Familias de Edral, Vinhais

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Familias de Edral, Vinhais

#73682 | JJML | 23 sep 2004 12:35

Caros Confrades,

Agredecia a vossa ajuda para este tópico.
Tenho noticia de Francisco de Moraes e Silva, Capitão-mor das terras de Lomba (entre Vinhais e Chaves) por mercê de 15.04.1626, nascido em Edral a 03.10.1580 casado com Maria Joana de Moraes Sarmento do Amaral natural de Vilar de Ossos, Vinhais. Alguem me poderá dar informações da sua ascendencia/descendencia.

Obrigado,
Joao Mascarenhas de Lemos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Edral, Vinhais

#73692 | jmacieira | 23 sep 2004 14:24 | In reply to: #73682

Caro Confrade

Francisco Morais da Silva, natural de Edral, era filho de Francisco Vaz de Morais, nat. de Espinhosa, Sarg. Mor do Concelho de Vinhais, c.c. Brites da Silva (filha de Pedro de Morais, nat. de Candedo). Era neto de João Vaz de Morais e 2º neto de Vasco Anes de Morais.
Sua mulher, que tenho só como D. Maria Sarmento, nat de Vinhais, era filha Domingos Nunes do Amaral, nat. de Tojal da Beira, e de D. Joana Sarmento (fª de Gonçalo de Morais, de Vilar de Ossos).

É o pouco que, por agora, lhe consigo.

Melhores cumprimentos

João de Mariz Sarmento Macieira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Edral, Vinhais

#73703 | JJML | 23 sep 2004 15:43 | In reply to: #73692

Caro Confrade,

Gostaria de lhe agradecer pela sua pronta resposta. Que na sua maioria corresponde com os dados manuscritos por meu Avô. No entanto se não for muito incomodo gostaria de lhe colocar algumas questões.

Tenho Francisco Vaz de Moraes como Capitão-mór das terras de Lomba por mercê de D. Sebatião em 10.10.1574, filho de João Vaz de Moraes como Sargento-Mór e depois Capitão-Mór das terras de Lomba por mercê de D. João em 1536, filho de Vasco Annes de Moraes, Capitão-Mór das terras de Lomba em 1450, filho de Vasco Gonçalves de Moraes por sua vez filho de Gonçalo de Moraes 6º Padroeiro de S. Francisco em Bragança e último Senhor de Vinhais (estará correcto ?)

Tenho a sua D. Maria Sarmento com o nome que anteriromente indiquei, mas que presumo estar incorrecto, como filha de Domingues Nunes do Amaral, nat. de Tojal da Beira, filho do Desembargador Luis Nunes do Amaral, nat. de Viseu (não sei mais sobre a sua ascendência).

Tenho Brites da Silva, nat. Candedo como filha de Pedro da Siva Salgado e de Isabel de Moraes Cisneiros, neta de D. Payo Salgado, Cavaleiro Fidalgo Galego e de sua mulher Brites da Silva ... (não sei se estará correcto).

Tenho a sua Joana Sarmento como Joana Gomes de Moraes Sarmento filha de Gonçalo de Moraes, "O Velho", nat. Vilar de Ossos, Capitão-Mór de Vinhais e do seu termo, FCR, COX e de sua mulher Anna Gomes de Moraes Sarmento (de ambos tenhos os seus possiveis ascêndentes, mais uma vez não os consigo confirmar).

Quanto a João Vaz de Moraes tenho como mulher Violante Camello (de Bettancourt de Athayde) e de seu pai Vasco Annes de Moraes tenho como mulher Inês da Nóvoa Sarmento (também com possiveis ascendentes, mas sem confirmação).

Será que toda esta gente está correcta, será que tem algumas fontes que possa consultar. Desculpe mais uma vez o incomodo.

Melhores cumprimentos,
João Mascarenhas de Lemos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Edral, Vinhais

#73706 | jmacieira | 23 sep 2004 16:10 | In reply to: #73703

Caro Confrade

A sua genealogia está correcta.

Quanto às Mercês de El-Rei D. Sebastião designando as Terras da Lomba penso que seria a designação de Vinhais. A Lomba, no Montesinho, é todo o território a Oeste de Vinhais, confinando com o concelho de Chaves e com a Galiza. Nunca tinha ouvido tal designação.

Sempre ao seu dispor

João de Mariz Sarmento Macieira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Edral, Vinhais

#73713 | JJML | 23 sep 2004 16:25 | In reply to: #73706

Caro Confrade,

Já agora que sabe sobre os filhos de Francisco de Moraes e Silva, eu tenho Joana Gomes (de Moraes Sarmento) falecida em 1720 em (??) casada com Estevão de Abreu de Barros (de Almeida), nat. Bragança, Alferes de Cavalaria da Tropa de Couraças durante as Guerras da Restauração, tendo participado na tomada de Valença e em 1665 nas batalhas de Montes Claros, será que também estará correcto.

Mais uma vez muito obrigado pelas suas informações.

Melhores cumprimentos,

João Mascarenhas de Lemos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Edral, Vinhais

#73763 | magalp | 23 sep 2004 20:22 | In reply to: #73713

Caro João Mascarenhas de Lemos


“Vilard’Ossos, um lugarejo inóspito quer de verão quer de Inverno, na Serra da Coroa” “… Esse muito distante povoado era insuportavelmente quente no verão, cheio de moscas, mosquitos, moscardos e outros irritantes insectos alados, diurnos e nocturnos, que se cravavam nas pessoas e animais constantemente. Um pó fino de odor único cobria tudo e todos, entranhando-se nos corpos, durante a mais curta marcha. No Inverno, fazia muitíssimo frio, com neve amiúde, que misturada com a lama constante, tornava as calçadas intransitáveis, dando ao povoado um aspecto mais sujo e feio ainda.”

Depois desta “nota explicativa” sobre a realidade da freguesia de Vilar d’Ossos, concelho de Vinhais, que por certo não conhecerá, deixe-me que lhe diga que ali só existe uma casa – o casal de Vilar d’Ossos, sede do Morgado de Nª Sª da Assumpção e (creio eu), do Capítulo de S. Francisco Xavier, em Bragança – Pelo menos, foi senhor desta casa e o último dos referidos morgados, o 4º Visconde de Montealegre (1816/1881), casado, com vasta geração na actualidade.
É realmente um velho solar que foi de pendão e caldeira, com muito antigas prerrogativas reais. Apontada por uns como berço dos Moraes é para outros, o verdadeiro berço dos Moraes Sarmento.
Ao certo não sei. Mas é facto que partes da casa – que sofreu muitas transformações no correr dos séculos – são comprovadamente do séc. XIII.
Sabemos também que a traça da casa, visível hoje, é da autoria do 1º Visconde de Montealegre, Manuel Pinto de Moraes Bacellar (1785/1841).

Como poderá ver em:
http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=5176
estão estes costados muito incompletos, pois até agora não consegui compatibilizar cronologicamente diversos nobiliários, entre estes, o para mim primordial NFP de Felgueiras Gayo.
Peço portanto a sua ajuda para esclarecer as falhas que não consigo colmatar, sequer com os muitos e sucessivos Fernão Pinto Bacelar, comprovadamente originários de Coimbra!

Muitos cumprimentos,
Manuel Maria Magalhães

Respuesta

Enlace directo:

Fernão Pinto Bacelar, escrivão do fisco de Coimbra (Santa Justa, Coimbra)

#289585 | MontDias | 19 oct 2011 23:39 | In reply to: #73763

Confrade Manuel Maria Magalhães,

Muitos anos passados, mas, apesar disso, vim parar ao seu texto, pelo nome Fernão Pinto Bacelar.

Ora, esta família que em Coimbra viveu na extinta freguesia de Santa Justa, teve, pelo menos, um ramo que passou a São Facundo, concelho de Coimbra.

1. DOMINGOS PINTO BACELAR, baptizado em São Facundo a 14.8.1644 era filho legítimo de:

2. FRANCISCO PINTO BACELAR, natural de Coimbra, Santa Justa, nascido c. 1615, c.c. Marta Pinheiro, da Quintã, São Facundo, filha de Francisco Amor, lavrador e de Marta Simões, filho legítimo de:

3. FRANCISCO PINTO BACELAR, escrivão do fisco de Coimbra, c.c. Maria das Neves, natural da Costa de Rios Frios, Freg. de Vil de Matos, filha de Domingos Manuel, moradores em Coimbra, na freg. de Santa Justa, filho legítimo de:

FERNÃO PINTO [BACELAR], escrivão do fisco de Coimbra, c.c. Maria da Costa, moradores em Coimbra, na freg. de Santa Justa.

Parece-me que um dos Fernões Pintos Bacelares que aparecem na base de dados do geneall, nomeadamente este http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=240039 seja o número 3 deste meu esquema, já que o nome da mulher é idêntico.

Estes dados foram colhidos das inquirições de genere para as Ordenações eclesiásticas que existem no Arquivo da Universidade de Coimbra.

Que lhe parece? Já conseguiu saber mais alguma novidade sobre esse tronco de Pintos Bacelares?

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familias de Edral, Vinhais

#289642 | palotas | 20 oct 2011 22:29 | In reply to: #73692

Caro Confrade

Eu também tenho ascendência Morais de Rebordelo, Vinhais, e cheguei ao um beco onde não consigo prosseguir mais.

Manuel de Morais * 10.05.1712 cc Maria Álvares

Manuel Morais era filho de de João Carrilho, e pode ser filho de um Padre Gaspar Carrilho de Morais, natural de Bragança e que foi Reitor em Edral.

Poderá ajudar-me.

João Paulo Morais Araújo Simões

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 may 2024, 10:48.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen