José Jacinto Pacheco Rezende

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

José Jacinto Pacheco Rezende

#78669 | isabelcroft | 03 dic 2004 18:59

Gostaria de saber se alguem tem alguma informação sobre José Jacinto Pacheco Rezende, filho de António José Pacheco e de Inácia Jacinta Pacheco.
José é natural da freguesia de Nossa Senhora da Ribeira da Piedade Ponta Garça S. Miguel Açores . Casou em 4-11-1849 com D. Mariana Joaquina.
Agradeço qualquer informação.
cumprimentos
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

RE: José Jacinto Pacheco Rezende

#78814 | dmvasconcelos | 06 dic 2004 16:38 | In reply to: #78669

Cara Confrade,
José Jacinto Pacheco de Resendes e s.m. D. Mariana Joaquina Garcia de Abranches, são ascendentes dos "Correia de Andrade" e dos "Pacheco Costa" de Vila Franca do Campo.
José é filho de António José Pacheco de Resendes e de s. m. D. Inácia Jacinta Pacheco, c. a 14.6.1820 na Maia, ilha de S. Miguel, neto paterno do Tenente Francisco José Pacheco de Resendes e de D. Maria Duque Caetana de S. José e neto materno de Bernardo José Pacheco e de s. m. Bárbara Francisca n. de Ponta Garça.
O Tenente Francisco J.P.R. casou a 22.7.1779 na Maia, sendo filho de Salvador Dias Freire e de Florência Maria do Sacramento ou de Resendes, e a noiva D. Mª Duque, filha de José Duque Caetano e de D. Rosa de Bettencourt.
Salvador Dias Freire, já viúvo de Eugénia Maria, n. da Matriz de Ponta Delgada, casou-se 2ª vez a 8.3.1761 na Maia com Florência Mª , filha de Romualdo Pacheco de Resendes e de Angela Francisca de Medeiros.
Romualdo casou-se 1ª vez a 29.12.1728 na Maia com Maria de Benevides, fª de Manuel da Costa Sousa e de Isabel de Benevides, sendo ele fº de Sebastião Pires e de D. Isabel Pacheco.
Casou-se 2ª vez a 10.5.1739 na Maia com Angela Francisca de Medeiros, fª de Manuel de Sousa Freitas e de Margarida de Sousa.
Sebastião Pires, já viúvo de Mª Botelho, casou-se 2ª vez a 13.6.1697 no Porto Formoso, com D. Isabel Pacheco, fª de Tomé Teixeira e de Mª Pacheco (presumo que esta última descenda do Capitão Bartolomeu Pacheco de Resendes, mas não aprofundei esta investigação).
José Duque Caetano, viúvo de Josefa Teresa, casou-se a 6.9.1759 nos Fenais da Ajuda com D. Rosa de Bettencourt, fª de Francisco Moniz de Bettencourt e de Josefa de Almeida.
Como se "esqueceu" de acusar a recepção da pista que lhe enviei noutro tópico, espero que desta vez a sua cortesia me condescenda uma resposta.
Saudações Cordiais
duarte vasconcelos do amaral

Respuesta

Enlace directo:

RE: José Jacinto Pacheco Rezende

#78887 | isabelcroft | 07 dic 2004 08:20 | In reply to: #78669

teste

Respuesta

Enlace directo:

RE: José Jacinto Pacheco Rezende

#78969 | rmfrp | 08 dic 2004 15:06 | In reply to: #78814

Caro Duarte Vasconcelos do Amaral:

Entre os meus ascendentes dos Açores encontro Manuel Pacheco da Costa, de Vila Franca do Campo, que casou duas vezes: a primeira com Teresa de Resendes, falecida na freguesia de São Miguel de Vila Franca do Campo, e a segunda na mesma freguesia de São Miguel, a 01.03.1710, com Maria do Couto da Costa, de Lagoa, viúva de Bartolomeu Barroso (falecido a 04.11.1706 na freguesia de Santa Cruz de Lagoa). Descendo deste segundo casamento.

Inicialmente, ao ver a sua referência a "Pacheco de Resendes", admiti que se pudesse tratar de um ramo descendente do primeiro casamento de Manuel Pacheco da Costa, mas rapidamente verifiquei que a ligação dos dois apelidos era já mais antiga. Mesmo assim, podendo eventualemte tratar-se da mesma família Pacheco, gostaria de saber se tem conhecimento de dados relativos à ascendência de Manuel Pacheco da Costa, cujo primeiro casamento não consegui localizar.

