Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
This topic is classified in rooms: Famílias
Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Gostaria de maiores informações sobre a origem exata da familia Mansilha na Espanha e em Portugal, e também, manter contato com os Mansilhas em Portugal e Espanha.
RespuestaEnlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
O que eu conheço sobre Mansilhas é basicamente o que está no Felgueiras Gayo no respectivo título de Mansilhas: família descendente de Afonso Mansilha, combatente na batalha de Toro, etc. Este início de família também está referido no “Armorial Lusitano” e aqui no GP. Desde essa época (meados do séc. XV) aparecem estabelecidos em Oliveira, Mesão Frio. No séc. XVIII a casa recaiu em Maria Caetana Veloso de Figueiredo cc José António de Sousa Faria. A partir daí, a família abandonou o apelido Mansilha. Também nessa época a antiga habitação deve ter sido substituída pela actual Casa das Torres, ainda hoje na posse de primos meus em grau bastante próximo.
Portanto, este tema também me interessa bastante e também gostaria de saber se existe mais algum estudo sobre esta gente. É claro as gerações mais recentes também constam nas “Últimas Gerações” de José de Sousa Machado no Vol. II pg 323 e seguintes, nos “Carvalhos de Basto” no início do Vol. IV e ainda nos “Anuários da Nobreza” (Girão).
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Uma filha de José António de Sousa de Faria e de Caetana Veloso de Mansilha, Ana Joaquina de Sousa Mansilha, casou com Fernando de Magalhães e Menezes Malheiro de Melo e Vasconcelos, da familia dos Magalhães de Amarante, de que descendem os condes de Vilas Boas e Condes de Alvelos, já largamente estudados nos Carvalhos de Basto, vol 5, no ANP, nas Ultimas Gerações, e por mim que tenho na forja um trabalho sobre parte da descendência desta família.
No portão da casa dos Magalhães de Amarante, situada nessa cidade na Rua da Retorta, havia um portão armoriado, que lamentávelmente já desapareceu, e no qual figuravam as armas dos Sousas e dos Mansilhas, em conjunto com as armas do Magalhães e Meneses.
Acrescente-se que José António de Sousa de Faria foi Fidalgo de cota d'armas (Escudo partido de Sousa e Faria), sendo a sua descendência varonil e primogénita representada pela casa Girão de Lamego, como já referiu o Vasco Jácome.
abraços,
Rodrigo Ortigão de Oliveira
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro Rodrigo Ortigão de Oliveira
Embora já conhecendo quase tudo o que referiu, muito obrigado pelo seu interesse.
Novidade para mim é a existência do tal portão armoriado que incluía as armas dos Mansilhas. Será que há alguma descrição de como elas eram? É que lhes tenho visto duas descrições totalmente diferentes (também aqui no GP) e não sei quais as que correspondem a este ramo. De facto, depois da Carta d’Armas de José de Sousa Faria, passou a ser esta a heráldica usada pela família e, tanto quanto sei, a memória de eventuais armas antigas desapareceu.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Obrigado pelo seu retorno Sr. Vasco Jácome,
pois tenho bastante interesse no assunto, pois meu sobrenome também eh Mansilha, meu avô Amancio Coutinho Teixeira de Mansilha, Portugues de Peso de Régua, se naoh estivese falecido gostaria bastante de ter esses dados, estou a inteira disposição de Vsa, para qualquer assunto aqui no Brasil - Rio de janeiro, que estiver ao meu alcance.
E estou aguardando possiveis novidades dos MANSILHAS, pois tambem tenho interesse ateh mesmo em descobrir parentes mesmo distantes.
Cordiais Saudações,
Sergio Pires de Mansilha
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Obrigado pelo seu retorno Sr. Ortigão, e esperarei novas informações sobre os MANSILHAS, caso Vsa, as tenha.
Estou a sua inteira disposição de VSa, para qualquer coisa aki no Brasil - Rio de Janeiro que esteja ao meu alcance.
Cordiais Saudações ,
Sergio Pires de Mansilha
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro Vasco Jácome
O que sei sobre os Mansilha é a existência de Afonso de Mansilha, fidalgo galego que serviu D. Afonso V e esteve na batalha de Toro, e que deste rei recebeu o senhorio de Oliveira (Mesão Frio), onde fez a sua Quinta do Paço. Este Afonso de Mansilha cc Catarina Roiz Borges, filha herdeira de João Roiz Borges, fidalgo da Casa Real, 2º senhor da Quinta de Carvalhais, em Oliveira (Mesão Frio), alcaide-mor de Santarém, senhor de juro e herdade da vila de Alva (Castro Daire), senhor de Mouta-Santa e do padroado das igrejas de S. Miguel de Mamoras, S. Martinho de Alva e Stª Mª de Pipião.
De Afonso de Mansilha e sua mulher foi filha herdeira Senhorinha Roiz Borges, senhora das ditas quintas do Paço e de Carvalhais, que casou com outro galego, João de Louzada, fidalgo que também esteve com seu sogro na batalha de Toro. Destes foi filho herdeiro Gaspar Borges, senhor das ditas quintas, que cc Tereza Gomes de Rebello. Destes foi filho herdeiro Belchior Borges, cavaleiro da Ordem de Santiago e fidalgo da Casa do Duque D. Jorge, mestre desta Ordem, 6º senhor da Quinta de Carvalhais e 4º da Quinta do Paço, que tirou carta de armas para Borges em pleno a 20.2.1535 e casou com Felícia Cerqueira, irmã de Francisco Cerqueira, 1º morgado de S. Gonçalo de Amarante, cg. (destes é neto, entre outros, o Doutor Pedro Borges de Louzada, 1º desembargador da Relação do Porto, ouvidor do rei em Mesão Frio, juiz de Fora no Porto, Mesão Frio e Penamacor, etc.)
É possível que os seus Borges de Sedielos venham destes.
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro Dr. Manuel Abranches de Soveral
As 3 primeiras gerações que descreve estão coincidentes com o Gayo. As coisas diferem é quando diz que de Gaspar Borges foi filho herdeiro Belchior Borges. Gayo dá como sucessor na casa paterna outro filho, Gonçalo Borges Mansilha, que também teria sido Fidalgo de Cota de Armas (7-5-1484), cc Helena Pereira cs onde seguiu a casa paterna.
Além de Gayo, só tenho notícia desta gente (excluindo sobre as gerações actuais, claro) na árvore Nº 28 do Canaes de Figueiredo, que refere Álvaro de Mansilha, Sr. da Casa do Outeiro, em Oliveira do Douro. Mas eu sempre interpretei esta Oliveira do Douro como sendo na realidade a freg. de Oliveira, Mesão Frio, pois aqui é que seu genro José António de Sousa Faria construiu a actual Casa das Torres (de Oliveira). Como essa habitação é um edifício de raiz do séc. XVIII (www.monumentos.pt), suponho que terão arrasado a antiga casa onde a família teria vivido desde o séc. XV (a tal do Outeiro?) e substituído pela nova. Assim, isto seria uma prova de sucessão, por herança, desde Afonso de Mansilha.
Mas é claro que muitas outras alternativas se podem colocar, como por exemplo, José António ter comprada a quinta na freg. donde os antepassados da m.er seriam oriundos, etc.
Há também outro facto curioso: a Quinta de Carvalhais. É que também tenho informação segura que, pelo menos no fim do séc. XIX, fazia parte do património uma Quinta do Carvalhal, algures no Douro. Julgo que será a que Gayo refere como sendo de Nuno Vaz de Mansilha (ttº de Mansilha §1 N5). Será que Carvalhais e Carvalhal são a mesma propriedade?
Por último apenas um pequeno esclarecimento quanto à minha ligação a esta gente. Eu descendo deles pela minha bisavó paterna Rosa Emília de Sousa Faria Girão (que foi herdeira da tal Quinta de Carvalhal). Quanto aos Borges de Sedielos, de que já falamos, descendo deles, pela mãe do marido dela, o meu bisavô Vasco Jácome Sousa Pereira de Vasconcelos. Não são portanto o mesmo ramo. Pelo menos, à luz dos meus conhecimentos actuais, o que obviamente não invalida que de facto exista qualquer ligação ainda não detectada. Se se quiser dar à maçada, eles já se encontram aqui no GP, pelo que facilmente pode verificar estas duas ascendências.
Haverá algum estudo que permita qualquer esclarecimento sobre o que foi dito?
Agradecendo a atenção e com os Melhores Cumprimentos,
Vasco Jácome
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Não sou especialista na família Mansilha e confesso o meu medo de propagar informações erradas. Contudo, aqui vai: na obra "A ideação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas de Alto Douro", de Alvaro Moreira da Fonseca, I.V.P. 1956, e reportando-se ao PADRE DOUTOR D.FREI JOÃO DE MANSILHA, "cérebro" da Companhia da Agricultura das Vinhas do Alto Douro e seu delegado junto do Marquês de Pombal, (juntamente com quem viria a caír em desgraça...) diz-se : Que nasceu em Santa Marta, Penaguião, a 18/05/1711 e era filho de Feliciana de Mansilha Osório, de S.João de Lobrigos, Sta. Marta de Penaguião e de Francisco Pereira Pinto, de Santa Maria de Sedielos, P. da Régua ; neto materno de Diogo de Mansilha Osório, de Santa Comba, S.Miguel de Lobrigos, Sta. Marta de Penaguião e de sua primeira mulher Maria Pereira, de Canelas, S. Miguel de Poiares, Peso da Régua. Que a 1/12/1737, sendo já Padre, teve uma filha ilegítima de nome Helena Guedes, que no Crisma mudou para Maria Guedes, cuja mãe era Caetana Guedes, e que viveu com uma (tia-avó ?) de nome Maria Engrácia Caetana Pereira, de Remostias, Peso da Régua. Diz-se ainda que D.Frei João de Mansilha teve muitos sobrinhos, mas só cita José Inácio de Mansilha e Luís Francisco Pereira Pinto de Mansilha. Cita também um irmão de D.Frei João, de nome Manuel Teixeira de Mansilha, que vivia em Canelas, Peso da Régua. As minhas desculpas por não conseguir ser mais preciso.
RespuestaEnlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Sr. Vasco Jácome
Talvez lhe interesse a resposta que dei à pergunta que deu origema esta "mesa redonda". Pergunto-me se a "sua" Maria Caetana não será a filha ilegítima de D.Frei João de Mansilha, que foi baptisada Helena e mudou no crisma para Maria, sendo filha duma Caetana Guedes e aparentemente sobrinha-neta duma Maria Engrácia Caetana Pereira ...
Cumprimentos.
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro Ortigão
Não refere Vasco Jácome a Casa Girão de Lamego, nem pode referir, pois nessa cidade e seu termo não existe qualquer uma que assim se possa chamar.
A casa-berço dos Faria Girão é em Oliveira, Mesão-Frio, a belíssima Casa das Torres que se assenta (creio bem) numa outra muito mais antiga e modesta, provavelmente do séc. XVI, 2º quartel.
O actual representante da velha e muito querida família Girão - Engº António Girão, é senhor da Casa dos Loureiros, freguesia da Sé, Lamego. A mesma é Pereira da Rocha (v. respectiva pedra d'armas) e a sua notícia foi já muito divulgada, inclusivé numa bela e primorosa reportagem na TVE, sobre os primeiros exportadores de "vinho fino".
Sofreu essa Casa vária transformações ao longo dos tempos, tendo sido residencia habitual do 1º Conde de Alpendurada, João Baptista Pereira da Rocha, FCCR, antigo Pres. da C.M. de Lamego, onde era grande proprietário, sucessor do seu sôgro (o 1º V.de Alpendurada) na exportação de vinhos. Acresce ainda que o EngºA. Girão é Senhor desta Casa por herança indirecta do seu bisavô o dito 1º Conde Alpendurada.
Para completar e ou confirmar, consulte o nobre e sábio Mestre Gonçalo C.-M., que, para além do tudo, conhece a dita Casa com intimidade.
Cumprimentos
Magalhães
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
A denominação que usei "Casa Girão de Lamego" referia-se ao ramo da família Girão que está radicado em lamego. Equívoco da minha parte, pois sendo ainda muito novo estou ainda um pouco sujeito a algumas formas de expressão arcáicas, fruto de ler mais do que produzo.
A dita casa a que se refere, a da Oliveira, em Mesão Frio, não é Girão, mas sim Sousa Faria, linha genealógica representada como dissemos, pelo dito ramo dos Girões originários de lamego.
Isto leva-me a tecer algumas considerações que vêm até muito a propósito face a alguns recentes post's neste forum.
A utilização do termo casa nem sempre se reporta a um edifício de pedra, podendo aplicar-se a uma linha genealógica com património significativo próprio. Por exemplo fala-se de uma Casa dos Castros em Lamego que por sua vez é constituida pela Casa das Brlhas e outras tantas, ou de uma Casa dos Magalhães de Amarante, por sua vez dividida em dezenas de casas da Torre da Lixa ao Paço de Vilas Boas em Barcelos.
Mas é evidente, e agradeço-lhe o reparo meu caro Manuel Alpendurada, que o termo "casa" se aplica hoje em dia a um numero cada vez menor de casos, pelo que efectivamente me deveria ter referido a uma "familia" ou "ramo" e não a uma casa. Até porque a utilização do termo "casa" para definir uma família de património pouco significativo, ou tão somente um arrazoado de genealogias é algo que se pode eventualmente revestir de algum ridiculo. Familia Girão de Lamego seja então:) Obrigado pela chamada de atenção e um abraço.
Rodrigo Ortigão Oliveira
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro e intempestuoso Rodrigo
Não tem nada q. agradecer. Eu que sou um "cota" resingão sempre a teimar que os Soares Pereira da Rocha não desapareceram...
Já tive notícia (em Tarragona, imagine...) da sua licenciatura. Muitos parabéns!
A sua Tia Ma. Antónia (Madre Ortigão) continua ter razões para estar desvanecida consigo.
Um abraço.
Magalhães
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Calma que ainda tenho que penar mais uns meses até ser sr. dr. :) Mas não há duvidas que as noticias correm depressa. Realmente já acabei as aulas, mas tenho ainda que fazer um estágio e acabar a tese de licenciatura para acabar o cursinho. Lá para Dezembro se tudo correr bem.
um abraço
Rodrigo OdO
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Encontrei um documento referente a Mansilha que lhe poderá ser de interesse.
É uma Mercê a ".....João Nepomuceno de Araújo Mansilha foi provido no Ofício de escrivão e Tabelião do Juizo Ordinário do Julgado de Favaios, na Comarca de Alijó.....". Está na Torre do Tombo, Registo Geral de Mercês, D. Maria II, microfilme nº2398, flº242 e 242v não contendo elementos de naturalidade ou filiação.
Está datada de 4 de Maio de 1841.
É pouco mas de boa vontade...
Cumprimentos;-)
António
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro José Alberto Allen
O que sei da filiação de Maria Caetana Veloso de Figueiredo Mansilha é o que está na árvore Nº 28 do Canaes de Figueiredo e no ttº de Mansilhas do Felgueiras Gayo: filha de Álvaro de Mansilha e de Francisca de Moura Cabral, pelo que, até prova em contrário, será assim. Infelizmente, nunca tive oportunidade de pesquisar nada sobre este meu ramo, pois julgo que uma simples consulta de paroquiais deve ser esclarecedora. De qualquer modo, agradeço, mesmo que atrasado por motivos de férias, o seu interesse e mensagem. É provável, até pelos nomes, que haja qualquer parentesco que desconheço.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro Magalhães
Tem algum dado concreto sobre essa possível casa mais antiga, “antepassada” da actual Casa das Torres? É que de facto faz todo o sentido que ela tenha existido, se realmente Afonso de Mansilha fez aqui os seus Paços e se a família actual é efectivamente descendente deste cavaleiro, como propõe Gayo. Só que não conheço nada que comprove a existência dessa tal casa que até deve remontar ao séc. XV.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro Rodrigo Ortigão Oliveira
Apenas uma pequena correcção: estes Girões não são originários de Lamego mas sim de Vila Real, do Morgado (e Viscondes) de Vilarinho de São Romão.
O armigerado José António de Sousa Faria teve pelo menos o filho herdeiro e uma filha, esta casada com Fernando de Magalhães e Meneses, Sr. da Casa de Alvelos, etc. O herdeiro, António Caetano de Sousa Faria Veloso de Mansilha cc Maria Ana Joaquina, da Casa de S. Romão (veja-se, por exemplo, os “Fidalgos e Morgados de Vila Real e do seu Termo”, de Júlio Teixeira, Vol. II, pg 95). Portanto o Girão é o mesmo destes titulares. Quanto à sua origem, também eu queria saber! Iniciei mesmo aqui um tópico “Girões, de Vilarinho de S. Romão”, mas sem resposta.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro António Forjó
Embora atrasado, venho agradecer a informação. Mesmo não parecendo haver ligação próxima é sempre interessante recolher o maior número de dados possível.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro Vasco
De concreto realmente nada sei sobre o assunto.
Para mim, as Torres eram o berço dos primos Girões, não sabendo que por Sousa Faria e muito menos, mais origináriamente, Mansilha.
As informações que tenho, são de "ouvido". Memórias da família, muito especialmente as contadas pelos meus Pais e minha tia Adelaide (daí de Braga, Meirelles Teixeira Coelho) que muito sabiam e, as mesmas memórias, mt. cultivavam.
Pois bem, o tio Afonso Girão (tio materno da sua Sogra e meu primo) era afilhado de casamento dos meus Pai e com eles muito conviveu em Madrid, no final da guerra civil. Tinha, mto.naturalmente, grande paixão pelas Torres e era ele que contava que a dita casa tinha sido remolada muitas vezes, sendo que na sua origem era bastante mais modesta. Tb. isto é natural. A actual Casa do Campo, em Molares, Celorico de Basto, nada tem com a casa da quinta do Campo primitiva. Sequer é no mesmo sítio. Era muito muito modesta. Frente à torre, anterior a esta e com a qual não tinha qualquer ligação física. Seria onde está agora a bonita casa das Portas, feita pelo engº José Garrido de Meirelles, c. muitíssimo bom gosto.
A maioria das casas antigas não são como o eram na primitiva. Foram sendo melhoradas ao longo dos séculos, ao gosto da época e consoante a fazenda dos seus donos...
Tenho aqui algumas corografias antigas, incluída a do Pe. Costa. Se quizer, num dia que venha visitar os seus sogros, é só atravessar a avenida e terei muito gosto em procurar consigo as origens das Torres. Pode trazer o seu Sôgro que já convidei inúmeras vezes para aqui vir, para ver umas curiosidades de que gosta.
Um abraço
Manuel Maria Magalhães
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro Manuel Maria Magalhães
Muito lhe agradeço as suas palavras sobre as Torres. Essa também era a minha ideia sobre a evolução da casa. A actual é certamente um edifício feito de raiz, começada por José António Sousa Faria, mas parece que acabada só em meados do séc. XX (ala contrária à da capela). Julgo que deve ter sido feita com o dinheiro do vinho do Porto que começou a ser explorado por essa altura (meados do séc. XVIII), a partir das vinhas feitas nas quintas da sua m.er e herdeira da antiga casa. A menos que o seu construtor já fosse proveniente de gente endinheirada, talvez da burguesia do Porto (?). Pelo menos, não tenho referências a idas ao Brasil, nem os vejo a exercerem cargos altamente rentáveis.
Nunca foi é o berço dos Girões, conforme digo na minha mensagem de resposta a Rodrigo Ortigão Oliveira.
O problema quanto à genealogia dos srs. da antiga casa, que devem ser os Mansilhas, é que só conheço o que está no Gayo, o que sabe a pouco e é de desconfiar. Não sei é se alguém desse ramo da família, alguma vez fez alguma investigação genealógica séria. Por mim, mal tenho tempo para ir ao Arquivo de Braga, quanto mais ao de Vila Real!
Termino desfazendo um equívoco: parece-me óbvio pelas suas palavras (já tinha desconfiado a propósito duma mensagem sobre os Freitas Branco) que me está a confundir com o meu primo 3º, o Vasco, filho do actual dono do Avelar e genro do General Carlos Azeredo. Eu é que já o “apanhei” no último Anuário, nos Alpenduradas, pg 208!
Com os Melhores Cumprimentos,
Francisco Vasco Jácome S. P. de Vasconcelos
(se quiser, já me pode localizar aqui no GP)
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Meu caro Francisco Vasco
Também já o "identifiquei". Aqui mesmo em GP e nos "Carvalho de Basto" por mero acaso, na procura do pretenso parentesco do Meirelles Teixeira Coelho, ou Meirelles Leite, convosco e, ao que ouvi, pela vossa bela e distinta Casa do Avelar. Não encontrei nada que justifique esse mesmo parentesco nas cinco últimas gerações. Na verdade, só encontro ramos comuns anteriores ao séc.16!!! É curioso porque na geração dos meus avós (1880/1980)o meu Avô e os seus irmão eram muito parcos no tratamento de parente e tinham como certo o parentesco com os do Avelar, isto é, convosco. Uma Senhora da vossa Casa até esteve mais ou menos "tratada" para casar com este meu Avô - António Maria de Meirelles Teixeira Coelho, morgado da Casa do Campo, Celorico de basto onde nasceu e senhor da Casa de Valinhas, Felgueiras, onde morreu em Out.1961. Essa casa é hoje da minha Mãe, onde vive, com espantosas memórias das famílias de todo o reino!
Apesar do seu Sogro não ser o meu respeitável, nobre e valente amigo General Azeredo ( de quem mais se falava quando cheguei à Guiné, em 68!) mantenho o convite para visitar a minha livraria. Não é a livraria do Campo, de Vilar d'Ossos, Alpendurada, etc. mas é o que pude coleccionar ao longo de 30 anos e muita coisa consegui já, algumas raridades até.
Um abraço!
M.Magalhães
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro Manuel Maria Magalhães (permita-me este tratamento que usamos normalmente aqui no Fórum)
Quanto a parentescos entre o Avelar e a Casa do Campo, de facto não creio que haja nada de razoavelmente próximo.
Poderia era haver alguma relação de amizade (ou parentesco que ainda desconheço) com a família da minha trisavó, casada com o dono das Torres, Eduardo Girão. Ela era da Casa da Torre de Moreira, em Moreira do Castelo, descendente de uns Magalhães Queirós, do Arco de Baúlhe e com alguns Leites nos antepassados. É precisamente o costado que vem nos “Carvalhos”, no início do Vol. IV. Estão também no Canaes de Figueiredo, costado 205 com as respectiva continuação das “Últimas Gerações”. Será que eram conhecidos por esse facto? E nestas circunstancias o salto para “primo” é pequeno!
Tenho ligações remotas com o Campo, mas pela mãe de meu pai, através dos Machados Maias.
Existe também aquele antepassado comum, Pedro Soares de Cambra, que tem sido estudado por vários, incluindo Luís Soveral Varela, que o refere no seu trabalho publicado nas Raízes & Memórias, N13, pg 191: nós como descendentes dos Morgados das Taipas (via Vilarinho de S. Romão e Torres) e o Campo pelo casamento de Francisco Meireles com D. Francisca Soares de Albergaria. Curiosamente, também a minha sogra “lá vai”, pois é descendente da Casa da Bemposta, em Oliveira de Azeméis.
Agradeço imenso o seu convite e prometo visitá-lo logo que tenha uma oportunidade.
Pedindo desculpas aos restantes interessados no tema, por estas divagações para além dos Mansilhas,
Vasco Jácome
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro Vasco Jácome
Poderiamos ter estas considerações como "periféricas" ao tema proposto, eventualmente com interesse para além de nós...
Já tinha pensado nos Maia (Coimbra)Machado, dos Capitães-Mores de Unhão, senhores de Mosquete e Valinhas, nesse extinto concelho. Pouco sei para além do tombo de Valinhas, mais ou menos coincidente com Gayo.
Sobre a Casa do Cruzeiro, Oliveira de Azeméis, não tenho nada para além da publicação do muito estudioso A S Brandão. Vou lá voltar.
Obrigado pelas pistas.
M.Magalhães
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro José Alberto Allen
Relativamente a esta referência à Família Mansilha gostaria de o informar que, nas minhas humildes investigações sobre os meus antepassados maternos, deparei com mais algumas informações que passo a indicar:
- Frei João de Mansilha é filho de um segundo casamento de sua Mãe D. Felicianna de Mansilha com Francisco Pereira Pinto, natural do lugar de Alderete, freguesia de Sedielos onde foi baptizado a 29.1.1651.O casamento contraído a 6 de Março de 1703 em S.ta Maria de Sedielos teve dispensa de 3º e 4º graus de consanguinidade e dele nasceram três filhos varões:
Francisco, nascido a 13.12.1703; Francisco Pereira Pinto de Mansilha nascido a 2.1.1706 e que viria a contrair marimónio em 1731 com D. Francisca Ignácia de Almeyda, filha de Joam Correia de Almeyda e D. Maria de Mesquita Pimentel; e , por último Frei Joam de Mansilha nascido a 18 de Maio de 1711.
Quanto ao referido irmão Manuel de Mansilha Teixeira, meu antepassado,era filho de sua Mãe D. Feliciana de Mansilha e de seu primeiro marido Manoel Lourenço Teixeira.
D. Feliciana de Mansilha faleceu a 13 de Setembro de 1740, menos de um mês após ter ficado viúva. Baptizada a 3.6.1674 em S. João de Lobrigos era filha de Diogo de Mansilha Ozório e de sua primeira mulher Maria Pereyra, filha de Manoel Pereira e de Anna Rodrigues Pereira, da Família das Bogalhas,de Poiares.
Caso seja do seu interesse mais algum elemento poderei continuar, mas como desconheço se é realmente este ramo qur pretende espero pela sua resposta....
Cumprimentos
Isabel Aboim
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro Sr Mansilha, Sr. Alpendurada, Sr Vasco Jácome e mais Intervenientes neste tópico:
A Casa de Santa Júlia em Loureiro - Peso da Régua, tem no tecto da sala de jantar quatro brazões e um deles é Mansilha - escudo partido, sendo o 1º de vermelho, com um estoque de prata, guarnecido de ouro, com aponta para baixo; o segundo tambem de vermelho, com uma cabeça de mpouro, cortada de vermelho, toucada de um turbante de prata: bordadura cosida de azul, carregada de cinco aspas de ouro.
Creio que nenhum dos Convivas deu por isto! A mim ,aquela cabeça ensanguentada mesmo na minha frente !!!!!!
Pela consulta de " Brazões e Casas do Douro" da autoria de Correia de Azevedo, página 181, a Casa teria pertencido D. Luisa Teresa Pereira Coelho de Cerqueira Mansilha. Depois entra nos Serpa Pimentel e pertence na actualidade ao meu Compadre Eduardo Costa Seixas
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Olá!
Pesquisando a minha família, cheguei a um sexto-avô,chamado Antonio Jose Teixeira casado em 16/11/1786 em Oliveira - Mesão Frio com Teresa de Jesus. Em sua certidão de casamento consta que ele é filho de Jose Teixeira e Engracia Maria, neto paterno de Pedro de Mansilha e Maria de Almeida, todos de Oliveira - Mesão Frio.
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro Senhor Mansilha:
Embora tardiamente atrevo-me a responder ao seu desejo de conhecer Mansilhas solicitando que me contadte para o meu e-mail. Com efeito também descendo de Mansilhas do Douro de quem tenho alguns apontamentos que poderá gostar de conhecer. aboim@mail.telepac.pt
Isabel Aboim
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Sª D.Isabel
Com o reaparecimento, hoje, deste tema, vi com vergonha que nunca respondi à sua simpática informação sobre Frei João de Mansilha. Peço-lhe que me desculpe esta ivoluntária falta de educação !
Frei João de Mansilha foi uma personagem que me interessou muito quando comecei a escrever a a história da minha família (Allen). Frei João, que eu saiba, nunca teve contactos com meu 5º avô George Allen, mas influenciou, e muito, a parte final da sua vida. A criação da Compª Geral de Agricultura foi a ruína de muitos negociantes ingleses ...
De qualquer forma tinha uma personalidade curiosíssima. Presumo que conhece a correspondência entre ele e o Dr.Beleza de Andrade, publicada nos Anais do Instituto do Vinho do Porto em 1952/54. Se por acaso não conhecer, terei muito gosto em lhe enviar fotocópias.
Já agora, diga-me se está de algum modo ligada
aos Júdice, do Algarve. Tanto quanto sei têm ligação com alguns Aboim.
Os meus cumprimentos e ... renovadas e atrasadíssimas desculpas !
José Alberto Allen
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Cara Isabel Aboim,
Não terá dados adicionais referentes a Joam Correia de Almeyda e D. Maria Mesquita Pimentel, nomeadamente outros filhos do casal e ascendencias. Procuro uma eventual ligação com uma familia que usou os apelidos Sousa Pimentel apartir de 1700 no Porto.
Grato pela sua atenção
Com os melhores cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro Tiago
Antes de mais, peço desculpa por referir aqui ao seu email de ontem, para lhe dizer que terei todo o gosto em procurar nos meus papéis essa ligação entre os meus Cunha Pimentel e os os seus Sousa Pimentel.
Quanto a aos Mansilha, talvez seja bom dar uma vista de olhos ao «Livro de Linhagens» de Jayme de Serpa Pimentel. Se quiser, procuro qualquer informação sobre o casal.
Com os melhores cumprimentos
Manuel
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro Manuel,
Agradeço qualquer ajuda pois as minhas pesquisas no Porto estão muito problemáticas e estou mesmo a precisar de "pistas" adicionais.
Cumprimentos
Tiago
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Olá, eu sou Mansilha e minha avó também, e o pai dela era Teixeira Mansilha ... além disso eles eram todos do Peso da Régua também!
RespuestaEnlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caros confrades,
Ando à procura dos pais de Maria de Mansilha.
Casou com Domingos da Fonseca em Fontes, Santa Marta de Penaguião em 12/08/1681.
Agradeço a vossa atenção,
Com os meus cumprimentos,
joão mamede
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro João Mamede
Domingos da Fonseca, natural de Fontes, Santa Marta de Penaguião (24/11/1660), casou em Fontes, a 11/9/1680, com Maria de Mansilha, natural de Fontes.
Domingos da Fonseca era filho de João da Fonseca casado com Maria Martins, ambos naturais de Fontes.
Por sua vez, Domingos da Fonseca e Maria de Mansilha foram pais de João da Fonseca, natural de Fontes (12/9/1681), casado com Maria Gonçalves, natural de Bobadela, Boticas.
Tenho na minha frente as cópias dos respectivos assentos.
Não consegui encontrar o assento de baptismo de Maria de Mansilha, cuja ascendência continuo a tentar descobrir!
Já conseguiu mais alguma informação nesse sentido?
Aguardo notícias suas!
Cumprimentos
João Ramos Dias
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro Vasco Jácome,
Tendo o confrade bastante conhecimento sobre os Mansilhas, poderá ajudar-me a encontrar a ascendencia de duas Senhoras da familia Mansilha de Melo?
João de Mesquita Alcoforado cc Filipa Maria de Almada e Mello em Lisboa, freguesia da Pena no ano de 1695. Deste casamento tem dois filhos conhecidos:
António de Melo Alcoforado de Almada e Francisco de Melo Acoforado e Almada.
O primeiro filho, António de Melo Alcoforado e Almada casa com Maria Vitória de Mansilha, com descendencia em Ana Quintina Filipa de Melo Alcoforado e Almada que casa com Lucas Germano Garcês Palha de Almeida. Com Geração.
O segundo filho, Francisco de Melo Alcoforado e Almada cc Ana Joaquina de Mansilha de Melo, em Lisboa na freguesia de Santos o Velho.
tem pelo menos dos filhos:
José Joaquim de Mello Alcoforado e Almada cc Maria Rosa dos Anjos (Alvares do Casal) com descendencia (meus avós)
e Filipa Maria Joaquina de Mansilha de Melo Alcoforado e Almada, smn.
Penso que os dois irmãos (Melo Alcoforado e Almada) devam ter casado com duas irmãs Mansilha, ou pelo menos as duas senhoras seriam familiares?
o problema é que no baptismo dos filhos não consta a ascendencia da mãe, apenas do pai.
Poderá o caro confrade ajudar me?
Cumprimentos
João Paulo Gaspar
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro João Ramos Dias
Agradeço a sua mensagem.
Estou encravado exactamente nas mesmas pessoas.
São também seus antepassados?
Meus cumprimentos,
joão mamede
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro João Mamede
São, de facto, meus antepassados:
João da Fonseca e Maria Gonçalves foram pais de João Gonçalves da Fonseca, que casou com Maria Gomes, ambos naturais de Bobadela, Boticas; avós de António Gonçalves da Fonseca casado com Escolástica Denis Chaves, de Bobadela; 2ºs avós de José Gonçalves da Fonseca, de Bobadela, que casou com Maria Gertrudes do Cabo e Abreu, de Lisboa;3ºs avós de Adelaide Honorata Gonçalves da Fonseca, de Lisboa, casada com o meu trisavô António Vicente Carneiro da Silva Barreto, de Chaves.
Dos Fonsecas, de Fontes, nada mais sei além do que consta nos vários assentos. A ligação aos Mansilhas (na terra e no tempo do célebre Frei João de Mansilha) parece-me, eventualmente, muito interessante.
Já contactou a Srª D. Isabel Aboim (ver este tópico)?
Cumprimentos
João Ramos Dias
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro João Ramos Dias
Eu sou descendente de um dos irmão da Adelaide Honorata: João Gualberto da Fonseca, também natural de Lisboa.
Pesquisei também os antepassados da Maria Gertrudes, mas não consegui avançar mais dos que já aparecem na base de dados do Geneall: António de Abreu e Helena Roiz (Canelas e Alvarenga, Arouca); joão Marques e Maria Magda (S. Nicolau, Lisboa); António Gonçalves e Maria Pires (Orbacém, Caminha); Tomé Gonçalves e Maria Gonçalves (Argela e Gondar, Caminha); Agostinho Pereira e Francisca de Chagas (Santo Estevão, Lisboa).
Destes todos penso que só é possivel avançar com os de Lisboa.
meus cumprimentos,
joão mamede
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro João Ramos Dias
Antepassados da Escolática Dinis Chaves:
André Gonçalves Ferreira, filho natural de Manuel Gonçalves Ferreira, da Bobadela, homem casado e de Maria Novo, moça solteira filha leg. de João Novo e de Maria Álvares, casou na Bobadela aos 3/3/1720 com:
Maria Gonçalves, filha leg. de Baltazar Álvares e de Mariana Gonçalves, neta paterna de António Álvares e de sua mulher Isabel Gonçalves, e neta materna de Domingos Gonçalves e de sua mulher Francisca Pires, todos da Bobadela.
Tiveram:
Manuel Gonçalves Ferreira que casou na Bobadela aos 5/2/1742 com:
Maria de Chaves(N.20/11/1714), filha leg de João Dinis(B. 12/11/1675) e de Catarina de Chaves.
Não existe casamento de João Dinis e Catarina de Chaves, embora tivessem mais filhos:
Ana de Chaves (N. 23/3/1718)
António (B.15/6/1712)
Mariana (B.17/8/1707) madrinha Mariana de Chaves sua tia.
Encontrei o casamento de João Dinis com Maria da Costa Coelho em 1704, a data bate certo, não encontrei nenhum filho desta Maria Coelho. De qualquer modo o João Dinis é filho leg. de Baltazar Dinis e de Inês Álvares e é neto paterno de Domingos Dinis e de Maria Gonçalves e materno de Gonçalo Álvares e de Maria Gonçalves. A Maria Coelho da Costa é filha leg. de António da Costa Monteiro e de Maria Coelho e é neta paterna de Gonçalo Vaz e de Maria Monteiro e materna de Francisco Coelho e de Maria Francisca, todos da Bobadela, Boticas.
Cumprimentos,
joão mamede
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro João Mamede
Pensa que Escolástica Dinis Chaves possa ser filha de João Dinis e de Catarina de Chaves, que diz não terem casado, ou viu de facto o assento que o comprova?
Cumprimentos
João Ramos Dias
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro João Ramos Dias
A Escolástica é filha de Manuel Gonçalves Ferreira e de Maria Dinis Chaves. Tenho o assento do casamento.
A minha dúvida sobre os avós da Escolástica foi hoje esclarecida através da Inq. de Gen. de António Dinis, irmão da Maria Dinis Chaves.
Então:
António Dinis e suas irmãs Maria, Ana e Mariana são filhas leg. do João Dinis e da 2ª mulher Catarina de Chaves, natural de Pensalvos, V. P. de Aguiar.
Os avós paternos já conheciamos, os maternos são:
Gaspar Dias, natural de Pensalvos, V. P. de Aguiar e sua mulher Maria de Chaves de Bragado, V. P. de Aguiar.
Problema resolvido. Agora é continuar com as pesquisas.
Cumprimentos,
joão m.
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro João Mamede
A Escolástica é natural de Bobadela? Sabe a data de nascimento?
Cumprimentos
João Ramos Dias
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro João Ramos Dias
A Escolástica é natutal da Bobadela. Não tenho assento de nascimento dela, apenas possuo o assento de casamento
Atenção: Bobadela, concelho de Boticas.
Cumprimentos,
joão m.
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro João Mamede
Ainda não lhe agradeci a última informação e já venho com um "pedido". É o seguinte: vi, na sua árvore genealógica, as fotografias dos pais da Adelaide Honorata Gonçalves da Fonseca. Por acaso não tem nenhuma fotografia desta última? E do seu marido, António Vicente Carneiro Barreto?
Cumprimentos
João Ramos Dias
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro João Ramos Dias
Não tem que agradecer.
Por acaso até tenho. Foram me enviadas pelo nosso primo, Manuel Gualberto Fonseca de Carvalho.
Se me enviar o seu e-mail na próxima 3ªf envio-lhe as fotos.
Cumprimentos
joão m.
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro João Mamede
Agradeço a oferta (ou seja: as fotos da Adelaide, dos seus pais, e do seu marido).
E-mail: joao.ramos.dias@hotmail.com
Cumprimentos
João Ramos Dias
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caros confrades,
só hoje reparei neste tópico.
Tenho entre os meus ascendentes um Luís Pinto de Mansilha, filho de Caetana Guedes.
Gostaria de saber se me podem facultar mais informação em relação a Helena Guedes, que passou a ser Maria após o crisma.
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Só mais uma tentativa para recuperar este tópico e em especial a minha questão.
Grato pela vossa ajuda.
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Boas,
A minha familia é M;ansilha. Minha mãe é Edite Mansilha, filha de Alcinda Mansilha. Natural do Peso da Regua.
Será que podem relacionar estes dados com a vossa pesquisa ?
Obrigado,
Nuno Sousa
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro Nuno Sousa
Infelizmente não tenho nenhuma informação sobre os nomes que refere. A única pessoa Mansilha da minha família é a tal Maria Mansilha, do séc. XVII, que nem eu nem nenhum dos meus parentes que por aqui andam, sabem a sua origem.
Cpts.
joão mamede
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Caro Alves dos Reis
Não sei como não vi a sua mensagem. Peço-lhe desculpa por não lhe ter respondido logo na altura.
Infelizmente não o posso ajudar.
Cpts.
joão mamede
Enlace directo:
RE: Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Boa noite.
Vi que em vários post´s referem a família Mansilha.
Eu também sou Mansilha, assim como minha mãe e minha avó. Elas são naturais de Sedielos, pertencente a Mesão-Frio.
Sabem mais algum dado?
Obrigada,
Teresa
Enlace directo:
Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Olá a todos.
Não sei bem se ainda alguém vem a este tópico/site. Sou neta de Armindo Mansilha de Carvalho natural de Oliveira, Mesão-Frio, Peso da Régua. Nascido em 1920. De momento não tenho comigo os apontamentos necessários para vos dar mais informações, sendo que as informações que tenho são as passadas pela minha mãe, filha de Armindo e minha avó esposa de Armindo. Tentarei em breve trazer mais informações na esperança que também vos seja útil.
Filipa Machado
Enlace directo:
Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Cara Filipa Machado,
apesar deste tópico já ser algo datado o interesse no tema mantém-se, seja bem vinda ao debate e por favor partilhe os elementos que dispõe. É sempre bom conhecer primos novos.
Enlace directo:
Familia Mansilha(Portugal e Espanha)
Cara Filipa Machado
O nº5 da Revista Lusófona de Genealogia e Heráldica contém um trabalho extenso sobre os Mansilhas de Mesão Frio (que, possívelmente, já conhece?).
João Ramos Dias
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 10:20.