Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caros amigos,
já agora, outro favor: alguém me sabe dizer onde posso encontrar algo sobre as origens desta familia. no livro de Quadros de moraes Sarmento "Familias Transmontanas" falam de José Nunes Barbosa Cabral, nos princípios do século XVIII como senhor da Casa de Sequeiros, mas nada sobre a sua origem.
muito obrigado
Manuel Sarmento Pizarro
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Manuel Sarmento Pizarro,
José Nunes Barbosa Cabral, meu 6º avô, nasceu em Ancede e viveu alguns anos no arcebispado da Baía. Foi Capitão de Ordenanças, tendo casado em 26.2.1759, ma Capela de Nossa Senhora das Boas Novas, em Ancede, com D. Brígida de JEsus Botelho Leitão, natural dos Sais, freguesia e concelho de Resende), irmã do Padre António Botelho Leitão e filha de Domingues Fernandes e de D. Esperança Botelho, neta paterna de Manuel Fernandes e de D. Maria Francisca e neta materna de Manuel Leitão e de D. Domingas Botelho (todos de Resende). D. Brígida de Jesus faleceu em "cheiro de santidade".
O Capitão José Nunes Barbosa Cabral foi Senhor da Casa de Sequeiros, desconhecendo-se se a herdou de seus pais ou se a construiu quando regressou do Brasil. Era filho de José Nunes, natural de Lordelo, Ancede, Baião), que casou com D. Helena Barbosa (filha de Gabirel de Azevedo e de D. Águeda Barbosa, de Lordelo, Ancede) e neto paterno de outro José Nunes de de Domingas de Sá (ambos naturais de Lordelo, Ancede).
O Capitão José Nunes Barbosa Cabral teve os seguintes filhos:
1. D. Josefa Engrácia de Barbosa Cabral, natural de Ancede, onde nasceu a 25.2.1761, tendo sido baptizada a 7.3.1761 (Registo Paroquial de Ancede, Livro de 1752-1754, fls. 194-195). Casou em Ancede em 10.6.1776 com escritura de dote com o Capitão João Pinto de Sousa e Vasconcelos, Senhor da Quinta da Ribeira e da Casa do Búzio, em Paços de Gaiolo, do extinto concelo de Benviver (integrado hoje no Marco de Canavezes).
2. António Nunes Barbosa Cabral, nasceu na Casa de Sequeiros em 29.9.1763 (Registo Paroquial de Ancede, Livro de 1763-1775, f. 12). Professou no Convento de Santo André de Ancede com o nome de Frei António de São Jacinto Nunes, onde permaneceu alguns anos com o título de "Padre Mestre da Ordem [dos Dominicanos]. Do Convento de Ancede passou para o de Guimarães, como Provincial e, depois, para o Convento de São Domingos de Benfica, em Lisboa, onde foi Dom Prior, sendo posteriormente Dom Prior da Ordem Dominicana em Portugal. Pregador notável, fez a orção fúnebre nas exéquias de D. João VI, pelo que obteve a distinção de "Padre Aposentado". Em virtude desta regalia, veio para o Convento de São Gonçalo de Amarante, onde faleceu em 1833.
3. Padre Francisco Nunes Barbosa Cabral, natural de Ancede, onde nasceu a 11.9.1767 (Registo Paroquial de Ancede, Livro de 1763-1775, f. 105). Sucedeu a seu pai como senhor da Casa de Sequeiros, onde veio a falecer. Por sua morte, na Casa de Sequeiros sucedeu-lhe sua irmã, D. Josefa Engrácia, acima referenciada.
Poderá consultar mais informações em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=231421.
Cumprimentos,
Nuno Barbosa de Madureira
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caríssimo Nuno,
Calculo que seja descendente de Josefa Engrácia, que é por sinal minha 6ª Avó, pelo que ainda somos parentes. Além deste facto, talvez também me saiba dizer mais sobre o marido dela, já que poucas informações possuo. Sou descendente do filho Francisco Vitorino de Vasconcelos, que no Genea nao vem referido, mas é dado como tal no livro "familias transmontanas". Veio para a zona de Chaves, onde casou com a minha 5ª Avó, e ficou na tradição familiar que ele também era fidalgo, mas a familia da mulher, como bons transmontanos e bem fechados, sempre se considerou muito fidalga, eheheh. Mas desde já, obrigado
um abraço
Manuel Sarmento Pizarro
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Nuno Barbosa de Madureira.
Segui com atenção o seu texto e comparando-o com a descrição nas pags 62/63 das " Casas de Baião" verifico que o autor dá como senhores desta Casa:
1-José Nunes Barbosa
2-D. Josefa Engrácia Cabral
3-Bernardo Albertino de Vasconcelos
4-João Manuel Alexandrino de Vasconcelos
5-Silvino de Vasconcelos
Este último senhor da casa, vendeu-a a Joaquim Ferreira Cabral , filho natural reconhecido do Brigadeiro Joaquim Ferreira Cabral Pais do Amaral, senhor das Casas de Penaventosa e Agrelos , a 1ª na freg de Campelo e a 2ª na freg de Sta. Cruz do Douro , do conc. de Baião. tendo falecido em 1886 s.s.g.
Segundo a inscrição na entrada da capela , a casa foi reedificada em 1901 e colocada na torre uma pedra de armas : Barbosa , Cabral, Pereira e Sousa.
Sabe se existia algum parentesco entre estas duas familias de proprietários da Casa de Sequeiros?
Aproveito ainda para lhe perguntar se descende dos Madureiras de Vale-de-Cunha e de Mosteirô da mesma freg de Ancede.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Vasco Briteiros,
Apenas uma correcção quanto à ordem de sucessão na Casa de Sequeiros:
1- José Nunes Barbosa Cabral
2- Padre Francisco Nunes Barbosa Cabral
3- Bernardo Albertino de Vasconcelos
4- João Manuel Alexandrino de Vasconcelos
5- Silvino de Vasconcelos
6- Joaquim Ferreira Cabral (que a comprou)
7- Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral
8- Joaquim Ferreira Cabral Teixeira Homem de Barbosa
9- Maria Virginia e Maria Luísa Ferreira Cabral de Sacadura Botte (suas actuas proprietárias).
A casa foi reedificada em 1901, com o aspecto que apresenta actualmente, e colocado o brasão que refere, para passar a ser a residência principal de Alexandre Ferreira Cabral e de sua mulher Maria Virginia Pereira de Vasconcelos de Sousa e Menezes (Leiria).
Realmente existia um parentesco entre as 2 familias, através dos Barbosa Cabral da Torre de Campelo, em ampelo (Baião).
Um abraço,
José Huet
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Manuel Sarmento Pizarro,
Tenho alguma coisa sobre o seu 5.º avô (Francisco Vitorino de Vasconcelos), que pode ter algum interesse :
Nasceu a 10 de Setembro de 1793, na Casa do Búzio, em S. Clemente de Paços de Gaiolo (Marco de Canavezes), e foi baptizado a 15 do mesmo mês sendo padrinhos seu tio materno, Frei António de S. Jacinto, e sua irmã D. Ana Vitória de Vasconcelos.
Quanto á sua carreira militar consta das "Famílias Transmontanas".
O seu 5º avô era o 11º filho dos 13 que tiveram João Pinto de Sousa e Vasconcelos e sua mulher D. Josefa Engrácia Barbosa Cabral.
Alguns dados sobre seu 6º avô:
João Pinto de Sousa e Vasconcelos, capitão de milicias, sr. da Casa do Búzio (que herdou de sua prima e madrinha, D. Angélica Teresa Maria de Vasconcelos), e da Casa da Ribeira, em Paços de Gaiolo, onde nasceu a 3 de Janeiro de 1738, e faleceu a 22 de Maio de 1804, na Casa do Búzio.
Era filho de Francisco de Sousa Pinto, falecido a 22 de Setembro de 1772, na Casa da Ribeira, e de sua mulher D. Bernarda Maria de Vasconcelos, senhora da Casa da Ribeira, onde nasceu a 27 de Junho de 1703, e onde também faleceu a 6 de Junho de 1774. Neto paterno de João Pinto da Fonseca, e de sua mulher Francisca de Sousa (recebidos a 26 de Junho de 1704); neto materno de Francisco Soares de Vasconcelos, sr. da Casa da Ribeira, onde nasceu a 23 de Março de 1667, e de sua mulher D. Maria Soares de Vasconcelos, falecida viúva, a 4 de Agosto de 1740, na Casa da Ribeira.
Tenho no meu arquivo alguma documentação sobre o Búzio, em virtude do casamento de D. Ana Vitória de Vasconcelos (irmã primogénita de seu 5º avô) com José Joaquim de Abreu e Lemos, sr. da Casa de Carrapatelo (que esteve na posse da minha família até meados da década de 90).
E também sou casado com uma Ferreira Cabral, de Penaventosa/Sequeiros, por isso o conhecer bem as casas da região de Baião e as suas diferentes ligações.
Espero que lhe sejam de alguma utilidade estes dados.
Um abraço,
José Huet de Bacellar
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro José Huet
Grato pela sua informação. Vou acrescentar estes dados no citado livro.
Um abraço
Vasco Briteiros
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro José Huet de Bacellar,
muito obrigado pela sua resposta. Confirmou dados que eu já tinha mas ampliou-os, o que muito agradeço. Já agora: conhece mais bibliografia do que a "Familias Transmontanas"? obrigado
um abraço
Manuel M. Sarmento Pizarro
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Manuel,
Em complemento das informações prestadas pelo José Huet de Bacellar, relativas ao Major Francisco Vitorino de Vasconcelos, informo-o ainda de que o nosso antepassado, devido ao facto de haver participado na guerra civil ao lado das tropas de D. Miguel, foi destacado como adido do Regimento de Veteranos de Miranda, por Decreto de 1.1.1834. A sua participação pela causa legitimista e absolutista viria a ser amnistiada após a Convenção de Évora-Monte, fazendo parte da "Relação dos Officiaes que foram Amnistiados por Decreto de 28 de Maio de 1835, a que se refere o Officio de 22 de Março de 1836, transcripto na ordem do Exercito nº 19, do referido mez e ano", sendo-lhe confirmada a residência em Miranda e metade do soldo correspondente à sua patente.
Estas informações constam em CARRILHO, Capitão Luiz Pereira, "Os Oficiais D’El-Rei Dom Miguel" (Introdução e Índices de BORREGO, Nuno e SILVA, António de Mattos e), Lisboa, 2002, págs. 70 e 91.
Um abraço,
Nuno Barbosa de Madureira
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Vasco,
É provável - embora não o possa ainda afiançar com toda a certeza - a existência de graus de parentesco entre as famílias do fundadores da Casa de Sequeiros e a dos actuais proprietários.
Ainda não explorei na exaustão os livros de baptismos, casamentos e óbitos do extinto couto de Ancede (bem como outros documentos do Arquivo Distrital do Porto referentes ao concelho de Baião).
A existirem, tudo aponta para que à data da venda da referida casa fossem já algo distantes, pois a venda dos bens do seu último possuidor (Silvino Augusto de Vasconcelos, que era Cavaleiro da Ordem de Cristo) foi feita quase que ao desbarato durante os primeiros anos da década de 50 do século XIX.
No Arquivo da Casa da Costa encontrei sete documentos outorgados por Silvino Augusto de Vasconcelos: no primeiro, de 03.10.1853, este nomeia seu primo Manuel da Fonseca e Vasconcelos, da Casa do Bairral (em Santa Leocádia) para, em seu nome, vender cinco prédios rústicos a seu primo Manuel Peixoto de Carvalho. Este compra-lhe os referidos prédios por 310.000 réis, por escritura única em 19.10.1855, mudada para cinco escrituras particulares em 14.12.1853. Silvino de Vasconcelos já era morador em Arouca onde, aliás, viria a falecer.
D, Josefa Engrácia de Vasconcelos, uma das filhas de D. Josefa Engrácia de Barbosa Cabral, viria a casar com o Alferes José Barbosa de Madureira, Senhor das Casas de Cimo de Vila e da Costa, em Ancede, dos quais descendo directamente.
A sua ligação aos Madureiras de Canastrês (Vale de Cunha), de Mosteirô e de outras casas do concelho de Baião (Esmoriz, Minhoso, Ermelo, etc.) não me tem sido fácil de estabelecer, muito embora tudo indique que existiram. O Dr. Álvaro de Azeredo Leme Pinto e Melo, chegou a iniciar esse trabalho no início de 1900 para o meu tio-bisavô, Prof. Doutor Bernardo Augusto de Madureira e Vasconcelos, mas não o chegou a concluir. Esse manuscrito genealógico, datado de 1905, ficou incompleto e "limitou-se" a estabelecer os ramos e ligações dos Peixoto de Madureira e dos Madureira Guedes com os Pinto da Lagariça e outras famílias da região.
A verdade é que os Madureiras de Ancede detiveram um vasto património imobiliário na região de Baião e na cidade do Porto, referenciado desde o século XIV em diversas obras de referência.
Encontro-me presentemente a analisar algumas teses de dissertação de licenciatura e de mestrado sobre o antigo couto de Ancede:
1. RIBEIRO, Inês Maria Ferreira Álvares, "O Couto de Ancede no século XVIII: senhorio e exploração rural", Coimbra, 1989;
2. SILVA, Maria Emília Teixeira da Silva, "Levantamento da propriedade do Convento de Santo André de Ancede do concelho de Baião", Porto, Universidade Portucalense, s/d;
3. RIBEIRO, Emília Maria Cardoso Mesquita e MARTINS, Lúcia Rosa Lopes, "Elementos económicos e aspectos gerais do concelho de Baião e propriedade do Couto de Ancede - 1747", 2 vols, Porto Universidade Portucalense, s/d.
A leitura destes trabalhos vem consolidar o que acima referi, relativamente à importância económico-social dos Madureiras durante o século XVIII em Ancede.
Um abraço,
Nuno Barbosa de Madureira
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, An
Caro Nuno
A minha curiosidade sobre os Madureiras de Ancede, resulta de um certo dia ter ido caçar nas proximidades de Canatrês e ao apreciar o imponente portal armoriado da Casa de Vale de Cunha, notar uma inscrição latina na padieira. Na altura alguém me traduziu : "esta casa foi grande pelos grandes casamentos conseguidos". Até agora não consegui obter nenhuma foto deste mote, para tentar averiguar se a leitura estaria certa(?) ou teria sido uma pequena brincadeira do tradutor de então.
No livro do dr Alvaro de Azeredo nada é referido.
Pelo que relata presumo que o seu tio-bisavô deve ser o que está sepultado num jazigo assinalado com um capêlo ( infelizmente já fui lá este ano a um funeral ao jazigo quase contíguo). Tirei os dados gravados na pedra mas não consegui ligá-los com Canastrês, nem com outros.
Além dos dados do livro " Casas de Baião" apenas sei que tinham a Casa das Ruas das Flores no Porto e que existe no Porto uma familia Madureira e Sousa.
Quanto a essa monografias sobre Ancêde, são completamente novas para mim.
Um abraço
Vasco Briteiros
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, An
Caro Vasco,
Tive oportunidade de fotografar o portal da Casa de Vale de Cunha há cerca de dois anos, na altura quase que coberto pela vegetação.
Lamentavelmente, a anterior Quinta de Canastrês, cujos prazos datavam dos inícios do secúlo XIV, sofreu as consequências do arrivismo burguês pós- 1834, sendo sucessivamente vendida a "barões" liberais e, posteriormente, retalhada em pequenas propriedades, encontrando-se actualmente ao mais completo abandono.
Como é do seu conhecimento, os Madureiras de Ancede, ramo dos Madureiras de Infanções de Parada, de Trás-os-Montes, fixaram-se em Vale de Cunha nos finais do século XIV e os seus descendentes vieram a ocupar importantes cargos públicos e privados na cidade do Porto, quer na respectiva administração entre os séculos XIV e XVII (vg., como vereadores), quer na respectiva Misericórdia.
A perda de varonia em Vale de Cunha, associada a outros factores - muito particularmente à visão integralista da Portugalidade que a Família sempre assumiu, nada condizente com o oportunismo que se sucedeu a 24.08.1820, [dia de São Bartolomeu, ou "dia em que o diabo anda à solta"] - veio a contribuir para o decréscimo da sua importância no extinto couto de Ancede, designadamente a partir dos inícios do seculo XIX.
Excesso de provincianismo - talvez! Mas, sobretudo, uma visão e uma atitude afectivas e efectivas face a um Portugal que se ia afundando em troca da delapidação dos seus bens. Exemplo dessa atitude pugnante, encontro-a talvez no meu tio-bisavô - que, efectivamente, como o Vasco refere, se encontra sepultado, no cemitério paroquial de Ancede e a quem Portugal muito deve pela sua actividade académica na extinta Faculdade de Teologia da Universidade de Coimbra ou pela sua acção como polígrafo (quer como teólogo, filósofo, poeta ou polemista), em particular nas áreas da Teologia Dogmático-Polémica - pela qual viria a obter, aliás, um louvor régio. O Visconde de Villa-Moura, amigo próximo da Família, dedicou-lhe, aliás, num prefácio a uma das suas obras, um rasgado mas justo elogio.
No que se refere às monografias sobre Ancede que lhe referi, são "amadoramente" interessantes, mas continuam a carecer de um estudo mais exaustivo e objectivo sobre a realidade sócio-económica do extinto couto.
É que os panegíricos que caracterizaram alguns estudos geneealoógicos entre os séculos XVI em XVII em Portugal, foram encontrar um terreno demasiado fértil a partir do século XIX, período em que o "ter" passou a ser mais importante que o "ser".
Assim que tiver dados mais concretos - OBJECTIVAMENTE concretos - terei o maior prazer em os partilhar consigo, Caro Vasco.
Até lá, aceite os meus melhores cumprimentos,
Nuno
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, An
Caro Nuno,
mais uma vez, muito obrigado pelas informações. Agradeço-lhe também, se não fôr pedir demais, que me dê o máximo de bibliografia existente. Quanto aos Madureiras de Parada, também "cá" os tenho: os Moraes Sarmento de Chaves estão muito unidos a eles...
um abraço
Manel S. P.
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, An
Caro Manel,
Os doze volumes que constiutem as "Memórias Histórico-Arqueológicas do Distrito de Bragança", do Abade de Baçal contêm informação interessante sobre os Madureiras e as suas ligações às principais famílias transmontanas.
Nos três volumes do "Dicionário dos mais ilustres Transmontanos e Alto Durienses", de Barroso da Fonte, editados em Guimarães em 1998, 2001 e 2003) poderá, decerto, encontrar algumas informações biográficas sobre parentes seus, bem como na "Toponímia Flaviense" (AIRES, Firmino, Câmara Municipal de Chaves, 1990).
Nas páginas 232-233 da "Memoria Professorum Universitatis Conimbrigensis 1772 - 1937", editado pelo Arquivo da Universidae de Coimbra em 1992, encontra uma pequena biografia de um parente seu, o Prof. Doutor António Luís de Morais Sarmento, um dos mais importantes Lentes da Faculdade de Medicina de Coimbra durante o século XX e Reitor da sua Universidade entre 1939 e 1941. Nas págs 352, 353 e 358 da mesma obra aparecem fotografias dele. O Doutor António Luís de Morais Sarmento era bisneto do nosso Major Francisco Vitorino de Vasconcelos, da Casa de Sequeiros.
Um abraço,
Nuno
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, An
Caro Nuno Madureira:
Entre os ascendentes varonis de minha avó paterna, D. Maria Ermelinda Ribeiro de Sousa, conta-se um Cristóvão de Oliveira de Madureira, casado com Ana Barbosa, do lugar do Lordelo, Ancede, sendo ele filho de Maria de Madureira, do mesmo lugar de Lordelo, casada a 21.10.1709, em Ancede, com Manuel de Oliveira, filho de Francisco de Oliveira e de sua mulher Isabel Cardoso, do lugar das Caldas, na mesma freguesia.
Era esta Maria de Madureira filha de Camilio (aparece escrito deste modo mas é certamente "Camilo") de Madureira e de sua mulher Luisa Barbosa, do mesmo lugar e freguesia.
Será que tem algum conhecimento acerca destes nomes? Provavelmente será algum ramo bastardo destes Madureiras que aqui trata, dada a coincidência de residirem na mesma freguesia.
Os melhores cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, An
Caro Nuno
Aqui lhe relato uma pequena lenda sobre a sepultura dos Senhores de Vale de Cunha no chão da sacristia da Igreja de Ancêde ( assim sempre escrevi desde a minha meninice), onde ainda hoje se encontra : no tempo das invasões francesas um militar de Vale de Cunha morreu e foi sepultado de uniforme com espada na sepultura de familia. Quando se procedeu a obras na sacristia no sec XX. abriram a sepultura e encontraram o cadáver do dito militar dependurado na espada e esta espetada numa ranhura da tampa tumular. O militar teria sido enterrado vivo !
Esta história foi-me contada na própria sacristia, era eu muito jovem!
Analisando a série de senhores da casa, presumo que deve ter sido José Correia de Melo que foi Marechal de Campo, que se casa a 23.12.1772
Um abraço
Vasco
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, An
Caro Nuno,
Agradeço a sua resposta, embora eu lhe perguntasse mais sobre a casa do Búzio, Bitetos e as outras desses lados do antigo concelho de Bemviver. Quanto ao Doutor António Luis Vasconcellos de Moraes Sarmento era irmão da minha bisavó, um personagem muito querido e conhecido na familia e que muito me alegro de ver que ainda há gente que se lembra dele. Em trás-os-montes, infelizmente, parece que já o esqueceram...
um abraço
Manel
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, An
Caro Vasco,
A tradição oral em Ancede sempre foi fértil e desde tenra idade ouvia os nossos caseiros falaram-me de lendas de lobisomens e outras crendices.
A história que citou sobre o Marechal de Campo José Correia de Melo também a ouvi na minha infância, mas confesso-lhe que sempre a considerei um fértil produto da tradição das gentes de Ancede.
O Marechal de Campo José Correia de Melo (José Correia de Melo Mesquita Brandão e Sousa, de acordo com a escritura antenupcial redigida em casa dos seus pais [a Casa dos Brandões, na Rua das Flores, no Porto] a 23.12.1772) é provável que tenha nascido no Porto, onde nasceu a 2.11.1743. Foi o segundo dos doze filhos legítimos de Martim Afonso de Melo e de D. Jerónima Joaquina de Sousa Soutomaior e Menezes, segundo Manuel Felgueiras Gaio e Álvaro de Azeredo.
Sucedeu a seu pai na Casa de Vale de Cunha, de que foi o 12º senhor. Segundo Felgueiras Gaio (título de Gayos § 30 N.12), foi Fidalgo Escudeiro acrescentado de Moço Fidalgo por alvarás de 16 e 20 de Novembro de 1765. Depois de ter sido Guarda Marinho foi promovido a diversos postos, atingindo a patente de Tenente-Coronel do 1º Regimento de Infantaria do Porto (decreto de 26 de Março) e de Coronel da mesma unidade em 1780 (decreto de 29 de Março). Atingiu a patente de Marechal de Campo por decreto de 29.4.1793 (posto em que se efectivou no ano seguinte) e é nessa qualidade que integrou a Divisão Auxiliar a Espanha, participando nas Campanhas do Rossilhão e da Catalunha (1793-1795), como Comandante da 2ª Brigada. MADUREIRA SANTOS afirma que faleceu em 1795, informação que é igualmente reproduzida em "Os Generais do Exército Português (I)", editada pela Biblioteca do Exército em 2003.
O seu irmão mais novo, Florêncio José Correia de Melo, integrou igualmente a Divisão Auxiliar Portuguesa a Espanha, como Major da 1ª Brigada (como Major do 2º Regimento de Infantaria do Porto), vindo mais tarde a ser Governador Geral da Madeira (entre 1815 e 1819).
O Marechal de Campo José Correia de Melo (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=60077) casou-se com sua prima D. Maria Joaquina de Sousa César e Lencastre, tendo tido apenas uma filha única - D. Maria Ana Xavier Correia de Melo Amorim e Lencastre (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=192350) - última senhora de Vale de Cunha, que a viria a vender ao Barão de Ancede, em 22.7.1845.
Um abraço,
Nuno
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, An
Caro Fernando Sá Monteiro,
Já "tropecei" por esses nomes nos livros paroquiais de Ancede. Julgo terem ligações à Casa de Mosteirô.
Nuno Barbosa de Madureira
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Nuno,
por acaso, e desculpe voltar a incomodá-lo, não sabe mais sobre os nossos barbosas? estou aqui atrás deles e não há maneira. um abraço
Manuel de M. Sarmento Pizarro
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro José huet,
desculpe incomodá-lo de novo. Gostaria que me pudesse dar duas informações que decerto possui:
1- ascendência "Vasconcelos"...(o meu Avô descendente da casa de Sequeiros ainda o era - antónio Maria Vasconcelos de Moraes Sarmento - aparece no genea mas não lhe dão a filiação que dão ao seu irmão e meu tio-avô João Guilherme, que está um pouco mais completa).
2- Ligação dos Ferreira Cabral de Sequeiros com os Barbosa Cabral que lhe venderam a casa.
Mais uma vez, obrigado pela sua sempre tão amável ajuda.
um abraço
Manuel de M. Sarmento Pizarro
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro José Huet
peço desculpa por repetir-me, mas é que agora (e finalmente) estou mais disponível para as minhas pesquisas. sobre os "Barbosas" de Josefa Engracia e o Vasconcelos do Marido não há algo publicado (nem na Bíblia Gayo ou outros? procurei mas não os consegui apanhar).
agradeço desde já a sua ajuda.
um abraço
Manel S. P
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Cá estou eu de novo. Suponho que terei. Mas não sabe mais nada? Não é o mesmo da quinta do Buzio? Não é deste que fala o livro sobre as CASAS DE BAIÃO ?
Cumprimentos.
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Manuel Sarmento Pizarro,
Tenho no meu arquivo alguma documentação do Búzio, algumas coisas, até lhe poderão interessar, como descendente de João Pinto de Sousa e Vasconcelos e D. Josefa Engrácia Barbosa Cabral, caso esteja interessado poderei fornecer-lhas, mas para isso é melhor ser através do meu e-mail, que passo a indicar: jpontohuetarrobaoninetpontopt
No Felgueiras Gaio não aparece nada, que eu saiba, sobra a família do Búzio.
Julgo que os Vasconcelos deles provêm de Amaro Caldeira, dos Caldeiras que foram tabeliães na Vila da Feira, dos quais também descendo através dos Botelhos de Pinho Pereira da Casa da Praça da referida vila, bem como todos os Huets actuais.
Também no Búzio há outra ligação a Vasconcelos, na pessoa de D. Maria Soares de Vasconcelos, casada com Francisco Soares de Vasconcelos, e avós maternos do acima mencionado João Pinto de Sousa e Vasconcelos.
Julgo que haverá ainda mais uma, através dos Sousa, com ligações aos primitivos senhores da Casa de Carrapatelo, daí as ligações mais tarde das duas casas, cujas propriedades confinavam, o que deixou de acontecer com a abertura da estrada para a barragem de Carrapatelo em meados da década de 60 do século XX.
Não creio ter sido grande a ajuda, mas pode ser que alguém deste forum tenha dados mais concretos sobre o assunto.
Um abraço
José Huet de Bacelar
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
já verei! Lapsus mentis!
Pena Samaiões ter ido ao ar, com a biblioteca do Primo Francisco onde isso andava de certeza...
abraços
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro josé,
muito obrigado. o E-mail já seguiu...mas vou continuar com o Gayo que é o meu livro de cabeceira. Pelo menos se não encontro estes encontro sempre alguma coisa que me interesse! A vida de pseudo-tentativa-de-historiador é mesmo assim: procuramos coisas, não as encontramos, vemos outras, distraímo-nos mas quando tiver que ser encontramos o que primeiro se buscava.
mais uma vez obrigado, um abraço
Manel
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Manuel Pizarro,
Pode ser que lhe interesse:
Casamento na Sé, Porto a 17.6.1699
Vasco Barbosa Cabral, filho legítimo de Brás Barbosa e de sua mulher Ana de Castro, da freguesia de Santo André de Ancede, com Catarina da Silva Pereira, filha legítima de João Pereira e de sua mulher Antónia da Silva, moradores na Rua Escura, da freguesia da Sé
Cumprimentos
José António Reis
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Manel,
Julgo que em Samaiões não haveria nada sobre o Búzio,mas sim sobre os Morais Sarmento. Alguém me disse, não sei quem da família, que o arquivo, ou pelo menos uma parte, tinha sido entregue ao Arquivo Distrital de Vila Real. Julgo que foi em Penevantosa que se falou disso, aquando da venda, mas não tenho a certeza. Quem deve saber alguma coisa sobre a família é a prima Luísa Adelaide,pelo menos tinha bastantes conhecimentos de coisas de família, só que não sei para onde foi viver desde a venda, ouvi dizer que foi para o sul.
Vou mandar-lhe hoje por mail alguns dados sobre o Búzio.
Um abraço do
José Huet
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro José,
pois, é capaz de ter razão. maso primo Francisco deveria ter informações sobre os Cabrais, e ainda não tive tempo de perguntar ao Primo Toni de Barros (que sei que esteve responsável pela doação de pelo menos parte do espólio e da magnífica biblioteca - onde me perdia eu em pequeno e a qual sonho copiar um dia). Vou falar quando me seja possível com ele e perguntar-lhe-ei. Quando ele foi para Lisboa o meu pai andou a ajudar nesses trâmites e pode ser que até ele saiba.
já agora, não recomendo a ninguém que tenha conhecido a casa de Samaiões que lá vá agora...dá pena ver o que fizeram...enfim, como diria o Guterres, é a vida!
abraços,
Manel
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caros Amigos:
Cá vão os Barbosas Cabrais da Casa do Búzio:
0 Cap João Pinto de Sousa e Vasconcellos, n.3.1.1738 en Fandinhães foi Senhor da Casa do Búzio que herdou de uma prima, Senhor do Casal de Bitetos, etc. Casou com escritura de dote a 10.6.1776 em Ancede (Baião) com D. Josefa Engrácia de Barbosa Cabral, fª do Capitão José Nunes de Barbosa Cabral,Senhor da Casa de Sequeiros em Ancede e de sua mulher D. Brigida de Jesus Pereira Botelho,n.p. José Nunes (fº de José Nunes e de sm Domingas de Sá), e de sm. Helena Barbosa Cabral (fª de Gabriel de Azevedo e de s.m. Águeda de Barbosa Cabral) e neta materna de Domingos Fernandes e sm Esperança Botelho. Com geração.
Cumprimentos.
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro conde,
muito obrigado. Já é bom. fontes?
um abraço
Manel S. P.
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Fontes: O Capitão José Nunes Barbosa Cabral foi familiar do Santo Ofício e tem processo de genere dele e da mulher no ANTT. O resto são paroquiais do ADP.
Boas Festas.
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Confrade:
Desculpe maçá-lo, mas estou muito interessado nessa eventual ligação dos Sousas aos primitivos Senhores da Casa do Carrapatelo. Pedia-lhe o favor da sua ajuda.
Muito grato.
Cordiais cumprimentos e bom ano e novo.
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Tenho uma prima direita,Maria Luisa da Fonseca de Azeredo Malheiro,viuva de Joaquim César Barbosa Cabral,Engº e dono da Casa do Eido em Baião.Filho de Joaquim Barbosa Cabral e de DªBelmira César Pinto Machado da Casa da Granja em Aregos.Gostaria de saber mais desta Familia Barbosa Cabral e das suas possíveis ligações a outros Barbosa Cabral aqui falados.e suas origens.Grato pela vossa atenção,cumprimenta
Filomeno Malheiro Garcia
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Filomeno,
infelizmente não lhe posso dizer muita coisa, mas estou certo que alguns dos outros confrades que por aqui escreveram sim poderão. Eu fiquei a meio nas minhas investigações e não consigo ir muito longe. Nem sequer ligo estes barbosas e cabrais aos outros que por aquelas terras havia. No entanto, se o puder ajudar em algo, esteja à vontade que tenho imenso gosto, posso é não ter informações.
com os melhores cumprimentos
Manel Sarmento Pizarro
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Manuel S.Pizarro
Muito obrigado pela sua pronta resposta.Depois de lhe enviar a msg. fiquei a pensar se não será parente da Maria Filomena Pizarro de Campos Miranda da Casa da Praça, em Vªdo Conde,Mãe da Joana,casada com meu sobrinho Miguel Jardim Malheiro Garcia.
Os meus cumprimentos
Filomeno Malheiro Garcia
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Filomeno,
somos de facto parentes, pois temos uns avós comuns na transição do século XVIII para o XIX. Os pizarros são muitos mas é fácil encontrar a união deles, pelo menos da maioria, nessa data, quando há 14 irmãos que espalham a descendência por este país.
Qualquer coisa, já sabe, estou ao dispor.
Com os melhores cumprimentos
Manel Sarmento Pizarro
Enlace directo:
RE: Madureira - Ancede
Caros Colegas:
Verifiquei existirem em diversas intervenções deste tópico referências à família Madureira de Ancede. Gostaria de saber se acaso alguém tem dados quanto à origem do ramo Madureira desta freguesia a que pertenceram Ascenso de Madureira e Domingas Ribeiro, pais de Rosa de Madureira, nascida em 1702 no lugar de Penalva.
Desde já agradeço qualquer informação adicional.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Enlace directo:
RE: Madureira - Ancede
Caro Rui
aconselho-o a contactar por aqui directamente o Nuno Madureira, que é quem mais e melhor domina o tema, segundo me parece (e os outros que me desculpem se subestimo os seus conhecimentos).
Com os melhores cumprimentos, ao seu dispor
Manuel Sarmento Pizarro
Enlace directo:
RE: Madureira - Ancede
Caros Manuel Sarmento Pizarro e Rui Pereira,
A única informação que, neste momento, possuo relativamente a Ascenso de Madureira e sua mulher, Domingas Ribeiro, é a que consta de um assento de baptismo de Maria, filha daqueles dois, nascida e baptizada em Ancede em Agosto de 1698 e que, naturalmente, deverá ser irmã da Rosa de Madureira.
Nos próximos meses de Julho e Agosto conto voltar ao Arquivo Distrital do Porto e logo que obtiver informações mais precisas colocá-las-ei aqui no Fórum.
Cumprimentos,
Nuno Barbosa de Madureira
Enlace directo:
RE: Madureira - Ancede
Caro Manuel Sarmento Pizarro:
Muito obrigado pela sua sugestão. Ia segui-la, mas o colega Nuno Madureira já se antecipou.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Enlace directo:
RE: Madureira - Ancede
Caro Nuno Barbosa de Madureira:
Muito obrigado pelas suas informações. Desde já agradeço também qualquer dado adicional que possa fornecer na sequência das suas próximas investigações.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
relanço o tópico, não vá ter ainda mais sorte.
obrigado
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Manel,
Hehehehe, acredite, mas não me esqueci do seu pedido.
Ainda há dias estive no Arquivo Distrital de Vila Real a consultar as "migrações" dos nossos Barbosas Cabrais nesse distrito.
Cumprimentos,
NBM
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Nuno,
agradeço a sua ajuda. Acabo de vir de um casamento com o filho duma das actuais proprietárias de Sequeiros. Já agora, se souber da nossa ligação possível com eles agradeço-lhe que me diga.
cumprimentos
MSP
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
relanço o tópico. obrigado
RespuestaEnlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Bom dia,
Aqui neste tópico faz-se referência à família Barbosa Cabral.
Tenho investigado também outros Barbosa Cabral de Ancede que me parece entrocarem nestes, talvez mais atrás.
Assim talvez alguém que já se tenha debruçado sobre esta gente me possa dar uma ajuda.
Encontro através dos registos paroquiais Bernardo Barbosa Cabral, filho de José Barbosa Cabral, e casado com Tomásia nos idos de 10.1.1718.
Também no Genea a figura aparece. Contudo assinala como fonte o Nobiliário do Felgueiras Gayo. Consultado este porque o assunto me interessa, aparece apenas como filho de José Barbosa Cabral o nome de José Bernardo.
Ou é a fonte que está mal indicada ou então é incorrecção do Felgueiras Gayo.
Alguém me pode esclarecer ?
Obgd
Jorge Amado Rodrigues
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caríssimo Jorge Amado Rodrigues
infelizmente não o posso ajudar com as informações que possuo conjugadas com as que nos disponibiliza. No entanto, se quiser colocar aqui o que já tem pode ser que consigamos ver melhor o que se passa. De qualquer modo talvez o confrade Nuno Madureira lhe saiba dizer algo mais do que eu, infelizmente impossibilitado neste momento de prosseguir as investigaçoes deste ramo no Porto.
Com os melhores cumprimentos
Manel Sarmento Pizarro
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Manuel Sarmento Pizarro,
Obrigado pela sua resposta.
Outros afazeres só agora me permitem voltar ao assunto.
A razão de ter colocado aquele problema relacionado com Bernardo de Barbosa Cabral foi essencialmente o facto do Genea indicar uma fonte que não corrobora nem os factos nem os dados do próprio Genea.
Pensei assim que talvez tivesse havido outra fonte que não aquela, e houve certamente.
No entanto, como sugere, trarei aqui um destes dias os restantes dados que tenho, embora não sejam muitos mais.
Cumprimentos
Jorge Amado Rodrigues
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Jorge Amado Rodrigues:
Esse Bernardo Barbosa que refere (meu oitavo avô) é efectivamente o mesmo mencionado por Gayo. O seu casamento com Thomasia de Barbosa (sua parente) é o segundo dele; antes, casara, também em Ancede, em 2 de Junho de 1706, com uma Margarida Monteiro, filha de Manoel da Rocha e de Domingas Monteiro, de Porto Manso. Serviram de testemunhas nesse casamento Luís de Magalhães e Manoel Barbosa. (fl.157 do Livro de Casamentos de Ancede para essa época).
Era filho de Joseph Barbosa, morador no lugar de Sequeiros de Baixo (Ancede) quando casou com Maria de Sequeira, a 22 de Julho de 1670. Infelizmente esse assento (de leitura difícil) não menciona o nome dos pais dos noivos. Para trás, casamentos não encontrei (infelizmente não tive possibilidade de fazer uma pesquisa exaustiva no ADPorto). Mas, se seguir essa linha (ascendente) no Felgueiras Gayo, verá que é dado como neto paterno de um Manoel Alvares (diz esse Autor, "senhor da Quinta da Abadia em Ancede") e de Maria de Barbosa.
Ora, nos registos paroquiais de baptismos, encontram-se, como filhos deste casal:
A. Maria, baptizada em Santo André de Ancede a 16 de Janeiro de 1614 pelo pároco Pe. Manoel Frazão, afilhada de Diogo Barbosa, de Nogueira, e de Maria de Magalhães;
B. Luiza, baptizada em Santo André de Ancede a 29 de Janeiro de 1618 pelo pároco Pe. Manoel Frazão, afilhada de António d'Azeredo e de Joana de Magalhães, filha de António Coelho. (Sem geração esta senhora, segundo Felgueiras Gayo).
Não encontrei ainda nenhum documento referente ao Santos de Barbosa que, sempre segundo Gayo, seria filho destes também e pai daquele Joseph barbosa acima mencionado. No entanto, há perto de 50 anos um meu parente pôde consultar esses registos e deixou anotado que o seu casamento se fez em Ancede, em 1 de Outubro de 1642, com Catarina de Payva, filha de Francisco Navarro
Mas encontro ainda o casamento de um outro irmão, Brás Barbosa, que casou em 2 de Janeiro de 1647 (na Igreja de Santo André de Ancede) com Anna de Castro, filha de André António e de Joana de Castro, de S. Romão de Parada. Testemunhou António Barbosa. É ele o pai de um Vasco cujo casamento aparece numa das mensagens acima deste tópico, no Porto.
Encontram-se ainda, nos registos paroquiais de Ancede, baptismos de filhos de Bartolomeu Alvares (irmao de Manoel Alvares) e de filhos daquele Francisco Navarro (e de sua mulher Maria de Payva), cujos dados não tenho aqui agora.
Assim, as informações de Gayo confirmam-se, pelo menos até cerca de 1610 (quando começam os registos de baptismo).
Infelizmente, o mesmo parece não se poder dizer do casal que sempre é mencionado como a "origem" dos Barbosas Cabrais, Gregorio de Barbosa e Catarina Cabral: no seu livro sobre Pedro Alvares Cabral, o Doutor Luiz Vaz de São Payo trata com muito desenvolvimento o que se pode (e não pode) saber sobre eles, e não conheço nenhuma obra ulterior que traga novos dados.
Melhores cumprimentos,
Marcos Sousa Guedes
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Marco Sousa Guedes
sabe dizer-me se a obra que refere diz alguma coisa dos Barbosas Cabrais desta casa com que o tópico foi iniciado? Desde já agradeço qualquer informação.
Com os melhores cumprimentos, e votos de bom ano
Manel Sarmento Pizarro
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Manuel Sarmento Pizarro
Em "Subsídios para uma Biografia de Pedro Álvares Cabral" (Luis de Mello Vaz de Sampaio, Coimbra, 1971), o Autor apenas se debruça sobre aquela Catarina Cabral (e incidentalmente sobre o seu marido) para pôr em causa o seu próximo parentesco - sobrinha, salvo erro - com o biografado. Estamos, aí, no início do século XVI (esse Gregorio é dado como tendo participado na conquista de Azamor de 1514).
Para os cem anos que medeiam entre esse casal e o início dos paroquiais de Ancede, a fonte privilegiada deverá ser sempre - como aqui já foi referido - o arquivo do Mosteiro de Ancede.... se tivermos sorte. Nos assentos (a partir de 1610), percebe-se que os Barbosas abundam já ali (muito raramente aparecendo mencionado o apelido "Cabral", curiosamente)
Votos de bom ano
Marcos Sousa Guedes
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Marcos Sousa Guedes,
Desde já muito grato pelas indicações que me dá e que estou ainda a estudar.
Bernardo Barbosa é também meu sétimo avô. Conheço de facto os casamentos que refere e cujas
fotocópias tenho em meu poder.
Refere também o casamento de Santos Barbosa em 1642. Também tenho cópia dele embora seja
muito sucinto. Se lhe interessar obter cópia contacte-me directamente que com gosto lho
enviarei (ou a qualquer dos outros).
Estou em rodrigues ponto amado arroba gmail ponto com.
Estive no AD Porto na última semana do ano a dar uma 'vista de olhos' para ver se encontrava
mais algum registo relativo aos mesmos. Sem êxito.
Contudo aproveitei para reler um outro registo que havia encontrado algum tempo atrás e que
intriga um pouco (Ancede, Livro M2, fl.39 - 2ª numeração).
Atribuí tal registo ao do baptismo de José Barbosa Cabral, filho de Santos Barbosa e pai de
Bernardo Barbosa. Não sei se correctamente.
Diz o seguinte :
A 5 de jrº de 681 Baptizei Jozhe fº de Sanctos Barboza e de sua m.er do logar da Badia forão
p.p. Naº C e sua m.er da boa vista freg de S. Crux. E por verdade fiz este assento era ut
supra.
O Pe Maoel de Souza
A ser o da pessoa referida será que nasceu em 1681 quando o filho casa em 1706 ???
Quanto ao resto tento agora encontrar (parece difícil) o livro que indica do Doutor Luiz Vaz
de São Payo, obra que não conheço.
Cumprimentos e Bom Ano Novo
Jorge Amado Rodrigues
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Jorge Amado Rodrigues:
Estou com inveja, que há quase um ano não consigo ir ao Arquivo do Porto :)
Mas antes de mais, obrigado pela disponibilidade. Vou contactá-lo para o endereço que indicou.
Quanto ao resto: bem, penso que o "nosso" José Barbosa é aquele que casa em 1670 (data, essa sim, perfeitamente compatível com a do primeiro casamento do filho Bernardo)... Esse assento que refere é intrigante. Poderá haver duas explicações: (a) um segundo casamento tardio do Santos Barbosa (no "novo" assento não se diz quem seja a mulher, e poderia ter enviuvado da Catarina de Payva para voltar a casar): suponhamos que casou em 1642 com 25 anos, terá 64 anos em 1681... acontece - embora não seja muito frequente - dar o mesmo prenome a dois filhos nascidos de dois casamentos; (b) pode também haver um segundo Santos Barbosa, quem sabe se filho ou sobrinho do anterior (note que vivem na "badia" ou Abadia).
Já várias vezes me interroguei sobre a razão de ser deste nome próprio, tão invulgar. Os assentos de óbitos poderiam ajudar nisso, não tive nunca tempo de os ver em detalhe.
E qual será o nome do Padrinho? Narciso??
A propósito, deixo aqui tambem a transcrição muito incompleta de um assento de leitura dificil. temos o casamento, em 1763, de um bisneto de José Barbosa...
[1763 Julho 2]
ADPorto, Paroquiais, Miragaia (Porto), Livro Misto 8, fls. 163-163v.
(assento de casamento de Manoel Antonio Barbosa, neto de Bernardo Barbosa)
[...]
Manoel Antonio Barbosa, filho de Jose Vieiera de Magalhaes e de sua molher Maria Barbosa, natural do lugar de (...) freguesia de Santo André de Ancede, concelho de Bayao, comarca de Sobretâmega
neto pela parte paterna de Manoel Vieyra e sua mulher Paschoa de Magalhães, do lugar de (...) e materno de Bernardo Barbosa e sua mulher Thomasia Barbosa
[...]
... do Sil, naturais de Vila Flor, neta paterna de Simão Rodrigues e de Maria Rodrigues e pela materna de Domingos (...), todos já defuntos, do Arcebispado de Braga, e de sua molher maria de (...) natural de Val de [Vez?] do mesmo Arcebispado.
[...]
Quanto ao livro sobre o Pedro Alvares Cabral, ainda vai aparecendo em alfarrabistas... Mas o que diz sobre o "casal fundador" dos Barbosas Cabrais resume-se a poucas páginas. Tenho também todo o gosto em enviar-lhas.
Cumprimentos,
Marcos Sousa Guedes
Enlace directo:
RE: Madureira - Ancede
Caros Confrades
Começo por vos desejar um feliz ano de 2007. Deparei por acaso com este vosso tópico e uma vez que tenho interesse em Santa Cruz do Douro, apresentou-vos este caso. Uma minha antepassada foi natural de Snata Cruz do Dourom de nome Maria Eufrásia Ribeiro de S. Francisco, do lugar do Paço e em Pedreda, em Sta Cruz do Douro, em Baião. Após uma pesquisa aos assentos de Sta Cruz no ADP. nada encontrei sobre o nascimento de Maria Eufrásia, nem tão pouco a sua morte, uma vez que a mesmo morreu em Monção em data que por falta de assentos não é possivel determinar. O facto é que teve um filho a que chamou Manuel José Caetano Ribeiro de Castro casado a 1.jun.1756 com Maria Joana da Estrela Brito Ribeiro Ferreira Pinto Sá, em cuja ascendencia tambem não aparece nenhum nome Castro. Este nome (manuel josé caetano ribeiro de castro) não provem do pai, pois o pai foi o L.do Pe. Ambrozio de Freitas Alvares e em cujas ascendencia nunca apareceu o Ribeiro de Castro. Sendo assim, encontrei uma Eufrásia nascida a 11.abr.1706 , filha de Ricardo de Magalhães e de Maria da Fonseca, neta paterna de Rafael de Madureira, de Ancede. Algum dos confrades se deparou com o nome de MAria Eufrasía nas vossas pesquisas em alguma freguesia por vos pesquisa? Desde já agradeço possiveis informações sobre a pesquisa dos antepassaddos de Maria Eufrásia.
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues
filha de
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Marcos Sousa Guedes,
Pode ser que lhe interesse para o estudo da família Barbosa Cabral, de Ancede:
Francisco Barbosa Cabral, filho de Santos Barbosa de Vasconcelos, já defunto e de sua mulher, Catarina de Paiva, da freguesia de Santo André de Ancede, casou na igreja paroquial da fregª de Várzea de Ovelha, concº de Marco de Canaveses, com Ana Monteiro, do lugar de Fonte Arcada, filha de Gonçalo João e de sua mulher, Ana Monteiro, já defuntos.
Foram testemunhas do casamento, o Reverendo Padre Manuel Monteiro da Conceição, o Licenciado Domingos Ferraz de Basto, Manuel Pinto, do lugar de Fonte Arcada e o Capitão Gonçalo Cerqueira Cabral, da fregª de Salvador do Monte
ADPRT, registos paroquiais, fregª de Várzea de Ovellha, concº de Marco de Canaveses, Lº M-1, f. 144
Cumprimentos
José António Reis
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro José Antonio Reis, muito obrigado por essa preciosa informação: mais uma peça no puzzle. É muito curioso, porque em nenhum dos documentos de Ancede que conheço aparece nessa linha o apelido Vasconcelos.
Por acaso não tem referência da data desse casamento?
Cumprimentos
Marcos Sousa Guedes
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Marcos Sousa Guedes,
Reconheço o registo que transcreve do casamento em 1763 de Manoel Antonio Barbosa com Josefa Maria do Prado o qual não estou certo de ter visto mas cuja existência conhecia.
Manoel António Barbosa era irmão da minha ancestral Inácia Maria Angélica Barbosa.
Tenho também referenciado o seu filho e neto.
Todavia salta-me à vista um aspecto.
Diz-me que é "neto pela parte paterna de Manoel Vieyra e sua mulher Paschoa de Magalhães".
É muito curioso pois que, dos vários registos que conheço, sempre se refere Páscoa Ribeira e não Magalhães (eventualmente mais lógico). Aliás ela seria filha de António Dias e Maria Ribeira.
Portanto há aqui mais uma dúvida.
Para além dos registos de que anteriormente falei, tenho em meu poder os seguintes, que lhe poderei enviar :
Inácia Maria Angélica Barbosa
N 6-1-1739, Baião, Ancede
Livro. B1, Folha 118 (2ª), Assento 2
António Pinto com Inácia Maria Angélica Barbosa
C 13-4-1760, Baião, Ancede
Livro. M6, Folha 290-290V, Assento 1
José Vieira de Magalhães
N 27-3-1709, Baião, Ancede
Livro M3, Fls. 123V, Assento 2
José Vieira de Magalhães com Maria Barbosa Cabral
C 16-2-1733, Baião, Ancede
Livro M4, Fls. 19V, Assento 2
Cumprimentos
Jorge Amado Rodrigues
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Marcos de Sousa Guedes,
O casamento realizou-se a 22.2.1667, na fregª de Várzea de Ovelha
Cumprimentos
José António Reis
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Marcos Sousa Guedes,
Santos Barbosa, filho de Maria Barbosa, casou a 1.10.1642, na igreja paroquial da fregª de Ancede, com Catarina de Paiva, filha de Francisco Navarro.
ADPRT, Registos Paroquiais, fregª de Ancede, concº de Baião, Lº M-2, f. 112v
Cumprimentos
José António Reis
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caros confrades
Já lá vão bastantes anos, também fiz alguma pesquisa relativamente aos Barbosas Cabrais, de Ancede, nos registos paroquiais de Baião e do Marco de Canaveses, que confirmam os dados que publicaram, mas há alguns dados que gostaria de conhecer, caso deles disponham.
Trata-se das datas e locais do nascimento de Santos Barbosa de Vasconcelos, e de sua mulher Catarina de Paiva, meus 8.os avós (esta filha de Francisco Navarro e de sua mulher Maria de Paiva, moradores no lugar de Sequeiros, em Ancede, Baião), e das datas e locais de nascimento do filho de ambos, o Capitão Francisco Barbosa de Vasconcelos e de sua mulher Ana Monteiro, da casa da Torre de Fonte Arcada, em Várzea de Ovelha (Marco de Canaveses)? Estes aparecem na base de pessoas do GeneaPortugal em duplicado (ascendência e descendência).
Agradeço antecipadamente, e envio os meus melhores cumprimentos e votos de um bom 2007,
Nuno Borges de Araújo
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro José Antonio Reis, muito obrigado.
Cumprimentos
Marcos Sousa Guedes.
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Nuno Borges de Araújo
Infelizmente, de facto, esses assentos parece não terem sobrevivido, pelo menos em Ancede (unica freguesia que pesquisei). Talvez o Santos Barbosa seja um pouco mais velho do que as irmãs que acima referi, o suficiente para não constar do livro mais antigo de que dispomos, que salvo erro começa em 1610 ou 1611.
Dos nossos antepassados Francisco Navarro e Maria de Paiva encontrei também o assento de baptismo de um ou dois filhos (cujos dados não tenho agora disponiveis); mas nenhum deles, também, a Catarina de Paiva...
Não tive ainda oportunidade de consultar a documentação do Mosteiro de Ancede, que poderia dar mais algumas indicações sobre estas famílias e, eventualmente, confirmar as (aparentemente muito correctas) informações do Felgueiras Gayo.
Aproveito para deixar aqui uma questão: sabe-se o que seja a "quinta da Abadia, que antigamente era grande e chegava ao Douro" que Gayo refere como pertencendo ao Manuel Alvares pai de Santos Barbosa e ao seu irmão Bartolomeu?
(o Bartolomeu Alvares tem, também, filhos baptizados nos assentos paroquiais)
Melhores cumprimentos, e um ano bom de 2007.
Marcos Sousa Guedes
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Jorge Amado Rodrigues:
Existe, ainda, o assento de casamento dos nossos antepassados comuns Manoel Vieira e Páscoa Ribeiro (de Magalhães), que deve conhecer visto referir o nome dos pais dela mas cuja indicação aqui deixo:
[1707 Maio 15]
ADPorto, Paroquais, Ancede (Baião), Livro Misto 3 (1694-1728), fl. 15v.
Infelizmente também não o transcrevi nem fotocopiei. E de momento não me recordo se o "Magalhães" lá aparece.
De qualquer forma, a primeira metade do século XVIII tem-me parecido ser uma época de "recuperação" de apelidos, sendo muito frequente os avós de noivos ou de crianças baptizadas serem referidos com nomes bem mais extensos do que aqueles que surgem dos documentos que directamente lhes respeitam... Vaidades do mundo? Não sei se a iniciativa partia de quem fornecia aos párocos os elementos de identificação.
Da informação que me dá parece-me resultar que o José Vieira de Magalhães e a Maria Barbosa, últimos nossos antepassados comuns por essa via e pais do Manoel Antonio e da Inácia Maria Angélica, continuaram a viver em Ancede. Eu não sabia em que geração é que tinha ocorrido a vinda para o Porto: deve ter sido, assim, o Manoel Antonio e não o seu pai.
Melhores cumprimentos,
Marcos Sousa Guedes
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Marcos Sousa Guedes
Agradeço a sua pronta resposta. Se bem percebi, entre os registos dos filhos de Francisco Navarro e de sua mulher Maria de Paiva, que acima menciona, não está o de Catarina de Paiva...
Infelizmente não conheço a quinta da Abadia, nem a conheço bem a região onde se situa. Será um dos locais a visitar num futuro passeio ao Douro.
COm os meus melhores cumprimentos,
Nuno
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Marcos Sousa Guedes,
De facto o tal "Magalhães" não aparece no referido registo, que possuo e lhe mandarei também.
Volto no entanto agora ao caso de Bernardo Barbosa e Tomásia, nossos antepassados comuns, parentes entre si.
Não tinha ainda percebido a relação de parentesco a qual não sei se conhecerá. Eram ambos bisnetos de Manuel Álvares e Maria Barbosa, Bernardo através do seu avô paterno, Tomásia so avô materno.
Aqui fica.
Tomásia Barbosa
Filha de Manuel Cardoso e Maria Barbosa
Maria Barbosa
Filha de Domingos da Costa e Mariana Barbosa
Mariana Barbosa
Filha de Manuel Álvares e Maria Barbosa
Cumprimentos
Jorge Amado Rodrigues
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, An
Caro Nuno
Entao como vao essas investigaçoes? Mais novidades pelas terras de Ancede?
com os melhores cumprimentos
Manel
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro José
E sobre estes nossos ramos»? algo de novo?
um abraço
Manel
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Jorge
entao e essas novidades? Alguma coisa?
cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Nuno
Novidades dos Nossos Barbosas?
Cumprimentos
MSP
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Manuel Sarmento Pizarro,
De facto nada de novo.
Outras investigações de outro ramo não me têm deixado tempo para avançar neste.
Mantenho no entanto - e sempre - a minha atenção por aqui.
Quando tiver outros desenvolvimentos volto aqui certamente.
Jorge Amado Rodrigues
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Manel,
Muito, muito trabalho. Logo que tenha mais novidades contactá-lo-ei.
Cumprimentos,
NBM
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Nuno
cá venho eu maçá-lo uma vez mais. Há novidades ou nem por isso?
abraço
Manel
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Manel.
Não tenho mais novidades, por enquanto.
Abraço,
Nuno
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Manel,
Obtive, junto da Torre do Tombo, uma cópia do processo de habilitação para Familiar do Santo Ofício do nosso José Nunes Barbosa Cabral, bem como da inquirição "de genere" que foi feita à sua futura mulher (Brígida de Jesus Botelho Leitão) e que está apensa ao mesmo processo.
Posso enviar-lhe uma cópia se o desejar, mas entretanto o referido processo foi colcoado "on-line".
Um abraço,
Nuno
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caríssimo Nuno
agradeço imenso a sua oferta. Confesso que tenho andado com pouco ou nenhum tempo. Vou pesquisar e ver se encontro o referido documento. Se não o achar, pedirei então que faça o simpático favor de mo enviar.
muito obrigado
ao seu dispor, com um abraço
Manel
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Nuno
encontrei a referência, mas dá para consultar o documento? não encontrei o link para a imagem...
Se puder entrar em contacto comigo agradeço-lhe.
msarmentopizarro arroba gmail com
com um abraço
Manel
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro Manel,
Já lhe enviei por correio electrónico o link directo para o processo (244 páginas).
Um abraço,
Nuno
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Boa tarde
Numa investigação feita por mim chegei á conclusão, entre outas provas, que Águeda Barbosa, avó de José Nunes Barbosa Cabral é filha de Catarina Cabral.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=229152
André Leitão Carvalho
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caríssimo André
Esses dados são sem dúvida interessantes. Vai, de alguma forma, disponibilizá-los?
melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caros Manel Sarmento Pizarro e André Leitão Carvalho,
Essa informação já foi inserida por mim há algumas semanas, embora alguns dados (ainda...) não tenham sido introduzidos.
Oportunamente "postarei" informações formais sobre estas ligações da Casa de Sequeiros à Torre de Campelo, em Baião, solar dos Cabrais de Baião.
NBM
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Obrigado.
Esse assunto também me interessa indirectamente, devido ao que refiro no início do tópico "Queirozes de Baião (Campelo, Ingilde e Gosende)", http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=252230&fview=e
FQ
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro amigo
Uma nota muito importante é que a avó de Catarina Cabral, mulher de Francisco Nogueira, chamava-se Catarina Cabral e não Águeda Barbosa como traz Felgueiras Gaio.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=229124
Sabe onde viveu Catarina Cabral mulher de Manuel Cerqueira? Encontro o seu casamento na freguesia de S. Salvador do Monte – Amarante, bem como os óbitos de sete filhos menores, mas no entanto não encontro o nascimento de nenhum bem como o seu óbito (de Catarina Cabral e seu marido).
Costuma ir ao AD Porto?
Cumprimentos
André Leitão Carvalho
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Boa tarde
Poderei disponibilizar-lhe as informações pretendidas, aquando prontas.
O meu estudo é com base nos registos paroquiais. De seguida pesquisarei os monásticos.
Cumprimentos
André Leitão Carvalho
Enlace directo:
RE: Família Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro André,
Tenho, também e naturalmente, interesse nesas informações.
O meu endereço de correio electrónico é nunomadureira arroba ponto netc.
Quanto a Catarina Cabral, mulher de Manuel Cerqueira (o "Bigodes"), vou ver se obtenho mais algumas informações.
Cumprimentos,
Nuno Barbosa de Madureira
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro André,
O meu e-mail correcto é nunomadureira arroba netc ponto pt.
NBM
Enlace directo:
RE: Ancede - Madureira
Caro Nuno Barbosa de Madureira
Conforme referi, noutro tópico, ao Vasco Briteiros; a confrade Rita Van Zeller acabou de confirmar que a minha ascendente directa Maria de Madureira era prima direita de Cristóvão de Madureira da Fonseca + 3.10.1720 com cerca de 70 anos, e que foi casado com Maria Correia de Carvalho, tendo sido sargento-mor do concelho de Baião. Tem algum dado que me possa ceder sobre este sargento-mor, nomeadamente, sobre a sua ligação ao ramo dos Madureira de Vale de Cunha, ou ao de outros Madeureiras?
Grato
Francisco Queiroz
Enlace directo:
RE: Ancede - Madureira
Caro Francisco,
Tenho mais alguns dados sobre o Cristóvão de Madureira. No entanto, hoje encontro-me na Figueira da Foz, pelo que só amanhã, quando regressar ao Porto, lhe poderei aidiantar alguma informação mais precisa.
NBM
Enlace directo:
RE: Ancede - Madureira
Obrigado. Não tenho pressa, como é óbvio.
Francisco
Nota: não recebi notificação desta mensagem. E já é a segunda vez que acontece hoje. Algum problema técnico com o Geneall?
Enlace directo:
RE: Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, An
Prezado Confrade;
A varonia dos Visconde de Borges de Castro, que está no site, é dos Madureiras de Ancede. Sabe por ventura ligar o Cristovão de Madureira aos transmontanos que referiu? Agradeço desde já.
Cumprimentos cordiais.
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro confrade Jorge Amaro Rodrigues,
Talvez possa ajudar-me aqui com um familiar de que não quase informações nenhumas, mas que pelo apelido poderá estar ligado aos Vieira de Magalhães que aqui menciona. São os pais da minha trisavó, apenas mencionados e sem mais dados na genealogia que me chegou do meu tio-avô Eduardo Miranda:
Fortunato José Vieira de Magalhães, lavrador e proprietário casou com Rosalina Anjos Penalva.
Tiveram uma filha, Ana de Jesus Vieira (ou Penalva) que casou com António Luis Adolfo Whippe (ou Whipple), filho de Henry Charles Albert Whippe e Margaret Harrison.
Estes tiveram uma filha Rosalina da Conceição Vieira, que casou com o meu bisavô Joaquim Tomás de Castro e Távora de Vasconcelos de Araújo de Miranda (http://geneall.net/pt/nome/2191306/joaquim-jose-tomas-de-castro-e-tavora-de-vasconcelos-de-araujo-de-miranda/ aqui no Geneall).
Encontro vários Viera de Magalhães no Geneall, mas não consigo fazer uma ligação. Se tiver informações sobre a descendência dos seus, agradecia.
Com os melhores cumprimentos e agradecendo antecipadamente,
Nuno
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
O Joaquim Barbosa Cabral era irmão do meu bisavô, chamavam-se ambos Teixeira Barbosa Cabral.
Os Barbosa Cabral têm origem em S. João de Ovil e Campelo, Baião.
Entrei há pouco nestas pesquisas e mais "antigo" Cabral que encontrei foi Pedro Vieira Cabral, que casou em 07.01.1697 , com Jerónima Veira, filha de Francisco Vieira e Catarina Camela, nascida em 06.05.1634.Os filhos do Pedro Vieira Cabral a partir daí começaram a utilizar "Barbosa Cabral". Quando nos assentos os padres apenas referiam Barbosa a assinatura contém o Cabral. Ainda não consegui fazer todos as ligações e só tenho estado preocupada coma linha direta. Agradeço toda a ajuda.
Cumprimentos
Fátima Cabral
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Caro José Huet de Bacelar:
Interessa-me e muito a ligação de que fala dos antigos Senhores da Casa de Carrapatelo à do Búzio. Não me pode facultar essa informação? Tenho mesmo muito interesse nela, como calculará.
Agradeço desde já penhoradamente.
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Boa tarde.
Gostaria de saber informações sobre meu antepassado
Joaquim Pereira Barbosa Cabral
nascido em 1830
local: Outrussa de São João do Orvil / Baião / Porto / Portugal
esposa: Generosa Emiliana de Mattos
pais: Francisco Pereira Barbosa Cabral e Ana Maria
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R8K8-X?i=32
AURESLINA, UMA FILHA DE JOAQUIM E GENEROSA
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R8C9-N?i=118
CASAMENTO DE OUTRO FILHO, EMIDIO PEREIRA DE MATOS
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-63RD-HT?i=132&cc=1582573
ÓBITO DE OUTRO FILHO, CARLOS, EM 1895, NASCEU EM 1858
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Obrigada pelo envio.
Ainda preciso de documentos sobre o Joaquim. Nasc, óbito.
Ou tb do filho Silvio. Consegue me passar?
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
A data 1830 do nascimento de Joaquim onde a encontrou????
RespuestaEnlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
https://www.presbiterianacentral.com.br/historia
Membro da Igreja Presbiteriana
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
https://itaunaemdecadas.blogspot.com/2019/10/familia-teixeira.html
RespuestaEnlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Desculpe. Escrevi errado.
16 janeiro de 1827 Ovil, Baião, Porto, Portugal
fonte: family search
filho:
Sylvio Pereira De Mattos
8 de fevereiro de 1882
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Sim. Ele faz parte da igreja presbiteriana.
Olhei no Cartório de Campos/RJ e eles não tem o registro de nascimento.
Desta forma, somente registro na igreja.
Entrei em contato com a igreja que ele fazia parte a pessoa que me atendeu disse pra eu entrar na fila de pesquisa e que iria demorar muito mesmo.
Existe algum site que posso fazer essas buscas?
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
obrigada. Ja vi esta matéria.
Estou em busca da certidão de nascimento do Sylvio.
A informação que tenho de meus familiares seria que ele nasceu no navio em 1882.
Consigo fazer uma busca da lista de imigrantes chegados no Rio?
Mas sei o mes nem o nome do navio.
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=540992 tif imagem 90
batismo de joaquim
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Não haverá confusão por aí???
Um filho Carlos, nasceu em 1858 e morreu em 1895
Joaquim foi pai com 55 anos em 1882 de Silvio? E a mãe que idade teria?...
Acho esta data tardia para nascimento de Sylvio... Se Carlos nasceu no Rio em 1858, diz que Sylvio nasceu no barco em 1882... ia de barco para onde????
Ajude a esclarecer este mistério!
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Silvio morreu quando e onde?
Casou com quem quando e onde?
Na Curia da zona do casamento dele pode pesquisar o processo de casamento onde deve estar o assento de batismo, isto se ele casou pelo religioso, claro.
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Joaquim Pereira Barbosa Cabral
16 janeiro de 1827 Ovil, Baião, Porto, Portugal
esposa
Generosa Emilianna de Mattos
aprox. 1841
Eles tiveram 13 filhos:
Antonio Pereira de Mattos (Campos) ......... .. 1858-1926
Carlos Pereira de Mattos (Niteroi) ............. 1861-1895
Emygdio Pereira de Mattos (Ovil-Portugal) ............ 1861-1911
Adriano Pereira de Mattos (Portugal) ......... .. 1867-1939
Virgínia Pereira de Mattos (Rio de Janeiro) ....... .. 1869-1907
Francisco Pereira Cabral ....... ..... 1869
Álvaro Pereira de Mattos (Rio de Janeiro) ....... .....1875
Clotilde Pereira de Mattos (Campos)..... .... 1880-1971
Ladislau Gustavo Pereira de Mattos.. . 1882
Sylvio Pereira de Mattos (Campos) .......... .. 1882 - 1960
Aureslina Pereira de Mattos (Niteroi) ..... ... 1884-1961
Antenor Pereira de Mttos.............. n/d
Arthur Pereira de Matos............... n/d
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Campos é Rio ou São Paulo???
RespuestaEnlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Rio
Campos dos Goytacazes
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Os livros de registo civil de nascimentos de Campos começam em 1885, pelo que antes disso estão todos os registos devem ter sido feitos na igreja que ignoro qual seja a de campos.
RespuestaEnlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
entendi. muito obrigada.
RespuestaEnlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Como fez a pesquisa para encontrar este registro? Gostaria de buscar o registro dos filhos do joaquim
RespuestaEnlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Descobri que o Joaquim com a esposa e quatro primeiros filhos voltaram para Portugal em 1878.
Por isso gostaria de pesquisar nos registros de Ovil os outros filhos. Pode me ajudar?
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
-
https://tombo.pt/f/bao01
https://tombo.pt/f/bao11
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=540992
---
Sc.
Enlace directo:
Familia Barbosa Cabral - casa de Sequeiros, Ancede
Nao consegui encontrar.
Estou em busca do nascimento de Ladislau Gustavo Pereira de Mattos em 1882.
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 07:48.