Qual a Origem do sobrenome Palhão?

This topic is classified in rooms: Famílias

Qual a Origem do sobrenome Palhão?

#74621 | luizsillos | 07 oct 2004 20:23

Amigos,

Tenho um antepassado português cujo sobrenome era Palhão (em alguns documentos, PALHAM ou PAYÃO). Gostaria de saber, se possível, a origem deste sobrenome?

Agradecidamente
Luiz G. Sillos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Qual a Origem do sobrenome PALHÃO?

#116517 | ticonibu | 13 abr 2006 16:58 | In reply to: #74621

Tbm tenho meu bisavo que se chamava Vicente Rodrigues Palhao. tbm estou em busca de informacoes referente a este sobrenome.

que me consta pelo pouquissimo de informacao que tenho e que de minha avo maria vicentina filha de Vivente R. Palhao nasceu em Alfenas MG.

de onde vem seus familiares???

tico.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Qual a Origem do sobrenome PALHÃO?

#117363 | luizsillos | 25 abr 2006 20:08 | In reply to: #116517

Caro Tico,

Seguramente, somos da mesma família. Você saberia me dizer o nome da mulher de Vicente Rodrigues Palhão? Nossa família é natural da freguesia de São Tiago de Chamoim, Portugal.

Abraços.
Luiz Gustavo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Qual a Origem do sobrenome PALHÃO?

#117394 | ticonibu | 26 abr 2006 03:24 | In reply to: #117363

Ola Luiz saudacoes.
Bom a esposa de Vicente era Maria Jacintha de Jesus filha de Antonio Jose de Mattos e de Maria Jacintha Mattos.

Maria Jacintha de Jesus tinha uma irma de nome Carolina. Te ajuda em algo??? Somos de alguma forma parentes???

Respuesta

Enlace directo:

RE: Qual a Origem do sobrenome PALHÃO?

#117575 | ticonibu | 28 abr 2006 20:07 | In reply to: #117363

Luiz vc recebeu a minha mensagem. estou curioso qto a sua resposta.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Qual a Origem do sobrenome PALHÃO?

#117576 | ticonibu | 28 abr 2006 20:14 | In reply to: #117363

vc poderia se comunicar comigo via email.
ticonibu@hotmail.com

Respuesta

Enlace directo:

RE: Sobre a provável origem de Palhão?

#117587 | JFMenéndez | 28 abr 2006 22:41 | In reply to: #74621

Caro Colega

Sobre este apelido sugiro-lhe que veja um dicionário etimológico, sendo que o melhor é o de Joan Corominas, que embora para o castelhano, apresenta as mais completas etimologias das línguas românicas peninsulares.
Também pode ver o dicionário etimológico de José Pedro Machado, na edição mais moderna que conseguir encontrar.
Para a idade média também é útil o Elucidário de Santa Rosa Viterbo.
De qualquer forma, o nome parece estar ligado a alguma região aonde se praticam actividades agrícolas, tendo provavelmente origem em um topónimo (como Paião, Paiam ou Payão na grafia mais antiga) ou numa alcunha ligada a actividades agrícolas, por ex. "palhão ", que no Minho significa caule de milho seco.

É o que de momento se me oferece dizer, com a ajuda sempre preciosa da minha mulher que é, cá em casa, quem mais e melhor sabe de antroponímia e etimologia.

Cumprimentos,

José Filipe Menéndez

Respuesta

Enlace directo:

RE: Sobre a provável origem de Palhão?

#117596 | luizsillos | 28 abr 2006 23:55 | In reply to: #117587

Caro José Filipe,

Grato por suas informações, que me foram valiosíssimas. Apenas uma curiosidade: aqui no Brasil, a família passou a assinar Paião e Payão (apesar de nos registros mais antigos constarem Palham), assim, contando com a ajuda de sua esposa, saberia me dizer o significado do termo PAIÃO, em Portugal. Nos dicionários brasileiros, não encontrei esse vocábulo.

Grato pela ajuda.
Luiz Gustavo de Sillos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Sobre a provável origem de Palhão?

#117603 | JFMenéndez | 29 abr 2006 01:11 | In reply to: #117596

Caro Luiz

Enquanto nome comum, "paião" está registado desde o séc. XIX como um peixe vulgar na costa portuguesa. Como nome próprio e com "y", aparece no séc. XIX como freguesia do concelho da Figueira da Foz, ligada a actividades agrícolas. Trata-se da actua vila do Paião, por curiosidade, conhecida na sede do concelho (na Figueira) como a terra dos alfaiates em meados do séc. passado.

E foi tudo o que conseguimos com a"prata da casa".

Claro, que nos ajudaria mais saber a região de origem dos seus antepassados.

Cumprimentos,

José Filipe Menéndez

Respuesta

Enlace directo:

RE: Sobre a provável origem de Palhão?

#117606 | luizsillos | 29 abr 2006 02:20 | In reply to: #117603

A freguesia de origem de meus antepassados é Chamoim, do Concelho de Terras de Bouro, Distrito de Braga. Antes, eles eram apenas Pires. Em 1711, sem qualquer explicação aparente, começaram a serem referidos como Pires Palhão.

Abraços.
Luiz Gustavo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Sobre a provável origem de Palhão?

#120705 | luizsillos | 13 jun 2006 17:37 | In reply to: #117603

Caro José Filipe,

Aqui é Luiz Gustavo de Sillos! Tempos atrás, o amigo ajudou-me com a possível origem do nome Palhão. Aproveito para pedir-lhe mais uma sugestão.

Tenho em minhas pesquisas, uma senhora por nome Maria de Oliveira, de alcunha 'a chincheira" ou 'chencheira'. Teria alguma opinião do possível significado dessa alcunha? Ele vivia no Cobncelho de Felgueiras, Porto.

Grato.
Luiz Gustavo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Sobre a provável origem de Palhão?

#120840 | MSá | 15 jun 2006 21:00 | In reply to: #120705

Caro Luiz Gustavo,

encontrei no Diccionario portuguez, de frei Domingos Vieira, 1873.

CHINCHE, do latim cimex, persovejo.

CHINCHEIRO, termo da Beira, = chimbéu ou chimbéo = máo, ruim.

Cordialmente,

Luiz

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 05 jul 2024, 01:40.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen