Odemira-Monte Queimado
This topic is classified in rooms: Património | Regiões | Bibliografia
Odemira-Monte Queimado
Caros colegas,
Procuro a localização exacta do Monte Queimado em Odemira. Penso que deverá situar-se junto ao Rio Mira, na freguesia de S.Maria, uma vez que encontrei, em 1677, residentes neste Monte que eram fregueses de S.Maria.
Encontro também referência a uma obra de 1909 ("Portos Marítimos de Portugal" de Afonso Loureiro) que afirma sobre o Mira: "da foz até o Monte Queimado, o rio é em parte navegável, em parte fluctuavel".
No entanto, existem também indicações relativas a um Monte Queimado que em 1799 pagava de foro à Misericódia de Colos 36 alqueires de trigo. Situava-se no então termo de Colos, pelo que não sei se será o mesmo Monte ... até porque o Mira não passa em Colos.
Agradeço qualquer achega.
Obrigado,
JValdeira
Enlace directo:
RE: Odemira-Monte Queimado
Caro JValdeira
Monte Queimado, pertencente à freg.Sta.Maria/Odemira, só poderá ser o situado junto à ribeira do Mira, como designamos o rio Mira quando já não é navegável.
Colos é desde o decreto de 24.10.1855 uma freguesia do concelho de Odemira, pelo que Monte Queimado, no termo de Colos, pertenceria à freg de Colos , desde que depois desta data.
A lei de 6.11.1836 que reduziu o nº de concelhos no país , de cerca de 800 para 351, já tinha colocado Colos, então sede de concelho, como freguesia do concelho de Vila Nova de Milfontes/Cercal.
Assim, o seu Monte Queimado, aliás topónimo habitual no Alentejo, será o da freg.de Sta.Maria, pois o de Colos seria sempre do concelho ou freg. Colos, consoante a data referida no documento que consultou.
Sobre Colos-Contributo para a sua História, existe um livro de Antonio Martins Quaresma, tb. disponível na Biblioteca de Odemira, e possívelmente na BN e tb . ANTT
Cumprimentos
José Maria Simões dos Santos
Enlace directo:
RE: Odemira-Monte Queimado
Caro JValdeira
Segundo conhecimento meu o Monte do Queimado a dois locais embora distintos proximos um do outro.
Existe um Monte do Queimado no concelho de Odemira junto ao Rio Mira um pouco acima da vila de Odemira (em direcção á nascente portanto), essa area actualmente não é navegavel, embora me pareça que em tempos tenha tido muito mais águia devido ao facto de perto existir ruinas de um moinho de água, os antigos senhores dessas terras detinham também uma herdade entre Vila Nova de Milfontes e Porto Côvo, Herdade essa conhecida com o mesmo nome Monte do Queimado (é um pouco a sul da Ilha do Pessegueiro)
Espero ter sido util.
Helder Varela Ramos
Enlace directo:
RE: Odemira-Monte Queimado
Caro Confrade JValdeira.Talvez esta informação o ajude:Em relação ao curso do rio Mira são também muito escassas as informações disponíveis e as mais completas ainda são as que em 1909 nos transmitia Adolpho Loureiro:
«De Villa Nova de Milfontes a 0demira contam-se 26 kilometros, e pelo reconhecimento, feito em 18 de maio de 1887, pelo falecido engenheiro, Augusto Victor da Costa Sequeira, achou-se que o rio era navegável até Monte Saque-no-Baque, acima da villa de 0demira, ponto até onde chegam as marés, não podendo fazer-se a navegação senão com ellas. Da foz até o Monte Queimado, o rio é em parte navegável, em parte fluctuavel.
Nos primeiros 10 kilometros acima da foz, até o sitio da Casa Branca, é o rio navegável para navios de longo curso, havendo até ali um caes que serve a aldeia de S. Luiz, onde em 1889 foi um vapor inglez descarregar utensílios e machinas para umas minas próximas, e carregar mineiro proveniente das mesmas minas.
Pena o nosso Confrade Rafael estar muito ocupado pois ambos temos ascendentes ligados a esse Sitio.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes
Enlace directo:
RE: Odemira-Monte Queimado
Caro Helder Varela Ramos,
Obrigado!
Entretanto já tinha chegado à conclusão que nesta zona existem vários:
- 2 em Odemira (Sabóia e Boavista dos Pinheiros)
- 1 em Sines/Alvalade.
- 1 em Santiago do Cacém.
- 1 em Ourique.
Cumprimentos,
J.Valdeira
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 27 ene 2025, 20:22.