Familia Barbas

This topic is classified in rooms: Famílias

Familia Barbas

#72372 | filipa_barbas | 05 sep 2004 02:23

Preciso que me ajudem a pesquisar a origem da familia e do nome Barbas.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#72397 | jliberato | 05 sep 2004 17:48 | In reply to: #72372

Cara Filipa,
Investiguei alguns Barbas.
Até quando recuou até agora?
Sugiro que ponha aqui o que tem para ver se a posso ajudar.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#72438 | nunomaria | 06 sep 2004 10:39 | In reply to: #72372

Cara Filipa,

Tenho um parente por afinidade com os apelidos Portugal Barbas.

Serão estes os Barbas que lhe interessam?

Nuno Maria Côrte-Real

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#72453 | Conde | 06 sep 2004 13:09 | In reply to: #72438

Há Barbas em Seia e Tourais que são antigos.
Cumprimentos.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#73283 | filipa_barbas | 16 sep 2004 21:45 | In reply to: #72397

Caro JLiberato

Nao sei por onde começar a investigação.. Se me pudesse dar umas directrizes agradecia imenso, porque sempre tive curiosidade de saber as origens da minha familia paterna..
Cumprimentos,
Filipa Barbas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#73285 | filipa_barbas | 16 sep 2004 21:49 | In reply to: #72453

Caro Conde

Tenho conhecimento de Barbas em Guarda, Évora e Reguengos de Monsaraz...
Muito obrigada pela informação...
Cumprimentos

Filipa Barbas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#73286 | filipa_barbas | 16 sep 2004 21:51 | In reply to: #72438

Caro Nuno Maria Côrte-Real

Se forem de Évora ou de Reguengos de Monsaraz talvez sejam os Barbas que fazem parte da minha famíla paterna... Ainda não consegui investigar nada acerca do assunto! Obrigada pela informação
Cumprimentos,
Filipa Barbas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#73288 | magalp | 16 sep 2004 22:29 | In reply to: #73286

Cara Filipa Barbas

De Reguengos de Monsaraz creio ser oriunda a Comandante de Linha Aérea Rita Barbas, uma muito distinta piloto aviadora da TAP.
Cumprimentos,
M. Magalhães

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#73356 | jliberato | 17 sep 2004 21:48 | In reply to: #73283

Cara Filipa,
Tera de começar pelo antepassado mais antigo sobre o qual tenha dados seguros.
Local e data de baptismo. Procurar o casamento dos pais e assim sucessivamente. E p^or aqui a informaçao que dispoe para ser ajudada.
Cumprimentos
JLiberato
Napoles

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#111168 | palmajac | 02 feb 2006 21:59 | In reply to: #73286

Cara Felipa

Eu tenho dúvidas sobre um nome que me surgiu nas minhas recentes investigações sobre os meus antepassados. O nome em causa é de uma Maria Martins Barbas, que terá casado em 29/6/1854 com Francisco Gonçalves Moniz de Reguengos de Monsaraz sendo este o segundo casamento dela, pois o primeiro tinha sido com José Gonçalves Moniz, já falecido em 1854.

De referir que o Francisco Gonçalves Moniz éra filho de Baltazar Gonçalves Moniz e de Maria da Purificação, penso que ambos de Reguengos de Monsaraz.

Será que algum destes nomes lhe diz algo?

Cumprimentos

Jacinto Palma

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#116276 | Jorge Barbas | 10 abr 2006 19:54 | In reply to: #73288

Cara/o magalp

A Comandante de TAP Rita Barbas é oriunda de Elvas (pelo menos os familiares são) e não de Regengos de Monsaraz.

Cumprimentos
Jorge Barbas

P.S. A Filipa Barbas é minha prima

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#116451 | diogopp | 12 abr 2006 17:16 | In reply to: #72372

Cara Filipa,

Estes são os meus ascendentes Barbas, vá a este link, pode ser que fique a a saber alguma coisa que lhe interesse. Os meus Barbas são todos da zona de Elvas, de facto, se não tivesse havido uma briga na familia um dos meus apelidos deveria ser Barbas, pode constatar que neste link que lhe dou António Manuel Gonçalves Barbas (meu trisavô) teve um filho chamado Manuel António Gonçalves Pinheiro (meu bisavô), é que na época, o meu trisavô zangou-se com o pai e não pôs o apelido Barbas aos filhos, substituindo-o por Pinheiro. http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=267559

Espero que as informações que lhe dou sejam uteis,
os meus cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#116578 | diogopp | 14 abr 2006 13:28 | In reply to: #116276

Caro Jorge,

Estes são os meus ascendentes Barbas, vá a este link, pode ser que fique a a saber alguma coisa que lhe interesse. Os meus Barbas são todos da zona de Elvas, de facto, se não tivesse havido uma briga na familia um dos meus apelidos deveria ser Barbas, pode constatar que neste link que lhe dou António Manuel Gonçalves Barbas (meu trisavô) teve um filho chamado Manuel António Gonçalves Pinheiro (meu bisavô), é que na época, o meu trisavô zangou-se com o pai e não pôs o apelido Barbas aos filhos, substituindo-o por Pinheiro. http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=267559

Espero que as informações que lhe dou sejam uteis,
os meus cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#120942 | LProjecto | 17 jun 2006 10:21 | In reply to: #72453

Caros confrades,

Deixo, neste espaço de partilha, alguns nomes relacionados com o apelido do tópico, na esperança de que nas vossas incursões genealógicas possam deparar-se com os mesmos:

- António Augusto MARCELINO, natural de Arcozelo - Gouveia (nascido em data anterior a 1883), filho de Joaquim Gomes MARCELINO e de Maria Joaquina CALADO. Casou com Maria José BARBAS, também natural de Arcozelo - Gouveia, filha de José MARQUES e Maria Augusta BARBAS.

Antecipadamente grato por qualquer informação adicional.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#120947 | diogopp | 17 jun 2006 12:13 | In reply to: #72397

Caro JLiberato,

Vi a mensagem que aqui deixou e na esperança de que me possa ajudar a mim conto-lhe os meus ascendentes Barbas:

António Manuel Gonçalves Barbas (Advogado) casado com Carolina do Carmo Picão filho de Viceencia do Carmo Barbas *1818 e de António Manuel Gonçalves (Advogado).

Viceencia do Carmo Barbas filha de (1)Manuel Rodrigues Barbas *1779 e de Francisca Inácia Fernandes*1788

(1)Manuel Rodrigues Barbas filho de (2)Manuel Rodrigues Barbas *1738 e de Maria Joaquina Isabel Fernandes *1744

(2)Manuel Rodrigues Barbas filho de Manuel Rodrigues Barbas *1710? e de Maria Pedreira

São 3 gerações de Manuel Rodrigues Barbas, espero não ter sido confuso a explicar.

Se souber mais alguma coisa ficarei muito contente se o partilhar comigo.

Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#120948 | diogopp | 17 jun 2006 12:19 | In reply to: #120942

Caro Luis,

Mais uma vez os nossos caminhos cruzam-se, e o Luis volta a investigar outro dos meus apelidos.
Os Barbas mais antigos que o Luis tem são os que refere na sua mensagem? É que os meus Barbas por volta de 1710 já eram naturais de Elvas, pelo que receio que se assim for que não sejam os mesmos que os seus e que não o possa ajudar.

P.S. Tenho informações novas da ascendência de Amaro José Bastos Picão, neste momento já sei os seus ascendentes até a um seu tetravô!
Um abraço,
Diogo Pinheiro Paiva

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#120949 | LProjecto | 17 jun 2006 12:32 | In reply to: #120948

Caro Diogo,

Infelizmente, os "Barbas" que refiro são ascendentes da minha mulher e representam os mais recuados de que temos notícia - É um ramo pouco estudado dadas as evidentes dificuldades em pesquisar no ADG.

Se quiser compartilhar a ascendência de Amaro José de Bastos Picão, ficar-lhe-ei grato.

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#120952 | diogopp | 17 jun 2006 12:47 | In reply to: #120949

Caro Luis,

Vou tentar não me perder, pois bem, Amaro José de Bastos Picão era filho de Manuel de Martins Picão * 1717 (Cap Ord São Vicente, Lavrador da Herdade de São Pedro) casado com Florência Rodrigues * 25.03.1722.

Manuel de Martins Picão era filho de Josepe de Martins Picão *1685 + 1727 (Lavrador da Herdade Meste e da Herdade da Mexerreira), casado com Julliana Maria.

Josepe de Martins Picão era filho de António de Martins Picão * 1656 e não sei o nome da mãe.

António de Martins Picão era filho de Manuel de Martins Picão * 1624 (Lavrador da Herdade da Figueira e da Herdade da Capela) e de Eulália Maria Augusta Martins.

Manuel de Martins Picão era filho de Sebastião de Martins Picão * 1594 (Lavrador da Herdade de Vila Losa mais conhecido como Chão dos Picões).

Quanto à ascendência pelo lado materno pode ir à base de dados do Genea. http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=513856 esta é a página da mãe de Amaro.

Espero tê-lo ajudado e ter ficado a saber coisas novas.
Um abraço,
Diogo Pinheiro Paiva

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#120982 | fcpbravo | 18 jun 2006 00:02 | In reply to: #116451

Em 1956 - já lá vai meio século - foi meu colega, no curso de oficiais milicianos em Vendas Novas ,um Amigo que já não contacto há muitos anos:Armando José Saraiva Barbas,natural de Elvas. Creio ter ali uma irmã farmaceutica, mas ele residirá em Lisboa. Esta é uma pequena ajuda mas... é mais uma pista.
Cumprimentos
Pizarro Bravo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#120997 | Fmaia | 18 jun 2006 11:32 | In reply to: #72372

Caros confrades,

A obra "Raízes da Beira", do confrade Eduardo Osório, trata algumas famílias Barbas, da Beira.
Por outro lado, conheço uma família Barbas de Albuquerque, de Ervedal da Beira - concelho de Oliveira do Hospital -, com residência actual no Porto e em Barcelos, parentes do Visconde de Ervedal da Beira.

Cordiais cumprimentos,
Maia da Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#121263 | jliberato | 21 jun 2006 23:04 | In reply to: #120947

Caro Diogo Pinheiro Paiva,
O que tenho sobre Barbas está em:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=102707
Agradecia que visse e, eventualmente, interviesse no respectivo tópico.
Não disse aonde nasceram os seus Barbas. Tenho interesse nessa informação.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#121463 | diogopp | 24 jun 2006 13:28 | In reply to: #121263

Caro JLiberato,

Que eu tenha conhecimento todos estes Barbas, portanto os meus ascendentes serão do Concelho de Elvas, pelo menos até ao ponto em que tenho conhecimento, consegue fazer cruzamento com algum deles?
Se quiser ver de uma forma mais extensa com quem são casados e aparentados pode ver tudo em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=267559

Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Barbas

#231010 | jlcbarbas | 01 jun 2009 15:34 | In reply to: #121463

Olá a todos. Sou novo nesse forum e procuro as raízes portuguesas da Família Barbas que hoje vive no Brasil. Alguém conhece a origem da família Barbas brasileira?

Grato, João Barbas (Brasil).

Respuesta

Enlace directo:

Familia Barbas

#422353 | Fernando Barbais | 08 mar 2020 00:32 | In reply to: #231010

Olá meu nome é Fernando C. Soares Barbais, meus avós e bisavôs
eram Soares Barbaes naturais do Norte de Minas Gerais e Bahia até onde sei. Pode haver uma possibilidade de o meu sobrenome ser Barbas com erro de pronúncia muito comum antigamente devido o nível de analfabetismo.

Respuesta

Enlace directo:

Familia Barbas

#422378 | GP Porto | 09 mar 2020 09:15 | In reply to: #72372

A partir dos anos 30 de 1700' e até cerca de 1800 surgem-me vários Barbas na Covilhã, como testemunhas em certidões de baptismo; alguns são referidos como estando ligados à igreja, como padres e padres tesoureiros, e acabam por entrar no meu ramo familiar com o apelido Barbas da Torre.

Cumprimentos,
GP Porto

Respuesta

Enlace directo:

Familia Barbas

#422380 | Jorge Resende | 09 mar 2020 12:03 | In reply to: #72372

O Dr. António Simões Carvalho Barbas, natural de Elvas, foi durante alguns anos maestro regente da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, nos finais do século dezanove.
É uma pena que até hoje a sua cidade natal não tenha visto o seu nome inscrito numa das ruas de Elvas, justiça que tarda em relação a um dos filhos ilustres daquele Concelho, pelo que fica aqui o reparo
Em 2018 a Orquestra da Tuna Académica da Universidade de Coimbra levou a efeito em Elvas um espetáculo de homenagem a Simões Carvalho Barbas, todavia, tal gesto não tocou ao que parece o coração de quem manda naquele município!

Respuesta

Enlace directo:

Familia Barbas

#422382 | jlcbarbas | 09 mar 2020 13:04 | In reply to: #422353

O último Barbas que tenho notícia na família é Fabiano Ramos Barbas, porém o pai dele já não tem mais esse sobrenome, Não sei se é algum erro de nome ou mesmo de parentesco ou se era normal isso na época, como dar o nome de algum padrinho ou algo assim.

Respuesta

Enlace directo:

Familia Barbas

#422475 | xa3414na | 13 mar 2020 22:16 | In reply to: #72372

Tenho apelido Barbas e, apesar de viver em Coimbra, a minha familia materna é de Elvas, onde ainda temos casa. Sou Barbas por parte do meu avó materno.

Respuesta

Enlace directo:

Familia Barbas

#425825 | virgilio | 22 jul 2020 11:26 | In reply to: #72372

Encontrei alguns "Barbas" em Manteigas no século XVII

Respuesta

Enlace directo:

Familia Barbas

#431306 | zebarbasze | 17 feb 2021 16:25 | In reply to: #72372

Como muitos aqui já referiram a família Barbas tem ancestrais em várias zonas da Beira interior (Covilhã, Manteigas, etc). Houve uma emigração de alguns elementos desta família que aí habitavam para o Brasil.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 may 2024, 11:33.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen