Família Paes de Sousa- Séc. XIX

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Família Paes de Sousa- Séc. XIX

#76493 | Gilão | 04 nov 2004 11:19

Procura saber informações sobre a família Paes de Sousa, que vivia em Tavira no séc. XIX! Sei que pertenciam,à elite da governança daquela cidade algarvia! Se alguém tiver informações...

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Paes de Sousa- Séc. XIX

#76525 | rafael | 04 nov 2004 17:34 | In reply to: #76493

Caro Gilão

Vim agora ao Fórum e não posso adiantar-lhe muito, porque vim ontem de fora do País e estou a preparar-me para sair novamente para fora e nem sei se terei tempo de responder a mails em atraso, nas devidas condições, a não ser no fim de Novembro, a não ser que adie a viagem, por motivos imprevistos.
Tive a honra de ter sido recebido, já lá vão muitos anos, pelo Senhor General Pais de Sousa ,então Comandante da 4.ª Região Militar sediada em Évora, onde eu, simples miliciano, prestava serviço militar.
Sei que o Senhor General Paes de Sousa tinha família no Barranco do Velho-Loulé.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Paes de Sousa- Séc. XIX

#76536 | jvaldeira | 04 nov 2004 20:33 | In reply to: #76493

Caro Gilão,

Tenho informação sobre uma família Pais de Sousa de Alvor no sec. XVII/XVIII sobre a qual já aqui deixei nota no tópico:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=50671&fview=e

O Pais de Sousa mais recente que conheço é um Francisco Pais Sousa c.c. Mauricia Reis 1774-8-30 em Alvor, filho do Cap. Manuel Luís Antão e Maria Sousa, neto materno do Cap. Manuel Pais de Sousa, juíz ordinário de Alvor e Inês Sousa, bisneto (não sei se materno ou paterno) do Cap. Afonso Anes Ruivo. Tenho mais detalhes destas pessoas e alguns colaterais.

Além disso sei que existem Pais de Sousa mencionados no livro Fidalgos de Cota de Armas do Algarve e encontrei um (outro?) Pais de Sousa em Tanger como disse no tópico acima referido.

Sei que são dados um pouco mais antigos que os que pretende mas se conseguir avançar um pouco em Tavira talvez haja ligação...

Cumprimentos,
JValdeira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Paes de Sousa- Séc. XIX

#76560 | lgameiro | 05 nov 2004 09:50 | In reply to: #76493

Caro(a) Gilão

Refere-se com certeza à família de Manuel Joaquim Tavares Pais de Sousa e Andrade, Fidalgo de Cota de Armas, Cavaleiro Fidalgo da Casa Real, que foi barão e visconde da Capelinha, termo de Tavira. Foi vereador e Presidente da Câmara Municipal de Tavira. Era Senhor várias propriedades no sítio da Capelinha da Quinta do Pinheirinho. O seu filho, Pedro Joaquim,

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=27140

era nos anos '70 do século XIX o maior contribuinte do Concelho.

No livro Fidalgos de Cota de Armas do Algarve de Miguel Maria Telles Moniz Côrte-Real, encontra vários elementos sobre a sua ascendência.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Paes de Sousa- Séc. XIX

#76561 | lgameiro | 05 nov 2004 09:53 | In reply to: #76560

Caro Gilão

leia por favor "sítio da Capelinha" E "Quinta do Pinheirinho". Um pequeno erro que o poderia levar a seguir falsas pistas.

Com as minhas desculpas

Luís Gameiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Paes de Sousa- Séc. XIX

#76593 | Gilão | 05 nov 2004 15:34 | In reply to: #76493

Muito obrigado pelas mensagens que me enviaram, foram bastante úteis para mim! Se mais algém poder ajudar, fico bastante agradecido...

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Paes de Sousa- Séc. XIX

#76595 | Gilão | 05 nov 2004 15:36 | In reply to: #76593

"... se mais alguém..."- peço desculpa pelo erro!

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 04 jul 2024, 13:03.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen