Silveira Estrela

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Silveira Estrela

#69821 | antonioluislopes | 18 jul 2004 14:59

Caros confrades
Alguem me sabe informar ascendência de D. Margarida Júlia da Silveira Estrela, sabendo que nasceu em Ponta Delgada, casada com António de Medeiros Vasconcelos, mãe de Maria Isabel de Medeiros Estrela, por sua vez casada com Guilherme Machado de Faria e Maya

Respuesta

Enlace directo:

RE: Silveira Estrela

#69977 | dvasconcelos | 20 jul 2004 16:43 | In reply to: #69821

Caro Confrade
A ascendência de António de Medeiros Vasconcelos consta da folha 219 das Genealogias do Dr. Carlos Machado, manuscrito existente na BPPD.
A esposa, D. Margarida Júlia da Silveira Estrela, consta do mesmo manuscrito a folhas 75, sendo filha de Luís Bernardo da Silveira Estrela, Tenente-Coronel de Milícias da Ribeira Grande, e de sua mulher D. Joana Felícia de Mello.
Tal como as suas questões sobre os Botelho de Teive e os Faria e Maya, trata-se de famílias que estão sóbriamente estudadas e com inúmeros entroncamentos medievais comprovados, que tenho estudadas, mas que por razões éticas não lhe posso fornecer por integrar a equipa do Instituto Cultural de Ponta Delgada que tem entre mãos a revisão das " Genealogias Micaelenses" de Rodrigo Rodrigues, que deverão ser publicadas em finais de 2004.
Como para além deste trabalho, estamos a preparar-nos para o encontro de Genealogistas da Ilha Graciosa na última semana de Agosto, e para as II Jornadas de Genealogia de Ponta Delgada em Outubro próximo, a nossa agenda está bastante ocupada...
No entanto autorizo o Genea a ceder-lhe o meu mail, onde em privado lhe poderei
facultar alguns elementos que posuo sobre as famílias em questão resultantes de estudos pessoais.
Saudações cordiais
duarte vasconcelos do amaral

Respuesta

Enlace directo:

RE: Silveira Estrela

#69996 | dvasconcelos | 20 jul 2004 21:38 | In reply to: #69821

Caro Confrade
Em aditamento à minha mensagem anterior posso acrescentar que o Ten.Cor. Luís Bernardo da Silveira Estrela obteve C.B.A. a 24.7.1806 (Arquivo Heráldico-Genealógico de Sanches de Baena, nº 1767, em que consta erradamente com o apelido Sousa em vez de Silveira, e onde poderá identificar alguma da sua ascendência)
O anel original com o Brasão que este mandou executar com as Armas que lhe foram atribuidas de Correias, Silveiras, Botelhos e Sampaios, foi-me mostrado pelo seu descendente , o saudoso Sr. Dr. José Paim de Bruges da Silveira Estrela Rego, antigo Director do Instituto Cultural de Ponta Delgada, na última visita que lhe fiz na 1ª semana de Junho em que já estava muito doente, e entretanto falecido em principios de Julho, quando me encontrava ausente de S.Miguel, em Barcelona.
Renovadas Saudações
duarte vasconcelos do amaral

Respuesta

Enlace directo:

RE: Silveira Estrela

#70742 | antonioluislopes | 01 ago 2004 18:11 | In reply to: #69996

Caro Duarte Vasconcelos do Amaral

Agradeço a sua tão breve resposta à minha questão.
Efectivamente, não tinha conhecimento de quase nenhuma ascendência de Maria Isabel de Medeiros Estrela, salvo seus pais.
Tenho algumas fotografias dela e de seus filhos, que eram trocadas com sua irmã Virgínia Leite Machado de Faria e Maya, minha bisavó.
Quanto a autorizar o Genea a ceder-me o seu mail é muito simpático da sua parte.

Os meus cumprimentos
António Luís Lopes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Silveira Estrela

#111398 | RicardoEstrela | 06 feb 2006 13:17 | In reply to: #69996

Caro Duarte,

Pode me informar se houve migração de membros da família Estrela para o Brasil? Possuo esse sobrenome, porém não sei afirmar de sua ascendência se decorre de migrações ocorridas de Portugal ou se o sobrenome aqui no Brasil possui origem toponímica.

Grato

Respuesta

Enlace directo:

RE: Silveira Estrela

#111410 | MLS | 06 feb 2006 16:20 | In reply to: #111398

Ricardo Estrela

O pianista brasileiro Arnaldo Estrela (primo direito da minha avó) era filho de pai português, natural da cidade do Porto e que emigrou para o Brasil.
Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Respuesta

Enlace directo:

RE: Silveira Estrela

#111413 | RicardoEstrela | 06 feb 2006 16:30 | In reply to: #111410

Maria de Lourdes,

Grato pela sua atenção. Na realidaded procuro emigrantes desse sobrenome, mas num passado mais longínquo. Minha quarta avó nascida por volta de 1800 trazia esse sobrenome do qual não consigo avançar nas minhas pesquisas genealógicas. Não possuo referência dela e muito menos da sua família.

Ricardo Estrela

Respuesta

Enlace directo:

RE: Silveira Estrela

#111414 | MLS | 06 feb 2006 16:40 | In reply to: #111413

Caro Ricardo

Os antepassados desta minha avó eram de S. Pedro de Avioso (Maia). Essa sua 4.ª avó era portuguesa? Sabe o seu nome completo?
Também há Estrelas em Viana do Castelo e nos Açores.
Um abraço

Maria de Lourdes Santarém

Respuesta

Enlace directo:

RE: Silveira Estrela

#134600 | restrela | 18 nov 2006 18:19 | In reply to: #111414

Prezada Maria de Lourdes,
Você teria informações sobre um Manoel Lourenço Estrella? Não tenho certeza se era português. Era médico e lutou na campanha de 1852 no Uruguai. Casou em 1855 no Rio de Janeiro.
Não consegui avançar na pesquisas porque no registro de casamento não havia menção aos seus pais.
Muito obrigado,
Rodrigo.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Silveira Estrela

#134626 | MLS | 18 nov 2006 22:08 | In reply to: #134600

Rodrigo

Gostaria de o ajudar, mas não tenho esse nome nas minhas papeladas. Os meus parentes Estrela de que tenho conhecimento foram para o Rio de Janeiro depois dessa data. É engraçado que um dos primos direitos da minha avó se chamava Rodrigo Estrela Pinheiro.
Se um dia encontrar alguma coisa, dir-lhe-ei.
Cumprimentos
Maria de Lourdes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Silveira Estrela

#135641 | JBdeS | 27 nov 2006 17:54 | In reply to: #134626

Existe um António Estrela, do Maranhão, casado com Joaquina Jansen Soeiro,
também do Maranhão, que mais tarde veio a casar com o Barão de Paquetá.
Parte da descendência de ambos vem no banco de dados do Genea.

Cumprimentos
José Berquó de Seabra

Respuesta

Enlace directo:

RE: Silveira Estrela

#135786 | MLS | 28 nov 2006 16:19 | In reply to: #135641

José Berquó de Seabra
Não sei se a informação era para mim, mas muito obrigada. Infelizmente esses Estrela não têm a ver comigo. Já agora, embora este tópico nada tenha com Seabras, talvez me possa informar onde poderia ter sido "Bonharenos nos estados da América". Penso que é assim que está (estou a falar de cor pois não tenho os papéis aqui) numa escritura de dote de casamento, dos fins do séc. XVIII, a uma minha 5.ª avó, em que um seu irmão capitão Pedro Dias de Seabra, residente no Brasil, no seu engenho no lugar acima dito, também contribuiu para o dote. Gostaria de descobrir se este meu tio avô teria casado e se teve descendência e para isso, precisava de saber onde seria o tal engenho.
Muito obrigada e cumprimentos
Maria de Lourdes Santarém

Respuesta

Enlace directo:

RE: Silveira Estrela

#136403 | Ricardo Estrela | 04 dic 2006 13:40 | In reply to: #111410

Maria de Lourdes,

Pesquiso uma ascendência mais antiga, uma certa Maria da Estrela veio para Goiás (Ipameri) em companhia de Antonio Philippe da Silveira (padre) no fim do século XIX. Mas não possuo a sua ascendência.

Mas me dê maiores informações sobre o primo da sua avó. Este é um sobrenome que muito me interessa. Onde ele reside ou residia?
Abraços
Ricardo Estrela

Respuesta

Enlace directo:

RE: Silveira Estrela

#136404 | Ricardo Estrela | 04 dic 2006 13:43 | In reply to: #111414

Maria de Lourdes,

A referência que possuo é que ela vinha da Serra da Estrela, a dúvida é que há tanto em Portugal quanto no Brasil (Petrópolis - Rio de Janeiro) uma serra com este nome. Portanto estou sem maiores pistas para desvendar essa charada.

Abraços

Ricardo Estrela

Respuesta

Enlace directo:

RE: Silveira Estrela

#136714 | MLS | 07 dic 2006 14:31 | In reply to: #136404

Caro Ricardo
Os meus Estrela nada têm a ver com a serra da Estrela. A origem é a freguesia de Santa Maria de Carvoeiro, Viana do Castelo, a seguir foram para S. Pedro de Avioso, Maia e depois para a cidade do Porto. Foi daqui que um meu tio bisavô António de Azevedo Estrela foi para o Rio de Janeiro, onde casou e teve pelo menos um filho, o pianista Arnaldo Estrela, já falecido, este casado com a violoncelista Mariuccia Iacovino que ainda vive. Se procurar na Net ou em qualquer enciclopédia, encontra muita coisa sobre ele. Também uma minha tia bisavó de nome Isaura, irmã de António foi para o Rio de Janeiro depois de casar, onde faleceu. Teve os filhos Rodrigo, Afonso, Tomás e Dionísia de que existe descendência no Rio de Janeiro e S. Paulo pelo menos, mas que não seguiram com o apelido Estrela.
Não se esqueça, como acho que já lhe disse noutra mensagem, que há Estrelas dos Açores que foram para o Brasil.
Um abraço e boa sorte
Maria de Lourdes Santarém

Respuesta

Enlace directo:

Silveira Estrela na Ilha de Moçambique

#178239 | jliberato | 30 dic 2007 18:45 | In reply to: #69977

Caro Duarte Vasconcelos do Amaral,
Encontrei nos paroquiais da Ilha de Moçambique um assento que lhe pode interessar.
Aos 09-03-1862 casaram:
-Frederico Carlos da Silveira Estrela, natural da Ribeira Grande, filho de António Manuel da Silveira Estrela e de Teresa Jacinta Amália de Medeiros Moreira
-Maria Úrsula Cabral de Lemos Cardinas, viúva de Marcos Aurélio Rodrigues de Cardinas.
Cumprimentos e votos de bom ano.
JLiberato
Lisboa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Silveira Estrela

#226456 | Leticia Estrela | 15 abr 2009 14:36 | In reply to: #136403

Ricardo Estrela,

Também pertenço a essa origem de família.
Sempre escuto muitas pessoas afirmando a família Estrela tem seus traços vindos de um padre, mas lendo suas considerações acabei percebendo que na verdade o sobrenome é da mulher que o acompanhava.
Muito interessante.
Minha cidade de origem é Catalão, onde muitos desses descendentes de "Ipameri" estão.

Abraços
Letícia Estrela

Respuesta

Enlace directo:

RE: Silveira Estrela

#237892 | clover779 | 31 ago 2009 12:16 | In reply to: #226456

Posso fornecer alguma informação sobre a família Ferreira Estrela (ou Ferreira Estrella), do distrito de Coimbra, houve também alguns membros desta familia que foram para o Brasil.
Cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Silveira Estrela

#257377 | Márcia Pinheiro | 27 jun 2010 16:20 | In reply to: #136714

Prezada Maria de Lourdes,
Meu nome é Márcia Maria Pinheiro de Oliveira, sou bisneta de sua tia-bisavô Isaura Estrella Pinheiro, nascida Isaura de Azevedo Estrella, tia do pianista Arnaldo Estrella.
Escrevo Estrella com dois "L", pois esta é a grafia que consta na certidão de nascimento de meu pai.
Bisavó Isaura era mãe de meu avô Rodrigo, um dos irmãos que V. cita na mensagem acima. Vovô Robrigo se casou com Carmen de Castro Pinheiro e teve sete filhos: Rodrigo Octávio Pinheiro Filho, meu pai, Dionísio de Castro Pinheiro, Carlos Alberto de Castro Pinheiro, Maria Luísa Pinheiro Prouvot, Isaura Pinheiro Magalhães, Maria das Dores Neiva de Figueiredo e Gilda Pinheiro Costa; todos , à execeção de Dionísio, lindos velhinhos que Deus ainda dá a graça da vida. Meu pai completa 85 anos agora em 06/07 e estou só aguardando minha irmã Mônica Maria Pinheiro Raposo, que é residente permanente nos Estados Unidos poder vir ao Brasil - a qualquer momento, pois ela aguarda só o agendamento de um compromisso que terá em breve aqui no Brasil - para fazermos um delicioso almoço em família como nos tempos que a bisavô Isaura era viva e morava com vovô Rodrigo: Desde já estás convidada!
Eu e toda a família ficamos muito felizes de saber que ainda temos parentes pelo lado de bivó Isaura em Portugal.
Eu e Mônica temos parentes pela família materna na Ilha Terceira nos Açores (inclusive a deputada do PDS Carla Bretão) e não sabia que ainda tínhamos parentes pelo lado paterno em Santo Tirso, depois que nossa tia-avó Dionísia, irmã de Rodrigo, Tomás e Afonso, como V. bem esclarece, faleceu.
Não me lembro o ano, mas como sabíamos que ela não tivera filhos porque papai fora nomeado seu testamenteiro, pensavámos que não tínhamos mais antepassados paternos em Portugal.
Estou pretendo ir em maio do ano que vem a Portugal e Espanha percorrer as terras de meus antepassados e de meu falecido marido e adoraria manter contato com V..
Aguardo retorno.
Saudações fraternas
Márcia Pinheiro

Respuesta

Enlace directo:

Silveira Estrela

#348888 | Rosana Paredes Pombo | 04 ago 2014 00:43 | In reply to: #69821

Boa noite, amigos e especialmente Marcia Pinheiro.
Minha avó materna era prima de Arnaldo Estrela por parte de mãe: Anna Morbach Estrella(nome de casada).
Acaso você teria alguma informação sobre a mãe de Arnaldo Estrella?
Também não sei o nome completo do pai de Arnaldo. Você teria esta informação.
Já ouviu falar no nome Morbach?
Todos gostamos de saber nossas raízes, néw
Abraços e desde já muito obrigada.

Respuesta

Enlace directo:

Silveira Estrela

#348889 | Rosana Paredes Pombo | 04 ago 2014 00:45 | In reply to: #69821

Complementando a mensagem anterior. Isaura de Azevedo Estrella certamente era irmã do pai de Arnaldo Estrella. Então, seu sobrenome era Azevedo Estrela. Falta-me a informação do prénome.
Muito grata,

Respuesta

Enlace directo:

Silveira Estrela

#363869 | Márcia de Oliveira | 29 nov 2015 13:53 | In reply to: #348888

Olá Rosana,
Desculpe responder tanto tempo depois mas só retornei a esse fórum recentemente. Infelizmente não tenho o nome da mãe de Arnaldo Estrella, pois não expandi minhas pesquisas na direção além dele. Que eu saiba o pai se chamava Antônio de Azevedo Estrella meu tio-bisavô, irmão de minha bisavó Isaura d'Azevedo Estrella Pinheiro e de Laura d'Azevedo Estrella Faya bisavó de Maria de Lourdes Santarém que comenta em tópicos acima.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 may 2024, 09:33.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen