Como encontrar familiares?

This topic is classified in rooms: Formação

Como encontrar familiares?

#63343 | mendesdossantos | 24 abr 2004 01:53

Olá à todos:
Preciso de ajuda e orientação. Como posso encontrar familiares em Portugal? Meu pai (nasc. 1906) veio para o Brasil pouco antes do serviço militar e nunca mais retornou. Voltou a ver dois de seus irmãos por volta de 1940 no Rio de Janeiro, provavelmente em Niterói. Uma irmã por nome Sofia morava nessa cidade, e um irmão por nome Antonio. Minha avó, Maria da Gloria veio ao Brasil e logo faleceu. Tenho duas datas aproximadas: 2 ou 3 anos depois que meu pai veio ao Brasil, ou 2 ou 3 anos anos antes do encontro dele com seus irmãos no Rio.
Pergunta: Como encontrar parentes em Portugal com tão poucas informações, além do sobrenome "Mendes dos Santos"? Essa família morava no Concelho de Oliveira do Hospital.
Como encontrar a certidão de nascimento de meu pai, se não sei em qual freguesia nasceu?
Os caros amigos, que são mais experientes talvez possam me orientar, dar alguma sugestão...
Desde já agradeço toda ajuda.
Melhores cumprimentos,
Gloria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Como encontrar familiares?

#63347 | Genea Portugal | 24 abr 2004 09:53 | In reply to: #63343

Glória,

Muito provavelmente o assento de casamento ou de óbito do seu pai refere as localidades que procura. Também é possível que refira os nomes dos seus avós. A partir daí fica mais fácil continuar a pesquisa. Veja o que nós aconselhamos aqui na página de iniciação à genealogia, à qual acede a partir da homepage (deixamos-lhe um link: http://genealogia.sapo.pt/home/newpes.php).

Boas pesquisas!
Genea Portugal

Respuesta

Enlace directo:

RE: Como encontrar familiares?

#63367 | mendesdossantos | 24 abr 2004 15:07 | In reply to: #63347

Agradecida pela orientação. Li a página referida, muita clara... Gostei muito.
Mas continuo com problemas: eu não sei a freguesia onde meu pai nasceu.
Em sua certidão de óbito consta uma cidade no Brasil, mas não existe tal documento. A explicação do responsável pelo Registro Civil dessa cidade foi que era muito comum naquela época, para poder trabalhar sem qualquer impedimento, dizer-se que era de alguma cidade... Não se precisava provar, mostrar documentos... Então, todos os outros documentos da pessoa eram feitos por aquele primeiro documento. Não sei se me expliquei bem.
Mas meu pai sempre falou que era portugues, sempre chorou saudades de sua terra, de sua gente...Escrevi para a Conservatória de Oliveira do Hospital e não foi encontrado nada. Foi-me dito que nessa época havia 20 freguesias naquele Concelho.
Alguém tem uma sugestão, alguma dica que possa me ajudar?
Fico muito agradecida, e me coloco à disposição dos amigos, se puder ser útil em qualquer coisa.
Gloria
Brasil
Pesquisando "Mendes dos Santos" - Concelho de Oliveira do Hospital (talvez)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Como encontrar familiares?

#63374 | melisa | 24 abr 2004 18:42 | In reply to: #63367

Cara Gloria

Poderá talvez tentar contactar pessoas actuais, com esse apelido da zona de Oliveira do Hospital (talvez ainda seus familiares).
porque não tenta o contacto pelas listas telefónicas portuguesas, que se encontram no site ww.118.pt ? É muito fácil: no local do nome coloca esses dois apelidos, e na localidade: Oliveira do Hospital, surgirão então vários números de telefone com o nome dos respectivos assinantes (já verifiquei e há vários).
Talvez por aí....
Boa sorte nas suas pesquisas.
Cumprimentos
M.Elisa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Como encontrar familiares?

#63375 | melisa | 24 abr 2004 18:44 | In reply to: #63343

errata:
www.118.pt

M.Elisa

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 25 jun 2024, 12:18.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen