Busca de Navios de Imigrantes para o Brasil.
This topic is classified in rooms: Arquivos
Busca de Navios de Imigrantes para o Brasil.
Para continuar minhas buscas de familiares que imigraram para o Brasil gostaria de saber se alguém me pode ajudar.Procuro algum endereço que me ajude a saber mais alguma coisa sobre pontos do Brasil onde possa recorrer para continuar minhas buscas e assim tentar saber de familiares que foram para o Brasil e nunca mais voltaram a Portugal.
Desde já agradeço se alguém puder ajudar
Enlace directo:
RE: Busca de Navios de Imigrantes para o Brasil.
Grande parte dos imigrantes portugueses se registravam nos consulados mais próximos de onde moravam, onde deixavam inclusive o endereço de onde estavam morando. Acho que talvez ajude você pedir alguma informação a eles.
Se seus antepassados foram de navio até o porto de Santos-SP, é possível que vc encontre o registro do embarque deles no Memorial do Imigrante http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/
Enlace directo:
RE: Busca de Navios de Imigrantes para o Brasil.
Obrigado por responder.
Já tentei o Memorial mas o meu familiar entrou em 1930 pelo por do Rio de Janeiro.
Não consegui nada por eles.
Mas mesmo assim obrigado.
Enlace directo:
RE: Busca de Navios de Imigrantes para o Brasil.
Procuro o mesmo que você, só que o inverso (sou brasileiro e quero achar minhas raízes portuguesas). Será que poderia me ajudar, me dizendo como acho fontes a respeito disso. Segundo estimativas da minha família, nossos ascendentes portugueses chegaram ao Brasil entre os séculos XV e XVIII.
Obeigado pela ajyda.
Enlace directo:
RE: Busca de Navios de Imigrantes para o Brasil.
O Arquivo Nacional no Rio de Janeiro possui uma enorme relação de pessoas e navios chegados pelo porto do Rio de Janerio. Sou novato em genealogia, mas me parece razoável supor que uma boa parte dos imigrantes portugueses, especialmente aqueles aqui chegados antes do final da escravidão e do Império, o tenham feito pelo porto do Rio. Por favor me corrijam se estiver errado.
O problema é que não há, que eu saiba, um projeto nem por parte do AN nem por parte dos genealogistas, com o objetivo de organizar de forma sistemática as informações microfilmadas. Do AN, não espero nada, pois o atual governo não investe um centavo em saúde, educação, cultura, etc. Tudo vai para a especulação financeira.
Para os genealogistas, talvez falte motivação, no momento, pois este processo foi gradual. No caso dos imigrantes italianos, o processo foi mais concentrada em certas décadas, e quem pesquisa estes períodos consegue muita informação.
São só opiniões de um novato, repito.
Saudações,
Fernando de M. C. Vieira
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 14 ene 2025, 11:41.