Descendentes de Francisco, filho de Duarte Sodré
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões
Descendentes de Francisco, filho de Duarte Sodré
Caros Confrades
Prossigo a divulgação das minhas investigações sobre uma linha de descendência de DUARTE SODRÉ.
De seu filho FRANCISCO SODRÉ e de Violante Pereira, nasceu:
DUARTE SODRÉ PEREIRA que obteve sentença contra a Coroa, a 22 de Novembro de 1571, pela qual se anulou o foral que o Rei D. Manuel dera a Águas Belas (concelho de Ferreira do Zêzere) e se reconheceu as quintas de Águas Belas e Vale de Orjais como bens de morgado patrimonial não pertencentes à Coroa. Assim, entrou na posse do senhorio da vila e do seu termo, e do padroado da igreja, com todos os direitos e prerrogativas, por provisão do Rei D. Sebastião, de 17 de Dezembro de 1576 ou 1577. Faleceu a 09 de Agosto de 1588.
Casou com Dionísia de Sande. Deste casamento nasceu:
FERNÃO SODRÉ PEREIRA que prestou relevantes serviços no cerco de Mazagão, em 1562, nas armadas da costa do Algarve e na tomada do Pinhão, pelo que recebeu o hábito de Cristo, tornando-se Cavaleiro da Ordem de Cristo a 02 de Agosto de 1565 com a obrigação de ir servir durante seis meses, com cavalo à sua custa, em Tânger. Acompanhou o Rei D. Sebastião na batalha de Alcácer Quibir, a 04 de Agosto de 1578, ficando cativo. Aí morreram em combate o seu irmão FRANCISCO SODRÉ e o seu sobrinho DUARTE SODRÉ.
Resgatou-se e voltou a Portugal. Foi Comendador da Santiago de Lanhoso, na Ordem de Cristo, por mercê do Rei D. Filipe I, por carta de 06 de Maio de 1580. Foi 8º Senhor de Águas Belas, de que tomou posse a 09 de Agosto de 1588.
Casou com Branca Caldeira, que faleceu a 18 de Dezembro de 1637. Deste casamento nasceu:
DUARTE SODRÉ PEREIRA, 9º Senhor de Águas Belas, de que tomou posse a 03 de Junho de 1608. Alcunhado de "O Estragado" devido à sua generosidade. Faleceu a 22 de Junho de 1635.
Casou com Guiomar de Sousa. Deste casamento nasceu:
FRANCISCO SODRÉ PEREIRA que terá nascido cerca de 1618. Estabeleceu-se na cidade de Rio de Janeiro, onde deixou numerosa descendência, podendo-se afirmar que foi o patriarca dos Sodrés do Rio. Teve foro de Moço-Fidalgo e foi Coronel. Faleceu naquela cidade a 13 de Dezembro de 1669. Era irmão segundo de FERNÃO SODRÉ PEREIRA, que foi Fidalgo da Casa Real, 10º Senhor de Aguas Belas, 1º Capitão-mor de Águas Belas, Ferreira do Zêzere e Vila de Rei.
FRANCISCO casou com Catarina da Silva Sandoval, a 27 de Abril de 1648, no Rio de Janeiro. Deste casamento nasceu:
DUARTE SODRÉ PEREIRA, natural do Rio de Janeiro. Filho segundo. Teve foro de Moço-Fidalgo a 03 de Janeiro de 1686, com 900 reis de moradia por mês e um alqueire de cevada por dia.
Casou com ?
Continua....
Cumprimentos a todos
Sérgio Sodré
Enlace directo:
RE: Descendentes de Francisco, filho de Duarte Sodré
Caros confrades
Nesta dedução genealógica o elo mais fraco era a ligação filial entre DUARTE SODRÉ PEREIRA e o FRANCISCO SODRÉ PEREIRA que se estabeleceu no Rio de Janeiro, embora estivesse documentada no processo de justificação de nobreza do seu descendente BENTO SODRÉ PEREIRA e numa genealogia manuscrita que refere todos os irmãos correctamente.
Todavia a Torre do Tombo online acaba de divulgar que DUARTE SODRÉ PEREIRA, DIOGO RANGEL DE SANDE, JOSÉ PEREIRA SODRÉ, e JOÃO GOMES DA SILVA, todos tiveram alvará de moço-fidalgo, com as mesmas mercês, no dia 03 de Janeiro de 1686, e todos são filhos de FRANCISCO SODRÉ PEREIRA.
Fica provada definitivamente a ligação que apontei e são exactamente os irmãos referidos na genealogia manuscrita 21E12, folha 306, microfilme 610 na TT.
veja-se TT online, pesquisa pelo apelido Sodré.
cumprimentos a todos
Sérgio sodré
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 15 nov 2024, 20:46.