família moniz ou muniz
This topic is classified in rooms: Famílias | Heráldica
família moniz ou muniz
Gostaria de obter informações sobre a família Muniz ou Moniz e o desenho do brasão da família.
Quem puder ajudar agradeço.
Ana Cristina
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Cara Ana Cristina:
Como sabe, Moniz era originalmente o patronímico do nome próprio Munio, bastante comum em Portugal, Leão e Castela durante a Idade Média. Consequentemente, através do conhecido processo de fixação dos patronímicos em apelidos, foram aparecendo ao longo do tempo várias famílias Moniz sem relação de parentesco entre si.
Segundo a tradição genealógica, em Portugal houve duas famílias Moniz "historicas" totalmente distintas: os Monizes chamados de Angeja (ou Alcaides mores de Silves) e os Monizes de Lusinhano, apesar de ambos usarem armas parecidas e terem surgido mais ou menos na mesma época.
Os Monizes de Angeja ou dos Alcaides Mores de Silves, descendem de Martim Fagundes e de Branca Lourenço, contemporâneso de D.Fernando I, cujos filhos, Garcia Moniz e Vasco Martins Moniz se destacaram ao serviço do Infante D. Henrique. O último, que morreu antes de 1439, casou com Brites Pereira, de quem teve a Henrique Moniz, Alcaide mor de Silves, o qual casou na família Telles Barreto (senhores da Quarteira), com copiosa descendência no Algarve, nas Ilhas e no Brasil, usando os apelidos Telles Moniz, Moniz Barreto, etc. As armas desta família são cinco estrelas de oiro em campo azul.
Os Monizes de Lusinhano, ou Febos Moniz, descendiam de Gil Aires, cavaleiro do tempo de D.João I, escrivão da puridade do Condestável Nuno Alvares Pereira e marido de Leonor Rodrigues, de quem teve Diogo Gil Moniz, Vasco Gil Moniz e Rui Moniz, entre outros.Vasco Gil Moniz, veador da casa do Infante D. Pedro, viria a casar com D.Leonor de Lusinhano, parente da casa reinante de Chipre, com ilustre descendência. Têm por armas um escudo esquartelado: I e IV quarteis de azul cinco estrelas de oiro, no II e III quarteis, um esquartelado de vermelho cruz florida de oiro,tres faxas de azul em campo de prata, um leão de vermelho em fundo de prata e um leão de oiro em fundo vermelho.
Elementos recentemente encontrados num importante núcleo documental portugues parecem demonstrar que ambas as famílias estavam realmente aparentadas no inicio do século XV, conforme o sugeria já a semelhança das armas. Mas deixo ao autor da "descoberta" a revelação dos detalhes!
Para primeiro comentário, julgo que será suficiente!
Com os melhores cumprimentos
Nuno Maria
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Convém esclarecer que os Monizes de Lusignam são bastardos tanto quanto sei, o que já constitui uma diferença!
Não consigo perceber se entroncam nos de Angeja os ascendentes do Cap. Jorge Moniz Falcão,(+-1583) do Rabaçal aí sepultado na matriz com suas armas.
Jorge Moniz Falcão foi casado com D.Maria da Costa filha de Simão da Costa Brito e Helena Nunes Furtado e ele filho de Manuel Moniz o Velho provavelmente natural de Penela.
Agradecia a sua ajuda pois percebo que tem estudado esta família.
muito grato,
João Bettencourt
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Caro João Bettencourt
A que se refere quando diz que os "Monizes de Lusignan são bastardos, tanto quanto sei"? O que conheço sobre eles não aponta para nenhuma bastardia em relação aos outros Monizes ou a quem quer que seja. Não encontro nas gerações iniciais nem na linha principal dos Monizes de Luzinhano (que desagua na casa dos Marqueses de São Paio)a tal bastardia que, em sua opinião, "separa as águas"...
Desconheço a existência de ramificações dos Monizes "de Angeja" na região de Rabaçal ou em Penela. A descrição das armas da campa do capitão Jorge Moniz Falcão poderia ajudar a esclarecer a sua origem, embora os abusos heraldicos fossem moeda corrente. Em todo o caso, na carta de armas passada em 1701 a João de Amorim Pessoa, natural do Rabaçal, filho de Helena de Brito Furtado Moniz e neto de Simão da Costa de Brito não há nem rasto de armas de Monizes(cf."Cartas de Brazão", de Antonio Machado de Faria, p.92).
Cumprimentos
Nuno Maria
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Meu caro Nuno Maria
Tem razão, não são esses Monizes aqueles de que eu tinha a ideia que eram bastardos; mas sim os descendentes do Capitão do Machico.Agora com os papeis na frente já não me posso enganar:
" Vasco Moniz, filho bastardo de Vasco Moniz filho 2º de Henrique Moniz Alcaide-mor de Silves, foi bacharel em leis e casou com Violante Teixeira filha de Tristão Vaz Teixeira o Velho, Capitão de Machico."
Quanto aos Monizes do Marquês de Sampaio, não estão de facto entroncados nos anteriores: " Gil Ayres Moniz era natural de Alenquer foi um homem honrado em tempo de el rey D. João o 1º, foi escrivão de puridade do Candestável D.Nuno Álvares Pereira, foi casado com ?( aqui residiu o meu equívoco pois se descconhece a mulher), de quem teve Diogo Gil Moniz, Vasco Gil Moniz e Rui Gil Moniz. Está sepultado na capela de N. Sª da Piedade no Carmo."etc.,etc.
A genealogia manuscrita que cito é da mão de Damião de Goes. Nesta genealogia Dona Juliana de Meneses filha de Vasco Martins Moniz e de Dona Violante de Meneses, ainda era solteira.
Não sei se vive em Lisboa, mas tenho muito gosto em dar-lhe a conhecer este manuscrito.
Quanto ao Rabaçal que é o motivo da minha consulta,trata-se dos antepassados da pessoa que cita. As armas são muito rudes e parece que um dos quarteis é de Sás.
Como sabe havia Monizes em Coimbra e Abiul, ali perto do Rabaçal, mas não consigo chegar mais longe.
Os meus cumprimentos,
João Bettencourt
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Caro João Bettencourt
Vivo realmente em Lisboa e agradeço-lhe a oferta do acesso à genealogia manuscrita que possui. É realmente um manuscrito do próprio Damião de Gois, ou uma cópia antiga do original?
Um abraço
Nuno Maria Côrte-Real
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Meu caro Nuno Maria Côrte-Real
Seguirá mensagem através s/ irmão M.
Até breve,
João Bettencourt
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Caro João Bettencourt,
Elucidario Madeirense:
"Moniz É apelido de familia muito antigo entre nós. Dos primeiros povoadores vindos do continente, diz o anotador das Saudades, estabeleceu-se nesta ilha Vasco Martins Moniz de Meneses, que teve sesmaria no Caniço, sendo fidalgo da casa real e filho segundo de Henrique Moniz, alcaide-mor de Silves, e de sua mulher D. Inês de Meneses, filha de Gonçalo Nunes Barreto, alcaide-mor de Faro, o qual teve grande casa na vila de Machico, e, por testamento aprovado em 1489, instituíu morgado da sua têrça, tendo morrido em 1510 na vila do Torrão. De Vasco Martins Moniz se ocupa largamente Nicolau Florentino (António Maria de Freitas) no seu opusculo A mulher de Colombo, enaltecendo-lhe os feitos e as qualidades, dizendo que na vila de Machico, onde se instalara, se distinguira de quantos portugueses e estrangeiros ali viviam, por sua generosidade, pela fidalguia de seu trato e pelo fausto principesco de sua casa, cujas comodidades e atractivos não o enervaram, pelo contrario sempre que o rei e o país lhe reclamavam os serviços, êle deixava a familia para acudir com o seu braço e muitas vezes com a sua bôlsa. Era filha de Vasco Moniz a mulher do primeiro donatario do Pôrto Santo, Bartolomeu Perestrelo, por nome D. Isabel Moniz, tendo dêste consorcio nascido D. Felipa Moniz, mulher do grande navegador Cristovão Colombo. De tôdas estas personagens se ocupa também com largueza o citado folheto de Nicolau Florentino."
Cumprimentos,
Filipe
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Não sei o que pretende com o texto que me manda e que é dos compêndios.Mas já agora aqui vai uma forte:
O Almirante Teixeira da Mota profundíssimo conhecedor da história da expansão e a maior autoridade mundial em Cartografia antiga, confidenciou-me um dia que estava convencido que o Cristovão Colombo tinha morto a mulher por desconfiar de inconfidências graves relativamente à sua missão.
A cumprimentar,
João Bettencourt
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Caro João Bettencourt,
Pensei que quando referiu-se a Vasco Moniz como filho bastardo, estivesse a referir-se a Vasco Martins Moniz, pelo que peço não me interprete mal...
Sobre Cristovão Colombo é dito tanta coisa, começando pela sua naturalidade... não sei se conhece o Porto Santo, é uma linda ilha de reduzidas dimensões, com um areal fabuloso, onde Cristovão Colombo casou e cuja casa onde viveu foi transformada num museu (pequena casa junto á igreja,bons aponsentos para a altura...) mas será que foi mesmo a casa de Colombo? Os entendidos pensam que sim...
Cumprimentos,
Filipe
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Se desejarem ver o Documento de Assereto em facsímile, onde se cita claramente Colombo, entrem em contacto comigo,
doria_gen@yahoo.com.br
e dou a url da informação.
Pessoalmente, creio que as duas famílias dos Monizes são aparentadas - pelo argumento heráldico. Gayo dá, inclusive, como seria tal parentesco, mas nunca vi documentação. Já postei aqui, nalgum canto, a genealogia Lusignan (de Eléonor de Lusignan, viúva de Soffredo Crispo, e depois mulher de Vasco Gil.
Braamcamp atrapalha toda a genealogia dos Colombos Monizes; pesquisadores recentes (Consuelo Varella, p.e.) estudaram toda a geração de Bartolomeu Perestrello e Isabel Moniz, que, de fato, devia ser dos Monizes da Madeira.
fa
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Caro Francisco Dória
Felizmente, a ligação entre os Monizes de Silves (ou "Angejas") e os de Lusignan já não é só uma questão de suposição, baseada na analogia heráldica. O parentesco entre ambos os ramos está provado num documento original do século XV, recentemente encontrado. Espero que o autor da descoberta possa divulgar em breve os pormenores.
Concordo consigo quanto à "trapalhada" feita por Braamcamp em relação à mulher de Cristóvão Colombo. Coisa que, aliás, nem era habitual nele.
Quanto aos parentescos estabelecidos por Gayo...valem o que valem!
cumprimentos
Nuno Maria
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Bom, Nuno, aguardo a informacão... Estou, de fato, curioso!
Grato, fa
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Gostaria de agradecer muitíssimo a quem me respondeu. A família do meu pai é Muniz e ele tem maior interesse em conhecê-la. Eu gostaria de obter a foto do brasão da família, pois meu pai quer fazer um quadro, alguém pode me ajudar?
RespuestaEnlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Filipe
Estava só a transcrever uma geneologia manuscrita inédita do Sec XVI!
Quanto às asserções do Almirante Teixeira da Motaa Mota, não são uma opinião qualquer, são de facto resultado de longas pesquisas e de muito saber; não tem nada a ver com os palpites jornalísticos que por aí pululam.
Como sabe ela desapareceu em plena viagem!
Conheço o Porto Santo desde 1946 só que nunca lá desembarquei. Da sua linda ilha que conheço desde essa altura era um desvanecimento! Chegar ao Funchal de navio depois de percorrer a costa era deslumbrante e marcou-me para sempre, quase fiquei ideológicamente vinculado à noção de ilha, descobrimento e paisagem paradisíaca por força do encontro com a Madeira embora os Açores sejam a minha pequena Pátria e que naturalmente me marcaram e marcam pelas mesmas razões.
Falando de genealogia descendo por varonia do primeiro Lemos da Madeira, por isso estou em Casa!!
Um abraço,
João Bettencourt
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Caro João Bettencourt,
A atribuida casa a Colombo é fruto de um trabalho sério de arqueologia, através da descoberta por exemplo: moedas e outros indícios, para além do trabalho dos historiadores, com base não lhe sei dizer, mas que sempre reuniu um grande campo de consenso. E que aceito perfeitamente...
Suponho que o seu ramo Bettencourt seja proveniente dos Açores?
Cumprimentos,
Filipe
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Tenho um desenho meu dessas armas, em .jpg - e cedo-o com prazer. Me escreva em pvt, por favor.
fa
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Para ACSARAUJO
Saiba de quais Muniz descende e facilmente encoutra num brasonário o brasão que lhe convém
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Tomo a liberdade de transcrever da sua mensagem "Tem razão, não são esses Monizes aqueles de que eu tinha a ideia que eram bastardos; mas sim os descendentes do Capitão do Machico." A que Capitão de Machico de refere?
RespuestaEnlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Como não sei com quem estou a trocar informações, não posso nomeá-lo, todavia transcrevo o texto do sec.XVI:
" Vasco Martins Moniz, filho bastardo de Vasco Martins, foi bacharel em leis e casou com Violante Teixeira filha de Tristão Teixeira o Velho, Capitão do Machico."
João Bettencourt
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Peço desculpa. Apenas perguntei porque se me acendeu uma luz. Neste meu hobby, deparei-me na minha árvore com :
n. 1683 -Morgado Tristão Teixeira da Silva
c. 1701 D. Mariana Telo de Meneses Tº Monizes
Morgado Capitão José Leandro Teles da Silva
c. Faial c 1736 c. D. Ana Luisa Maria da Silva Tº Per. Do Faial
|
Morgado Capitão-Mor Aires Teles de Meneses e Vilhena
c. 1773 c. D. Joana Margarida Teles de Meneses
Como não tenho dedicado muito tempo a este assunto vejo agora que não há relação.
Maria Alexandra
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Quem pede desculpa sou eu porque não sabia que estava a falar com uma Senhora.No interim no que puder ser útil, estou à disposição.Cumprimentos,
João Bettencourt
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Desculpem,
estava procurando na internet sobre a origem da família Muniz e encontrei a discussão de vocês sobre ela.
Meu sobrenome é Muniz e moro no Brasil, ainda não descobri qual a descendência que pertenço, mas gostaria de saber mais informações, se alguém tiver algo que possa me enviar eu agradeço muito.
Ah ! também gostaria de receber o brasão se alguém tiver.
Muito obrigado.
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Meu caro(a)
Depois de percorrer toda esta leitura relactivamente ao apelido Moniz, sobre o qual gostei de ler tudo quanto foi dito, e, como principiante nestas coisas de Genealogia, com muito caminho pela frente, não gostaria de saír, sem contudo colocar-lhe uma questão.
Sou neto materno de José Jorge Barreto, * 1882 + 1929 cc Maria de Jesus em 2.7.1908, Gaula, bisneto materno de José Jorge Barreto * (...) + (...) cc Jesuína de Jesus em (...) e de José Moniz * (...) + (...) cc Cândida de Jesus * (...) + (...), todos nascidos em Gaula - Ilha da Madeira.
Posso ainda dizer que o José Jorge Barreto é filho de José Jorge Barreto e de Jesuína de Jesus, e a Maria de Jesus, é filha de José Moniz e de Cândida de Jesus.
De momento, é tudo quanto disponho, se porventura tiver alguma informação que me poça ser útil para o desenvolvimento do meu trabalho, ficarei muito grato por tal, contudo, gostaria de poder descobrir outros descendentes e ascendentes dos supracitados.
Com os melhores cumprimentos
João Barreto
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Interssou-me este tópico porque tenho dois ancestrais Moniz, a saber:
1 - Pedro Vaz Moniz, n. Lavradio, filho de Francisco Vaz Moniz e Leonor Pereira. Pedro veio para S.Paulo no início do sec. 17.
2 - cav. Antonio Moniz de Gusmão, n. Algarve, filho de Pedro de Souza Moniz e Catarina Vieira. Veio Para S.Paulo na mesma época.
Quem puder ajudar, fico imensamente grato.
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Caro Nuno Maria Corte Real
João Alvares Fagundes, segundo Pedro Magalhães Coutinho, deveria ter nascido em Viana no 3º quartel do século XV e pertencia a uma das principais famílias da então vila, que em 1498 tinha carta de brasão de armas. Considerado pelas Gentes de Viana “ capitão da Terra Nova” com documentação sustentada (doação de D. Manuel I a 13/03/1521, que refere a capitania, a partir com terra que os Corte Real descobriram ...).
As Gentes de Viana e de Aveiro, consorciadas com Gentes da Terceira (Açores), Bretões e Dinamarqueses exploraram regularmente o pescado da Terra Nova, a partir de meados do século XV iniciado pelas descobertas de Diogo de Teive e de Pêro Vasquez de la Frontera (presentes nos bancos da Terra Nova em Agosto de 1452). Sendo estes Fagundes de Viana, como tal gente de Mar e com População com tradição marcante de pesca de bacalhau, até há “meia dúzia” de anos, ou seja durante cerca de 500 anos, tal como Aveirenses, Alcochetanos e...
Pergunto-lhe o seguinte:
- Haverá relação de parentesco entre João Álvares Fagundes e Martim Fagundes, donde provêem os “Monizes de Angeja ou dos Alcaides-mores de Silves” que referiu, seriam cerca de cinco gerações que os separam! A relação com o Mar... descobrimentos, ocupação e colonização são um elo importante no percurso destas Famílias.
Cumprimentos do,
José de Azevedo Coutinho
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Senhor,
Achei muito interessante o assunto e gostaria de saber a ligação que existe da família MONIZ com a família ARAGÃO?
Grato,
Francisco Dimas Oliveira Aragão
Brasília, DF - Brasil
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Caro Filipe,
Aonde se consegue ver esse folheto de Nicolau Florentino?
E quem foi António Maria de Freitas?
G. F.:
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Pude ver no forum a pesquisa sobre a família Muniz.
Sou Muniz e moro em Salvador, Bahia, Brasil.
Começamos a encontrar indivíduos de sobrenome Muniz em Caravelas/BA a partir de meados da década de 1780 e em Alcobaça/BA duas décadas mais tarde. Nos documentos produzidos nessas duas cidades nessa época Foram encontrados alguns indivíduos de mesmo sobrenome sobre os quais não podemos dizer se pertenciam ou não ao grande clã dos Muniz. Este foi fundado por João Muniz Cordeiro, natural da Freguesia de São Sebastião, Ilha de São Miguel, Açores. João nasceu por volta de 1762, filho de André Rodrigues Cordeiro e Maria Jacinta da Ressurreição. Transferiu-se na década de 1780 para Caravelas, onde casou-se, aos 5 de novembro de 1788, com a caravelense Anna Maria dos Reis, filha de Francisco de Almeida, natural de Salvador, e de Maria Lucianna.
Sou neto de José Rosa Muniz da região de Valença/BA, que é próximo da região de Caravelas e Alcobaça.
Gostaria de saber sobre essa ligação e tenho vontade de conhecer outros parentes e saber a origem da minha família.
Obrigado! Munizums
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Ola, Sou Descendente dos Moniz barreto de Aragão da Bahia.
Sou descendente direto do Barão de Itapororoca, o José Joaquim Muniz Barreto de Aragão.
O Filho dele é meu Tataravo, o senhor Antônio Ferrão Muniz de Aragão.
A Linhagem se Seguiu com os meus Bisavôs, Egas Carlos Muniz Sodré e Maria Dagmar Moniz de Aragão
Meu Avô, Cel. Ricardo de Novais Moniz de Aragão.
Até Chegar a Mim, Pedro Moniz de Aragão.
Gostaria de Saber de outros ramos da familia, estou montando uma arvore com fotos.
email?pedromonizdearagao@gmail.com
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Olá, Tenho uma genealogia que inicia no Francisco Vaz Moniz casado com Leonor Pereira (9º avós). O seu filho Pedro Vaz Moniz é meu 8º Avô (seguindo a linha masculina) ele foi casado com Joana Simões Rodrigues.
Tenho uma genealogia quase completa. Mande um email para gediel2@hotmail.com e vamos manter contato.
Enlace directo:
RE: família moniz ou muniz
Caro Egas Moniz de Aragão,
Estou a desenvolver um estudo sobre a heráldica da ancestral família Muniz Barreto de Aragão, da Bahia.
Deparei-me com um titular desta família, o barão de Itapororoca, o qual, segundo disse no fórum do Geneall, é seu antepassado direto.
Venho por isso solicitar alguns elementos que me ajudem a descobrir qual o brasão usado por este titular.
Agradeço toda a informação que me possa disponibilizar.
Cordialmente
Luís CA
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 ene 2025, 03:47.