Morgado de Balsemão, c. c. Maria de Castro de Vilhena, sendo o primeiro casal que aparece no mesmo link.

Portanto, a Maria da Fonseca não é irmã da Maria de Castro de Vilhena, mas sim sogra.

Pretendendo esclarecer algumas dúvidas e ACERTAR algumas informações imprecisas em minha base dos Castros, venho pedir ajuda aos colegas que receberam o Arquivo do colega Vasco:

1) Do casal: Luiz Pinto Sousa Coutinho e Maria de Vilhena e Castro, além do que consta na PL, no referido Arquivo consta dados complementares da descendência deles?

2) Do casal Caetana Maria de Sousa e Castro Vilhena – C-1700 – F-1748 – Da Casa de Balsemão - Esposo: Gonçalo Pereira Pinto da Fonseca (Viveram na Quinta da Foz), citado pelo colega Miguel, no referido Arquivo consta a descendência deles?

3) O casal Maria de Vilhena e Castro e Luís Pinto de Sousa, que aparece aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=530950 , será o mesmo da questão 1? No mesmo link aparece a FILHA Maria de Sousa e Castro c. c. José Álvares da Costa, esse casal APARECE no referido Arquivo?

4) Quanto a D. Violante de Sousa (ou Violante Maria de Sousa e Távora) – C-em Lamego c. c. Antônio Pereira Fagundes (ou Antônio Pereira Pinto Fagundes, Antônio Pinto Pereira). Sr. de Bertiandos, em Ponte de Lima. Mestre de Campo do Terço de Auxiliares de Braga – COC. FCR, tendo encontrado divergência na ascendência dela, no referido Arquivo, quem são os pais DELA?

Deixo os meus agradecimentos na ajuda que vier a receber dos colegas. Abraço fraterno a todos.

Samuel de Castro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#275705 | Samuel C O Castro | 04 may 2011 17:28 | In reply to: #77116

Prezado Pedro Teixeira Pinto,

Peço o favor de ler a mensagem que hoje impostei neste tópico e, ver se tens condições de me ajudar junto ao Arquivo que possivelmente tenhas recebido do colega Vasco Pinto de Sousa Coutinho.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#275706 | Samuel C O Castro | 04 may 2011 17:29 | In reply to: #25030

Prezada Filomena Balsemão,

Peço o favor de ler a mensagem que hoje impostei neste tópico e, ver se tens condições de me ajudar junto ao Arquivo que possivelmente tenhas recebido do colega Vasco Pinto de Sousa Coutinho.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#275707 | Samuel C O Castro | 04 may 2011 17:30 | In reply to: #24108

Prezada Manuela,

Peço o favor de ler a mensagem que hoje impostei neste tópico e, ver se tens condições de me ajudar junto ao Arquivo que possivelmente tenhas recebido do colega Vasco Pinto de Sousa Coutinho.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#275708 | Samuel C O Castro | 04 may 2011 17:31 | In reply to: #8039

Prezada Ana Balsemão,

Peço o favor de ler a mensagem que hoje impostei neste tópico e, ver se tens condições de me ajudar junto ao Arquivo que possivelmente tenhas recebido do colega Vasco Pinto de Sousa Coutinho.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa de Balsemão

#275709 | Samuel C O Castro | 04 may 2011 17:33 | In reply to: #6141

Prezado Óscar Caeiro Pinto,

Peço o favor de ler a mensagem que hoje impostei neste tópico e, ver se tens condições de me ajudar junto ao Arquivo que possivelmente tenhas recebido do colega Vasco Pinto de Sousa Coutinho.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 may 2024, 02:24.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen