Ascendência da minha família
This topic is classified in rooms: Formação
Ascendência da minha família
Sendo um novato nestas questões de genealogia, gostaria de saber de que forma é q poderei descobrir a minha ascendência de há uns séculos até hoje. Visto q só tenho registos ( e ainda assim de memória da minha avó paterna ) até aos meus bisavós com precisão, espero que alguém me possa indicar a melhor forma de fazer a pesquisa.
Atentamente, desde já agradeço qualquer contributo, José Cardoso Pereira
Enlace directo:
RE: Ascendência da minha família
Caro José Cardoso Pereira,
Sugiro que começe por pedir as certidões de nascimento dos seus avós, pois deles parece possuir toda a informação necessária: nome, data de nascimento, freguesia de nascimento e nome dos pais de cada um. Nessas certidões dos seus avós obterá os dados indispensáveis para continuar, pois ficará a saber em que freguesia nasceram os pais deles (eventualmente também o ano aproximado), e qual o nome dos avós deles.
Tais dados são indispensáveis porque antes de Março de 1911 o registo de nascimento era o baptismo, nele constando apenas o nome próprio, pelo que para procurar o baptismo certo tem sempre que saber o nome dos pais do baptizado.
Uma vez obtidas as certidões dos avós, poderá passar a seguir para as certidões dos seus bisavós, nas quais irá descobrir: onde nasceram os pais deles, e o nome dos respectivos avós, e assim sucessivamente. Só pode portanto avançar (ou melhor, recuar!) uma geração de cada vez.
Onde pedir as certidões: para nascidos nos últimos 100 anos (aproximadamente), na Conservatória de Registo Civil do respectivo concelho de nascimento - presencialmente, por carta ou pela Internet ("site" da DGRN). Telefone primeiro para confirmar se existe lá o que procura. Peça certidões não certificadas, são 30 vezes mais baratas! Para datas mais recuadas do que os ditos 100 anos, os livros dos assentos encontram-se no respectivo Arquivo Distrital, existindo um em cada capital de distrito. Embora também possa pedir esses por carta, é muito mais eficaz (e muitíssimo mais interessante e instrutivo) ir pessoalmente fazer a busca ao Arquivo Distrital.
Tudo isto que lhe digo são regras gerais, há várias excepções, mas aos poucos irá vendo e aprendendo...
Se tiver dúvidas ou dificuldades, diga!
Cumprimentos,
Pedro Girão
Enlace directo:
RE: Ascendência da minha família
Tira fotocopias não certificadas dos teus pais art.18, nº7.5 decreto lei 194/2003 servem pois tem tudo como no original depois se precisares de ajuda estuo ao teu dispor
boa pesquiza.ana recio
Enlace directo:
RE: Ascendência da minha família
Caro JCP,
Por acaso V. é parente do José Miguel Cardoso Pereira, da Anadia, Eng. Silvicultor e Professor no Instituto Superior de Agronomia?
Pergunto-lhe porque somos amigos desde os tempos da Faculdade e pela satisfação de encontrar um seu parente por este Forum.
Cumprimentos,
Victor Ferreira
Enlace directo:
RE: Ascendência da minha família
Caro Victor Ferreira:
Em relação ao meu parentesco com a pessoa de que fala, pouco lhe poderei dizer... como é claro pela minha nota inicial, ainda estou numa fase incipiente do estudo da minha arvore genealógica. De qualquer das formas, julgo que será improvável que haja uma ligação directa, uma vez que o apelido Cardoso vem no meu caso do ramo Viseense da minha familia. Já o apelido Pereira vem dos dois lados, do lado Aveirense/Ilhavense e também do Viseense. Por esta razão e pela pouca informação de que disponho ainda, é-me dificil responder á sua pergunta. De qualquere das formas, se souber de uma ligação não hesite em dize-lo.
Atentamente,
Cardoso Pereira
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 nov 2024, 06:10.