Genealogia do Fernando Pessa

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias

Genealogia do Fernando Pessa

#72059 | AQF | 31 ago 2004 21:44

Caros Confrades,

Tendo tido informação verbal de um possível parentesco com o saudoso Fernando Pessa, venho por este meio pedir ajuda a quem já tenha estudado ou tenha fontes sobre os avoengos mais próximos deste ilustre comunicador.

Desde já agradecido.

Angelo Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealogia do Fernando Pessa

#72387 | Miguel Mora | 05 sep 2004 16:51 | In reply to: #72059

Caro Angelo Fonseca

O inimitável e «saudoso» jornalista Fernando Pessa, a cuja ascendência já aludi em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=58680&fview=e, era meu primo em segundo grau, na qualidade de filho de uma meia-irmã da minha Avó paterna, cerca de 25 anos mais velha e única filha do primeiro casamento de seu pai. Daí resultou que a diferença de idade entre a tia e o sobrinho fosse apenas de 20 dias, sendo por isso muito forte a amizade e companheirismo que os ligava, a que também não eram alheios o espírito irreverente e notável sentido de humor que desde muito criança ele sempre revelara.

Fernando Luís de Oliveira Pessa nasceu em Aveiro, freguesia da Vera Cruz, a 15-IV-1902, sendo o segundo filho do Dr. Adriano Luís de Oliveira Pessa, nascido em Pombal a 14-VI-1870 e falecido em Lisboa a 10-V-1942, coronel-médico do Exército, director do Hospital Militar da Estrela e da Assistência aos Militares Tuberculosos, e de sua mulher D. Maria Octávia Catela de Miranda Pinto, nascida cerca de 1878/1879 na freguesia de Nossa Senhora da Graça da cidade de S. Tomé, com a qual se havia recebido em Pombal a 23-IX-1895.
Era neto paterno de José Luís de Oliveira Pessa, natural de Pombal, que escrivão de Direito, e de sua mulher D. Guilhermina Cândida, natural do Escampado, freguesia de Ansião; e neto materno do Dr. Manuel Rodrigues Pinto, nascido em Penela, freguesia de Santa Eufémia, a 30-VII-1851 e falecido em Pombal a 18-VIII-1936, formado pela Escola Médico-Cirúgica de Lisboa, facultativo naval de 2.ª classe, major-médico do Quadro de Saúde do Ultramar, chefe do Serviço de Saúde da Província de S. Tomé e Príncipe e, depois de reformado, médico do Partido Municipal e dos Expostos do concelho de Pombal, comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, cavaleiro da Ordem de Cristo, co-proprietário da Roça da Praia das Conchas, situada na freguesia de Guadalupe da mesma ilha, etc., e de sua primeira mulher D. Palmira Catela de Miranda, nascida cerca de 1862/1863 em Luanda e falecida em Pombal a 27-II-1895.

Teve um irmão mais velho, Álvaro Luís de Oliveira Pessa, natural de Elvas, freguesia de S. Pedro, onde foi baptizado a 23-XI-1899, 1.º tenente da Armada que foi traiçoeiramente ferido por um subordinado a quem recusara a entrada fora de horas no Arsenal do Alfeite, ficando com a sua mobilidade seriamente afectada e sendo forçado a passar à situação de reserva, casado duas vezes sem geração; e uma irmã cerca de dois anos mais nova, D. Maria Palmira de Oliveira Pessa, que deverá ter nascido em Aveiro ou em Penela, casada com Alfredo Ferreira da Silva (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=157710), nascido no Porto, freguesia do Bonfim, a 20-III-1901 e falecido em Lisboa a 10-IV-1973, distinto oficial da Armada e pioneiro da Força Aérea Portuguesa que desempenhou, entre outros, os cargos de comandante do Centro de Aviação Naval de Lisboa, de chefe da 2.ª Repartição da Direcção-Geral da Subsecretaria de Estado da Aeronáutica, de comandante superior das Forças Aéreas da Armada e de director da Aeronáutica Naval, também sem geração.

Seu pai, para além de um irmão mais velho chamado Artur, que foi seu padrinho de baptismo e a respeito do qual nada sei, era irmão do Dr. Custódio Luís de Oliveira Pessa, nascido em Pombal a 12-XII-1876, também oficial médico do Exército e director do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Pombal, instituição de que foi ainda um dos mais ilustres provedores. Era casado com D. Piedade Borges, oriunda de uma conceituada familia pombalense, e tiveram (ou sobreviveu-lhes) apenas uma filha, D. Maria Fernanda Borges de Oliveira Pessa, mulher de Gualter Amadeu Cabral de Soveral, que durante vários anos foi administrador do Concelho e presidente da Câmara Municipal de Pombal, e era filho de uma antiga aia da rainha D. Amélia, com geração.

O avô paterno era filho de Francisco Luís Pessa e de Maria Rosa, de Pombal.

A avó paterna era filha de José Simões Pires e de D. Maria Rosa, do Escampado.

O avô materno era filho de Manuel Rodrigues Pinto, farmacêutico, e de D. Margarida Augusta da Silva, de Penela.

A avó materna era filha de José Maria da Lembrança de Miranda Henriques, que a edição digital de “Cultura, Educação e Ensino em Angola”, de Santos Martins, diz ter sido professor da Escola Principal de Luanda e vogal do Conselho Inspector de Instrução Pública, sendo ainda considerado pelo Autor «um dos elementos mais destacados do sector pedagógico em Angola, no terceiro quartel do século XIX, se não o mais saliente de todos», e de sua mulher D. Maria José Catela (ali designada por D. Maria José Pinheiro Falcão de Miranda), grandes benfeitores do Recolhimento-Pio D. Pedro V, sediado em Luanda, e cujas naturalidades por enquanto desconheço.

Estes são os dados que possuo sobre a ascendência e família imediata do «Tio Fernando», excepção feita à de seu avô materno — e meu bisavô —, embora a maior parte dessa informação diga respeito aos indivíduos de quem descendo, nunca tendo desenvolvido as diversas linhas colaterais.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealogia do Fernando Pessa

#72421 | AQF | 06 sep 2004 02:45 | In reply to: #72387

Caro Miguel Mora

Antes do mais os meus agradecimentos pela sua detalhada resposta.

O meu interesse no Fernando resulta do facto da minha mãe dizer que ele ainda era parente do meu pai, quando o via na Televisão. Hoje com 92 anos, ela não se recorda disto, mas eu gravei tal facto na memória e tive curiosidade em averiguar o que há de verdade.

Até agora, quanto aos elos entre eles, e para além de terem nascido na mesma época, terem estudado em Coimbra, e o meu pai ter-se formado em Farmácia e ser Capitão-Tenente Farmacêutico Naval quando faleceu em 1956, apenas encontrei o seguinte: a irmã do Fernando Pessa casou com Alfredo Ferreira da Silva que era filho de Idalina de Sousa Godinho http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=21611 e a irmã mais velha da mãe do meu pai, Maria Esménia Ferreira de Figueiredo e Queiroz, casou-se com Dr. António Eduardo de Sousa GODINHO, filho de Dr. José Joaquim Ferreira de MATOS e D. Maria Amália de Sousa GODINHO, em 24 agôsto 1889 em Coimbra, segundo o livro que o meu pai publicou em 1949 sobre os Figueiredo e Queiroz (ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=61384). Isto não os torna parentes, mas pode vir a estabelecer uma ligação entre as famílias.

Entretanto vou continuar com as pesquisas, mas se souber mais alguma coisa da relação entre estes Sousa Godinho agradecia a sua ajuda.

Com os meus melhores cumprimentos,

Angelo Queiroz da Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealogia do Fernando Pessa

#72535 | Miguel Mora | 07 sep 2004 01:51 | In reply to: #72421

Caro Angelo Queiroz da Fonseca

Muito obrigado pela sua resposta.

Em relação à genealogia de Alfredo Ferreira da Silva, eu sabia apenas que era neto materno dos Viscondes de Santiago de Riba d'Ul e o 11.º de entre 14 irmãos; tendo recentemente obtido do Arquivo Central de Marinha alguns dados sobre a sua carreira militar.

Recordo-me, no entanto, de ter lido algo sobre estes titulares numa das seguintes monografias: "Cucujães" ou "Cucujães e mosteiro com seu couto nos tempos medievais e modernos", ambas da autoria do Abade João Domingues Arêde.

E, se entretanto me deparar com estes Sousa Godinho, voltarei a dar notícias.

Com os meus melhores cumprimentos
Miguel Mora

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealogia do Fernando Pessa

#72915 | FF | 12 sep 2004 00:25 | In reply to: #72059

O Comandante Alfredo Ferreira da Silva, marido de M. Palmira Pessa, era filho do Conselheiro António Joaquim Ferreira da Silva e de Idalina de Sousa Godinho, filha dos Viscondes de Santiago de Riba-Ul. Tenho muitos elementos sobre a família Ferreira da Silva, à qual pertenço. Terei o maior gosto em partilhar tais informações.
Francisco Fernandes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealogia do Fernando Pessa

#72946 | AQF | 12 sep 2004 17:27 | In reply to: #72915

Caro Francisco Fernandes,

Fico muito agradecido pela sua disponibilidade, pois, apesar da informação no Genea sobre os seus familiares ser significativa, ainda não consegui fazer a ligação entre a D. Idalina de Sousa Godinho, sogra da M. Palmira Pessa, e o Dr. António Eduardo de Sousa Godinho casado com a minha tia-avó Maria Esménia Ferreira de Figueiredo e Queiroz, .

Com efeito, da ascendência que recolhi de ambos:

Joaquim José Godinho
José Joaquim Godinho
Ana Maria Joaquina Ferreira da Silva
Idalina de Sousa Godinho cc Conselheiro António Joaquim Ferreira da Silva
João Nepomuceno de Sousa
Alexandrina Rosa de Sousa
Joaquina Rosa da Silveira

Dr. José Joaquim Ferreira de Matos
Dr. António Eduardo de Sousa Godinho c.c. M. Esménia Ferreira Fig.do e Queiroz
D. Maria Amália de Sousa Godinho

até agora apenas consegui apurar que, para além de terem os mesmos apelidos Sousa Godinho, têm idades similares (ela casa em 1880 e ele em 1886), ambos têm pais José Joaquim e têm ascendência Ferreira, mas isto não estabelece qq relação.

Deste modo, se tiver alguma informação adicional, que ajude a clarificar esta possível relação familiar, agradecia a sua ajuda.

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealogia do Fernando Pessa

#72952 | FF | 12 sep 2004 19:42 | In reply to: #72946

Caro Ângelo Fonseca,
Numa primeira análise, julgo que talvez não haja qualquer ligação familiar próxima entre Idalina de Sousa Godinho e o Dr. António Eduardo Sousa Godino.
Idalina Sousa Godinho, minha avó materna, era filha de José Joaquim Godinho,Visconde de S. Tiago de Riba-Ul, natural de Santiago de Riba-Ul, Oliveira de Azeméis, e de Alexandrina Rosa de Sousa, filha de João Nepomuceno de Sousa, nascido em S. Tiago de Outiz, Vila Nova de Famalicão.
O nome Sousa Godinho foi usado pelos filhos dos Viscondes (Beatriz, Idalina, Gustavo, José Joaquim, Elvira e Ernesto). Que eu saiba, os únicos descendentes de José Joaquim Godinho e de sua mulher Alexandrina Rosa de Sousa provêm do casamento de Idalina de Sousa Godinho com António Joaquim Fereira da Silva (que era seu primo).
Os melhores cumprimentos e sempre ao seu dispor.
Francisco Fernandes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealogia do Fernando Pessa

#72961 | JSilva | 12 sep 2004 23:30 | In reply to: #72387

Fernando Pessa era primo em segundo ou terceiro grau de meu pai António José da Silva, filho de José Simões Freire da Silva, natural de Ansião.
Cumprimentos.
JSilva

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealogia do Fernando Pessa

#72962 | JSilva | 12 sep 2004 23:34 | In reply to: #72387

Segundo houve em tempos passados a farmácia Pires em Ansião, não sei se há relação.
Cumprimentos.
JSilva

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealogia do Fernando Pessa

#73038 | Miguel Mora | 13 sep 2004 20:28 | In reply to: #72915

Caro Francisco Fernandes

Gostaria de saber se tem conhecimento do local e data do casamento de seu Tio Alfredo Ferreira da Silva, cuja figura, impecavelmente fardada de branco e irradiando simpatia, me deixou sempre uma grata recordação.

Com os meus melhores cumprimentos
Miguel Mora

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealogia do Fernando Pessa

#73040 | Miguel Mora | 13 sep 2004 20:39 | In reply to: #72962

Caro JSilva

para além de agradecer a sua contribuição, também desconheço os laços de parentesco com a família Simões Pires, de Ansião, já que, tal como afirmei na minha mensagem inicial, apenas investiguei os costados penelenses de Fernando Pessa.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealogia do Fernando Pessa

#73048 | FF | 13 sep 2004 22:28 | In reply to: #73038

Caro Miguel Mora,
Recordo-me de ter visto uma fotografia do casamento dos meus Tios, mas ignoro a data e o local do casamento. Procurarei, no entanto, obter esses dados e, se conseguir, comunico. Entretanto, penso que a Simone, viúva do Fernando Pessa, saberá.
Os melhores cumprimentos.
Francisco Fernandes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealogia do Fernando Pessa

#73183 | | 15 sep 2004 15:47 | In reply to: #72059

A MINHA BISAVÓ, DE NOME BELISANDA DA CONCEIÇÃO, REFERIU-ME QUE O SR. FERNANDO PESSA ERA PRIMO (AFASTADO). NUNCA TIVE OPORTUNIDADE DE O COMPROVAR PORQUE EU ERA AINDA MUITO PEQUENA. SE NECESSITAR, POSSO ENVIAR DADOS PESSOAIS ACERCA DOS PAIS DA MINHA BISAVÓ.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealogia do Fernando Pessa

#73220 | Miguel Mora | 15 sep 2004 22:25 | In reply to: #73048

Caro Francisco Fernandes

Muito agradeço a sua mensagem, à qual só agora é que me foi possível responder.
Tanto a minha Avó como o Tio Fernando diziam que o casamento em questão se teria realizado em Lisboa, o que, sem ter pelo menos uma pista sobre o ano e a freguesia/conservatória, dificulta um pouco as buscas.
Vou, no entanto, pedir uma cópia do assento de baptismo do Tio Alfredo - que só há pouco tempo me foi fornecida pelo Arquivo Central de Marinha -, pois é muito provável que aquele respectivo casamento ali tenha sido averbado, dando-lhe posteriormente dos resultados.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealogia do Fernando Pessa

#73227 | FF | 15 sep 2004 23:55 | In reply to: #73220

Caro Miguel Mora,
Muito obrigado pela sua mensagem. Fico à espera de novas informações.
Entretanto, julgo saber como os meus tios se conheceram. O Tio Alfredo teve um acidente de aviação (foi um dos pioneiros da aeronáutica naval) e foi convalescer para casa do seu colega da Marinha Álvaro Pessa, tendo conhecido a irmã deste, que viria a ser sua mulher. Lembro-me de as minhas tias Ferreira da Silva contarem esta versão, perfeitamente verosímel.
Os melhores cumprimentos.
Francisco Fernandes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Genealogia do Fernando Pessa

#217729 | pachancho | 07 ene 2009 22:35 | In reply to: #72387

Caro Miguel Mora,

tenho uma certidão de nascimento, de um filho de uma irmã de minha bisavó, nascido em 9.6.1886, em Braga, onde a madrinha é D.Guilhermina Cândida de Oliveira Pessa e padrinho, seu filho, Adriano Luis de Oliveira Pessa, moradores na fruguesia de S.João de Souto, Braga.

Cumprimentos
Paula Peixoto

Respuesta

Enlace directo:

Genealogia do Fernando Pessa

#433816 | AQF | 18 may 2021 07:13 | In reply to: #72535

Caro Miguel Mora,

Finalmente, passados quase dezassete anos desde a nossa conversa, consegui perceber a razão da minha mãe dizer que o meu pai ainda era parente do Fernando Pessa.

Percebi hoje ao ver no Geneall que, nuns familiares Correia da Costa que eu havia colocado, foi acrescentada a descendência de Izidora Amália Correia da Costa, que inclui depois a neta Maria da Piedade Correia da Costa da Fonseca Borges casada com Custódio Luís de Oliveira Pessa, que é irmão do pai do Fernando Pessa.

Ora a Izidora Amália Correia da Costa é irmã da Comba Amália Correia da Costa, avó materna do meu pai, logo a referida Maria da Piedade, tia por afinidade do Fernando Pessa, é segunda prima do meu pai.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo Queiroz da Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

Genealogia do Fernando Pessa

#433835 | AQF | 19 may 2021 00:20 | In reply to: #72535

Caro Miguel Mora,

Ontem por lapso indiquei a Maria da Piedade Correia da Costa da Fonseca Borges (a D. Piedade Borges que referiu) como neta da Izidora Amália Correia da Costa, quando é filha. Por isso, a D. Piedade Borges, tia por afinidade do Fernando Pessa é prima direita da mãe do meu pai, de nome Maria Piedade Ferreira de Figueiredo e Queiroz

Agora é que está certo.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 02 may 2024, 12:15.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen