Caxias e Joaquim Silvério dos Reis
This topic is classified in rooms: Famílias | Títulos | Cargos | Brasil
Caxias e Joaquim Silvério dos Reis
Furo para o Jornal da História (com 200 anos de atraso).
Alberto Lamego, em Terra Goytacá, vol. IV, pp. 335 e 336, informa que o cel. Luiz Alves de Freitas Belo, casou com D. Anna Quitéria Joaquina de Oliveira e tiveram quatro filhos e duas filhas, D. Mariana Cândida (casada com com o marechal Francisco de Lima e Silva e pais do duque de Caxias) e D. Bernardina Quitéria (casada com Joaquim Silvério dos Reis, o traidor da Inconfidência).
Não me recordo de jamais ter lido isto em alguma História do Brasil.
Luiz
Enlace directo:
RE: Caxias e Joaquim Silvério dos Reis
Caro Luiz,
De fato, Joaquim Silvério dos Reis era tio, por seu casamento com Bernardina Quitéria, do grande Marechal Duque de Caxias. Aliás, Bernardina nasceu aqui em meu município Levy Gasparian, interior do Estado do Rio de Janeiro, na localidade denominada Paraibuna, na divisa com Minas Gerais.
Estranhamente, não se divulga tal parentesco na historiografia, digamos, "oficial", quanto menos em livros didáticos e, pessoalmente, nem nas biografias de Caxias, mesmo as mais categorizadas, tal ligação não é citada. Tanto que se dá grande destaque ao lado paterno, ficando o materno legado ao silêncio.
Cordialmente,
José Roberto Vasconcelos
Enlace directo:
RE: Caxias e Joaquim Silvério dos Reis
Caro Luiz
Há alguns anos atrás andamos discutindo isso em outra lista.
Maria Cândida de Oliveira Bello ___ n-1783 (Paraíba do Sul, RJ, Brasil),
f-1841 (Rio de Janeiro, RJ) .............. Maria Cândida era irmã de
Bernardina Quitéria de Oliveira Bello ___ esposa do delator inconfidente
Cel. Joaquim Silvério dos Reis (n-1756; Montereal, Portugal); apesar de
alguns livros contarem que Silvério dos Reis voltou para Portugal-1821
(junto com D. João VI e a Côrte), o seu túmulo está dentro da igreja de S.
João Batista (largo de S. João, S. Luiz, Maranhão) e, a data na lápide, é
1819. Informação de Sonia Maria Weinmann Collares Moreira.
A bibliografia histórica brasileira republicana coloca o Tiradentes como um dos maiores Heróis Nacionais e o Silvério é o Judas Iscariotes. Aparentemente não teria tido filhos e está enterrado no Brasil. Na verdade quase todo mundo acaba sendo parente de todo mundo nas famílias antigas do Brasil. O fato de Silvério ser tio por afinidade do Caxias (desenvolvi um tópico sobre a genealogia do Caxias há algum tempo) em nada altera a sua figura.
Um abraço
Ricardo Costa de Oliveira
Enlace directo:
RE: Caxias e Joaquim Silvério dos Reis
Prezado Ricardo,
O livro clássico de Lamego mostra que Joaquim Silvério, depois dos acontecimentos mineiros, mudou-se para Campos, onde se tornou auxiliar do sogro, acrescentando Montenego ao seu nome. O sogro era representante do visconde de Asseca na administração de sua imensas propriedades ali. Produziu um imensidão de arbitrariedades e terrosrismos contra os escravos, os rendeiros e os fazendeiros vizinho. Finalmente, houve uma revolta geral da comunidade. Revolta comandada por uma senhora, D. Benta. O rei adquiriu a propriedade, ela foi desmembrada. E só então, ele foi para o Maranhão. (Onde, ouvi dizer, atuara em uma propriedade que praticava a cria e a recria de hengos para a escravidão. Mas disto não encontrei qualquer referência confiável).
Mas, embutida nesta longa história, parece ter havido outra injustiça. Um filho do traidor, coronel do exército, ainda segundo Lamego, teria tido comportamento muito valoroso e heróico nas correrias políticas da Regência, tendo sido um dos responsáveis pelo não levantamento dos fazendeiros do baixo Paraíba, auxiliando a preservar a integridade do território brasileiro. Também não foi promovido por causa da mácula da paternidade.
Um abraço do
Luiz
Enlace directo:
RE: Caxias e Joaquim Silvério dos Reis
Está no Moya, no Cônego Trindade, em vários lugares. E' fato bem sabido.
RespuestaEnlace directo:
RE: Caxias e Joaquim Silvério dos Reis
Em Armas e Troféus VI Série, Tomo III, janeiro a dezembro de 1991, pág 31, foi publicada, pelo Dr. Manuel Artur Norton, a Carta de Brasão de Armas de Joaquim Silvério dos Reis Montenegro, datada de 18 de fevereiro de 1795.
Abraços,
Washington Marcondes Ferreira
Campinas SP Brasil
Enlace directo:
RE: Caxias e Joaquim Silvério dos Reis
http://familiabelloebelo.blogspot.com/
NESTE BLOG EXISTE A HISTORIA DA FAMILIA BELO E BELO DE CAXIAS A JOAQUIM SILVERIO DOS REIS MONTENEGRO
Enlace directo:
Caxias e Joaquim Silvério dos Reis
Prezados, com a permissão do Fórum, existem controvérsias quanto ao local do nascimento dos filhos do casal Luís Alves de Freitas Bello e Mariana Cândida. Antes das delações que não só foram por parte de Joaquim Silvério dos Reis, eles moraram na região de Barbacena MG, na fazenda do Ribeirão de Alberto Dias. Ali, nasceram conforme reclama o renomado autor Nestor Massena, bem como o Padre Armando ( de Ressaquinha) todos os filhos do casal bem como a própria Mariana e irmãos.. A questão de registro, ocorreu para o estado do Rio de Janeiro. Está família, bem como o próprio Joaquim Silvério, tiveram que sair da região após a delação, devido a intolerância que estavam sendo agraciados pela população. Joaquim, proprietário das fazendas da Caveira debaixo e de cima, mal amado na região, perdeu estás grandes propriedades que confiscadas pela coroa portuguesa. No confisco tais propriedades que hoje são o Hospital psiquiátrico do Estado. Por ter sido ameaçado de morte, ter sofrido alguns atentados, o Coronel saiu de Barbacena para o estado do Rio de Janeiro e depois Portugal (por ter criado situações nada agradáveis tambem naquela região ).
RespuestaEnlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 16:48.