Desde já agradeço qualquer informação que me possa fornecer.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: José Jacinto Pacheco Rezende

#79046 | dmvasconcelos | 09 dic 2004 13:21 | In reply to: #78969

Caro Rui Pereira

Confirmo os dados que refere relativamente ao casamento na Matriz de Vila Franca do Campo a 1.3.1710.

Procurei nas minhas bases de dados o casamento de Manuel Pacheco da Costa com Teresa de Resendes, na Matriz e em S. Pedro de Vila Franca, na Maia, no Porto Formoso, em Ponta Garça e nos Fenais de Vera Cruz, e não encontrei nada.

Também procurei o casamento de Bartolomeu Barroso com Maria da Costa do Couto, no Rosário e em Santa Cruz da Lagoa, e ainda na fregª limítrofe de S.Roque, e também nada encontrei, apesar de ter dado com um Bartolomeu Barroso, a casar em Santa Cruz, mas uns 100 anos antes.

Por outro lado, e trabalhando já no campo das hipóteses, encontro a 4.6.1678 na Matriz de Vila Franca do Campo o casamento de Manuel Pacheco Pimentel com Teresa de Resendes, ele fº de António da Costa Pimentel e de Clara de Medeiros Silva, ou Clara de Resendes, e ela fª de Francisco da Costa Pimentel e de Susana Gonçalves Pereira.

Este Manuel Pacheco Pimentel e Teresa de Resendes, estão entroncadíssimos nos manuscritos do Dr. Carlos Machado (folha 316) e ainda em Rodrigo Rodrigues.

Nenhum destes 2 genealogistas atribui ao Manuel Pacheco Pimentel um 2º casamento. Mas isto é admissível pois entre os dois casamentos teriam decorrido 32 anos, pelo que lhes poderia ter escapado o 2º casamento já em 1710.

No entanto, suspeito que Manuel Pacheco Pimentel e Manuel Pacheco da Costa, sejam o mesmo indivíduo, pois ele poderia ter usado tanto o "Costa" como o "Pimentel", ambos apelidos paternos.

Poderei ainda consultar o índice dos Inventários Orfanológicos de Vila Franca do Campo, que tenho em meu poder, pois se Manuel Pacheco tivesse efectuado o tal 2º casamento, já com idade mais avançada, e de que tivesse resultado descendência, seria admissível, que tivesse vindo a falecer com filhos menores tendo sido inventariado , talvez com a 2ª esposa ou algum filho como inventariantes.

A localização dos óbitos também seria preciosa para confirmar a hipótese deste 2º casamento, pelo que lhe recomendo que prossiga por aí.

Se se confirmar esta hipótese, enviar-lhe-ei o referido entronque que recua mais umas 5 gerações.

Saudações cordiais,

duarte vasconcelos do amaral

Respuesta

Enlace directo:

RE: José Jacinto Pacheco Rezende

#79075 | rmfrp | 09 dic 2004 22:50 | In reply to: #79046

Caro Duarte Vasconcelos do Amaral:

Muito obrigado pelas informações que teve a amabilidade de me fornecer.

Estou, como certamente imagina, muito interessado na ascendência que refere, neste ramo em que já não pensava poder recuar mais. Parece-me bastante provável que Manuel Pacheco Pimentel e Manuel Pacheco da Costa sejam de facto a mesma pessoa, existindo neste caso diversos factos que concorrem para que o segundo casamento não tenha sido detectado: o grande hiato temporal, a troca de um apelido e a mudança para outra localidade.

Não tenho informações muito detalhadas sobre este ramo. Aos dados que indiquei na minha mensagem anterior posso no entanto acrescentar que as testemunhas do casamento de 1710 foram o Reverendo Padre João Velho da Costa, o Cap. José Pacheco da Câmara e João de Torres Dejoval (???). Os noivo consta assim: "Manuel Pacheco da Costa viúvo de Teresa de Resendes como consta do livro dos mortos e foi sepultada nesta Igreja"., etc., "e o contraente natural desta vila".

De Manuel Pacheco da Costa conheço um único filho, Francisco Pacheco, baptizado na freguesia de São Pedro de Vila Franca do Campo, que casou a 10.12.1754 em Água de Pau com Ana Cordeiro (n. Nossa Senhora da Conceição, Ribeira Grande, 07.09.1731), sendo testemunhas os Padres António Francisco do Couto e António de Pimentel Rodovalho. Neste casamento consta o noivo como "filho de Manuel Pacheco e de Maria do Couto já defunta". Se não tiver havido lapso na minha transcrição, ou no próprio registo, tal poderá significar que Manuel Pacheco viveu até uma idade muito avançada.

Estes dois registos de casamento são para já os únicos que tenho com referência a Manuel Pacheco da Costa.

Sem querer abusar da sua disponibilidade, e uma vez que referiu entre outras freguesias a de Porto Formoso, gostaria de saber se eventualmente terá alguma informação sobre Águeda Travassos, natural dessa freguesia, que casou com Simão Raposo, de Vila Franca do Campo. Não encontrei este casamento em nenhuma das duas localidades. Do casal foi filha Josefa Travassos, n. 25.05.1718 em São Pedro, Vila Franca do Campo. Simão Raposo enviuvou e voltou a casar a 16.08.1732 na freguesia de São Miguel de Vila Franca do Campo com Catarina Correia, viúva de André de Fontes. Eu descendo do casamento de um filho de Josefa Travassos com uma filha de Francisco Pacheco, acima referido.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: José Jacinto Pacheco Rezende

#79131 | dmvasconcelos | 10 dic 2004 19:27 | In reply to: #79075

Caro Rui Pereira

Conforme prometido, consultei o índice dos inventários orfanológicos de Vila Franca, no período em causa, e o único Manuel Pacheco que surge, é o inventariado a 17.2.1729, sendo inventariante Ana de Medeiros. Identifiquei-os posteriormente como o Manuel Pacheco Barbosa que casara com Ana de Medeiros a 20.2.1716 em S. Pedro de Vila Franca, não sendo portanto quem nos interessa.
Está pois excluida a hipótese do nosso Manuel Pacheco da Costa (ou Pimentel ?) ter deixado filhos menores.

Do Manuel Pacheco Pimentel e da Teresa de Resendes, identifiquei um filho homónimo do pai, que se casou a 3.12.1714 na M.V.F.C.

O Manuel Pacheco da Costa seu ascendente, para estar ainda vivo à data do casamento do filho Francisco em 1754, e admitindo que fosse o mesmo, deveria ter nascido cerca de 1660, para contrair um 1º matrimónio em 1678. Assim em 1754 teria cerca de 94 anos. Nada de impossível, mas que carece de melhor prova.

Só o óbito de Manuel Pacheco da Costa ou Pimentel poderá contribuir para clarificar o assunto.

Primeiro seria melhor verificar se nos anos logo a seguir a 1754 morre algum Manuel Pacheco da Costa com noventa e tantos anos de idade, viúvo de Mª do Couto, na M.V.F.C., em S. Pedro de V.F.C. ou mesmo em Água de Pau.

Caso contrário seria necessário procurar nestas mesmas freguesias entre 1710 e 1760 para confirmar se aparecem 2 óbitos de indivíduos distintos, um do Manuel Pacheco da Costa e outro do Manuel Pacheco Pimentel.

Só se confirmarmos a existência de um único óbito, teremos algum suporte para creditar a nossa teoria.

Se assim fosse, teria o maior gosto em enviar-lhe o respectivo entroncamento, e agradecia-lhe que me fornecesse o desenvolvimento do seu ramo, para inclusão nas minhas "Genealogias de Vila Franca do Campo".

Já agora fico curioso sobre onde reside, e quando sairam dos Açores.
Onde efectua as suas pesquisas nos paroquiais de Vila Franca?

Quanto ao Simão Raposo c.c. Águeda Travassos, tenho-os desentroncados apesar das buscas efectuadas no Porto Formoso, Maia, Ponta Garça, Matriz e S. Pedro de Vila Franca.
Além da filha Josefa Travassos que casa em S. Pedro em 1737, ainda encontrei outro filho deste casal, João Raposo, que também casa em S. Pedro em 1736, ambos com descendência, que julgo extinta actualmente, ou ausente de S. Miguel.

Melhores cumprimentos,

duarte vasconcelos do amaral

Respuesta

Enlace directo:

RE: José Jacinto Pacheco Rezende

#79148 | rmfrp | 10 dic 2004 23:31 | In reply to: #79131

Caro Duarte Vasconcelos do Amaral:

Agradeço uma vez mais todas as informações que me forneceu. Irei procurar nova documentação que permita esclarecer a questão da existência de um ou dois Manuel Pacheco, e não deixarei de o informar dos dados que venham a surgir.

Não tenho antepassados açorianos nas gerações mais recentes, pois os últimos são do século XIX. Resido na região de Lisboa e tenho pesquisado os registos paroquiais da ilha de São Miguel na Biblioteca Genealógica de Lisboa.

Josefa Travassos e seu marido Amaro Carreiro tiveram dois filhos, Francisco Carreiro e António Carreiro, que casaram em Água de Pau com duas filhas de Francisco Pacheco e Ana Cordeiro, respectivamente Luzia Cordeiro e Maria Cordeiro, em 1779 e 1790. Francisco e Luzia são meus sétimos avós.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: José Jacinto Pacheco Rezende

#83053 | rmfrp | 30 ene 2005 14:00 | In reply to: #79131

Caro Duarte Vasconcelos do Amaral:

Volto agora a este tópico pois estive a consultar os registos de Vila Franca do Campo, mas sem sucesso. Não encontrei nenhum óbito de uma Teresa de Resendes entre 1678 e 1710 na paróquia de São Miguel, apesar de o registo de casamento de 1710 referir explicitamente que o óbito de Teresa de Resendes se encontraria nos livros daquela paróquia. Há a possibilidade de esse registo se encontrar em alguma das poucas páginas que no microfilme estavam completamente ilegíveis.

Por outro lado, posso confirmar que o registo de casamento de 1754 dá realmente Maria do Couto da Costa como defunta, nada referindo relativamente ao marido.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: José Jacinto Pacheco Rezende

#83136 | dmvasconcelos | 31 ene 2005 11:05 | In reply to: #83053

Caro Rui Pereira,

Não me parece que o óbito de Teresa de Resendes seja fundamental para determinar se Manuel Pacheco Pimentel e Manuel Pacheco Costa são ou não o mesmo indivíduo, pois provávelmente dele constaria que Teresa de Resendes seria casada com Manuel Pacheco. Talvez acrescentasse o Pimentel, e ficariamos na mesma, a menos que por um golpe de sorte ele aí figurasse como Manuel Pacheco da Costa.
O importante era saber se depois de 1710 e até 1760, morre só um Manuel Pacheco c.c. Maria do Couto da Costa, e a partir da idade que constar no óbito de Manuel Pacheco (da Costa? ou Pimentel?), aferir a compatibilidade cronológica com o eventual 1º casamento dele em 1678.
Como disse numa mensagem anterior, e deduzindo que estaria ainda vivo no tal casamento do filho em 1754, começaria por procurar os óbitos na Matriz depois de 1754.
Mas a próximidade geográfica, da Matriz, de S. Pedro e de Água de Pau, recomendam uma busca simultânea nestas 3 freguesias, onde Manuel Pacheco tinha filhos, podendo residir com qualquer deles à data do falecimento.
Além disto os livros de óbitos do séc. XVIII estão muito mais legíveis, e completos, sendo de consulta mais fácil.
Votos de maior sucesso.
Cumprimentos,
duarte

Respuesta

Enlace directo:

RE: José Jacinto Pacheco Rezende

#83460 | rmfrp | 03 feb 2005 21:46 | In reply to: #83136

Caro Duarte Vasconcelos do Amaral:

Muito obrigado pela sua resposta e pelos seus votos, que retribuo.

Irei naturalmente prosseguir a pesquisa deste ramo, seguindo as suas indicações, mas não tive até ao momento grande disponibilidade para o fazer, pelo que comecei pelo óbito de Teresa de Resendes, para o qual existia uma localização espacial e temporal bem definida, e não quis deixar de o informar do andamento da investigação. Espero futuramente alargar o âmbito da pesquisa aos restantes registos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE:Manoel Pacheco

#208490 | Maria goret | 16 sep 2008 20:54 | In reply to: #83460

gostaria de obter a certidao de nascimento ou batismo de Manoel Pacheco, filho de Antonio Pacheco e Marianna Pacheco,nascido em torno de 1880 a 1889.Obrigado

Respuesta

Enlace directo:

José Jacinto Pacheco Rezende

#438945 | betosong | 31 ene 2022 01:59 | In reply to: #78669

Prezados,

Gostaria de obter informações sobre MANUEL PACHECO REZENDE, natural da Ilha de São Miguel, Açores.

Teria nascido por volta de 1730.

Ele foi para o Brasil com a esposa Maria Bárbara e com o filho Manoel da Silva Pacheco nascido por volta de 1760 na mesma ilha.

Eles se instalaram no estado do Rio Grande do Sul.

Gostaria de obter informações sobre seus antepassados, batismos etc.

Obrigado pela atenção!

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 23 jun 2024, 17:56.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen