Gaspar Duarte Raposo : Foi Padre e Juiz?

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Regiões | Formação

Gaspar Duarte Raposo : Foi Padre e Juiz?

#78149 | jvaldeira | 26 nov 2004 22:13

Peço a vossa ajuda no seguinte problema:

O Pe. Gaspar Duarte nasceu em 1637 em Odemira e foi ordenado 1653 em Évora, tal como consta de uma habilitação para FSO de um parente seu.

Gaspar Duarte Raposo era Juiz ordinário em 1662 e foi também Juiz dos Verdes e Montados, também em Odemira, tendo morrido antes de 1692.

Sei que os pais são os mesmos, logo ou tiveram dois filhos com o mesmo nome próprio (aparentemente impossível porque as datas não permitem que um tenha morrido antes do nascimento do outro) ou o Padre foi também Juiz, o que à partida me parece fora de causa.
Abandonar o sacerdócio também não deveria ser uma opção… mas talvez me esteja a escapar algo!

Obrigado
J. Valdeira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gaspar Duarte Raposo : Foi Padre e Juiz?

#78157 | zmcm | 26 nov 2004 23:40 | In reply to: #78149

Caro J Valdeira:
Pelo que li, tudo me leva a crêr não se tratar da mesma pessoa apesar dos nomes iguais ( já me deparei com vários casos desses), aliás acho muito pouco provável na centúria de 600 alguém ser Juíz aos 25 anos...
cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gaspar Duarte Raposo : Foi Padre e Juiz?

#78527 | jvaldeira | 02 dic 2004 00:20 | In reply to: #78157

Caro Miguel Cabrita Matias,


Obrigado pela sua nota e a minhas desculpas pelo atraso! Quanto ao Gaspar Duarte Raposo que foi juiz ordinário não tenho informação dos pais, apenas sei que é homónimo do outro Juíz (Verdes e Montados). Pode realmente ser apenas um familiar, talvez tio ou primo com um nome exactamente igual, por isso ignoremo-lo.

Mas o problema mantém-se. Gaspar Duarte Raposo - Juíz dos Verdes e Montados foi sucedido na função por seu irmão Alvaro de Oliveira Fogaça. São irmãos inteiros porque Álvaro é filho do 1º casamento do pai e da mãe, casamento esse que durou 48 anos (de 1630 a 1678, data da morte do pai). Logo só a mãe podia voltar a casar, o que penso não ter acontecido, mas nunca ter filhos.

Sei além disso que os pais deste AOF (Lançarote Rodrigues Duarte, que também tivera o cargo de Juiz V.M., e Leonor de Oliveira Fogaça) tiveram um filho Gaspar baptizado em 1637 e que eram pais de um Pe. Gaspar Duarte ordenado em 1653 (não sei se 16 anos é idade é suficiente para ordenação, se não for temos outro mistério...).
Os dois Gaspares (Padre e Juiz) são portanto filhos do mesmo pai e da mesma mãe. Parece-me que a única possibilidade de não serem a mesma pessoa é:

O Padre ter morrido pouco depois de 1653 e os pais terem tido outro filho Gaspar (possível porque, embora tenham casado em 1630, tiveram filhos – ex: o mencionado AOF - em 1653).

Se o Juiz dos Verdes e Montados não for o juiz ordinário pode ter nascido a partir de 1654 e ter ocupado o cargo durante alguns anos antes de morrer cerca de 1692. Teria forçosamente menos de 38 anos à data da morte o que era suficiente para ter sido Juiz durante alguns anos mas não para ter herdado o cargo à morte do pai em 1678 quando teria menos de 24 anos (pelo que me diz, seria jovem demais). Esta “herança directa” não está documentada mas é algo que seria de esperar uma vez que ambos ocuparam o cargo.

Levanta-se também o problema de que nesse caso Gaspar seria mais novo que Alvaro pelo que não faria muito sentido ter ocupado o cargo antes do irmão (sei que não era formalmente herditário mas na prática acabava por ser. Aliás, na carta de nomeação de um juíz não descendente do anterior explicava-se que este último morrera sem descendência).

Haverá que tentar confirmar a hipótese em paroquiais. Ainda assim, fica-me a dúvida, um Padre podia realmente ser também Juiz ou ocupar cargos públicos locais?

Cumprimentos,
J.Valdeira

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 03 jul 2024, 20:58.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen