Vila Nova de Monsarros
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Vila Nova de Monsarros
Procuro informações sobre a seguinte gente e sobretudo sua ascendência:
Dr. Domingos Dias da Silva, nascido em 1659 no morgadio de Nª Sª das Neves de Vila Nova de Monsarros (Anadia – Aveiro), bacharel formado em Cânones pela UC e habilitado ao Serviço de SM (23.5.1689), juiz de fora e dos Órfãos do Porto (1702) e de Monção (1691), ouvidor dos Coutos de Alcobaça, etc., c. a 1ª vez com D. Ana Maria de Noronha, filha de Manuel Gonçalves Branco, patrão-mor do Porto de Lisboa e mestre de Navios da Junta do Comércio Geral (1666), e a 2ª vez com D. Páscoa da Rocha.
O Dr. Francisco Dias da Silva (grafava Sylva) era filho de Bernardo Francisco de Campos, nascido e morador em Vila Nova de Monsarros, «dos principais lavradores honrados da terra e da governança dela», e de sua mulher Isabel Dias da Silva, neta herdeira de Cosme Dias da Silva que em 1607 instituiu o morgadio e capela de Nª Sª das Neves de Vila Nova de Monsarros.
O Dr. Domingos Dias da Silva era irmão de D. Esperança da Silva cc o Dr. João Botelho, médico licenciado pela UC com partido em Vila do Conde, onde viveu na sua Casa do Submosteiro, FSO (9.2.1705), filho natural do Dr. António Botelho, abade de Vila Nova de Monsarros e senhor da quinta de Lograsol em S. Vicente da Vacariça.
O Dr. Domingos Dias da Silva e sua 1ª mulher tiveram um filho: o major Manuel Alberto da Silva, sargento-mor de Vila do Conde, guarda-mor da Saúde do Porto e vereador do Senado da Câmara desta cidade, cavaleiro da Ordem de Cristo (27.3.1721), etc., que a 16.5.1720 recebeu uma tença real de 20.000 reais pelos serviços de seu pai e avô. Casou a 14.1.1726 em Vila do Conde com sua prima-direita D. Isabel Maria Maurícia da Silva, filha herdeira dos referidos Dr. João Botelho e sua mulher D. Esperança da Silva.
Desde já grato por qualquer achega
Manuel Abranches de Soveral
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 nov 2024, 12:55.