Freire Correia, Santo Antão do Tojal

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Freire Correia, Santo Antão do Tojal

#67859 | Sousa-Tavares | 19 jun 2004 07:42

Caros confrades,

No livro de Nuno Canas Mendes, Três Famílias Saloias, aparece a páginas 258 referência a Teresa Correia da Gama, de quem diz ter nascido em Santo Antão do Tojal, mas baptizada a 1.6.1652 em Lisboa, Santa Catarina como filha de pais incógnitos, para esconder a mancebia dos pais. Veio a ser legitimada pelo pai, o Padre Francisco Correia, clérigo de missa do hábito de São Pedro, que lhe deu bom dote e que era de família com foro de fidalguia, sendo parente de Caetano de Andrade, criado de SM e tesoureiro-geral do Tabaco. Ainda sobre este padre, morador em Santo Antão do Tojal, diz a citada obra que fez testamento a 16.9.1688, sendo testamenteiro o seu irmão, o alferes Manuel Freire Correia, segundo o índice do Registo Geral de Testamentos. O livro desapareceu da Torre do Tombo. Algum dos confrades terá notícia deste padre, ou eventualmente do seu irmão?

Francisco Correia encontra-se na base de dados do GP em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=206985

Obrigado desde já!

Hugo Sousa Tavares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Freire Correia, Santo Antão do Tojal

#68070 | rmfrp | 21 jun 2004 22:41 | In reply to: #67859

Caro Hugo Sousa Tavares:

Não tenho informação sobre as pessoas que refere. No entanto, disponho de alguns dados sobre uma família Freire da freguesia de Santo Antão do Tojal, da ascendência de Fernando Pessoa, que foram incluídos num artigo de que sou co-autor, publicado no n. 19 da revista "Raízes & Memórias" (pp. 103-124):

1. Luísa Freire c. c. Vicente Luís da Costa. Residiram na Rua Acima, em Santo Antão do Tojal. Tiveram:
- 2. Ambrósio Luís de La Penha, a quem foi feita em 1661 a mercê da Capitania de Sergipe de El-Rei por 3 anos, depois de acabado o provimento de João Ribeiro Vila Franca, e do Hábito de Cristo com 20$000 réis de tença efectivos, e para sua irmã a promessa de um ofício de justiça, fazenda ou guerra, conforme a pessoa com quem casasse. Tinha uma tia chamada Maria Freire de Andrade.
- 2. D. Ângela de Almeida.
- 2. Domingos de La Penha, b. Santo Antão 27.03.1630, cas. (Santa Maria, Lagos, 14.06.1650) com Maria de Moura.
- 2. Catarina Freire de Soutomaior, cas. (Santo Antão 25.02.1650) com António de Torres Curado. Tiveram:
--- 3. Isabel, b. Santo Antão 30.03.1651.
--- 3. D. Maria Freire Soutomaior, b. Santo Antão 30.04.1653, cas. (São Jorge, Lisboa, 24.04.1680) com Simão do Couto Lobo, n. Tânger, CFCR e Cav. da O. Cristo, com geração (quintos avós de Fernando Pessoa).

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Freire Correia, Santo Antão do Tojal

#68143 | Sousa-Tavares | 22 jun 2004 17:56 | In reply to: #68070

Caro Rui Pereira,

Muito obrigado pela sua mensagem. De momento não tenho informações que permitam saber se há ligação entre as pessoas que referi e estes Freires de Santo Antão. Inclusivamente, não sei se o padre e o seu irmão seriam de de lá. Sei apenas que Teresa Correia da Gama nasceu nesse local. Assim que tiver mais dados, irei confrontá-los com estes que me deixa, em buscas de possíveis ligações.

Cumprimentos,

Hugo Sousa Tavares

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 05:23.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen