saber Largo Dr Tito Fontes
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
saber Largo Dr Tito Fontes
Tenho o apelido de Tito Fontes, e soube que ha um largo no Porto com este nome e com o codigo postal 4000 538. Gostaria nao so de ajuda para localizar o largo como tambem para saber sobre a genealogia dos Tito Fontes. Pertenco a zona centro mais propriamente do distrito de Leiria ate ao Porto dista +- 165 km.
RespuestaEnlace directo:
RE: saber Largo Dr Tito Fontes
Caro Ruca,
Retiro este parágrafo do site da Câmara Municipal do Porto:
"Cremos que é relativamente recente o Largo do Bonjardim hoje chamado de Dr. Tito Fontes, um Médico distinto que há uma dezenas de anos teve grande e justificado nome na cidade, onde viveu. Não vemos o Largo ainda indicado na planta de Mangeon, do ultimo quartel do século passado, nem vem incluido num roteiro citadino dos ultimos anos deste. Figura, porém, esboçado e denominado, nas plantas de Costa Lima (1839) e de (1901)."
Acrescento que me desloco muitas vezes ao dito Largo, uma vez que lá se encontra um dos mais antigos (e, na minha opinião, ainda o melhor) dos restaurantes chineses do Porto!
Um abraço,
Pedro Girão
Enlace directo:
RE: saber Largo Dr Tito Fontes
Caro RUCA
O Largo do Dr. Tito Fontes teve o nome de Largo do Bonjardim, por se encontrar no enfiamento da Rua do Bonjardim. Até ao século XIX (c. 1830), pertencia à Quinta de Santo António do Bonjardim, morgadio dos Senhores de Sergude e Teixeira, os muitos Gonçalo Cristóvão Coelho Teixeira... Um destes foi general do Exército e, creio, de tendências absolutistas. Um seu filho, também Gonçalo Cristóvão, cedeu os terrenos da Quinta à C. M. do Porto, para que neles se rasgasse uma rua, que deveria receber o nome de Gonçalo Cristóvão. Ela lá está, tendo alguns edifícios de monte (a Casa dos Pestanas, actual Governo Civil do Porto; a Casa das Águias; o Edifício Jornal de Notícias, sede deste periódico; o Infantário Francisco de Paula; o Ciloauto) e outros já demolidos, (a Casa de Delfim Maria de Oliveira Maya e dos Sapadores Bombeiros do Porto).
A Casa do bonjardim só foi demolida tardiamente, entre os fins do século XIX e os princípios do século XX, altura em que o Largo foi regularizado e renomeado de Dr. Tito Fontes.
Sobre este senhor, aparecem algumas referências na revista «O Tripeiro», bibliografia de consulta fundamental para qualquer estudo sobre o Porto.
Espero ter ajudado...
Melhores cumprimentos
MSPAG
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 27 ene 2025, 01:43.