Vasconcelos de Magrelos

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Vasconcelos de Magrelos

#67066 | Vasconcelosminas | 09 jun 2004 20:06

Caros confrades,

Procuro informações sobre alguma eventual sucessão varonil, legítima ou bastarda, de Diogo Mendes de Vasconcelos, nascido em 1589 e falecido em 1656, filho de Luís Mendes de Vasconcelos e de Justa Pereira Coutinho, essa da Quinta de Seara, em Magrelos, Marco de Canavezes. Desse Diogo sei que teve uma filha de nome Maria de Vasconcelos Pereira e tão somente.

José Roberto Vasconcelos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcelos de Magrelos

#67237 | Conde | 11 jun 2004 13:41 | In reply to: #67066

Caro Amigo:
vai tudo dar a Fontelas. Creio que o primo José Antonio Reis possa ter algo para o ajudar. Sobretudo nos apontamentos do Aurélio da Costa Babo.
Cumprimentos.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcelos de Magrelos

#67483 | Vasconcelosminas | 14 jun 2004 17:39 | In reply to: #67237

Caríssimo amigo,

Obrigado. Já estou a contactar o amigo José Antônio a quem, inclusive, estou a dever uns elementos referentes aos Aranhas de M. de Canavezes, dos quais também descendo.
Abraços do

Zé Roberto Vasconcelos
os-vasconcelos@bol.com.br

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcelos de Magrelos

#67520 | joseantonioreis | 15 jun 2004 00:04 | In reply to: #67483

Meu caro,

Vai em PDF, para o seu e-mail

um abraço

José António Reis

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcelos de Magrelos

#67599 | joseantonioreis | 15 jun 2004 23:44 | In reply to: #67483

Caro Zé Roberto Vasconcelos,

Recebeu a descendencia do Diogo?
Abraços
JAR

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcelos de Magrelos

#80132 | manelsp | 27 dic 2004 02:08 | In reply to: #67599

Caro José antónio,

desculpe incomodar, mas por acaso não sabe algo sobre os Vasconcelos de Paços de Gaiolo, de onde vem o Major Francisco Vitorino de Vasconcelos? Este ascendente meu tem-me dado dores de cabeça (saudaveis) e a minha incapacidade de investigar dá-me imensa pena...agradeço desde já a sua ajuda,
atenciosamente,
Manuel Sarmento Pizarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcelos de Magrelos

#80149 | Conde | 27 dic 2004 15:41 | In reply to: #80132

Caro Confrade:
Se fôr dos Sousa e Vasconcellos da Quinta do Buzio em Paços de Gaiolo não só sei como darei de bom grado o que tenho que não é pouco.
Queira fazer o favor de confirmar.
Boas Festas.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcelos de Magrelos

#80176 | jhuet | 27 dic 2004 19:17 | In reply to: #80149

Boa tarde

Os dados que o Manuel Pizarro pretende respeitam aos Sousa e Vasconcelos do Búzio, em Paços de Gaiolo, que eu também tenho semi-estudados, mas com uma dificuldade de descobrir de onde lhes vem a ligação aos Vasconcelos.
Tenho uma desconfiança, mas não consigo a ligação.
Tem dados concretos? Julgo que serão os mesmos Vasconcelos da Casa de Carrapatelo, vizinha da do Búzio, e que acabaram por se juntar nas mãos de meu tio Duarte Huet de Bacelar.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcelos de Magrelos

#80220 | Conde | 28 dic 2004 14:03 | In reply to: #80176

Caro Confrade:
Se são os do Búzio são os mesmos do Carrapalo. Quem tinha muita coisa sobre estes era o Arqº Francisco de Azeredo Pinto e Melo e Leme (Brandão de Moura). Tocam também à mulher de um dos autores dos Carvalhos de Basto por via e Morais Sarmento. Constou-me que a casa do Búzio teve um escudo de armas algures (pedra?talh?). Sabe se é certo? Tem a linha Sousa?
Terei muito gosto e pôr aqui o

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcelos de Magrelos

#80221 | Conde | 28 dic 2004 14:04 | In reply to: #80176

Caro Confrade:
Se são os do Búzio são os mesmos do Carrapatelo. Quem tinha muita coisa sobre estes era o Arqº Francisco de Azeredo Pinto e Melo e Leme (Brandão de Moura). Tocam também à mulher de um dos autores dos Carvalhos de Basto por via de Morais Sarmento. Constou-me que a casa do Búzio teve um escudo de armas algures (pedra?talha?). Sabe se é certo? Tem a linha Sousa?
Terei muito gosto e pôr aqui o que tenho pois vou procurar.
Muito Boas Festas.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcelos de Magrelos

#80249 | jhuet | 28 dic 2004 19:40 | In reply to: #80221

Caro Conde,
Os Vasconcelos do Manel Pizarro são os do Búzio, ligados mais tarde a Carrapatelo.
Tenho alguma coisa sobre a ascendência Sousa, até aos bisavós de Francisco de Sousa Pinto, casado com Bernarda Maria de Vasconcelos.
Julgo que estes poderão ter também sangue Vasconcelos, e talvez sejam os mesmos de Maria de Sousa, do lugar da Quintã (Paços de Gaiolo), casada com Manuel Teixeira Pinto, senhor da quinta de Carrapatelo.
Não sabia que o tio Francisco Carlos possuía dados sobre o Búzio, vou tentar obter essas informações de um dos filhos dele.
Quanto à mulher do Dr. Nuno Marramaque ela descende do Francisco Vitorino de Vasconcelos, antepassado comum do Manuel Pizarro.
Em tempos falamos sobre a origem dos Vasconcelos do Búzio, mas nada concluímos.
Quanto à pedra de armas que refere , nunca a conheci, nem minha mãe alguma vez se lembra de a ter a visto, o que é confirmado por uma foto que tenho da casa dos finais do séc. XIX ou principios do XX, em que não existe qualquer pedra de armas.
A única coisa realmente interessante da casa, era a capela, que possuía um lindo altar barroco, que foi vendido nos anos 70 pelo seu proprietário da altura, José Duarte Huet de Sousa Pinto Cochofel, que acabou também por vender a casa e a quinta pouco depois.
Desde já agradeço todos os elementos que possua sobre a família do Búzio, é natural que surja alguma coisa de novo.
Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcelos de Magrelos

#80318 | Conde | 29 dic 2004 13:28 | In reply to: #80132

E cá vão os Vasconcellos, do Búzio:
Francisco de Sousa Pinto da Fonseca, n. 30.11.1715 em P. Gaiolo casou aí a 26.2.1737 com D.Bernarda Maria de Vasconcellos,daí natural, fª de Francisco Soares de Vasconcellos, Sr. da Casa e Quinta de da Ribeira, e de sua mulher e prima D.Maria Soares de Vasconcellos, casados que foram com dispensa de 3º grau em Várzea do Douro a 9.7.1696, neto paterno de Amaro Caldeira,Senhor da dita casa e de sm. Ana Pinto e materno de António Barbosa de Vasconcellos (filho de António Barbosa e de sm Antónia Vieira) e de sm. Maria Pinto de Bitetos, Várzea do Douro.c.g. sendo primogénito o Cap. João Pinto de Sousa e Vasconcellos,que segue na Casa do Búzio. É precisa a ascendência por Sousa e Pintos da Fonseca?
Cumprimentos.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcelos de Magrelos

#80359 | jhuet | 29 dic 2004 19:56 | In reply to: #80318

Caro Conde
Desconhecia a data de casamento de Francisco Soares de Vasconcelos, assim como o local onde o mesmo se realizou.
Mas julgo haver alguma confusão nos dados que fornece, pelo menos não coincidem comos que possuo:
Francisco de Sousa Pinto, era filho de João Pinto da Fonseca e de Francisca de Sousa, neto paterno de José Pinto e de Maria da Affonseca, neto materno de Marcos de Sousa e de Francisa Rodrigues, bisneto materno de Manuel de Sousa e de Paula Moreira.
Quanto aos pais de Maria Soares de Vasconcelos tenho Manuel Soares de Castro e Maria de Vasconcelos.
Pode eslarecer-me?
Melhores cumprimentos,
José Huet

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcelos de Magrelos

#80399 | manelsp | 30 dic 2004 01:10 | In reply to: #80318

Caro conde,

quanto mais, melhor. Agradeço sempre as informações, que nunca são desnecessárias. como se diz cá para o Norte, "bote" lá tudo o que achar que pode ser útil.
cumprimentos
Manuel s. P.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcelos de Magrelos

#80500 | Conde | 31 dic 2004 10:44 | In reply to: #80359

Caro Confrade:
Os daos que lhe enviei dos Vasconcellos são os que me deu o Dr.Nuno Marramaque cuja mulher descende destes. Não confirmei, mas deu-me as datas dos registos paroquiais pelo que devem estar certos. Quanto aos Pintos e Sousas está genericamernte certo e condiz com o que tenho.Vou dar mais material.
Boas Festas.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 06 jul 2024, 04:38.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen