Baptismo "debaixo de condiçom"

This topic is classified in rooms: Formação

Baptismo "debaixo de condiçom"

#70979 | Coronel | 06 ago 2004 23:39

Caros Confrades

Deparei-me com um baptismo ( de uma filha legítima ) celebrado "sob condição" em 1792,....baptizei solemnementte e debaixo de condiçom a...
O assento não tem (teve) nenhuma "adenda" posterior.
Algum dos confrades poderá esclarecer-me sobre o que significava esta salvaguarda?

Com os meus cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Baptismo "debaixo de condiçom"

#70999 | Crisfal | 07 ago 2004 11:09 | In reply to: #70979

Caro Confrade:

Não sei se tal facto não terá que ver com o facto de a criança poder ter sido baptizada de urgência e estar-se a realizar novo baptizado, que se faz "sub conditione", pois o Baptismo só pode ser um. De facto a legislação da Igreja em relação a tal é clara, e dando como exemplo as Constituições sinodais do Porto (que são as que conheço melhor) na sua constituição VII, do título 3, Livro I, trata "Dos casos em que o Baptismo se pode fazer condicionalmente" ("Constituições Sinodaes Do Bispado do Porto", Coimbra, 1735), o Baptismo condicional seria realizado se o pároco tivesse dúvidas da validade do primeiro Baptismo, realizando o novo usando no ritual uma fórmula em que deixa claro que este novo baptismo só tem valor se o anterior for realmente nulo " Si non es baptizatus, ego te baptizo in nomine Patris, et Filii, et Spiritus Sancti." (Idem).
Com os meus melhores cumprimentos.

Nuno Falcão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Baptismo "debaixo de condiçom"

#71006 | mbp | 07 ago 2004 12:39 | In reply to: #70979

Caro confrade
Encontrei também dois baptismos "sob condição". Num dos casos a criança (um 7º avô) já tinha sido baptizada em casa, provavelmente, por estar em perigo de vida.
O segundo caso é mais curioso. Trata-se de uma 4ª avó que nasceu e foi baptizada em Valença do Minho (1772), local onde o pai estava colocado como oficial de artilharia. Esta minha 4ªavó foi baptizada (sob condição) uma segunda vez, para poder casar, argumentando que "lhe tinham queimado os livros de Seo Baptismo em Valença nas invasoes dos franceses". Na verdade os livros paroquiais de Valença nunca foram queimados encontrando-se no arquivo de Viana. O que acontece é que o casamento foi realizado muito longe de Valença e o argumento terá sido utilizado para evitar uma deslocação á vila onde nasceu.
Como vê podem existir vários motivos para a realização de um baptismo sob condição.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Respuesta

Enlace directo:

RE: Baptismo "debaixo de condiçom"

#71021 | Coronel | 07 ago 2004 18:59 | In reply to: #70979

Caros Confrades Nuno Falcão e Miguel Brandão Pimenta

Muito agradeço as informaçõe que enviaram e me permitiram entender estes baptismos "sob condição".

Com os meus melhores cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 07:40.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen