Antonio Pigafetta - Séc. XVI

This topic is classified in rooms: Pessoas | Regiões | Cargos | Famílias

Antonio Pigafetta - Séc. XVI

#60393 | vbriteiros | 13 mar 2004 22:53

Antonio Pigafetta, * Vicenza cerca de 1480, Cavaleiro de Rhodes, adjunto de Francesco Chieregati Embaixador de SS. Leão X junto de Carlos V,terá participado na " Viagem de Circunnavegação de Fernão de Magalhães " tendo regressado a Sevilha com Sebastião D'Elcano. Teria estado em Lisboa em 1524 onde deixou geração. Algum participante deste Forum sabe algo sobre este viajante italiano do sec XVI ?
Desde já grato pelas respostas que possam dar.
Vasco Briteiros

Respuesta

Enlace directo:

RE: Antonio Pigafetta - Séc. XVI

#60404 | jpcmt | 14 mar 2004 09:23 | In reply to: #60393

Meu Caro Vasco:

António Pigafetta, também conhecido como António Lombardo, foi o autor de "Relazione del primo viaggio intorno al mondo", cujo texto integral pode encontrar (em italiano, pelo menos) na web. Também, sobre a sua figura há aí muita "literatura"; no entanto, todos os autores concordam que as suas origens são nebulosas, e nada conheço sobre a sua possível descendência em Portugal.

Um abraço,
João

Respuesta

Enlace directo:

RE: Antonio Pigafetta - Séc. XVI

#60405 | jpcmt | 14 mar 2004 09:58 | In reply to: #60393

Caro Vasco:

Lembrei-me agora que o texto da obra de Pigafetta está traduzido para português no livro "Fernão de Magalhães-A Primeira Viagem à Volta de Mundo contada pelos que nela participaram", com prefácio e notas de Neves Águas. Ed. Publicações Europa-América, s/d.

Se precisar de mais informações, diga, p.f.
João

Respuesta

Enlace directo:

RE: Antonio Pigafetta - Séc. XVI

#60406 | aeiou2 | 14 mar 2004 10:30 | In reply to: #60393

Caro Vasco Briteiros,
Há muito tempo que não sei nada aí do NORTE,mas também tenho estado ausente do Fórum,pois aqui no SUL,houve duas pessoas doentes,a minha Nora e o meu Irmão .Agora já está quase tudo reabilitado.Mas vamos ao assunto do PIGAFETTA,na G E L B,vol.21,pág.s 617 e 618,encontrámos dois :
1.Filipe Pigafetta.
Dignatário pontifício,cavaleiro da O de Malta,humanista,apaixonado viajante,espírito culto de investigador,que se distiguiu como engenheiro militar nas lutas contra o Turco,n.em Vicência em 1533 e ali morreu em 1603.Foi enviado como embaixador de Xisto V ao Xá Thamos e às cortes de França e de outros estados cristãos,tendo servido na Croácia, na Hungria, e na Polónia e visitado o Egipto e a Síria.
PARA NÓS PORTUGUESES, a sua notabilidade acentua-se particularmente pelo facto de ter sido encarregado pelo bispo de S.Marcos,Antonio Migliori,por incumbência de Xisto V,de recolher e reduzir por escrito as informações prestadas por Duarte Lopes,comerciante e explorador português no Congo,que em Roma se achava como emissário do rei,deste estado gentílico.Daí nasceu RELLACIONE DELL REAME DI CONGONET DELLE CIRCONVICINE CONTRATALE, em que se descreve a agitada viagem de Duarte Lopes,arrastado por temporais para as costas do continente americano,e os trabalhos sofridos até a sua chegada a Roma.Esse magnífico livro é um magnífico repositório de informações históricas e geográficas referentes ao nosso estabelecimento no Congo e em Angola,abrangendo toda a parte meridional do continente africano e ainda o reino de Sofala e os territórios do Golfo Arábico....

2.Francisco Antonio Pigafetta. Navegador italiano,n.1491 em Vicência,onde m.1534.Descendente de família nobre Toscana,foi o único cronista da primeira viagem à volta do mundo,por Fernão de Magalhães,1519/1522....Pigafetta veio a Portugal e relatou a D.João III, todas as informações colhidas,nas suas viagens.Tendo regressado, a Itália,passando por França.Será que deixou descendência em Portugal?
Beijinhos
Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Antonio Pigafetta - Séc. XVI

#60537 | vbriteiros | 15 mar 2004 23:40 | In reply to: #60405

Meu Caro João.
Muito obrigado pela sua informação.Vou consultar a obra que cita e compará-la com uma em inglês que está a caminho e da qual nem sei ainda o título (enviada por um amigo londrino).
Um grande abraço.
Vasco

Respuesta

Enlace directo:

RE: Antonio Pigafetta - Séc. XVI

#60539 | vbriteiros | 15 mar 2004 23:49 | In reply to: #60406

Caríssima Maria.
Obrigado pela sua contribuição. Só me interessa o António. Fiquei admirado de lhe atribuir o nome Francisco e da certeza do ano de nascimento. A Verbo não refere nenhum António. Vou aceitar para já o duplo nome ea data de nascimento, até à consulta próxima da obra recomendada pelo João Trovisqueira e o book que vou receber de Londres.
A continuação das melhoras dos seus e beijinhos para a Matilde.
Vasco

Respuesta

Enlace directo:

RE: Antonio Pigafetta - Séc. XVI

#60560 | aeiou2 | 16 mar 2004 08:40 | In reply to: #60539

CaroVBriteiros,
OndeencontreiváriosPigafetta,foiemuniversitäsbibliothekTUBS.WBIRecherche.
Deuoamoquenomeucomputadorenãoconsigosepararaspalavras
Maria

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 16:47.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen