Matosinhos, Gala, Nazaré, Caparica, Olhão, etc

This topic is classified in rooms: Regiões

Matosinhos, Gala, Nazaré, Caparica, Olhão, etc

#71679 | tonho | 23 ago 2004 23:23

No sec XVII a Ria de Aveiro quase se separou do Atlantico e os «ILHAVOS» que pescavam bacalhau na Terra Nova e faziam transportes para o norte da Europa ficaram sem trabalho. Então eles passaram a dedicar-se à pesca costeira e partiram ao longo da costa criando nucleos em Matosinhos, Praia de Mira, Cova da Gala, Praia de Vieira de Leiria, Nazaré, Cascais, Povoações da Margem do Tejo, Costa da Caparica, Troia, Sto André, Tavira, Olhão, Monte Gordo e Isla Cristina.
Em muitos locais juntaram-se com a população já existente mas em muitos locais foram eles que montaram os primeiros PALHEIROS.
As suas curvas barcas VARINAS, possivelmente de origem mesoptâmica ou à necessidade de terem embarcações com aquele formato com fundo plano, fácilmente varavam nas praias onde o mar rebentava em areias doiradas.
Gostava de debater o problema com pessoas das povoações referidas para procurarmos dados da passagem destes nossos antepassados comuns.

Cumprimentos,

Angeja

Respuesta

Enlace directo:

RE: Matosinhos, Gala, Nazaré, Caparica, Olhão, etc

#71762 | tonho | 25 ago 2004 19:41 | In reply to: #71679

Eis a chegada dos ILHAVOS a Matosinhos:
Se navegarmos um pouco pela Internet é possível encontrar dezenas de páginas que referem o esforço colonizador dos nossos antepassados. Procurou-se aqui reunir um conjunto de retalhos de páginas locais que referem a sua instalação ao longo do litoral nos séculos XVIII e XIX e algumas das suas embarcações:

«Começavam a instalar-se em Matosinhos as primeiras famílias de pescadores oriundas de Ílhavo, de Ovar e da Póvoa, assim como as primeiras indústrias de salga de peixe e que durante mais de um século vão ser as suas actividades predominantes.»


Cumprimentos

Angeja

Respuesta

Enlace directo:

RE: Matosinhos, Gala, Nazaré, Caparica, Olhão, etc

#73312 | joao31 | 17 sep 2004 07:16 | In reply to: #71679

Saudações,

Sou brasileiro, mas meu trisavô era de Matosinhos e chamava-se Joaquim Júlio Corrêa, seus pais eram Manoel Joaquim Corrêa de Matos e Maria Custódia de Jesus.Gostaria de saber sobre algo a respeito de minha família.

Meu trisavô mudou-se para o Brasil, onde casou-se com uma brasileira, mas deixou duas irmãs em Matosinhos,que se chamavam Ana Jülia e Maria Júlia. A casa em que habitavam era na rua Visconde do Alto Mearim.Até a morte de ambas,viveu junto delas uma senhora que as servia, chamada Maria Rosa dos Santos.Na ocasião do falecimento delas tudo foi vendido(a casa, os móveis, etc)e o dinheiro remetido ao Brasil por Dona Maria Rosa à minha bisavó, que se chamava Bertha Júlia e que inclusive viveu alguns anos com as tias em Matosinhos.Eram também conhecidos na cidade como Os Matos.

Grato por qualquer informação

João Dias Rezende Filho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Matosinhos, Gala, Nazaré, Caparica, Olhão, etc

#229297 | joaopecegueirodias | 14 may 2009 00:39 | In reply to: #73312

Prezados confrades,

Alguém poderia me ajudar a encontrar um registro de nascimento e/ou batismo em Matosinhos?

Trata-se do meu trisavô Joaquim Júlio Corrêa de Matos (não sei se ele foi registrado com o nome Matos, porque depois nunca assinou o nome Matos) que nasceu em 13 de março de 1857, em Matosinhos (não sei a freguesia mais creio que tenha sido a do Senhor Bom Jesus de Matosinhos). O nome dos pais dele são António Júlio Corrêa de Matos e Custódia Maria de Jesus. Gostaria de saber as origens dele em Matosinhos (que á época de seu nascimento, salvo engano meu, chamava-se Bouças).

Desde já agradeço.

Com meus cumprimentos,
João Dias Rezende Filho
Maranhão-Brasil

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 30 sep 2024, 04:27.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen