Esmaltes do brasão de Portugal

This topic is classified in rooms: Heráldica

Esmaltes do brasão de Portugal

#65803 | fsmunoz | 24 may 2004 23:43

Caros Confrades.

Alguém me saberá indicar alguma referência oficial (ou pelo menos com alguma autoridade) que precise a tonalidade dos esmaltes usados no brasão de Portugal? Ao longo dos anos tenho observado que existem, especialmente no azul, divergências consideráveis entre diversas representações.

A dúvida surgiu-me pois estava a fazer uma bandeira azul e branca - mas com o escudo penínsular em vez de francês - e ao querer utilizar o azul das quinas reparei que dos vários brasões que tenho todos eles têm tonalidades de azul diferente (e em menor escala também de ouro).

Qualquer ajuda é, como sempre, apreciada.

Com os melhores cumprimentos,

Frederico Muñoz

Respuesta

Enlace directo:

RE: Esmaltes do brasão de Portugal

#65840 | João Maia | 25 may 2004 14:53 | In reply to: #65803

Caro Frederico Muñoz,

Almeida Langhans, descreve com bastante pormenor no seu livro "HERÁLDICA, Ciência de Temas Vivos" o desenho do escudo; tem outra obra, "ARMORIAL DO ULTRAMAR PORTUGUÊS" em que o pormenor do desenho do escudo é ainda mais elaborado. Contudo quanto à cor refere o azul "tout court".
Tive em tempos a mesma dúvida e informei-me junto de alguém, que agora não me recordo (Abreu e Lima?), que me aconselhou a usar o "Azul Ultramarino". No caso de trabalhar em computador, ou da necessidade de informar, penso que o mais correcto será o "Reflex Blue".
Espero tê-lo ajudado.

Com os melhores cumprimentos,

João Maia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Esmaltes do brasão de Portugal

#65841 | fsmunoz | 25 may 2004 15:20 | In reply to: #65840

Caro João Maia,

A referência que fez ao "Heráldica, Ciência de Temas Vivos" remeteu-me de imediato para horas passadas enquanto adolescente na Biblioteca Municipal de Algés... na altura chegei a tirar uma cópia do brasão proposto para Portugal por Almeida Langhans e a pintá-lo devocionalmente em casa com frasquinhos de tinta dourada e prateada.

Feito este desabafo nostálgico muito lhe agradeço a informação prestada. Era exactamente uma referência desse tipo que eu andava à procura. Curiosamente o Pantone "Reflex Blue" é a côr da bandeira da UE.

Com os melhores cumprimentos,

Frederico Muñoz

Respuesta

Enlace directo:

RE: Esmaltes do brasão de Portugal

#65862 | Sérgio Sodré | 25 may 2004 18:38 | In reply to: #65803

Caro Frederico Muñoz

Li algures que os escudetes das quinas devem ser representados no azul primário, na sua cor pura sem mistura que a altere para um outro qualquer tom de azul.
Julgo que há três cores primárias, o azul, o vermelho e o amarelo, que não resultam da combinação de qualquer outra, sem bem que o seu tom puro possa ser alterado por inclusão de pequenas porções doutras cores. O azul puro é o que importa nesta caso.

com os meus cumprimentos

Sérgio Sodré

Respuesta

Enlace directo:

RE: Esmaltes do brasão de Portugal

#65877 | João Maia | 25 may 2004 21:34 | In reply to: #65803

Caro Sérgio Sodré,

As três cores primárias são o Ciano ( azul ), Cadmium (amarelo) e o Magenta.
100% de cadmium + 100% de magenta dá o vermelho puro.
100% de cadmium + 100% de Ciano dá o “verde puro”.

Almeida Langhans defendia que os escudetes azuis das Armas de Portugal carregados com os cinco besantes de prata, deveriam ser pintados em azul anil (índigo). Contudo, João Paulo de Abreu e Lima, que para Almeida Langhans, e não só, era considerado um “iluminador de génio” utilizava — ou pelo menos na reprodução impressa assim resultava — um azul ultramarino.
O “azul puro” a que se refere e que penso que seja o ciano, aproxima-se realmente da cor muitas vezes utilizada na bandeira da Monarquia Liberal, mas nesses tempos a ordenação heráldica andava pelas “ruas da amargura”!
Os azuis diferiam frequentemente, já para não falar da troca de castelos por torres etc... etc...

Com os melhores cumprimentos,

João Maia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Esmaltes do brasão de Portugal

#65885 | fsmunoz | 25 may 2004 22:20 | In reply to: #65862

Caro Sérgio Sodré,

Muito obrigado pela sua contribuição.

A sua sugestão foi de facto a primeira abordagem que fiz quando se me deparou este problema: utilizei - para as cores primárias presentes no escudo de Portugal - os seus valores absolutos em formato RGB. O azul seria assim R0 G0 B255 e o vermelho R255 G0 B0. O problema é que aquilo que é correcto de um ponto de vista da teoria óptica revelou-se impraticável do ponto de vista prático. O azul obtido é manifestamente demasiado claro ("azul ciânico") e o vermelho peca do mesmo mal.

Parte do problema deriva do conceito de cor pura; o sistema RGB é apenas um dos que pode ser utilizado, e isto falando apenas em sistemas utilizados em informática ( o CMYK é um bom exemplo de outro sistema em amplo uso). Este tipo de sistemas têm a virtude de poderem representar as cores de forma precisa através de números mas não devem, pelos exemplos que vi, ser utilizados como medida do que é, por exemplo, um azul puro. O sistema Pantone tem como azul padrão um azul que, segundo o sistema RGB, não é "puro"

Achei esclarecedor uma busca que fiz no Google por "Flag Pantone". A primeira ligação mostra exemplos de várias cores que são utilizadas em bandeiras por esse mundo fora e é surpreendente a grande diferença final que um pequeno ajuste de cor faz. A diferença do vermelho da bandeira dos EUA e do RU era algo que até hoje me tinha escapado.

Quando chegar ao resultado pretendido vou colocar vários exemplos das bandeiras algures na Web de forma a quem tiver interesse poder verificar a diferença considerável que as cores fazem no resultado final. O "Reflex Blue" mencionado pelo confrade João Maia empresta um carácter notável à bandeira e toda uma majestade às armas nacionais.

Com os melhores cumprimentos,

Frederico Muñoz

Respuesta

Enlace directo:

RE: Esmaltes do brasão de Portugal

#65886 | Sérgio Sodré | 25 may 2004 22:20 | In reply to: #65877

Caro João Maia

Agradeço o esclarecimento.

com os melhores cumprimentos

Sérgio Sodré

Respuesta

Enlace directo:

RE: Esmaltes do brasão de Portugal

#65936 | JCC | 26 may 2004 11:42 | In reply to: #65885

Caro Frederico Muñoz

Creio que o nosso confrade Sérgio Sodré se referia a conceitos ópticos e não electónicos. De facto o RGB não é constituído por cores básica na medida em que usa o Vermelho (Red) o Verde (Green) e o Azul (Blue) que são as cores mais usadas nos fósforos dos ecrans (primeiro dos televisores e agora do PC).

As cores básicas serão, de facto, o azul, o amarelo e o vermelho. O verde é obtido por mistura de azul e amarelo. É por este motivo, creio eu, que a sua experiência com o o azul puro do RGB não surtiu o efeito desejado.

Na minha opinião, sem que isto constitua alguma ajuda para a sua questão, teremos que ir ao passado e ver quais as cores usadas nas iluminuras. Nessa altura, uma vez que os corantes disponíveis eram em menor número, as cores não teriam tantos tons. Em heráldica, como sabemos, apenas se diz azul e está tudo dito... Bem sei que é este o problema mas penso que, se olharmos as iluminuras medievais (ou mesmo posteriores) saberemos de qul azul estamos a falar.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Respuesta

Enlace directo:

RE: Esmaltes do brasão de Portugal

#66049 | fsmunoz | 27 may 2004 13:31 | In reply to: #65803

Caros confrades,

Coloquei as minhas experiências relativas a este tópico na WWW conforme ameaça prévia.

(...) Creio que todos os participantes do GP já estão mestres na decifração dos endereços colocados.

A versão que lá está vai óbviamente sofrer melhorias... foi colocada algo à pressa e sem grande revisão do conteúdo.

Com os melhores cumprimentos,

Frederico Muñoz

Respuesta

Enlace directo:

RE: Esmaltes do brasão de Portugal

#66053 | fsmunoz | 27 may 2004 13:59 | In reply to: #65936

Cao João Crodovil Cardoso,

Tem razão, prendi-me demasiado ao conceito puramente electrónico das cores... utilizei o azul "puro" do RGB porque o outro sistema utilizado, o CMYK, que - este sim - utiliza como cores primárias o "Cyan, Magenta, Yellow, Key (Preto)" não possui também ele um azul "puro" mas sim o ciânico.

Ultrapassei estas questões pesquisando e descobri que existe uma tabela das cores mais utilizadas pelas bandeiras do mundo todo. A normalização heráldica de Espanha foi também útil para extrair o valor do vermelho (tem algum sentido histórico que o vermelho seja igual). Regra geral estas tabelas indicam o valor na escala PANTONE, e daí é possível extrair aproximações RGB/CMYK.

Tem razão quanto aos corantes; de resto a minha busca pelas cor azul resulta do facto de achar que as iluminuras que tenho visto têm um azul mais profundo que aquele que é muitas vezes utilizado.

Na pagina que indico numa mensagem mais abaixo (em código...) coloquei os resultados que obtive. É lá que vou colocar toda a informação relativa a este tópico, pode ser que alguém ache útil.

Com os melhores cumprimentos,

Frederico Muñoz

Respuesta

Enlace directo:

RE: Esmaltes do brasão de Portugal

#66063 | fsmunoz | 27 may 2004 17:58 | In reply to: #66049

Caros confrades,

A indicação que dei para chegarem à página onde coloquei os resultados desta discussão "não passou". Pode ser que um dia essa mesma página tenha relevância suficiente para uma simples busca num qualquer motor de pesquisa a revelar.

Até lá, ficou a intenção.

melhores cumprimentos,

Frederico Muñoz

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 14:51.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen