«A Ferreirinha»
This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos
«A Ferreirinha»
Caros Confrades
Ficaria grato se me pudessem informar quem era Governador Cívil do Porto na época em que decorre a série televisiva «A Ferreirinha» que é transmitida às sextas feiras na R.T.P.
Cumprimentos
Alberto Aldo
Enlace directo:
RE: «A Ferreirinha»
Caro Alberto Aldo:
Tentando pesquisar no sítio da internet do Governo Civil do Porto talvez consiga descobrir quem foram os Governadores Civis durante boa parte do séc. XIX, em que viveu a "Ferreirinha". Confesso que "passei" por lá há minutos, mas não vi nenhuma listagem das pessoas que ocuparam tal cargo, criado nos inícios de 1800.
Aproveitando o seu tópico e a pp. série televisiva, pergunto-lhe a si (ou aos demais Participantes) se sabem quem é o actual representante desta Família Ferreira e, se possível, um apanhado da resenha que consta do ANP 1985 III, sobretudo aos que tiverem possibilidades de a "scanerizar", o que muito agradecia.
Cumprimentos,
João Pombo
Enlace directo:
RE: «A Ferreirinha»
Caro João Pombo
Obrigado pela sua indicação sobre o sitio do Governo Civil do Porto.
Sobre o actual representante da familia Ferreira (Ferreirinha), não sei ao certo quem é, embora conheça e seja amigo pessoal de alguns descendentes de D. Antonia Ferreira.Sugiro que veja a página:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=33182
Com os melhores cumprimentos e consideração
Alberto Aldo
Enlace directo:
RE: «A Ferreirinha»
Caro João Pombo,
No ANP 1985 III Tomo 2, fl. 752 e seguintes consta como sendo a actual representante da família Ferreira, da Régua, a seguinte senhora (que creio ainda viva):
Maria Eduarda de Serpa Ferreira, n. no Porto a 2.4.1916 (3.ª neta da "Ferreirinha"), c. na quinta do Lodeiro, na Régua, a 24.9.1941 c. seu primo António Bernardo Ferreira, que n. em Matosinhos a 16.1.1910 e f. a 9.1986. Filho de Álvaro Augusto Ferreira (neto da "Ferreirinha"), e de D. Maria Augusta Cerqueira.
Tiveram:
1. António Bernardo Ferreira, n. no Porto a 8.7.1942. C. a 19.3.1976, em Queluz, c. D. Margarida Pinto da Rocha Badior.
2. Álvaro Eduardo Ferreira, eng.º mecãnico, n. no Porto a 20.7.1943. C. na Praia da Granja a 23.8.1975 c. sua prima D. Maria de los Angeles Mónica José de Olazábal y Rebelo Valente (também 3.ª neta da "Ferreirinha"). c.g.
3. D. Eugénia Sofia Woodhouse Ferreira, licenciada em Ciências Físico-Químicas, n. no Porto a 18.7.1944. C.na quinta do Lodeiro a 12.7.1979 c. o Dr. Luís Carlos de Viveiros Avides Moreira. c.g.
4. Luís Inácio Woodhouse Ferreira, eng.º mecãnico, sub-director do Instituto do Vinho do Porto, vereador da Câmara Municipal do Porto, n. no Porto a 3.11.1945. C. na quinta de Ronfe, em Guimaraes, c. D. Isabel Sofia de Macedo Rosas, c.g.
5. D. Maria Eduarda de Serpa Ferreira, n. no Porto a 10.4.1947. C. na quinta do Lodeiro a 16.8.1971 c. Nuno do Rego Machado Seruya, c.g.
6. José Bernardo Ferreira, licenciado em Economia, n. no Porto a 25.3.1949.
Espero que este resumo lhe seja de alguma utilidade.
Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar
Enlace directo:
RE: «A Ferreirinha»
Caros Alberto Aldo e José Huet de Bacelar:
Muito obrigado pelas V/informações, sendo que o que consta desta BD já era do m/conhecimento e, ao que parece, os nomes elencados pelo José Huet Bacelar da mesma não constam.
Com os melhores cumprimentos,
João Pombo
Enlace directo:
RE: «A Ferreirinha»
Caríssimo José Huet de Bacelar,
Dispõe de dados sobre os pais da reprentante D. Maria Eduarda de Serpa Ferreira?
Melhores cumprimentos,
Luís Froes
Enlace directo:
RE: «A Ferreirinha»
Meu caro Luís Froes,
A actual representante da familia Ferrerira é filha de Eduardo de Serpa Ferreira, eng. agrónomo, e de D. Maria Eugénia de Brederode Woodhouse; neta paterna de Jorge Ferreira, e de D. Sofia Adelaide de Serpa Pientel, dos Marqueses de Gouveia; neta materna de Luís Inácio Woodhouse, e de D. Helena de Sousa e Barros Teixeira de Brederode; bisneta paterna de António Bernardo Ferreira e de D. Antónia Cândida Plácido Braga.
Um abraço,
José Huet
Enlace directo:
RE: «A Ferreirinha»
Caríssimo José Huet,
Muitíssimo obrigado pela sua gentileza.
Tenho especial interesse nestes dados porque o marido de uma das minhas tias-avós maternas é filho de D.Maria Eduarda Ferreira.
Melhores cumprimentos,
Luís Froes
Enlace directo:
RE: «A Ferreirinha»
Caro José Huet e demais Participantes:
Sabe-me dizer se corresponde à verdade que o Avô de D. Antónia tenha sido fuzilado por tropas napoleonicas, aquando das Invasões e enquanto descansava perto de um riacho, por ter respondido a soldados franceses num francês ao que parece tão perfeito que o tomaram por um desertor...
Sei que já li esse episódio algures, mas parece tão fantasioso que não sei se terá efectivamente ocorrido.
Cumprimentos,
João Pombo
Enlace directo:
RE: «A Ferreirinha»
Boa tarde...
Estou numa constante pesquisa sobre toda a descendencia de D. Antónia Adelaide Ferreira porque me fascina toda a sua vida e toda a sabedoria que a norteou.
estive este fim de semna no Douro e estive na Quinta do Vesúvio, na Quinta de Nogueiras
Gostava de saber muito mais sobre os Ferreiras mas sobretudo como acabaram os dois filhos de D. Antónia que, na série televisiva não tinham as qualidades da mâe e deram-lhe alguns desgostos.
Se me puder informar muito agradeço
Cumprimentos
Eva Cunha
Enlace directo:
RE: «A Ferreirinha»
Exma. Senhora,
Meu tio avô Francisco (Vito) Olazábal é uma das pessoas mais qualificadas para lhe dar informações sobre o assunto. Caso queira, posso dar-lhe o seu contacto electrónico para que possa esclarecer-se junto dele.
Com os melhores cumprimentos (de um dos muitos quintos-netos de D. Antónia),
Luís Froes
Enlace directo:
RE: «A Ferreirinha»
Caro Luís Froes
Teria muito interesse em me corresponder com o seu tio avô Francisco (Vito) Olazábal,
pois o meu trisavô era primo da sua 5ª avó D Antónia, para assim tentar saber mais sobre os seus ascendentes, bem como do apoio que esta lhe prestou quando ficou órfão.
pedrogtsilvapereira@gmail.com
Mcump.tos
Pedro Silva Pereira
Enlace directo:
«A Ferreirinha»
A minha família materna é descendente de D.António "a Ferreirinha", pois é descendente ilegítima dos 3ºs Condes de Azambuja, cuja condessa era filha da empresária.
Abraço!
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 18:31.