Visconde de Vila Nova de Cerveira
This topic is classified in rooms: Títulos | Cargos | Pessoas
Visconde de Vila Nova de Cerveira
O Visconde de Vila Nova de Cerveira, Embaixador em Espanha, foi o negociador, por parte de Portugal, do Tratado de Madrid de 1750. Com a nomeação de Sebastião José de Carvalho e Melo para Secretário de Estado da Guerra e dos Negócios Estrangeiros logo surgiram divergências entre ambos. Duvidando da lealdade do Visconde, Sebastião José, em Abril de 1761, enviou para Madrid António Lobo da Gama com a missão de espiar o que de facto se passava. Segundo Varnhagen, o 1.º Ministro Carvajal interceptava a correspondência entre Lobo da Gama e o futuro Pombal. O Visconde, ferido pela presença de Lobo da Gama e as críticas de Sebastião José, manifestou o seu descontentamento e pediu o regresso a Portugal o que só ocorreria em 1753, já depois de Gama Lobo ter falecido em Madrid em 22-12-1752.
Anos mais tarde, o Visconde foi aprisionado no Castelo de S.João da Foz (Porto) onde teria falecido em 1762.
Quem era e o que fazia António Lobo da Gama (para além do que consta da Base de Dados do Genea Potugal e de ser pai de Manuel da Gama Lobo de Almada, militar, sertanista e governante na Amazónia)? Haveria alguma ligação familiar ou outra de Lobo da Gama com Sebastião José? Que justificação foi dada à Espanha para a presença daquele em Madrid?
Que razões foram dadas ou propaladas para a prisão do Visconde, cuja memória foi ilibada na "Viradeira"?
Fica muito grato por qualquer informação o
Silvino Curado
Enlace directo:
RE: Visconde de Vila Nova de Cerveira
Caro confrade
Não sei se lhe servirá para alguma coisa mas Tomás de Lima Vasconcelos, Visconde de Vila Nova de Cerveira estava ainda vivo em 1767 quando foi padrinho por procuração de um António em Valongo:
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=35363&FileID=_1582567
Cumprimentos
António
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 07 ene 2025, 15:19.