Familia Júdice
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Familia Júdice
Olá,
Comecei a interessar-me pelas minahs raizes mas tenho muito poucas informações. Sei que descendo da família Júdice do Algarve. O meu bisavô era o pintor Samora Barros muito conhecido em Albufeira e Silves. O seu nome completo é José Ricardo Júdice de Samora Barros e é filho de José Ricardo Sousa Barros e Maria Quitéria Júdice de Samora Barros. Sei pela minha avó, sua única filha, que o actual bastonário da ordem dos advogados é um primo da minha avó não tenho a certeza se é próximo ou afastado. A minha avó tb me diz que um dos seus avôs foi governador de Albufeira. Alguém poderá ajudar-me a conhecer um pouco mais das minhas raizes. Agradeço desde já a toda a informação que me possam dar.
Enlace directo:
RE: Familia Júdice
Olá,
Meu marido descende da família Barros. Na minha pesquisa já tenho o nome do José Ricardo Júdice de Samora Barros. Sobre a família Júdice nada sei mas sobre os Barros tenho bastante informação. Se interessar poderemos trocar dados.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Enlace directo:
RE: Familia Júdice
Olá,
Claro que estou interessada, pode entrar em contacto comigo em roquecarla@hotmail.com
Com todo o prazer posso trocar informações com o pouco que sei mas que espero vir a descobrir mais
Os meus cumprimentos
Carla Roque
Enlace directo:
RE: Familia Júdice
Cara confrade Carla
Desculpe intrometer-me, mas sou muito interessado pelas famílias algarvias. Ao ler o seu nome, chamou-me a atenção o apelido -ROQUE.
Terá algum parentesco como os-ROQUE/SOUSA ROQUE-do Alferce e Monchique ? São meus parentes.
Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Enlace directo:
RE: Familia Júdice
Caro Rafael Carvalho
Infelizmente não lhe consigo ajudar. A única coisa que sei do apelido Roque é que vem do meu avô paterno que já faleceu à 15 ano que se chamava José Silvestre Roque e que é de Albufeira. Posso tentar saber mais alguma coisa pela minha avó.
Os meus cumprimentos
Carla Roque
Enlace directo:
RE: Familia Júdice
Cara Carla
Agradeço-lhe a atenção de ter respondido. Como tenho antepassados de Albufeira e da Guia fico aguardando as suas notícias, e ao dispor para troca de informações.
Rafael Carvalho
Enlace directo:
RE: Familia Júdice
Cara Carla,
Embora neste momento não tenha à mão dados concretos sobre a sua acendência Júdice Samora Barros, sei que o seu bisavô era primo e muito amigo dos meus tios avós António Telles Moniz Côrte-Real e Maria Júlia Chelmicki Júdice Samora.
Lembro-me inclusivamente de ter estado, há muitos anos, na casa da sua avó em Albufeira, com aquele meu tio. Recordo-me de termos estado então a ver alguns quadros pintados pelo seu bisavô, que me pareceram magníficos. Como o mundo é pequeno!
Um abraço,
Nuno Maria Côrte-Real
Enlace directo:
RE: Familia Júdice
Amigo
Caso tenha interesse sobre a família Júdice,no Brasil,o aconselho a escrever para
Dalmiro da Motta Buys de Barros,Presidente do Colégio Brasileiro de Genealogia:
dmottabb@uol.com.br
Cordialmente
Gilson Nazareth
Rio de Janeiro
Enlace directo:
RE: Chelmicki Júdice Samora
Caro Nuno Maria Côrte-Real,
Fiquei surpreendidíssimo, no bom sentido, pela sua referência a seus tios-avós António Telles Moniz Côrte-Real e Maria Júlia Chelmicki Júdice Samora.
O general Chelmicki, meu quarto avô, teve um filho e seis filhas. Destas, duas casaram no Algarve, Júlia de Chelmicki (Lisboa 1855-Tavira 1947) com João Daniel Gil Pessoa e Josefina de Chelmicki (Lisboa 1858-Albufeira 1959) com António Casimiro Júdice Samora - por sinal padrinho de baptismo de minha avó Matilde Sofia - e tinha a indicação de que não existia descendência de nenhum dos casamentos.
Ficar-lhe-ia muito grato se me pudesse facultar informação sobre a naturalidade e filiação e óbito de António Casimiro Júdice Samora e tudo o que for possível sobre a sua descendência.
Se estiver interessado, poderei fornecer-lhe informação sobre a ascendência Chelmicki, em linha de varonia até ao séc. XIV, infelizmente sem linhas femininas. Sobre a mulher do gen. Chelmicki, Júlia de Moser, tenho uma árvore de quartos avós completa apenas seis falhas nos 5ºs avós e várias linhas medievais, duas que, entrando nas Casas mediatizadas alemãs vão por vários ramos a Carlos Magno, aos Capetos, etc..
Se preferir, pode contactar-me em ftalmeidaarrobamailpontotelepacpontopt.
Melhores cumprimentos
Francisco Tavares de Almeida
Enlace directo:
RE: Chelmicki / Gil Pessoa
Caro Francisco Tavares de Almeida:
Peço desculpa por entrar neste tópico, mas na sua intervenção não pude deixar de notar a referência ao casamento entre João Daniel Gil Pessoa e Júlia de Chelmicki.
Imagino que o João Daniel Gil Pessoa a que se refere seja o mesmo que nasceu em 1854 em Tavira e foi casado (em primeiras núpcias?) com D. Maria Teresa Ribeiro, falecida na mesma cidade em 1878. Era filho de João Paulo de Araújo Pessoa e D. Maria José da Natividade Gil Cardeira. Poderá confirmar-me se se trata realmente da mesma pessoa?
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Enlace directo:
RE: Chelmicki / Gil Pessoa
Caro Rui Pereira,
Não tem que se desculpar, antes pelo contrário.
Infelizmente não o posso ajudar. Apenas conhecia o nome de João Daniel Gil Pessoa por uma relação familiar manuscrita de que nem conheço a autoria. Só muito recentemente, um artigo da Dra. Eva-Maria von Kemnitz - que tem feito diversas conferências sobre o gen. Chelmicki está preparar a publicação de uma biografia - publicado na Revista Militar, Nº 6/7 Junho/Julho de 2000, pp 525-543, confirmou esse dado sem mais notícia do que a inexistência de descendência.
Nesse artigo vem a fotografia da casa onde morreu o general e, constando da sua biografia que após a reforma se acolheu a casa de uma das filhas, residindo a outra em Albufeira, não me espantaria que se tratasse da casa de Gil Pessoa. Trata-se de uma casa relativamente grande, com uma porta central encimada por uma clarabóia, com 3 janelas de cada lado ao nível de um rés-do-chão elevado; quebrando a simetria, tem uma pequena porta de serviço na ponta direita e aí já terá dois andares que devem existir na parte não visível na fotografia pois está implantada num declive. Tem pedra à vista nos cantos e cantarias simples mas com um elemento decorativo na parte superior.
Se estiver interessado, envie-me a sua morada e terei o maior gosto em enviar-lhe fotocópia. Procurando, também lhe poderei facultar a morada da Dra. Eva-Maria mas como ela indica os anos dos casamentos de 3 filhas que casaram em Lisboa e omite esse dado para as que casaram no Algarve, não deverá ter feito essa investigação.
Apenas para os meus dados, também gostaria de ter essa confirmação de identidade.
Com os melhores cumprimentos,
Francisco Tavares de Almeida
Enlace directo:
RE: Familia Júdice
Caro Nuno,
Realmente o mundo é pequeno e onde menos esperamos somos surpreendidos. Agradecia-lhe imenso que me enviasse assim que possívelos dados que possui sobre a família Júdice Samora Barros.
Caso pretenda saber alguma informação, não hesite em pedir, pois terei muito gosto em lhe ajudar com o sei ou que poderei vir a saber
Os meus melhores Cumprimentos
Enlace directo:
RE: Chelmicki Júdice Samora
Caro Francisco Tavares de Almeida,
Júlia Chelmicki Júdice Samora, mulher de António Alistão Telles Moniz Côrte-Real, era, de facto, filha de António Casimiro Júdice Samora e de Josefina de Moser Chelmicki e neta materna de José Conrado Chelmicki.
Aqueles meus tios-avós tiveram apenas uma filha chamada Josefina, salvo erro, que morreu pequena. Estão todos sepultados no jazigo da família Telles Moniz Côrte-Real em Albufeira. Ou seja: por estas bandas, a descendência do General Chelmicki está realmente extinta.
O meu Pai ainda conheceu muito bem a tia Josefina Chelmicki (filha do general), de quem gostava muito e que lhe contavas imensas histórias rocambolescas sobre a sua família na Polónia. E, há três anos, estive estive na Escola Militar de Varsóvia onde estudou o futuro general José Conrado Chelmiki!
Prometo arranjar-lhe os dados que pediu (datas, filiações,etc) sobre este ramo algarvio dos Chelmicki e respectivas conexões. Dê-me dois ou tres dias.
Gostava bastante de ter informações sobre a varonia Chelmicki até ao século XIV. Por enquanto sei apenas que usavam as armas do clã heráldico Nalecz.
Um abraço,
Nuno Côrte-Real
Enlace directo:
RE: Chelmicki / Gil Pessoa
Caro Francisco Tavares de Almeida:
Muito obrigado pela sua resposta.
Para tentar esclarecer totalmente esta questão, consultei a genealogia da família Pessoa de Tavira que consta da obra "Do Algarve nasceu Fernando Pessoa" de Maria Lucília Lencart.
Na citada genealogia consta João Daniel Gil Pessoa como tendo nascido a 14.11.1855 e falecido a 06.09.1902, indicando-se apenas o casamento com D. Maria Teresa Ribeira (Pessoa), dada como tendo nascido em 1853 e falecido a 22.11.1878 (data que já confirmei pelo respectivo registo de óbito). Deste casamento nasceu uma filha, Esther Ribeira Pessoa (de Pádua Cruz), cuja descendência é indicada na mesma obra.
Não me surpreende a ausência de indicação do segundo casamento de João Daniel Gil Pessoa, até porque se trata de um casamento sem descendência que mais facilmente escapa à investigação, e já encontrei nesta mesma genealogia da família Pessoa alguns erros e outras omissões.
Suponho que o casamento de João Daniel Gil Pessoa com Júlia de Chelmicki tenha ocorrido entre 1878 e 1890, ano de falecimento do General Chelmicki, uma vez que este faleceu exactamente em Tavira, de acordo com os dados constantes da base de dados do GP. É provável que o casamento se tenha realizado em Tavira, mas de momento não tenho possibilidade de o confirmar pois os registos em causa encontram-se no Arquivo Distrital de Faro.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Enlace directo:
RE: Familia Júdice
Caro Nuno,
Não tenho tido notícias suas. Gostaria de saber se me pode fornecer alguma informação sobre a minha ascendência Júdice Samora Barros. Espero receber notícias suas brevemente.
Agradeço desde já toda a informação que me possa dar.
Um abraço
Carla Roque
Enlace directo:
RE: Familia Júdice
De facto, sua Avó tem razão, um dos seus antepassados foi Governador de Albufeira, que por sua vez tinha um irmão que foi Comendador do Algarve, de seu nome José Júdice Sequeira Samora de Faria, meu Trisavó.
Cumprimentos.
Enlace directo:
RE: Familia Júdice
De facto, sua Avó tem razão, um dos seus antepassados foi Governador de Albufeira, que por sua vez tinha um irmão que foi Comendador do Algarve, de seu nome José Júdice Sequeira Samora de Faria, meu Trisavó.
Cumprimentos.
Enlace directo:
RE: Familia Júdice
Carissimo Nuno
as minhas desculpas de uma vez mais solicitar a sua ajuda.tem alguns dados sobre JOSE JUDICE SEQUEIRA SAMORA ?
Atentamente
Enlace directo:
RE: Familia Júdice
Caro confrade as minhas desculpas da intromissão , tem alguns dados sobre JOSE JUDICE SEQUEIRA SAMORA ?
Atentamente
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 14 nov 2024, 19:24.