Arquivo da Casa de Sergude

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Arquivos | Património | Regiões

Arquivo da Casa de Sergude

#78284 | Marcondes | 30 nov 2004 00:31

Caros colegas,

Alguém saberia me informar se existe algum arquivo com a papelada da Casa de Sergude?

Meu avô Alexandre de Sousa Ferraz nasceu em Castelões de Recezinhos em 3 de março de 1679, filho de Sebastiana Ferraz sendo padrinhos Bento Leite e sua irmã Serafina, ambos solteiros.

No processo de habilitação de genere de um neto de Alexandre, José Francisco Bolina, frei Tomé Brandão afirma que “nunca se descobrio de quem concebera o dito Alexandre de Sousa Ferraz e porem se prezumia ser filho de algum dos Fidalgos da Casa de Sergude, ou Farelães, em cujas casas tinha muita entrada, e por sua ordem fora para Lixboa aonde esteve por algum tempo o que tudo passa na verdade e sendo necessário o affirmo in verbo sacerdotis. Cette, quinze de dezembro de mil e sete centos e sessenta, Frei Thomé Brandão”.

Talvez, existindo ainda a papelada da Casa de Sergude, haja alguma referência a Alexandre de Sousa Ferraz que possa lançar alguma luz sobre a paternidade dele.

Com meus cumprimentos,

Washington Marcondes Ferreira Neto
Campinas SP Brasil

Respuesta

Enlace directo:

RE: Arquivo da Casa de Sergude

#78376 | JASP | 30 nov 2004 19:44 | In reply to: #78284

Castelões de Recezinhos fica no concelho de Penafiel; Cête, local onde foi escrito o documento que apresenta, fica no concelho de Paredes. Mas a documentação relativa a uma Casa de Sergude encontra-se no Arquivo Municipal de Felgueiras e está descrita numa obra sobre o Arquivo editada pela respectiva Câmara Municipal: Arquivo Municipal de Felgueiras, de Fernando de Sousa.

Existem outras obras com indicações genealógicas que lhe possam interessar, também editadas em Felgueiras:

Felgerias Rubeas: subsídios para a história do concelho de Felgueiras / Eduardo de Freitas;

Pedras de armas e brasões tumulares do concelho de Felgueiras: heráldica de família / Artur Vaz-Osório da Nóbrega

Para obter mais informações sugiro que escreva para bib@cm-felgueiras.valsousa.pt.

Curiosidade: Castelões de Recezinhos foi onde nasceu o célebre Zé do Telhado.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Respuesta

Enlace directo:

RE: Arquivo da Casa de Sergude

#78412 | Marcondes | 01 dic 2004 09:23 | In reply to: #78376

Prezado Jorge Afonso,

Muito obrigado pelas informações!

O e-mail que me forneceu é de onde?

Com os meus cumprimentos,

Washington Marcondes Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Arquivo da Casa de Sergude

#78590 | JASP | 02 dic 2004 17:54 | In reply to: #78412

O e-mail é comum para a Biblioteca e para o Arquivo da Câmara Municipal de Felgueiras. Pode enviar as suas questões ao cuidado da Drª Manuela Melo, técnica responsável pelo Arquivo Municipal.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Respuesta

Enlace directo:

RE: Arquivo da Casa de Sergude

#78591 | Marcondes | 02 dic 2004 18:32 | In reply to: #78590

Prezado Jorge Afonso,

Fico muito agradecido pelo e-mail fornecido. Já enviei mensagem!

Atenciosamente,

Washington Marcondes Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Arquivo da Casa de Sergude

#98386 | tfp | 24 ago 2005 00:45 | In reply to: #78284

Caro Washington Marcondes Ferreira Neto,

Por acaso não dispõe de mais dados sobre a ascendência Ferraz do seu avô Alexandre ?

Agradeço antecipadamente

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Respuesta

Enlace directo:

RE: Arquivo da Casa de Sergude

#99049 | Marcondes | 01 sep 2005 03:39 | In reply to: #98386

Caro Tiago,

O Alexandre de Sousa Ferraz nasceu em Castelões de Recezinhos a 3 de março de 1679, filho de Sebastiana Ferraz e pai incógnito.

Pesquisando os nascimentos em Castelões de Recezinhos encontrei o nascimento de somente 5 Sebastianas: uma que faleceu em 1698 e sei que não deixou filhos, uma nascida em 1626 e outra em 1637 que descartei por que teriam à época do nascimento do Alexandre 53 e 42 anos respectivamente. Sobram-me duas:

Sebastiana nascida a 18 de setembro de 1650, filha de Domingos de Matos e de Sebastiana Ribeira

Sebastiana nascida a 2... de ... 1643 filha de Baltazar Ribeiro e de Isabel Ferraz que me parece ser a "minha " Sebastiana...

Somente isto é que tenho até o momento, além de que a Sebastiana mãe do Alexandre morava na Quintã.

Abraços,

Washington Marcondes Ferreira
Campinas SP Brasil

Respuesta

Enlace directo:

RE: Arquivo da Casa de Sergude

#99436 | texmel | 05 sep 2005 17:19 | In reply to: #78284

caro ferreira neto
A «PAPELADA da casa de Sergude» está neste momentp dispersa,e se ainda houver alguma,será a que estiver no A:D:P:,mas não me parece que por aí consiga o que deseja.Coisas há que temos de nos conformar em não conseguitmos lá chegar,pois neste caso, como em outros, o nosso grande inimigo é o tempo,que tudo apaga e que faz que alguns levem para o outro mundo segredos que nem dos papeis constam,como me parece ser oseu caso.
Se conseguir alguma coisa, gostava de saber
Cumprimentos do TEXMEL

Respuesta

Enlace directo:

Ferrazes de Croca e Recezinhos

#102779 | tfp | 11 oct 2005 22:50 | In reply to: #99049

Caro Washington Marcondes Ferreira,

Desculpe só agora estar a responder.

Tenho alguns Ferrazes de Penafiel nos meus apontamentos, que certamente se ligam com estes que aqui deixou.

Deixo aqui esses dados:

- Teresa Maria Ferraz (*1719, Croca, Penafiel), filha de Jerónimo Ferraz Rebelo e Catarina Josefa Camela;
- José Ferraz (*1734, S. Martinho de Recezinhos), filho de Francisco Ferraz e Maria Pinto Ribeiro;

Tenho ainda alguma descendência destes 2 ramos.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 13:17.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen