André Pereira das Coberturas- origens

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Cargos | Património | Regiões

André Pereira das Coberturas- origens

#58959 | artur41 | 27 feb 2004 13:55

Caros confrades,


Procuro dados respeitantes a este meu presumido antepassado. Foi comendador de Alfaiates e senhor do morgado da Azóia. Casou com Maria de Sousa.


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Respuesta

Enlace directo:

RE: André Pereira das Coberturas- origens

#58967 | camisao65 | 27 feb 2004 14:19 | In reply to: #58959

Caro Artur,

Estás a referir-te a este?

André Pereira das Coberturas casou D. Maria de Sousa.

Tiveram a:

D. Joana de Sousa, que casou com Afonso Furtado de Mendonça, e que por sua vez, tiveram a:

João Furtado de Mendonça, que foi Governador da Angola, e que casou com Madalena de Távora, e que tiveram a:

Francisco Furtado de Mendonça, que casou com D. Ângela Tavares, em Portalegre, e que tiveram a:
D. Mariana de Távora e Mendonça, que casou com Luis Gonçalo de Sousa de Macedo, e tiveram a:
António Luis de Sousa de Macedo

Abraço

Luis

Respuesta

Enlace directo:

RE: André Pereira das Coberturas- origens

#58972 | artur41 | 27 feb 2004 14:33 | In reply to: #58967

Caro Luís,


Claro que me estou a referir a essa pessoa.Conhecemos os seus descendentes mas ignoramos a sua ascendência.
Estou-me agora a virar para o ramo "Furtado de Mendonça (Mendonça)!


Abraço

Artur

Respuesta

Enlace directo:

RE: André Pereira das Coberturas- origens

#58973 | artur41 | 27 feb 2004 14:35 | In reply to: #58972

Errata:

Onde se lê (Mendonça), deve-se ler (Mendoça).

Respuesta

Enlace directo:

RE: André Pereira das Coberturas- origens

#58974 | camisao65 | 27 feb 2004 14:37 | In reply to: #58972

Caro Artur,

Acho bem, e permite-me uma dúvida...será André Pereira das Coberturas, ou André Pereira, das Coberturas?


Renovado abraço, e respeitosos cumprimentos

Luis

Respuesta

Enlace directo:

RE: André Pereira das Coberturas- origens

#58975 | artur41 | 27 feb 2004 14:46 | In reply to: #58974

Caro Luís,


Na base de dados consta este nome: André Pereira das Coberturas.


Abraço

Artur

Respuesta

Enlace directo:

RE: André Pereira das Coberturas- origens

#58977 | camisao65 | 27 feb 2004 15:10 | In reply to: #58975

Caro Artur,

Tens razão...e facto curioso:

Álvaro Fernandes
* c. 1465

Casamentos

Casamento I:
Com: Catarina de Sousa * c. 1470


Filhos
Filhos do Casamento I:
Manuel de Sousa ss
Fernão Gomes de Sousa ss
Rui de Sousa ss
Luis de Sousa ss
Paula de Sousa * c. 1510 cc I Afonso de Figueiredo ss cc II D. Brás Henriques cs
Maria de Sousa * c. 1490 cc André Pereira das Cobertures

Existe aqui um erro, pois será Cobertura e não Cobertures.
E já agora, será que na TT, ou no AD da Guarda, não existirá nada sobre este senhor?
O problema é não saber a naturalidade, nem existir nenhuma referência a qualquer local de nascimento.

Um abraço, e respeitosos cumprimentos

Luis

Respuesta

Enlace directo:

RE: André Pereira das Coberturas- origens

#59016 | josemssantos | 27 feb 2004 19:37 | In reply to: #58975

Caro Artur Camisão

Em Felgueiras Gayo(Vol.X - Sousas), vem a descendência de Gonçalo de Sousa , que foi Comendador-Mor da Ordem de Cristo, Alcaide-Mor de Tomar e Vedor do Infante D.Henrique.
André Pereira das Coberturas é descendente do segundo filho de Gonçalo de Sousa - Duarte de Sousa -, e transcrevo a citada fonte:

2.Duarte de Sousa, Com.Mor do Mogadouro na Ordem de Cristo.Não casou e teve bastardos:

3.Rui de Sousa, alcaide mor de Sofala em 1506 s.g.
3.Gonçalo de Sousa, serviu na India s.g.
3.Manuel de Sousa, morreu na costa de Melinde sendo capitão dum navio s.g.
3.Catarina de Sousa q. casou com Dr.Alvaro Franco, chanceler do rei D.Manuel, e tiveram:
4.Manuel de Sousa que passou à India em 1538 e casou com D.Branca Cabral de q.teve:
5.Gaspar de Sousa
5.Baltasar de Sousa, cc D.Felipa c.g.
4.Fernão Gomes de Sousa, passou à India em 1538
4.Luis de Sousa, passou à India em 1538
4.Rui de Sousa, passou à India em 1554
4.D.Paula de Sousa, mulher de Afonso de Figueiredo, s.g. e depois mulher de D.Braz Henriques, de q. teve:
5.D.Martinho, que morreu em Alcacer Quibir em 1578 s.g.
4.Maria de Sousa, q, casou com Andre Pereira das Coberturas, de q. teve:
5.Joana de Sousa, mulher de Afonso Furtado de Mendonça, que segue nos Sousa Macedo, Barões da Ilha de Joane(fim da transcrição).
Estes Sousa Macedo são os actuais Mesquitela. Aqui fica a pista para seguir Afonso Furtado de Mendonça.

Nos Anais da "União dos Amigos dos Monumentos da Ordem de Cristo",Tomo II, p.191, sob o título - A descendência do Comendador Mor D.Gonçalo de Sousa - além da informação do FG, vem a seguinte(transcrevo):

André Pereira das Coberturas teve os seguintes filhos: Diogo, que segue;D.Joana; D.Maria; Pedro; Rui; e Simão.
Diogo de Sousa Coberturas, o primogénito, casou com Ana Correia, de quem teve André e João Sousa Coberturas, ambos s.g.;Francisco, que segue;D.Filipa de Sousa, que foi freira; e D.Maria que casou com António de Sequeira.
Deste Francisco de Sousa Coberturas, ou das Coberturas, que foi marido de D.Apolónia Góis, nasceram: D.Ana de Sousa, que casou com João Costa;D.Vicência que parece terá morrido solteira;D.Maria ou D.Mariana de Sousa, que veio a casar com Manuel Soares Henriques; e Diogo de Sousa Coberturas, de quem nada sei(fim da transcrição).

Penso que Coberturas terá origem toponómica.

Sobre Gonçalo de Sousa(um dos meus 15º avôs), e sua ascendência tenho alguma informação-que de momento colijo-, assim como sobre a sua descendência, na minha linha, que vem do seu quinto filho -Henrique de Sousa.
O túmulo de Gonçalo de Sousa, pode ser visto no Museu do Carmo.É muito bonito e simples, com as armas dos Sousa Chichorro(tb. conhecidas por Sousa do Prado) e com uma epigrafia muito interessante e curiosa.
Para ter uma ideia das épocas, Gonçalo de Sousa morreu cerca de 1475, e os filhos(oito) começaram a nascer cerca de 1445.Duarte nasceu possívelmente, cerca de 1448, e ainda é Comendador do Mogadouro em Novembro de 1507, mas em 1513, já estaria morto.Daqui poderá extrapolar datas para as gerações seguintes.

Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: André Pereira das Coberturas- origens

#59022 | artur41 | 27 feb 2004 20:04 | In reply to: #59016

Caro José Maria,


De facto, o Genea não lhe aponta qualquer tipo de ascendêcia conhecida.

O meu interesse reside no facto de descender, com enorme probabilidade, de André Furtado de Mendoça, Governador da India. Seu bisneto,o capitão Miguel Furtado Neto, era meu antepassado. Utilizei como fonte o estudo do Luís Soveral Varela!


Com os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Respuesta

Enlace directo:

RE: André Pereira das Coberturas- origens

#59024 | artur41 | 27 feb 2004 20:10 | In reply to: #59022

Errata:


Onde se lê ascendêcia, deve-se ler ascendência.

Respuesta

Enlace directo:

RE: André Pereira das Coberturas- origens

#59051 | josemssantos | 28 feb 2004 02:17 | In reply to: #59022

Caro Artur

Quanto ao meu "post" , peço desculpa por ter saído um "toponómica" em vez de toponímica.Teclas ao lado...

Relativamente aos Furtado de Mendonça pouco posso ajudar, mas o estudo do Luís Varela com certeza lhe dará as pistas necessárias.

Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: André Pereira das Coberturas- origens

#59064 | artur41 | 28 feb 2004 11:49 | In reply to: #59051

Caro José Maria,


Por amor de Deus, essas "cousas" acontecem!

Tem razão. Penso que o estudo do Luís Varela é bem elucidativo.


Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Respuesta

Enlace directo:

RE: André Pereira das Coberturas- origens

#59094 | camisao65 | 28 feb 2004 17:36 | In reply to: #59022

Caro Artur,

Se o teu interesse reside nisso, e se existe essa enorme probabilidade, bem podes ir à TT investigar.
Isso de estar de braços abertos, à espera que as coisas caiam do Céu ao trambolhões, nunca deu muito resultado.

Um abraço, e cordiais cumprimentos

Luis

Respuesta

Enlace directo:

RE: André Pereira das Coberturas- origens

#59100 | artur41 | 28 feb 2004 17:50 | In reply to: #59094

Caro Luís,


Pombas!!

Mas quem está, de braços abertos, à espera que as coisas caiam do céu? Deves andar com a memória adormecida (talvez por um adormecimento pós-repasto). Não te esqueças que tenho estado a decifrar documentos que nos enviaram do Brasil; para além, claro, de aproveitar para proceder a umas leituras que, aliás, te posso aconselhar!

Olha quem visas ns teus tiros. Já me bastam alguns franco-atiradores que por "aí andam":-)


Um abraço e uma "bélinha na testa"

Artur

Respuesta

Enlace directo:

RE: André Pereira das Coberturas- origens

#59101 | camisao65 | 28 feb 2004 17:59 | In reply to: #59100

Caro Artur,

E então, esses documentos já eu os decifrei!
Até já estão em "word"!
Quanto a leituras, também te posso aconselhar algumas, p.e. " A solidão não basta", ou o "the lonely knight at midnight, serching for the balls", o primeiro da autoria de L K Wright, e o segundo de Lovely John!

Um abraço, e um puxão de orelhas (suave, pois as tuas não são como as minhas, e depois desapareciam)

Luis

Respuesta

Enlace directo:

RE: André Pereira das Coberturas- origens

#59105 | artur41 | 28 feb 2004 18:16 | In reply to: #59101

Caro Luís,


Tenho a certeza que isso não corresponde á verdade. Estou a falar de algumas certidões práticamente ilegíveis; também por isso, esteve ontem em minha casa o Luís Doria Cortesão: ele é mais versado em paleografia!

Falas-me de leituras: aconselho-te a leres a "História do Concelho de Lagos", da autoria de Roussel M. Santos.


Renovado abraço, e pensa um bocadinho antes de escreveres... lol lol

Artur

Respuesta

Enlace directo:

RE: André Pereira das Coberturas- origens

#59117 | arcecabo | 28 feb 2004 20:07 | In reply to: #58959

Caro Artur sendo eu tambem descendente deste André Pereira das Coberturas,encontrei algumas informações nas «Memorias historicas-genealogicas dos duques portuguezes do seculo XIX» do Visconde de Sanches de Baêna. P 252-253. Segundo esta fonte seria filho do Doutor João Pires das Coberturas,do conselho de D.Manuel em 1506,Comendador das egreijas de Santa Maria de Montemór o Novo e de S. Tiago de Alfaiates,Desembargador da Casa da Suplicação,Juiz das ordens de Aviz e S.Tiago,instituidor do morgado em Azoia de Baixo,termo de Santarem;e de Maria Pereira filha de Diogo Pereira ,fidalgo da casa de EL-REI. Esperando que estas informações seijam uteis com os meus cumprimentos. Pedro

Respuesta

Enlace directo:

RE: André Pereira das Coberturas- origens

#59122 | artur41 | 28 feb 2004 20:16 | In reply to: #59117

Caro Pedro,


Desde já, muito obrigado pela informação. Vou consultar a dita obra.
Daí o apelido Pereira, não é?


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Respuesta

Enlace directo:

Diogo Pereira- ascendência

#59125 | artur41 | 28 feb 2004 20:37 | In reply to: #59122

Caro Pedro,


Qual a ascendência de Diogo Pereira?


Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Diogo Pereira- ascendência

#59865 | artur41 | 08 mar 2004 19:46 | In reply to: #59125

Caros confrades,


Renovo o meu pedido. A que ramo dos "Pereiras" pertencia Diogo Pereira?


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 16:04.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen