RE: Familia Begonha
This topic is classified in rooms: Famílias | Hispânia | Brasil
Familia Begonha
Estando a elaborar a árvore geneológica desta família, cuja origem é Basca (Bilbao) Espanha e já tendo bastantes elementos, falta-me conhecer o ramo Begonha, que foi para o Brasil em meados do sec XVII / XIX. Alguém conhece pessoas no Brasil com este apelido ?. Se conhecerem p.f. dêem-me conhecimento.
RespuestaEnlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Fbegonha:
Não pertenço a essa família, mas conheci e convivi desde a mais tenra infância com uma família Begonha Moreira que vivia no Porto. O patriarca (se assim puder chamá-lo) dessa família era das relações de amizade e também do mesmo ramo de comércio que meu avô paterno. As famílias encontravam-se e faziam a sua estada sasonal ora no Porto (entre os Begonhas Moreiras), ora na Figª da Foz (no verão em período estival, em casa de meu avô). Entretanto, morreu meu avô em 1968, e o patriarca Begonha Moreira veio a falecer pouco depois. Sei que em 1972 (tinha eu 18 anos) ele era já falecido. Desde então, nada mais voltou a ser o que era: as famílias foram-se afastando e o 25 de Abril fez viravoltar por completo as relações já ténues entre ambas as famílias. Sei que o patriarca Begonha tinha uma filha única casada com um engenheiro (tb.já falecido), vivendo tb. no Porto, para a zona da Foz (Av. do Brasil?). Sei que em Agosto de 1974, mesmo, vindo eu de uma actividade de escuteiros no Gerês, passei por casa dessa filha e marido e filhos, mas encontravam-se ausentes para uma terra de praia ali perto, na Aguda-Granja, como então vinha sendo hábito, e, desde aí, nunca mais tive notícias deles, dos filhos, pessoalmente, senão por terceiras pessoas e notícias essas não muito agradáveis pelo que me dispenso de falar delas aqui. Sobre estes Begonhas, sei eu, que a viúva do patriarca da família chegou a contar-me, que um antepassado de seu marido era músico e de origem argentina. Agora: terá de facto sido essa a origem? Também me foi dito que Begonha é uma evolução do onomástico Begónia...
E isto é o que aqui se me oferece dizer.
Desejo-lhe a melhor sorte nas suas buscas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro FBegonha:
Apenasuma correcção: o patriarca da família chamava-se apenas Begonha. Moreira era o apelido da esposa, mais tarde viúva. A filha e os netos é que iam a Begonha Moreira/Moreira Begonha.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Pedro França.
Agradeço as informações que me deu. Efectivamente a família Begonha Moreira é do mesmo ramo que a minha. Posso garantir e comprovar que a família Begonha é só uma. Portanto, todos os apelidos Begonha é da mesma família, em qualquer parte do mundo. O patriarca que fala, seu avô Begonha Moreira, é do ramo por via feminina. Era licenciado em Germanicas, vivia na Av: da Boavista, e foi professor no Colégio Brotero (Foz-Porto). A mãe do seu avô é que era Begonha. Quanto à filha que casou com um engenheiro (Laurentino Gonçalves) vivia na Av: Brasil na Foz - Porto, perto de casa de meus Pais, também na Av: Brasil. No Porto viviam e vivem vários tios e primos Begonhas (Foz - Ramalde - S. Roque da Lameira, Rio Tinto e na Rua Nª Srª de Fátima, etc.) Quanto ao ramo de comércio de que fala, penso tratar-se da importação de algodão e carvão. Este ramo de comércio era exercido pelo meu avô Fernando Mário Magalhães Begonha, que era filho de Alberto Brivio de Begonha (que tinha mais 4 irmãos), neto de Santiago de Begonha (natural de piña Bilbao)e bisneto de Manuel de Begonha (tinha irmãs)natural também de Bilbao. O meu avô Fernando Mário de Magalhães Begonha, teve 5 filhos - Maria Fernanda Guimarães Perry Begonha (teve 4 filhos)Alberto Constatino Guimarães Perry Begonha (3 filhos) Raul Mário Guimarães Perry Begonha (4 filhos) Carlos Alberto Guimarães Perry Begonha, meu pai (8 filhos) Maria Alice Perry Guimarães Begonha (3 filhos).
Quanto à origem do nome, ele não de Begónia, mas sim em honra de Nª Srª de Begonha.
Passo a resumir a história, que está devidamente documentada.
Andava um "pastor" nos montes da cecania de Bilbao, quando se depararam com uma senhora, muito bonita e que irradiava luz, sentada numa pedra com um menino ao colo. Os tais pastores, quizeram tirar de lá a Senhora mas Ela disse Bego Oña (fico aqui ou daqui não saio, tradução da lingua Basca). Daqui este "pastor" ficou conhecido pelo Bego Oña,cujo nome por via popular passou a Begoña. O culto da Nª Srª de Begonha é muito grande no País Basco, tanto que a catedral de Bilbao é dedicada a Nª Srª de Begoña.Muito mais tarde, devido a umas guerras, a família fugiu para Portugal, tendo a escrita do apelido sido adulterado para Begonha. Existe em Bilbao a confraria de Nª Srª de Begonha, que ao saberem da existência da nossa família nos conviadram a ir a Bilbao, onde fomos excepcionalmente recebidos, desde o alcaide ao Bispo da diocese, com festa e fanfarra e fomos, em cerimónia religiosa, tornados confrades. Desta confraria de que fazemos parte, somos os representantes dela em Portugal. Por sua vez, descobrimos em Gavinheiras, Vieira do Minho, uma capela mandada erigir propositadamente para o culto de Nª Srª de Begonha, capela esta que estava um pouco abandonada, mas com a ida da nossa família e após algumas deligências a mesma sofreu algumas obras e comemoramos em 2001, com a presença do Bispo de Braga, Governador Civil Presidente da Camara de Vieira do Minho, o bi-centenário da dita capela. Podemos também verificar que na dita localidade existe a confraria de Nª Srª de Begonha, da qual também passamos a fazer parte. Todos os anos em Agosto, desde há muitos anos que há neste local uma festa em honra da dita Nª Srª.
Muito mais há a dizer sobre esta família, mas aqui, por agora não há espaço para tal.
Este é um brevissimo resumo, que espero tenha algum interesse para o caro Pedro. No entanto estou à inteira disposição para podermos explanar melhor o assunto.
Estou também a compilar a árvore geneológica,que já tenho elementos a partir do sec XVIII e já são muitas centenas de familiares. Por isso agradecia, se fizesse o favor, de me enviar todos os elementos que possa dispôr.
Fico a aguardar com expectativa a suas noticias.
Um abraço
Fernando Pessoa Begonha
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Fernando Pessoa Begonha,
Fiquei curioso, e desculpe a minha intromissão no seu diálogo com o confrade Pedro França.
A sua ascendência Pessoa, deriva de quem?
Melhores cumprimentos
Luis Camizão
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Nada sei sobre Begonhas e talvez até não lhe adiante muito mas existe também um oficial-general do Exército potuguês que se chama Bacelar de Begonha. Uma breve busca no google permitiu-me descobrir outros indíviduos com o mesmo conjunto de apelidos. Salvo erro tem o curso, então de rangers, do actual Centro de Instrução de Operações Especiais, em Lamego. Também salvo erro, foi comandante da Zona Militar dos Açores e esteve ligado ao Comité Olímpico Português e agora tem dito umas coisas pelos canais Televisivos sobre terrorismo.
RespuestaEnlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Fernando:
É isso tudo. Afinal o Fernando até conhece este pessoal. Mas devo dizer-lhe que não são da minha família. As relações que existiam eram apenas de amizade entre o Sr. Begonha (e esposa), a filha e o genro e os meus pais e avós paternos. Sei que o Sr. Begonha estava npo ramo de comércio de artigos de chapelaria, creio, o mesmo ramo de meu avô paterno...daí também essa relação.
Sei que a viúva Begonha - D. Alexandrina Begonha Moreira/Moreira Begonha - me falou da ligação destes Begonhas com a linha Perry e me mostrou, na altura, em sua casa, no Porto (à Praça/Rua Dr. João das Regras, então, em 1972), um documento que era em tudo semelhante a uma carta de armas de Perrys. Agora, não sei como é que o Sr. Begonha entronca em Perrys.
Sei que o Sr. Begonha e esposa tiveram uma única filha - D. Maria Odete Begonha Moreira que casou com o Engº Laurentino dos Santos Gonçalves, a cujo casamento compareceram os meus pais (tenho fotos de época disso, com os noivos e todo o pessoal; é possível que haja mais Begonhas lá representados). Aliás eu tenho várias fotos desta família em conjunto connosco.
Sei que chegaram a viver na rua da Constituição (?) antes de se mudarem para a Foz.
Como eu ia dizendo, desta união (depois de 1950, ... meus pais casaram em Setembro de 1950 e neste casamento esteve presente o Sr. Begonha e esposa), nasceram quatro filhos, a saber:
- O Jorge Orlando, para a minha idade, colega de brincadeiras em altura de férias na Figª da Foz, a que se juntavam tb. os meus irmãos. Constou - pela versão de um colega de residência (quando eu estudava já na Universidade em Coimbra), n.al do Porto, da família Leite de Mesquita/Mesquita Leite que conhecia bem estes Begonhas, que o Jorge Orlando, depois do 25 de Abril enveredou pelo mundo da droga e veio a morrer em condições obscuras. Sei que se tornou no menino rebelde da família. Mas isto é um tanto doloroso.
- A Maria Teresa, que se envolveu com um indivíduo que dependia do álcool, de quem ão sei mais nada.
- A Maria Isabel, das três irmãs, aquela de quem mais gostava. Enfim, tineta de adolescente. Não sei o que foi feito dela.
- A Elsa Maria (a Elsinha), a mais pequenina porque mais espaçada na idade em relação aos irmãos mais velhos.
E é isto o que se me oferece dizer a respeito. Recordar todos eles causa-me alguma emoção. É muita coisa que vem ao de cima. São mais de 30 anos de silêncios, de ausências...
O que me puder dizer sobre eles, agradecia imenso.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Pedro França.
De facto, pelo que me escreve, demonstra que conviveu muito de perto com a minha família, ao ponto de focar que a Dª. Alexandrina Begonha Moreira, lhe ter falado no ramo da família Perry. É verdade, sou descendente desse ramo, que como pode ver na m/ anterior resposta o meu pai e tios no nome consta Perry Begonha.Para lhe dar a conhecer um pouco deste ramo de família, passo a citar alguns antepassados:
SANTIAGO DE BEGOÑA, nasceu em 1825, na freguesia de Dima, região da Biscaia (País Basco)que casou a 21/12/1873, na freguesia de Stº Ildefonso, Porto, com Antonieta Brivio PERRY de Begonha, de origem italiana, filha de Carlos Perry (origem Irlandesa) e Isabel Brívio (origem italiana) e tiveram os filhos seguintes:
Francisco Brívio Perry de Begonha
Alberto Brívio Perry de Begonha, que mais tarde, e ainda não sei a razão resolveu retirar do seu nome o apelido Perry (Este é o meu Bisavô).(*)
Virgina Elisa Matilde Brívio Perry de Begonha.
Carlos Brívio Perry de Begonha.
(*) Alberto Brivio Perry de Begonha, mais tarde sòmente Alberto Brívio de Begonha, nascido a 25/6/1856, na freguesia da Sé, Porto. Casou com Amélia Augusta de Sousa Magalhães (Begonha), filha de Alberto de Sousa Magalhães e de Emília Cândida de Sousa Magalhães. Tiveram os filhos seguintes:
- Rodolfo Ricardo Magalhães de Begonha
- Carlos Afonso de Magalhães de Begonha
- Fernando Mário de Magalhães de Begonha (m/Avô)
- Arlindo Alberto de Magalhães de Begonha
- Berta Branca de Magalhães de Begonha.
Do meu Avô Fernando Mário, que casou com Maria Angelina de Aguiar Guimarães, natural de Santo Tirso,nasceram os filhos seguintes:
-Maria Fernanda Guimarães PERRY de Begonha
-Alberto Constantino Guimarães PERRY Begonha
-Raul Mário Guimarães PERRY Begonha
-Carlos Alberto Guimarães PERRY Begonha (m/Pai)
-Maria Alice PERRY Guimarães Begonha
(como pode verificar o meu avô já retomou o nome Perry para os filhos). Por sua vez, a minha tia Maria Fernanda Guimarães Perry Begonha, casou com o primo João PERRY da Câmara.
Espero, caro Pedro, que estes poucos dados comprovem que de facto conviveu muito de perto com a m/ família.
Um abraço
Fernando Pessoa Begonha
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro(a) NISGM,
Muito grato, pela informação que me forneceu.
Rodolfo António Bacelar Begonha,natural de Lisboa, oficial superior do exército, Major General, é efectivamente meu primo.
Renovo os agradecimentos e se por acaso tiver conhecimento de mais algum elemento Begonha, fico-lhe muito grato se me enviar a informação
Um abraço
Fernando Pessoa Begonha
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Fernando:
Estou vendo que sim, que convivi. Mas ainda não vi a relação entre os Begonhas que eu conheci com os seus Begonhas, ou seja, não sei, apesar de ser tudo do Porto, qual o grau de parentesco entre uns e outros.
Por outro lado, sabe o que foi feito daqueles quatro filhos de que lhe falei na última mensagem?
Amanhã vou estar com os meus pais. Eles vêm visitar-me aqui a Coimbra e irei almoçar com eles. Poderei levar-lhes estes elementos para cavaquearmos um pouco sobre eles... Não sei se ainda vou ter notícias suas hoje à noite. A ligação está a ficar interessante. Quem diria.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Fernando Begonha,
Conheço alguns Begonhas, que julgo se ligarão aos seus, os que vou referir viviam em frente a mim em S. Roque da Lameira, e os filhos tinham sido amigos do meu irmão.
Aí vão, os dados que possuo sobre eles:
a) Arlindo Jorge Sá de Begonha, solteiro, n. por 1956.
a)Susana Maria Sá de Begonha, lic. em Línguas e Literaturas Modernas - Germânicas (U.P.), prof. do ensino secundário, que n. a 1.12.1959, em Campanhã (Porto).
C., a 20.10.1990, em Leça do Bailio (Matosinhos), c. Pedro Maria Bourbon de Aguiar Branco, antiquário, n. a 8.2.1963, em Paranhos (Porto), neto materno do Pedro e da Maria Amália de Azevedo e Bourbon, Condes de Azevedo.
Filhos de Arlindo Rodolfo Braga de Begonha, profissional de seguros, e de s.m. D. Hortense de Sá Pinto e Sá; netos pat. de Carlos Afonso Magalhães Begonha, e de s.m. D. Alina Amélia Gomes Braga; netos mat. de Amândio Augusto de Sá, e de s.m. D. Ernestina de Sá Pinto.
Também tive um colega em Economia (U.P.), de nome Pedro Begonha, nascido por 1954/5, que era sobrinho do Arlindo Rodolfo, foi assistente na Faculdade, deixei de saber dele há já uns tempos. Sei que casou com uma rapariga do Peso da Régua, que também conheci, mas de que não me recordo o nome.
Melhores cumprimentos,
José Huet Bacelar
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro José Huet Bacelar,
Fico muito garto pelas informações que prestou.
Efectivamente as pessoas que indica são meus primos em 2º grau. Viviam efectivamente em S. Roque da Lameira. O Pedro Begonha que fala é filho do Fernando Braga de Begonha, irmão gémeo do Arlindo Braga de Begonha, que trabalhou na Companhia de Seguros Tranquilidade.
O Pedro Begonha,é actualmente sócio e vice-presidente do CA da Coelima.
Mas uma vez agradeço as informações e no caso de ter mais algum conhecimento, pf informe-me.
Um abraço
Fernando Pessoa Begonha
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Fernando:
Conforme lhe havia dito na minha última mensagem, estive hoje ao almoço com os meus pais. Pude então saber o seguinte:
- O Sr. Begonha, era de seu nome Abílio Begonha Moreira. A esposa, D. Alexandrina, ia a Gomes. A filha - D. Maria Odete - casou com Laurentino dos Santos Gonçalves na histórica Igreja de Leça do Bailio/Matosinhos, depois de 1950.
Pelos vistos, o apelido Begonha entrou por via feminina; o pai do Sr. Begonha - diz meu pai -, era Moreira, de apelido.
Bem, isto é o que se me oferece dizer a mais em relação ao que já foi dito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Luís Camizão,
Peço imensa desculpa de só agora responder, mas a verdade é não me foi possível fazê-lo antes.
Não tem que pedir desculpa, nem considerao que seja uma intromissão da sua parte, a entrada no diálogo com o confrade Pedro França.
Quanto à sua pergunta, vou procurar ser o amis breve possível, para não o maçar.
O meu apelido Pessoa, é de ascendância do lado materno, que a seguir lhe dou indicação breve da minha ascendencia, mas antes de mais, gostaria de referir, tanto qunato me é dado saber, por alguns documentos, existem 2 ramos Pessoa (Pessoa e Pessôa, embora ambos parentais. Quiz o acaso que na minha mãe se fundissem esses 2 ramos, dado que o meu avô Evaristo Pessôa (Jorge) casou com a sua parente Maria José de Magalhães Pessoa (Jorge). A maioria dos elementos da minha família deste ramo é oriunda do distrito de Coimbra, nomeadamente de Pocariça (Cantanhede) Montemor-o-Velho Figueira da Foz etc.. O meu avô tinha o titulo e fôro de Senhor de Montemor,atríbuido desde o tempo de D.João I, a um dos seu cavaleiros mór. A Câmara Municipal de Montemor até meados da década de 1990, pagava a minha mãe o foro anual de 300.000 reis (300$00), que em tempos muito idos era uma grande fortuna. Como trás disse nada década de 1990, escreveu à Câmara Municipal de Montemor, dando como remido o fôro, pois que para receber apenas 300$00 era uma complicação muito grande). Na igreja Matriz de Montemor-o-Velho existe a supultura dum meu tio bisavô Pessoa de Amorim).
Se por acaso tiver interesse, posso enviar a geneologia.
Um abraço
Fernando Pessoa Begonha
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro confrade
Qual o seu prentesco com o Alexandre Carlos Rebocho Pessoa Vaz?
Cumprimentos
Maria benedita
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Fernando Pessoa Begonha,
Fiquei deveras curioso, com a referência ao seu tio-bisavô Pessoa de Amorim.
Deixo-lhe aqui um tópico colocado por mim em 14-03-2004, bem como o meu endereço de mail, se tiver a gentileza de enviar a genealogia.
O meu mail é o seguinte
camisao65arrobahotmail.com
O tópico é este:
"Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida 14-03-2004, 16:06
Autor: camisao65 [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caros Confrades,
De acordo, com uma publicação do Boletim da Academia Portuguesa de Ex-Libris, o senhor acima referido, aparece como sendo filho de um 2º casamento de Gaspar Pessoa da Cunha, com Ana Joaquina Guerra.
"Gaspar Pessoa Tavares de Amorim, requereu com este nome justificação de nobreza e tirou carta de armas: Pessoas e Amorim.
Como sucede nalgumas cartas de armas do séc. XVIII, encontram-se às vezes diferenças ou inexactidões na indicação dos antepassados mais remotos.
A partir do avô Sancho Pessoa da Cunha (mercador, preso pela Inquisição de Coimbra em 1704 com 42 anos, processo 9478-Coimbra), o costado aparece diferente no processo de justificação, em contradição com os elementos constantes do processo do Santo Ofício.
Os avós Custódio de Carvalho e Madalena Pessoa, aparecem substituídos respectivamente por Gaspar Pessoa de Eça e Amorim, e Maria de Gouveia Veloso Cabral."
Fonte: Boletim da Academia Portuguesa de Ex-Libris, 1957, página 86
De acordo com a BD do Genea, os pais deste Gaspar Pessoa Tavares de Amorim, são Gaspar Pessoa Tavares de Amorim, e Ana da Guerra Pessoa.
Alguém sabe qual a verdadeira ascendência?"
Pode não ter nada a ver, mas...
Melhores cumprimentos
Luis Camizão
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Cara Mara Benedita,
O Alexandre Carlos Rebocho Pessoa Vaz, é meu primo. è filho do Prof Drº Alexandre Pessoa Vaz e de Maria Carlota Rebocho Vaz, que tinha o irmão Coronel Camilo Rebocho Vaz, que foi Governador Geral de Angola
Um Abraço
Fernando Pessoa Begonha
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Pedro França,
Muito obrigado por esta nova informação.
Como lhe tinha dito na minha primeira resposta, a família Begonha Moreira era por via feminina, o que se confirma com esta informação. Assim já lhe posso adiantar que o Drº Abilio Begonha Moreira, era neto de Carlos Brívio Perry de Begonha (irmão de meu bisavô, Alberto Brívio Perry de Begonha)que teve a filha Antonieta ( mãe de Abilio).
Um abraço
Fernando Pessoa Begonha
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro confrade
Seu primo e meu amigo de muitos anos.Ainda se mantem em Angola?
Conheço também os pais,irmãos e alguns primos,da Pucariça.
Melhores cumprimentos
Maria Benedita
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Cara Maria Benedita,
Efectivamente o meu primo ainda se encontra em Angola, trabalha na Petroangola, com cargo na direcção geral da companhia. Dado que o seu trabalho é principalmente de relações exteriores, ele vem diversas vezes a Portugal.
Os primos dele na Pocariça, por acaso também são meus primos, tais como p/ exemplos os Fragosos, Carvalho Simões, Pessoa Jorge, Ginja Brandão etc. A minha mãe é natural da Pocariça.
Já esteve na Pocariça ?.
Um abraço
Fernando Pessoa Begonha
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Luis Camizão,
Vou responder-lhe com todo o gosto a este seu pedido, mas peço-lhe um pouco de paciência de não lhe enviar a resposta de imediato, pois vou ter de ir à biblioteca, que se encontra na minha quinta, buscar os elementos. Esta m/ ida está prevista agora para a Páscoa.
Um abraço
Fernando Pessoa Begonha
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro confrade
Estive na Pocariça há muitos anos,conheço alguns dos seus primos e sou amiga de um Ginja Brandão,filho de um médico de marinha que me tratava em pequena pois era grande amigo de meu Pai,também oficial de marinha.Estavam os dois colocados na Base de S. Jacinto,em frente á praia da Barra.
Cumprimentos
Maria Benedita
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Cara Benedita
A família que fala (Ginja Brandão) são efectivamente meus primos.
O médico que fala, Luiz Ginja Brandão era casado com a minha prima Lucilia Leitão Pessoa, Filha de Drº Manuel Pessoa Torreira da Fonseca e de Lucilia Leitão. Tinha dois irmãos - Armamnda Leitão Pessoa da Fonseca, casada com Engº Vasco loureito e teve 2 filhos - Abel Leitão Pessoa da Fonseca, casado com Herriette e teve 1 filho. Neta de Joaquim Pessoa da Fonseca (1837) e de Carolina Torreira - Bisneta de Manuel Pessoa da Fonseca (1796)e de Luisa Cândida Pessoa - Trineta de José Maria da Fonseca (Capitão e de Inês Gertrudes Delfina - Qutrineta de Manuel Pessoa (capitão) e de Maria Clara da Fonseca. O Drº Luiz Ginja Brandão e Lucilia Leitão Pessoa tiveram (têm) os filhos seguintes:
- Maria Isabel Pessoa Ginja Brandão (morreu solteira)
-Maria Luisa Pessoa Ginja Brandão
-Maria Iasbel Pessoa Ginja Brandão
-António Luis Pessoa Ginja Brandão (Oficial da Marinha)
-Manuel Pessoa Ginja Brandão
Aqui está um breve resumo da ligação da família Ginja Brandão à minha
Um Abraço
Fernando Pessoa Begonha
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Fernando
O Manel Ginja Brandão casou com a Manuela ..Lacerda(a família da parte da mãe tem um nome tipicamente açoreano) e tiveram duas filhas.
Um abraço
Maria Benedita
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Cara Maria Benedita,
O Manuel casou de facto com a Manuela (Albarrã) Lacerda, mas após a ida à m/Quinta, na Páscoa posso confirmar se é Albarran ou Albarrã.
Um abraço
Fernando Pessoa Begonha
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Fernando:
Muito obrigado por essa achega. Assim também fico com uma informação mais lata sobre a família Begonha.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Fernando Pessoa Begonha,
Segui com interesse este tópico acerca da sua família, uma vez que enquanto vivi em Lamego fui vizinho do sr. Fernando José Braga Begonha, que apesar de ter vivido sempre em Lamego (pelo menos nos últimos 40 anos...) creio que será parente de outros Begonha do Porto. Também conhece?
Um abraço,
Pedro Girão
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Pedro Girão,
Obrigado, por esta mensagem.
Def facto o Fernando Begonha, de Lamego é meu primo. Vive na Preguiça em Lamego e trabalhou na Caves da Raposeira.
Vou-lhe dar alguns tópicos geneológicos:
Fernando José Braga de Begonha, nasceu a 4 de Maio de 1923, em Campanhã, Porto, filho de Carlos Afonso Magalhães Begonha, (irmão de meu Avô) e de Alina Almeida Braga (de Begonha). Casou com Maria Irene Nunes da Costa Lima.
Filhos:
Carlos Rogério da Costa Lima Begonha
Pedro Eugénio da Costa Lima Begonha
Maria Teresa da Costa Lima Begonha
É neto de Alberto Brívio Perry de Begonha, casado com Amélia Augusta de Magalhães (Begonha) - Bisneto de Santhiago de Begoña, nascido em 1825, em Dima, Biscaya (Espanha). Faleceu no Porto em 26 de Agosto de 1908, casado com Antonieta Brívio Perry (de Begonha) ( a mãe era de origem italiana e o pai de origem irlandesa). Trineto de Manuel António de Begoña, natural de Piña, Bilbao, Espanha, casado com Maria Antónia de Begoña.
Um abraço
Fernando Pessoa Begonha
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Fernando,
estou a estufar o meu ramo FEYO/Feio, e tenho:
Alberto Constantino Guimarães Perry Begonha casado com Maria Efigénia Feyo de Azevedo.
Quanto a este casal não tenho mais dado nenhum por isso peço a sua ajuda. Gostaria de saber se tiveram descendencia.
Cumprimentos
Paula Peixoto
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Pachancho,
Desculpe de só agora responder, mas efectivamente só agora abri, ao fim deste tempo, o forum.
Em resposta ao seu pedido passo a informar:
Alberto Constantino Guimarães Perry Begonha, é meu tio direito, irmão de meu pai. Casou com MARIA EFIGÉNIA GONÇALVES FEYO/FEIO, filha do médico Sebastião Feyo de Azevedo e de Maria do Carmo Gonçalves, nascida a 7/9/1916 (ainda viva)
Deste casamento nas ceram os filhos:
Pedro feio Begonha (já falecido)
Miguel Feio Begonha
Maria Leonor Feio Begonha
Miguel Feio Begonha, casou a 23 de Setembro de 1977,com Isabel Maria Brandão Botelho Gomes.
Filhos:
Gonçalo Botelho Gomes Begonha Engº (falecido)
João Botelho Gomes Begonha
Rita Botelho Gomes Begonha
Maria Leonor Feio Begonha,casou a 30 de Agosto de 1975 com Peter Miranda Janson (já falecido)
Filhos:
Peter Begonha Janson
Filipa Begonha Janson
A Maria Efigénia (Né) tem dois irmãos
Maria Helena Gonçalves Feio casada com Luís Beça e tem Filhos
Paulo Gonçalves Feio (já Falecido) csaou com Maria dos Prazeres... (já falecida) e tiveram os seguintes filhos:
António Paulo ...... Feio (já falecido) casado e com descendência
Maria do Carmo ...... Feio (já falecidad) casada com um alemão e tem descendência
Sebastião ....... Feio
Estes são alguns elementos que tenho da família Feyo/Feio.
Mais uma vez peço desculpa de se agora dar resposta
O meu mail foi alterado para fbegonha@gmail.com, tenho de ver como posso alterar no forum
Cumprimentos
Fernando Bedgonha
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Fernando Begonha:
Peço desculpa por esta intromissão no tópico, mas vivi muitos anos (dos 6,7 até bem perto dos 30) na Foz do Douro, no Porto, e recordo-me de ouvir falar na família Begonha.
Gostava de lhe colocar a seguinte questão, ainda que com algum receio de estar a ser inconveniente ou inoportuno: Lembra-se de um Pedro Begonha, creio que já falecido, que era conhecido em toda a Foz por Pedrinho? Andava quase sempre vestido da mesma maneira, fizesse frio ou calor e tinha uma deficiência mental (hoje este termo não é politicamente correcto, mas não me lembro de outro)...
Cumprimentos,
João Pombo
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Sr. Fernando Begonha,
Ainda bem que encontrei este tópico hoje.
Tenho testamento da D. Amelia Augusta Cirne de Magalhâes (falecida no Porto em 2.1.1915). Era casada com o Sr. João José de Sousa Magalhâes, natural de Santo Tirso. O casal nâo tinha filhos.
Os pais da D. Amélia eram João de Sousa Cirne (natural do Cinfães) e Thereza Soares de Moura (natural do Porto). São 5º avôs do meu marido.
Única herdeira era afilhada D. Amélia Augusta de Magalhães Begonha casada com Sr. Alberto Brívio Perry de Begonha. O pai dela era Alberto de Sousa Magalhães (enteado). A irmá da D. Amélia era Maria Soares de Sousa Cirne n. 4.4.1820 no Porto cc. Manoel d´Oliveira Martins.
Entâo suponho que o João José e Alberto eram irmaos ?
Cumprimentos,
Maarit (Finlândia)
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Bom dia João Pombo,
Efectivamente o "Pedrinho" Pedro Feio Begonha, é meu primo direito, filho do Alberto Constantino Perry Begonha, meu tio, irmão de meu Pai.
Efectivamente ele já faleceu e a sua discrição sobre ele é absolutamente correcta, ele andava sempre vestido praticamente com a mesma roupa, preto, e era portador, como hoje se diz, do síndroma de Down.
Cumprimentos,
Fernando Begonha
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Fernando Begonha:
Obrigado pela sua resposta.
Quase todos os dias me cruzava com o seu primo (q.D.t.), que era conhecido por toda a gente na Foz.
Enfim, memórias...
Cumprimentos,
João Pombo
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Bom dia Srª Dº Maarit
Vou passar a explicar este ramo da minha família:
JOÃO JOSÉ DE SOUZA MAGALHÃES, casou e deste casamento nasceu o ALBERTO DE SOUZA MAGALHÃES. Ficou viuvo e em 14 de Março de 1853 casa com AMÉLIA AUGUSTA CIRNE DE MAGALHÃES), deste casamento não houve filhos:
O ALBERTO DE SOUZA MAGALHÃES (enteado de Amélia Augusta Cirne (de Magalhães)), casou com Emília Cândida de Sousa (estes são meus trisavós) e a 18 de Junho de 1867, nasce (minha bisavó) Amélia Augusta de Sousa Magalhães (afilhada de de Amélia Augusta Cirne (de Magalhães) daí o nome de Amélia Augusta.
A AMÉLIA AUGUSTA DE SOUSA MAGALHÃES, casou a 18 de Novembro de 1883, com o meu bisavô ALBERTO BRÍVIO PERRY DE BEGONHA.
Assim face ao exposto, o João José era pai do Alberto
Espero ter dado resposta à sua pergunta, que muito agradeço.
Estou à inteira disposição para mais qualquer esclarecimento, que lhe possa fornecer.
Cumprimentos
Fernando Begonha
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Sr. Fernando,
Obrigada pela sua resposta. Vou enviar um e-mail.
Com os melhores cumprimentos,
Maarit
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Cara Maarit
Encontrei este tópico e os apelidos Cirne de Magalhães associados a Cinfães, suscitaram-me interesse. Reconhece os nomes: António Teixeira Cirne de Magalhães, de Ovadas (concelho de Resende) e sua mulher Carmina Augusta da Rocha de Andrade e Vasconcelos, natural de Tendais, Cinfães?
Obrigado
Nuno Resende
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Sr Pedro França,
eu sou Raquel Begonha Gonçalves Nugent Ribeiro, filha de Elsa Maria Begonha Moreira Gonçalves Nugent Ribeiro ( Elsinha ) e Josè Ernesto de Mello Nugent Cardoso Ribeiro. Sou, portanto, neta de Maria Odete Begonha e do Eng.Laurentino Gonçalves.
Meu tio Jorge Rolando, ja falecido,deixou um filho que desconheço.
A minha tia Maria Teresa, que ainda reside na cidade do porto, casou-se com o meu tio que não era de todo dependente do alcool, simplesmente ingeria em convivio social,uma pessoa extremamente trabalhadora e responsavel,o preferido para gerir a empresa deixada pelo meu avô não fosse a doença tambem lhe ter passado a perna. Esta minha querida tia teve dois filhos,a Ines e o Ricardo.
A tia Isabel Maria esta ja ha uns anos a viver em Inglaterra e teve um filho, Gonçalo, do primeiro casamento.
A minha mãe , residente na cidade invicta, teve me a mim e ao meu irmão mais novo Frederico.
Como sabe,o meu avô Laurentino faleceu ,pouco depois do casamento da minha mãe, com cancro nos pulmões. A minha avò, D.Maria Odete está razoavelmente bem de saude, tendo em conta os 80 anos que ja completou.
Espero que esta pequena actualização da nossa familia o deixe aliviado após tantos anos de silêncio e ausência.
Com os melhores cumprimentos,
Raquel Begonha
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Sr Fernando Begonha,
Boa Noite
Peço desculpa pelo incomodo, mas verifiquei que no site da WWW.MYHERITAGE.COM.PT , que temos um parente em comum , cujo o nome é Bento José Pinheiro Caldas Guimarães, nascido em Caldas de Vizela em20 de Mar de 1794 e falecido em1861 (com a idade de ~67) , casado com Julia Candida Felicidade, no Porto, onde residiu na Rua das Flores.
Caso fosse possivel gostaria de saber se teria alguma foto dele ou outra informação relevante. Sei que foi Monteiro-Mor de Galegos e da Honra de Barbosa (em Penafiel), Vereador da Câmara Municipal do Porto, Guarda-Mor da Saúde do Porto.
Caso pretenda posso lhe dar acesso à minha arvore no site www.myheritage.com.pt para obter mais informações.
O meu e-mail é cmgomes@sapo.pt e o meu nome é Carlos Magno Sequeira Gomes.
Cump.,
Carlos Gomes
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Boa tarde,
Procuro descendência de Alberto Braga de Begonha [1916-1999] e Beatriz Vasconcelos Santos Perdigão.
Caso tenha alguma pista que possa indicar-me, agradeço desde já.
Cumprimentos
Jorge Rodrigues
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
gostaria de fazer-lhe uma pergunta: é da família do Fernando Begonha que foi armador de pesca e industrial do carvão? obg
RespuestaEnlace directo:
RE: Familia Begonha
Caro Fernando, boa tarde.
Agradeço todas as mensagens que me enviou acerca da grande árvore "Begonha". Já localizei no Geneall a sua posição genealógica. Sei que tenho "Pessoas" lá para trás mas para já só os tenho em Cadima e Arazede (entre Cantanhede e Montemor-o-Velho) mas não estou a vê-los na Pocariça.
Votos atrasados de um bom ano de 2024.
Tudo de bom, abraço,
Pedro França
Enlace directo:
RE: Familia Begonha
Cara Srª D. Raquel Begonha.
Não sei se cheguei a agradecer-lhe a última mensagem de atualização do seu ramo Begonha. Se o não fiz peço desde já muita desculpa. Já lá vão uns aninhos desde o último post.
Por incrível que pareça, recentemente voltei a receber notificações do Fórum do Geneall. Pude entretanto localizar o seu ramo paterno nas árvores do Geneall (Nugent) mas o seu pai não tem continuação na descendência ou seja, o seu nome (da Raquel) não consta.
Neste momento estou aposentado da escola (desde agosto de 2022) e dedico-me só à investigação no Arquivo da Universidade e no Arquivo da Misericórdia. Vou-me mantendo ocupado e a atender a alguns pedidos de pesquisa genealógica.
Os meus pais já são falecidos (os dois, em março - minha mãe - e abril - meu pai - de 2017). Já tinham idade avançada mas é sempre difícil tanto mais que eu é que os acompanhei até ao fim.
Gostaria de saber como têm andado. Se quiser dar-me uma resposta mais em particular deixo-le o meu mail: pedrofrancapin@netcabo.pt.
Votos de um bom ano de 2024 apesar de já seguirem um pouco atrasados.
Tudo de bom, abraço,
Pedro França
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 06 nov 2024, 00:31.