Pinto Balsemão, ou Pinto (Balsemão)

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Pinto Balsemão, ou Pinto (Balsemão)

#5799 | Ortigão | 14 jun 2001 07:00

Quem é afinal o emérito media-boss Francisco Pinto Balsemão?
Um Pinto de Sousa Coutinho "Balsemão"? Um Balsemão como eu sou Ortigão?
A pergunta poderá ser de mau gosto, mas a coincidência de nomes é notável.
Alguem para satisfazer a minha curiosidade? LCM?

Rodrigo Ortigão Oliveira
* ortigao@netcabo.pt

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pinto Balsemão, ou Pinto (Balsemão)

#5803 | LCM | 14 jun 2001 11:10 | In reply to: #5799

Caro Rodrigo

Ao que parece Francisco Pinto Balsemão descendera de um ramo segundo dos Viscondes, provavelmente um daqueles que vêm tratados no Canedo (vol.II).
Como sabes, a mãe de FPB era Castro Pereira e por isso o nome e filiação do pai vêm no "Anuário" (vol. II, p.537). Não os consigo encontrar na dita linha referida por Canedo, se bem que esta, como verás, está mal actualizada.
Ouvi também a versão de que seria bastardo...
Não sei qual e a verdade. Posso perguntar a um dos meus tios quando estiver com eles.
Na entrevista que deu (já este mês ou no fim de Maio) à revista do "Expresso" (de que é dono!) disseram-lhe que além de rico e poderoso "também é Visconde". O senhor negou respondendo "isso é outro ramo da família".

Abraço
Lourenço

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pinto Balsemão, ou Pinto (Balsemão)

#5830 | magalp | 15 jun 2001 03:25 | In reply to: #5799

Caríssimo R.Ortigão Oliveira
É essa uma pergunta que oiço fazer há já mais de 30 anos! Ainda no tempo da sua Tia Maria Antónia que Deus haja...
As respostas eram sempre negativas,por parte de conceituados "expert.s" que não vou citar por agora. Tenho o dito cujo como pessoa de bem e, mto, naturalmente cheio de informação, pelo que muito que estranhei há dias, numa entrevista, ter o mesmo afirmado ser doutro ramo da família. O Prof. Luís de Mello Vaz de Sampayo, tem profusa documentação sobre os Pinto, mesmo alguma publicada. O Embaixador J.Moya Ribera, já desaparecido, idem aspas. Mas, creio que GVS - Gonçalo Vasconcellos e Sousa (Castelo-Melhor) que hoje mesmo apareceu neste simpático "forum", é de alguma forma o "herdeiro" da documentação de Moya Ribera, pois tinham relações de muita amizade e consulta recíproca. Muitos cumprimentos.
Manuel Maria de Magalhães

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pinto Balsemão, ou Pinto (Balsemão)

#5833 | 2910 | 15 jun 2001 10:31 | In reply to: #5799

Apenas posso adiantar que o Dr.Francisco Pinto Balsemão, descende dos Pinto da freg.de Alfaiates, concelho do Sabugal, na Beira Alta.


Óscar Caeiro Pinto

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pinto Balsemão, ou Pinto (Balsemão)

#5834 | LBMSPG | 15 jun 2001 11:03 | In reply to: #5833

A sua avó paterna, Luzia Patricio era natural da Guarda, que está a cerca de 30 Km do Sabugal.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pinto Balsemão, ou Pinto (Balsemão)

#11552 | Filomena | 21 oct 2001 14:06 | In reply to: #5803

Sr. Lourenço li sobre o sr.Francisco Pinto Balsemão, minha avó Adelina da Cunha Balsemão falava-me dele (não sei se o pai) que era seu primo em segundo grau, inclusive de alguma casa de Balsemão em Leiria. O nome da minha avó é Adelina da Cunha Balsemão, seus pais: Frederico da Cunha Balsemão e Emília Alves da Cruz esta acho que angolana pois ele foi para Angola e casou-se por lá. Saberias me dizer algo sobre os pais de Frederico da Cunha Balsemão meu bisavô?
Caso saibas poderias-me mandar um e-mail para: balsemaosousa@ig.com.br
Muito grata.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pinto Balsemão, ou Pinto (Balsemão)

#11572 | amaral | 21 oct 2001 23:23 | In reply to: #5833

Caro Óscar
O meu avô Joaquim Videira, natural de Alfaiates,fazia essa mesma referência qt. a Pinto Balsemão. Ando a fazer a minha árvore mas relativamente a Alfaiates e "esbarrei" no sec. xviii. Tem informações sobre algum estudo acerca de famílias de Alfaiates, Soito, Badamalos, nomeadamente Videira que conclui q são originários de S.Miguel, Clº Branco, Manso, Pelicano, Carrilho,Paulos,para além dos vulgares Vaz e Gonçalves?
É a primeira vez que vejo referência a essa zona do País no Forum.
Cumprimentos
Vera

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pinto Balsemão, ou Pinto (Balsemão)

#11621 | P C Rebêlo | 22 oct 2001 22:42 | In reply to: #11572

Existe uma terra " Balsemão ", entre Guarda e Sabugal.
Serão os Pinto ... de Balsemão ?
P.Cunha Rebêlo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pinto Balsemão, ou Pinto (Balsemão)

#11656 | amaral | 23 oct 2001 13:08 | In reply to: #11621

Penso que sim! O meu avô, natural de Alfaiates, já faleceu, pelo que não posso confirmar mas lembro-me, qd. P.B. foi 1º ministro, de ele dizer que a família de P. Balsemão que vive em Alfaiates era imigrante, oriunda de uma terra próxima, julgo que de Balsemão. O avô radicou-se em Alfaiates onde se dedicava à manufactura de santos para igreja, daí a alcunha familiar de Santinhos. Seria interessante o próprio P.B. responder ao forum para desfazer as dúvidas...

Respuesta

Enlace directo:

Pinto Balsemão, ou Pinto (Balsemão)

#389355 | 12345678910Maria | 18 feb 2018 18:17 | In reply to: #11572

Olá Vera, a minha família materna também é de Alfaiates. Tal como a Vera, também gostaria de saber mais sobre os meus antepassados. Se quiser contactar-me para cruzarmos informações, o meu mail é: cris010maria@gmail.com

Cumps.
Cristina

Respuesta

Enlace directo:

alfaiates sabugal

#389357 | silvestre | 18 feb 2018 20:30 | In reply to: #389355

Boa noite, Cristina,
Já nem me lembrava deste tópico mas ao fim de 16 anos uma agradável resposta. Entretando já esgotei os livros de Alfaiates. Vou contactá-la por mail.
Vera

Respuesta

Enlace directo:

Pinto Balsemão, ou Pinto (Balsemão)

#389895 | lux1159 | 09 mar 2018 01:39 | In reply to: #389357

Caro Confrade,

Como parece ter um grande conhecimento de Alfaiates, gostava de saber se sabe algo sobre os "Paulos".

Tenho um ramo que esta no Alcaide, Fundao, e nao consigo encontrar a origem. o nome muda a cada geraçao (Paulo, Paulos, de Pallos).

Como a distancia nao e muito, talvez possa er uma ligaçao com Alfaiates.

Melhores cumprimentos.

P. I

Respuesta

Enlace directo:

Paulos ou Pallos

#389898 | silvestre | 09 mar 2018 09:12 | In reply to: #389895

Bom dia,
Não sei se a mensagem me é dirigida.
A origem não conheço mas tenho alguns Paulos ou Paulos Antunes na minha árvore. Estão na BD do geneall. Pode contactar-me directamente clicando em "silvestre"
Vera

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 15 may 2024, 04:29.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen