Catarina de Sena
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Cargos | Regiões
Catarina de Sena
Caro Hugo
Supondo que não são a mesma, em qualquer das situações, já tenho 4 Catarina de Sena.
1) Catarina de Sena,natural de Benavila, da qual eu descendo, casada em 2ª núpcias com o Cap:ão Manuel Pires Falcão, por volta de 1704..5.., isto porque o 1º marido faleceu a 1702.
2) Catarina de Sena, natural de S. Domingos de Sarrazola- Benavila casada com Francisco de Abreu, de Alter do Chão, que têm pelo menos dois filhos: Jácome casado com Antónia Martins, de S. Bartolomeu- Alter ( têm pelo menos dois filhos um nasce em 1790 e outro em 1793) e 3) Catarina de Sena casada com Jacinto José Fernandes Paes ( filho de José Fernandes Paes, de Monforte) têm um filho Bartolomeu que nasce a 25-05-1787
4) Catarina de Sena casada com Manuel Caetano da Silva, pais do cap:ão José Francisco da Silva que casa em Vila Franca do Campo-S.Miguel-Açores a 4-11-1788 . Descendência Garcia d'Abranches( de Torrozêlo) nos Açores.
Pelas datas penso que a 2) e a 4) terão nascido na mesma altura ou ser a mesma.
Margarida de Abreu
Enlace directo:
RE: Catarina de Sena
Cara Margarida Abreu
Por acaso não encontrou um Pedro José de Sena, nascido nos princípios do século XVIII e que foi funcionário superior da Companhia do Grão Pará e Maranhão, empresa criada pelo marquês do Pombal? Desde já obrigado.
João Nobre de Oliveira
Enlace directo:
RE: Catarina de Sena
Cara Margarida Abreu,
É natural que tenha várias Catarinas de Sena, pois é o seu nome próprio (tal como Rita de Cássia por exemplo), Sena não é apelido mas sim homenagem a Santa Catarina de Sena. Aliás estou em crer que as pessoas que em Portugal usam esse apelido, foram-no buscar a Santa Catarina de Sena.
Eu ainda não tive tempo para investigar a fundo esta genealogia dos Paes Telles, só investiguei algumas pessoas que lá aparecem e que me interessavam para um estudo. Assim, cronológicamente lendo a árvore de costados que o Dr. Pedro França teve a amabilidade de postar neste forum, fiquei com algumas duvidas.
tendo em conta que:
a) Na dita genealogia dos Paes Telles, Mário Saa prova documentalmente que António Paes Telles bem como suas irmãs são filhos do Capitão Manuel Pires Falcão.
b) Não o pode provar pelos assentos de baptismo, pois os assentos de Cancelaria (Alter do Chão) desta época já não existiam na altura da sua investigação, mas através de umas procurações em que as irmãs de António Paes Telles, lhe passavam para ser seu representante no baptismo duns filhos de seu irmão Pedro Dias Falcão.
c) Não havendo assento de baptismo dos filhos do primeiro casamento do Capitão Manuel Pires Falcão, Mário Saa vai naturalmente por outras vias, assim encontra em Galveias no proceso para Familiar do Santo Oficio do Sargento Mor José Pestana de Vasconcelos, o depoimento de António Paes Teles, e é assim que data o nascimento de António Paes Telles em 1705 ou 1706.
d) Sendo assim tenho alguma dificuldade em encaixar cronológicamente os pais e avós do Capitão Manuel Pires Falcão.
De notar que o Capitão Manuel Pires Falcão casou 3 vezes, eu não tenho aqui o texto mas parece-me que a terceira mulher tinha o apelido Nunes ou Dias. A dita investigação versa sobre os Paes Telles e não sobre os Pires Falcão apesar destes serem a varonia dos primeiros, e começa no séc. XVI com um João Paes.
No entanto tenho o maior gosto em lhe enviar a genealogia fotocopiada, diga-me a sua morada para o meu e-mail que é hugocsaarrobasapopontopt.
Aproveito também para lhe perguntar se a filha de Maria Luisa Caldeira da Cunha e Sá, que julgo ser Maria Luisa da Cunha e Sá Callado, que morreu salvo erro na Parede em 1995 casou e/ou teve filhos.
Com os meus cumprimentos
Hugo Cunha e Sá
Enlace directo:
RE: Catarina de Sena
Caro Hugo
Como não nos encontramos no último almoço dos Simples não pude dar-te uma cópia de uma escritura de compra e venda do tal celeiro em Évora.
Talvez o maior interesse seja a indicação do local em que foi feita a escritura de partilhas de Joana Jacinta Poderosa de Sá e a morada de Francisco António da Cunha e Sá, naquela data (1885).
Tenho-a comigo e entregar-ta-ei logo que nos encontremos. Em alternativa possa mandá-la por email.
Um abraço
João Cordovil Cardoso
Enlace directo:
RE: Catarina de Sena
Caro João,
Não pude ir ao almoço dos simples pois estava em Aviz e não me dava jeito vir de propósito a Lisboa, pois como sabes estou com obras em casa e estas coisas têm de ser acompanhadas. Telefonei ao Nuno para vos informar da minha impossibilidade. Quanto á escritura interessa-me sobremaneira, se ma puderes levar no próximo almoço muito te agradeço.
Um abraço
Hugo
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 ene 2025, 19:08.