RE: Braz de Sousa (Pera) e Margarida Gonçalves (Alvor)

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Braz de Sousa (Pera) e Margarida Gonçalves (Alvor)

#77592 | melisa | 19 nov 2004 01:29

Caro JValdeira

Os dados que possuo de Braz de Sousa resultam apenas da pesquisa nos Paroquiais de Alvor.

Neles aparece sem indicação da naturalidade, ou pelo menos eu não a copiei.
No entanto no baptismo do neto Manuel, surge como natural da freguesia de Gleva (?) termo de Silves. Ora analisando as freguesias do concelho de Silves deduzi que aquilo que me parecia um Gl seria um P, estando depois do E um R e não um V., donde deduzi ser Pera. Será?

Também no 1º nome tive alguma dificuldade, sobretudo no baptismo dos filhos em que me pareceu João.( O que justificaria o 2º nome da filha Domingas).

Assim:

Brás de Sousa, natural de Pera , termo de Silves e Margarida Gonçalves (de Alvor), foram pais de:

2.Patrício José, nascido em Alvor em 1727 (por lapso meu não tirei o dia e o mês) que segue.
2 Domingas Anes cc João dos Reis (de Algôs)
2.Jerónimo , nascido em Alvor 26.3.1730. (s.m.n)

-Patrício José cc Antónia Maria ,natural de Alvor, filha de Belchior Fernandes e de Francisca Rodrigues, foram pais de:

3.Luisa Teresa que casou em Alvor a 5/.8.1781 com João Coutinho , filho de Domingos Fernandes Coutinho e de Leonor da Encarnação.

3.João da Cruz que casou, em Alvor a 27.5.1774, com Catarina Rosa ,natural de Alvor, filha de Francisco de Sousa e Violante Maria, ambos de Alvor. (são meus 5ºs avós).

3.Manuel nascido em Alvor a 13.8.1752 ( s.m.n)

Domingas Anes casada com João dos Reis foram pais de:

3- João dos Reis cc Francisca Teresa de Gouveia (uma filha deste casal, Maria Francisca casou em Alvor a 14.6.1819 com Manuel de Ataíde , filho de João de Ataíde e de Gertrudes Maria, meus quartos avós)
3- Teresa de Jesus c.( Alvor17.7.1775) c José da Costa , filho de José da Costa e de Maria Teresa.
3-Maria dos Reis que casou em Alvor a 1.6.1776 com Domingos Rijo, filho de manuel Rijo Ribeiro e de Maria dos Santos.
3-Inácio dos Reis Garajeu casado com Ana Joaquina , de Lagos , filha de Silvestre dos Reis e de Inocência Maria.
3-Mónica Maria (dos Reis) cc António Gouveia dos Santos, filho de Manuel Gouveia e de Teresa dos Santos. (antepassados da sua esposa).

Tem mais dados?
Se os tiver diga-me. Terá casado em Pera? Noutro local? Ou será mais um caso em que tendo casado em Alvor e não havendo paroquiais....
Os meus cumprimentos
M.Elisa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Braz de Sousa (Pera) e Margarida Gonçalves (Alvor)

#77693 | jvaldeira | 20 nov 2004 01:09 | In reply to: #77592

Cara Elisa,

Também tenho Pera como duvidosa mas no caso do Brás não creio que na altura me tenha suscitado dúvidas. Existe um outro filho dele: José nascido 1733-12-4, cujo baptismo consultei... talvez seja mais explícito.
Quanto aos netos (filhos de João Reis e Domingas Anes) tenho 4 batismos: João 1759, Mónica 1753, José e Manuel em 1752.
De qualquer forma não tenho mais dados que os que enviei em tempos, estes aqui estão em letra pequenina.
Falámos há pouco num outro tópico sobre uma Apolónia de Odeceixe com ligações a Fogaças que me recordava qualquer coisa. Encontrei a nota de um baptismo de uma Apolónia em 1685 em Odeceixe, sendo padrinhos o Cap. Pedro Camacho Fogaça e Dona Clara, mulher de Inocêncio Oliveira Fogaça, não anotei os pais.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Braz de Sousa (Pera) e Margarida Gonçalves (Alvor)

#77695 | melisa | 20 nov 2004 02:49 | In reply to: #77693

Caro Valdeira

A Apolónia de que falámos é Apolónia Guerreira (no casamento do filho Manuel de Gouveia) que também aparece como Apolónia de Gouveia.
É natural de Odemira e deve ter casado por volta de 1700 com António Moreira ....

Também falámos de Fogaças em Odeceixe, ligados a outro meu ramo Guerreiro Raposo e Brito e que julgo nada ter a ver com esta Apolónia.

Ainda batendo na tecla de Gouveias continuo a não encontrar outros em Alvor outros para além dos descendentes deste casal, da sua Francisca de Gouveia e do capitão mor Vasco de Gouveia de Sampaio, de que até agora só localizei um filho, por sinal filho natural, com o mesmo nome do avô paterno Francisco Soares de Oliveira.
Cumprimentos
M.Elisa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Braz de Sousa (Pera) e Margarida Gonçalves (Alvor)

#80890 | melisa | 05 ene 2005 00:36 | In reply to: #77693

Caro J Valdeira
Hoje ao pesquisar Alcantarilha encontrei um casamento a 5/6/1718 de um BRÁS DE SOUSA SANTOS (solteiro) natural de Pera, filho de Manuel dos Santos (já defunto) e de Maria de Almeida ( de Pera), só que a noiva é outra : Maria da Conceição.
Será o nosso Brás de Sousa noutro casamento?
Seria interessante pesquisar nascimentos em Alcantarilha e um hipotético óbito de Maria da Conceição, para o que não tive tempo.
M.Elisa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Braz de Sousa (Pera) e Margarida Gonçalves (Alvor)

#80894 | jvaldeira | 05 ene 2005 01:04 | In reply to: #80890

Cara M.Elisa,

Pode muito bem ser mas mesmo que a Maria da Conceição tenho morrido algures entre 1718 e 1732 não fica nada garantido... e o baptismo deste Bras de Sousa Santos deverá apenas confirmar os constantes do casamento com M.Conceição, nada que o relacione a Alvor .
O que realmente era interessante era o casamento com Margarida Gonçalves mas esse deverá ter ocorrido em Alvor, terra da noiva e ... entramos em período sem dados.
Cumprimentos,
J.Valdeira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Braz de Sousa (Pera) e Margarida Gonçalves (Alvor)

#123381 | melisa | 23 jul 2006 01:54 | In reply to: #80894

Caro Jorge Valdeira

Relativamente ao casal Braz de Sousa e Margarida Gonçalves, encontrei:

O filho Jerónimo, nascido em Alvor aos 24/3/1730 (Jerónimo de Sousa) a casar em Pera aos 4/10/1753 com Maria Josefa viúva de Manuel Fernandes Sigano, moradores em Pera.

Pelo baptismo do filho Manuel (de JS e MJ) em Alvor aos 13/5/1754, esta é filha de Manuel Afonso natural de Silves e de Catarina dos Santos, natural de Estombar.

Foram testemunhas do casamento: José Fernandes Rego [ meu tio por outro ramo, (e também do Roberto) e que sendo natural de Alcantarilha casou em Pera, onde residiu. Foi testemunha de muitos casamentos, pelo que não se pode concluir qualquer qualquer hipótese de ligação familiar] e José Rodrigues de Almeida de quem por agora nada mais sei.

Cumprimentos

M.Elisa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Braz de Sousa (Pera) e Margarida Gonçalves (Alvor)

#123438 | Luis K. W. | 23 jul 2006 19:58 | In reply to: #123381

Cara M.Elisa,
Achei muita piada ao nome desse senhor, Manuel Fernandes Sigano.

Andamos sempre tão atentos às ascendencias de cristãos-novos e de escravos (negros) que nos esquecemos que estes (CIGANOS) também - esporádicamente - se podem ter misturado com os nossos antepassados.

Luis K W
Lisboa-Portugal

Respuesta

Enlace directo:

RE: Braz de Sousa (Pera) e Margarida Gonçalves (Alvor)

#123440 | melisa | 23 jul 2006 20:46 | In reply to: #123438

Caro Luis

Nos paroquiais de Pera encontram-se vários indivíduos de apelido Sigano ou Cigano (1ª metade do século XVIII), mas não tirei qualquer apontamento dos mesmos pelo que não sei quais serão as possíveis relações familiares.

Entretando procurando na Torre do Tombo on line - Corpo Cronológico, existe um Alvará de 4/4/1657 passado a Francisco Fernandes Cigano em que lhe faz "mercê de o haver por natural deste reino e sua mulher e filhos".

Como não consultei o referido documento in loco, não sei se haverá qualquer relação entre este e os outros Fernandes Cigano de Pera, mas confesso ter ficado com muita curiosidade.

Cumprimentos algarvios

M.Elisa

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 21 sep 2024, 18:41.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen